sexta-feira, 25 de julho de 2008

"II Indy Terra" - Joaçaba - 1987

Comentei outro dia sobre as provas de longa duração que eram realizadas antigamente.
Na edição do "II Indy Terra", realizado no dia 13 de Dezembro de 1987, o vencedor da categoria 1.600cc ganhou a prova após 78 voltas, e Roberto Pruner venceu após 60 voltas.
Para efeitos de comparação, a Marcas "N" na última prova realizada em Maio na pista de Joaçaba foi vencida por Diego Ramos, e a bateria durou pouco mais de 32 minutos e foram dadas 23 voltas. Já na Stock Car Opala o vencedor foi Márcio Reuter, que deu 19 voltas em pouco mais de 21 minutos de bateria.
O pior de tudo é ver muita gente saindo dos carros 'quase morrendo' de cansaço após 20 ou 30 minutos de bateria. Imaginem se andassem numa prova como a "Indy Terra"...
Grid da "Força Livre", com William Sabatke (Opala 12 - Orwisa) na pole, com Roberto "Beto" Pruner (Opala 7 - Riofrás) dividindo a primeira fila.
Contorno da "curva do lago", no Autódromo Cavalo de Aço. José Bornemann (Gol 41 - Expresso Sul Brasil) puxa a fila, seguido de Gastão Weigert (Chevette 70 - Metalúrgica Gans) e Edison Graczyk (Passat 43 - Expresso Sul Brasil). Categorias Marcas e 1.600cc largaram juntas, com 17 carros no total.
O carro do vencedor da 1.600cc, Edison Graczyk (Passat 43 - Expresso Sul Brasil).
O campeão da "Força Livre", Roberto "Beto" Pruner (Opala 7 - Riofrás).
O bi-campeão da Marcas no Indy Terra, o joaçabense José Carlos "Juca" Fuganti (Gol 17 - Fuganti).
Edison Graczyk, vencedor da 1.600cc e piloto do Passat 43, patrocinado pela Expresso Sul Brasil.

Fotos: Acervo pessoal Francis Henrique (Jornal Auto Pista - 1988)

4 comentários:

Leandro Sanco disse...

Caramba! Esse é o Edison Graczyk que venceu as 12 Horas de Tarumã em 1976 junto com o Dado Andrade.
Não sabia que ele continuou correndo na terra.
Abraço,
Leandro Sanco

Anônimo disse...

O Edison Graczyk é dos pilotos da velha guarda respeitado nacionalmente devido à sua forte tocada. Sua presença na corrida era certeza de grande espetáculo.
Luiz Borgmann

Anônimo disse...

Francis,vc ou algum bloger não tem material sobre a I yndi terra do Brasil,eu gostaria de conseguir alguma coisa porque meu pai disputou esta prova. Desde j,a obrigado.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Olá Fabiani!
Infelizmente não tenho.
Abraço