A partir de hoje vou fazer uma série apresentando os maiores “papa títulos” do Automobilismo Catarinense, e começo justamente com o maior de todos, o mais antigo “dinossauro” em atividade nas pistas de Santa Catarina: Roberto Alexandre Pruner, ou simplesmente “Beto” Pruner.
Este blumenauense de nascimento e camboriuense por opção veio ao mundo em 05 de Junho de 1962 e iniciou sua carreira aos 16 anos de idade, em 1978, participando de provas com Calhambeque, em uma época aonde as provas eram organizadas por grupos de amigos aficcionados pela velocidade.
“Beto” conquistou o título de Copa Verão de Automobilismo em Camboriú (1981) e nada menos que 11 títulos de Campeão Catarinense de Stock Car (1986, 1987, 1989, 1991, 1992, 1994, 1995, 1997, 2001, 2004 e 2006).
Foi Vice Campeão Catarinense de Stock Car em duas oportunidades: 1985 e 2002, além de ter conquistado a 3ª colocação em 2005.
Foi Bi Campeão Paranaense de Stock Car (em 1988 na terra e 1989 no asfalto), Bi Campeão do Interestadual PR/SC (1986 e 1991) e Campeão da Copa Brasil de Velocidade na Terra em 2006, também na categoria Stock Car.
No seu currículo constam participações no Campeonato Brasileiro de Marcas & Pilotos, 500 Milhas de Londrina e outras provas de longa duração.
No final de 2007, “Beto” Pruner anunciou sua ‘aposentadoria’ das pistas, mas antes da metade do campeonato já estava de volta com um carro novo e fazendo pole position.
Atualmente ocupa a 10ª posição no Campeonato Catarinense de Stock Car, categoria Omega.
O Calhambeque com o qual "Beto" começou a correr...
... depois passou para os "Dójões".
Em 1985 "Beto" foi Vice na Força Livre. Na foto Roberto Pruner (Opala 34 - Bonplac) vem sendo seguido por Luiz Carlos "Caco"Pruner (Opala 43 - Bonplex), Sávio Azevedo (Opala 202 - Kohlbach) e Clóvis "Chulé" Concatto (Opala 17 - Frigorífico Chapecó) em São Carlos.
O 34 na pole em Joaçaba: Roberto Pruner (Opala 34 - Bonplac), Clóvis "Chulé" Concatto (Opala 17 - Frigorífico Chapecó), Clóvis "Koy" Bechtold (Opala 2 - Riofrás), Marcos Brollo (Opala 12 - Bonato) e Júlio Haake (Opala 91 - Senter).
1988, o ano do título no Paranaense de Terra: a disputa foi entre "Beto" Pruner (Opala 34 - Bonplac) e William Sabatke (Opala 12 - Orwisa).
Em 1989 o "Opalão da Bonplac" brilhou no Paranaense de Asfalto.
"Beto" Pruner disputando etapa do Paranaense de Marcas no Autódromo de Pinhais...
... e o Brasileiro de Marcas & Pilotos, também em Pinhais.
Um dos maiores 'pegas' da história do Automobilismo Catarinense: Pruner's x Concatto. Roberto Pruner (Opala 5 - Skol) 'puxando o trenzinho', seguido por Clóvis "Chulé" Concatto (Opala 17 - Frigorífico Chapecó) e Luiz Carlos "Caco" Pruner (Opala 7 - Antarctica).
"Beto" também participou do Catarinense de Marcas com um Uno.
O Opala 43...
... e o Omega 43 da "Careca Competições", ambos preparados pelo competentíssimo Edwin Frehner, o popular "Careca".
Pilotando o Omega número 01, "Beto" foi 3º em 2005.
Em 2006 voltou a usar número 34, conquistando pela 11ª vez o título de Campeão Catarinense e a Copa Brasil...
... e o carro de 2008, também com número 34
Fotos: Acervo pessoal Roberto Pruner / Ingo Hofmann / Revista Pista Livre
2 comentários:
Na minha humilde opinião o maior de todos os pilotos que já andaram aqui na terra!!!
Nas corridas de bicicletas, qdo criança, meus amigos, eram Piquets, Sennas, Fitis, Mansells,Mamolas...
Eu era o opalão da Bonplac!!!!
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