Hoje apresentamos o joaçabense Michel Cristian Giusti, 4 vezes Campeão Catarinense de Marcas.
Michel “tomou gosto” pela velocidade ainda criança, assistindo junto com seu pai Miguel a Fórmula 1 pela televisão e vendo ‘ao vivo’ todas as etapas que eram realizadas no “Cavalo de Aço”, em Joaçaba.
A partir daí a paixão só aumentou e Michel começou a observar com detalhes as corridas para ver como e onde os pilotos trocavam marchas, qual era o melhor traçado, a forma que freavam e a maneira mais correta de conduzir o carro.
Em 1999 surgiu a oportunidade de participar de uma etapa na categoria Marcas "N", com um Voyage, e Michel fez sua estreia no Catarinense, mas como o próprio Michel definiu, “o carro era muito ruim”, e durou apenas 12 voltas.
O sonho foi adiado mais um tempo, até que em 2000 Michel comprou um carro que pertencia ao piloto Airton Pimentel, o “Pimenta”, de Concórdia, e voltou a competir.
Neste ano Michel disputou algumas etapas visando a temporada do ano seguinte.
Já em 2001 com um pouco mais de experiência e o carro melhor desenvolvido, o piloto de Joaçaba partiu para disputar toda a temporada, onde sagrou-se Campeão da Marcas "N" – Novatos.
Em 2002 subiu para a Marcas "B", onde foi Campeão novamente, repetindo o feito em 2003 na Marcas "A" – Graduados.
Na temporada de 2004 Michel saiu da FF Racing, do campeoníssimo Arildo Frankenberger, e montou estrutura própria, finalizando a temporada como Vice Campeão.
No ano seguinte, em 2005, Michel Giusti recuperou o título da Marcas "A", sagrando-se Campeão Catarinense pela 4ª vez.
Em 2006 Michel disputou novamente a Marcas "A", mas sem grandes chances, uma vez que participou do campeonato com o carro de Joe Franco (Marcas "N"), que tinha motor carburado, enquanto os outros competidores utilizavam motores com injeção eletrônica, os famosos “injetados”, mas mesmo assim o piloto fez grandes corridas, inclusive terminando provas na 2ª colocação, e finalizou a temporada na 4ª colocação, sendo o melhor entre os “carburados” na Marcas "A".
Em 2007 Michel “pendurou o capacete” e fundou a GT1 Motorsports, equipe que em seu primeiro ano já conquistou o título da Marcas A com Felipe Tozzo.
Na atual temporada os 2 pilotos da GT1 tem chances de conquistar o título máximo em suas respectivas categorias: Davi Dal Pizzol na Marcas "N" e Felipe Tozzo na Marcas "A".
O Voyage com o qual Michel fez sua estreia no Catarinense de Terra, em 1999.
O carro utilizado nas temporadas de 2000 e 2001.
Michel Giusti liderando em São Bento do Sul...
... e largando na pole da Marcas "A" em Lontras ...
... na pole da Marcas "B" em Joaçaba...
... e liderando a Marcas "A" em Lontras.
Disputa de posição entre Michel Giusti e Leomar Fendrich Júnior, em São Bento do Sul.
Giusti participando da GNV, no Autódromo Internacional de Pinhais.
Festa na comemoração do título em 2005.
Michel correndo com o carro de Felipe Tozzo em 2005, em São Bento do Sul...
... e com o carro de Joe Franco em 2006, em Lontras.
Concentração para a largada.
Felipe Tozzo e Michel Giusti na comemoração do título da Marcas "N" em 2005, conquistado por Tozzo, que atualmente defende as cores da GT1 Motorsports, equipe comandada por Michel
Mais informações sobre o piloto Michel Giusti podem ser encontradas em seu site.
Fotos: Acervo pessoal Michel Giusti / Ingo Hofmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários anônimos e sem a assinatura de quem o fez serão sumariamente excluídos, independentemente do seu conteúdo.
Obrigado por seu comentário!