Já está no YouTube o programa "Velocidade" que irá ao ar logo mais, às 12:00 horas pela TVBV (Band).
Prato cheio para os amantes do rali!
Assista abaixo.
Parte 1
Parte 2
Parte 3
sábado, 28 de fevereiro de 2009
Aniversariante do Dia
Tem que ter "3 côcos"
A "dica do dia" de hoje é um vídeo de um dos maiores gênios do volante: Ari Vatanen, 'debulhando' em Pikes Peak com um Peugeot 405.
Tem que ter "3 côcos" pra acelerar aí. Vocês não acham?
Divirtam-se!!!
Tem que ter "3 côcos" pra acelerar aí. Vocês não acham?
Divirtam-se!!!
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Nos boxes...
Aproveito a imagem abaixo para fazer um breve 'pit stop' no blog.
Época muito boa essa!!!
O Voyage do César Maba e o Fiat 147 do Lauri Farias em Mafra.
Foto: Acervo pessoal Lauri Farias
Época muito boa essa!!!
O Voyage do César Maba e o Fiat 147 do Lauri Farias em Mafra.
Foto: Acervo pessoal Lauri Farias
Resposta Desafio Poeira na Veia
Essa eu achava que ninguém iria acertar, mas novamente ele, o recordista em acertos nos nossos Desafios Adolf "Come Poeira" Schartner, o homem que manda em Palmeira, matou essa. Parabéns Adolf!
O piloto da foto abaixo é Leonir Sangalli, de Palmitos.
Foto: Acervo pessoal Leonir Sangalli
O piloto da foto abaixo é Leonir Sangalli, de Palmitos.
Foto: Acervo pessoal Leonir Sangalli
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Por onde anda???
Durante um bom tempo as pistas de Santa Catarina e do Paraná viram um Passat e mais tarde um Voyage com o numeral 78 andando uma barbaridade em todas as provas que disputava.
O "78" era pilotado pelo Gilmar Gregório, o "Gil", que faz um tempo que anda sumido das pistas.
Queremos saber: por onde anda o "Gil"???
Mãos à obra!
Na foto acima, Gilmar Gregório (Passat 78 - Volks Portão) disputa posição com Edson Dalla Valle (Voyage 72 - Lorenci Modas) em São Bento do Sul.
Foto: Acervo pessoal Luís Carlos Frantz
O "78" era pilotado pelo Gilmar Gregório, o "Gil", que faz um tempo que anda sumido das pistas.
Queremos saber: por onde anda o "Gil"???
Mãos à obra!
Na foto acima, Gilmar Gregório (Passat 78 - Volks Portão) disputa posição com Edson Dalla Valle (Voyage 72 - Lorenci Modas) em São Bento do Sul.
Foto: Acervo pessoal Luís Carlos Frantz
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Para os Antigomobilistas
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Aniversariante do Dia
"400 KM DE JOAÇABA" (21/06/70)
Como no último sábado falei do Curt Lindner, que acelerou até bem pouco tempo atrás aqui na terra, segue abaixo o resultado dos 400 KM DE JOAÇABA, prova realizada em 21 de Junho de 1970, que foi vencida pelo Curt.
1º VW 1800 nº 7 Tito Rocha Filho e Curt Lindner – Joaçaba SC – 120 voltas
2º VW 1600 nº 47 Antônio "Janjão" João Freire e Fernando Esbróglio – Porto Alegre RS – 118 voltas
3º Corcel-Bino nº 65 Abílio Almiro Weiand e Décio Michel – Lajeado RS – 118 voltas
4º VW 1900 nº 41 Antônio Carlos Monteiro e Vlademir O. Soares – Porto Alegre RS – 117 voltas
5º VW 1600 nº 55 Almir Valandro – Lajeado RS – 109 voltas
Acima imagem do Curt Lindner em um momento não muito agradável em Lontras.
1º VW 1800 nº 7 Tito Rocha Filho e Curt Lindner – Joaçaba SC – 120 voltas
2º VW 1600 nº 47 Antônio "Janjão" João Freire e Fernando Esbróglio – Porto Alegre RS – 118 voltas
3º Corcel-Bino nº 65 Abílio Almiro Weiand e Décio Michel – Lajeado RS – 118 voltas
4º VW 1900 nº 41 Antônio Carlos Monteiro e Vlademir O. Soares – Porto Alegre RS – 117 voltas
5º VW 1600 nº 55 Almir Valandro – Lajeado RS – 109 voltas
Acima imagem do Curt Lindner em um momento não muito agradável em Lontras.
Informações dos resultados: Paulo Afonso Trevisan - Museu do Automobilismo Brasileiro
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Fotos, fotos e mais fotos
Muita gente está mandando e-mail e pedindo fotos da corrida da semana passada, em Joaçaba.
Pra quem quiser se esbaldar com uma porrada de imagens legais, aqui vão os links:
Site CronoSpeed, do João Otávio Ness;
Fotolog Barulho de Motor, do Ingo Hofmann;
Site GPRacing, do Fernando Assis, e a também da galeria de fotos do Gilian Prigol, que voltou a fotografar o Catarinense neste ano, e é o responsável pela imagem abaixo.
Pra quem quiser se esbaldar com uma porrada de imagens legais, aqui vão os links:
Site CronoSpeed, do João Otávio Ness;
Fotolog Barulho de Motor, do Ingo Hofmann;
Site GPRacing, do Fernando Assis, e a também da galeria de fotos do Gilian Prigol, que voltou a fotografar o Catarinense neste ano, e é o responsável pela imagem abaixo.
Divirtam-se!!!
Heróis da minha infância
No último domingo tive o imenso prazer de passar o dia ao lado ou próximo de pessoas cujos nomes marcaram muito minha infância e adolescência.
O prazer que sinto em estar próximo dos meus heróis é infinito, pois são heróis de carne e osso, pessoas assim como eu e você.
Obviamente que tive também as fantasias infantis de ter 'super poderes', de 'salvar o planeta' e tudo mais, mas nada era mais forte do que a vontade de estar na pista.
Infelizmente não deu, pelo menos não do jeito que eu queria, mas hoje em dia poder passar o dia junto com essa turma é mais divertido do que qualquer outra coisa.
Renato Soar Oliveira, o "Surdo", que andava mais do que notícia ruim nos anos 80 com seu Fusca número 1, da Retífica Trevo ('motorzinho fraco' do Oreste Berta), eu, o Paulo Afonso Trevisan, um verdadeiro herói do Automobilismo no Brasil e Roberto Pruner, ou simplesmente "Beto", o gênio do volante nas pistas de terra.
O prazer que sinto em estar próximo dos meus heróis é infinito, pois são heróis de carne e osso, pessoas assim como eu e você.
Obviamente que tive também as fantasias infantis de ter 'super poderes', de 'salvar o planeta' e tudo mais, mas nada era mais forte do que a vontade de estar na pista.
Infelizmente não deu, pelo menos não do jeito que eu queria, mas hoje em dia poder passar o dia junto com essa turma é mais divertido do que qualquer outra coisa.
Renato Soar Oliveira, o "Surdo", que andava mais do que notícia ruim nos anos 80 com seu Fusca número 1, da Retífica Trevo ('motorzinho fraco' do Oreste Berta), eu, o Paulo Afonso Trevisan, um verdadeiro herói do Automobilismo no Brasil e Roberto Pruner, ou simplesmente "Beto", o gênio do volante nas pistas de terra.
Eu com Douglas Zappelini, que é primo do Luiz Carlos Zapelini (Fórmula Truck). Eu vi o Douglas e o Luiz Carlos fazerem suas primeiras provas de Opala na terra, lá nos anos 80. O Douglas a bordo do 88 e do 44 e o Luiz Carlos com o 22.
O grande piloto Ivonir José Rotta, de Caçador, que barbarizava nas pistas com seu Gol 43.
O grande piloto Ivonir José Rotta, de Caçador, que barbarizava nas pistas com seu Gol 43.
Também conversei durante um tempo com o Paulo César Ely, que acelerava muito no final dos anos 80 com seu Fusca 33 da Waely, e depois fez um Gol que também era um foguete. Faltou só a foto com ele, mas em São Bento não escapa.
E pra registrar: muitos blogueiros do Poeira na Veia estavam por lá e se apresentaram. Fiquei muito feliz com o reconhecimento da galera. Obrigado!!!
Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl
Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Saiu no blog do 'Saloma'
O grande Luiz Salomão, ou simplesmente 'Saloma', colocou hoje em seu blog um post muito legal sobre o Catarinense de Terra.
Na carona e na poeira (que é o que mais gostamos!) entrou o Poeira na Veia e o grande amigo Ingo Hofmann, o homem dos 'clics' no Catarinense, juntamente com a Elke, o Dibe, o Palestra, e mais alguns, que também realizam trabalhos magníficos.
Leiam no blog do Saloma o post e comentem por lá, ou pode ser por aqui também.
Vamos ver se esse ano a gente consegue trazer de São Paulo essa turma apaixonada pela velocidade.
Valeu, 'Saloma', obrigado pela força e seja sempre bem vindo, aqui no blog ou no Catarinense de Terra!
Na carona e na poeira (que é o que mais gostamos!) entrou o Poeira na Veia e o grande amigo Ingo Hofmann, o homem dos 'clics' no Catarinense, juntamente com a Elke, o Dibe, o Palestra, e mais alguns, que também realizam trabalhos magníficos.
Leiam no blog do Saloma o post e comentem por lá, ou pode ser por aqui também.
Vamos ver se esse ano a gente consegue trazer de São Paulo essa turma apaixonada pela velocidade.
Valeu, 'Saloma', obrigado pela força e seja sempre bem vindo, aqui no blog ou no Catarinense de Terra!
Programa "Velocidade" 21/02/09
Já está no YouTube o programa "Velocidade" exibido pela TVBV hoje, 21/02/09.
Assista abaixo.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Assista abaixo.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Trenzinho da alegria
Isso sim dá pra se chamar de "trenzinho da alegria" (alegria do público).
O show que esses caras davam nas pistas não era brincadeira!
No contorno da curva do lago em Joaçaba Luís Carlos Frantz (Gol 14 - Kaiser) vem puxando a fila, seguido por Nélio Wustro (Gol 69 - Auto Xanxerê), Leomar "Zé" Fendrich Júnior (Fusca 46 - Brahma), Valmor Weiss (Passat 32 - Weiss) e Álvaro dos Santos (Gol 10 - Elevacar).
Foto: Acervo pessoal Luís Carlos Frantz
O show que esses caras davam nas pistas não era brincadeira!
No contorno da curva do lago em Joaçaba Luís Carlos Frantz (Gol 14 - Kaiser) vem puxando a fila, seguido por Nélio Wustro (Gol 69 - Auto Xanxerê), Leomar "Zé" Fendrich Júnior (Fusca 46 - Brahma), Valmor Weiss (Passat 32 - Weiss) e Álvaro dos Santos (Gol 10 - Elevacar).
Foto: Acervo pessoal Luís Carlos Frantz
Marcadores:
1991,
Alvaro dos Santos,
Autódromo 'Cavalo de Aço' (Joaçaba),
Fusca,
Gol,
Leomar Fendrich Júnior,
Luís Carlos Frantz,
Nélio Wustro,
Passat,
Valmor Weiss
"500 KM DE JOAÇABA" (24/08/69)
500 KM DE JOAÇABA (24/08/69)
Grupo 6 (preparada) e Geral
1º VW 1600 nº 1 Vacili Vosniack e Tito Filho - Joaçaba SC – 150 voltas – Tempo 4:36’05”
2º VW 1600 Curt Lindner e José Baldo - Joaçaba SC – 148 voltas
3º VW 1600 nº 44 Onório Kuhn e Ricardo Flores - Passo Fundo RS – 148 voltas
Grupo 5 até 1300cc
1º Gordini Bruno Castilhos e Affonso Ebers – Curitiba PR
Grupo 5 1301 a 1600cc
1º VW Régis Schuch e Antônio "Janjão" João Freire - Passo Fundo/Porto Alegre
Grupo 5 1601 a 3000cc
1º Simca nº 34 Nelson Luiz Barros e José Luiz De Marchi - Guaporé RS
Obs.: Ocuparam a ponta: Rafaele Rosito, Leonel Friedrich (capotou), Fernando Esbroglio e Bruno Castilhos.
O Curt Lindner, 2º colocado no Grupo 6 na corrida em 1969 ainda acelerou na terra até 2007.
Correu de Opala (número 8) e com esse Gol da foto acima, alternando os números entre 4, 44 e 42.
Informações dos resultados: Paulo Afonso Trevisan - Museu do Automobilismo Brasileiro
Foto: Ingo Hofmann
Grupo 6 (preparada) e Geral
1º VW 1600 nº 1 Vacili Vosniack e Tito Filho - Joaçaba SC – 150 voltas – Tempo 4:36’05”
2º VW 1600 Curt Lindner e José Baldo - Joaçaba SC – 148 voltas
3º VW 1600 nº 44 Onório Kuhn e Ricardo Flores - Passo Fundo RS – 148 voltas
Grupo 5 até 1300cc
1º Gordini Bruno Castilhos e Affonso Ebers – Curitiba PR
Grupo 5 1301 a 1600cc
1º VW Régis Schuch e Antônio "Janjão" João Freire - Passo Fundo/Porto Alegre
Grupo 5 1601 a 3000cc
1º Simca nº 34 Nelson Luiz Barros e José Luiz De Marchi - Guaporé RS
Obs.: Ocuparam a ponta: Rafaele Rosito, Leonel Friedrich (capotou), Fernando Esbroglio e Bruno Castilhos.
O Curt Lindner, 2º colocado no Grupo 6 na corrida em 1969 ainda acelerou na terra até 2007.
Correu de Opala (número 8) e com esse Gol da foto acima, alternando os números entre 4, 44 e 42.
Informações dos resultados: Paulo Afonso Trevisan - Museu do Automobilismo Brasileiro
Foto: Ingo Hofmann
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
O Fusca do Frantz
Assim como a maioria absoluta dos pilotos que ingressaram na Marcas ou na 1.600cc, Luís Carlos Frantz também começou com um Fusca.
Ele me contou essa história na festa de premiação da FAUESC em Janeiro e depois durante a gravação do programa "Velocidade" pedi a ele mais detalhes.
Esse Fusca era pilotado pelo Edson Gohr, de Joinville. O Gohr resolveu fazer um Passat pra correr na 1.600cc Turbo, e o 'Fusqueta' ficou parado na oficina.
O Frantz havia comprado um kit para turbinar seu carro de rua, mas nesse meio tempo entre comprar o kit e instalá-lo, dois amigos seus sofreram um grave acidente na estrada e infelizmente acabaram falecendo.
O pai do Frantz convenceu ele a desistir da história de turbinar o carro, e deu certo. O Frantz levou o kit de volta pra oficina e deixou lá para ser vendido.
Um dia o Frantz recebeu uma proposta: "Quer trocar o kit de turbo por 3 corridas com o Fusca do Gohr?". Não precisa nem dizer qual foi a resposta dele...
A primeira corrida foi em Lages, e a prefeitura de São Bento emprestou um caminhãozinho Agrale (aqueles de 3 cilindros) pra levar a 'máquina'.
Como dentro do caminhão cabiam só 2 pessoas e eles estavam em 3 (o motorista, o Frantz e mais um amigo dele), um deles teve que viajar em cima do caminhão, dentro do Fusca de corrida, e assim foram se revezando.
O detalhe é que a corrida era no inverno, e a região Serrana de SC no inverno chega facilmente a zero grau ou alguns graus negativos.
A aventura deve ter sido daquelas dignas de um livro.
Depois o Frantz ainda correu com o Fusca em Santa Cecília e São Carlos.
A foto acima foi feita no "Aldo Leal Tramontini", em Santa Cecília, e quem vem atrás do Frantz é o Sérgio Torrico (Gol 7 - Pegoraro).
Foto: Acervo pessoal Luís Carlos Frantz
Ele me contou essa história na festa de premiação da FAUESC em Janeiro e depois durante a gravação do programa "Velocidade" pedi a ele mais detalhes.
Esse Fusca era pilotado pelo Edson Gohr, de Joinville. O Gohr resolveu fazer um Passat pra correr na 1.600cc Turbo, e o 'Fusqueta' ficou parado na oficina.
O Frantz havia comprado um kit para turbinar seu carro de rua, mas nesse meio tempo entre comprar o kit e instalá-lo, dois amigos seus sofreram um grave acidente na estrada e infelizmente acabaram falecendo.
O pai do Frantz convenceu ele a desistir da história de turbinar o carro, e deu certo. O Frantz levou o kit de volta pra oficina e deixou lá para ser vendido.
Um dia o Frantz recebeu uma proposta: "Quer trocar o kit de turbo por 3 corridas com o Fusca do Gohr?". Não precisa nem dizer qual foi a resposta dele...
A primeira corrida foi em Lages, e a prefeitura de São Bento emprestou um caminhãozinho Agrale (aqueles de 3 cilindros) pra levar a 'máquina'.
Como dentro do caminhão cabiam só 2 pessoas e eles estavam em 3 (o motorista, o Frantz e mais um amigo dele), um deles teve que viajar em cima do caminhão, dentro do Fusca de corrida, e assim foram se revezando.
O detalhe é que a corrida era no inverno, e a região Serrana de SC no inverno chega facilmente a zero grau ou alguns graus negativos.
A aventura deve ter sido daquelas dignas de um livro.
Depois o Frantz ainda correu com o Fusca em Santa Cecília e São Carlos.
A foto acima foi feita no "Aldo Leal Tramontini", em Santa Cecília, e quem vem atrás do Frantz é o Sérgio Torrico (Gol 7 - Pegoraro).
Foto: Acervo pessoal Luís Carlos Frantz
Marcadores:
1988,
Autódromo 'Aldo Leal Tramontini' (Santa Cecília),
Edson Gohr,
Fusca,
Gol,
Laércio Fröhlich,
Luís Carlos Frantz,
Sérgio Torrico
Calendário da Terra 2009 (ATUALIZADO)
Atualizando o Calendário 2009 do Catarinense de Terra (mudaram as datas da 3ª e da 9ª etapa).
1ª Etapa - 07 e 08/02 - JOAÇABA (Realizada)
2ª Etapa - 14 e 15/03 - SÃO BENTO DO SUL
3ª Etapa - 18 e 19/04 - LONTRAS (Aguardem, nesta etapa haverá uma mega surpresa!!!)
4ª Etapa - 16 e 17/05 - CHAPECÓ
5ª Etapa - 06 e 07/06 - JOAÇABA
6ª Etapa - 04 e 05/07 - SÃO BENTO DO SUL
7ª Etapa - 15 e 16/08 - LONTRAS
8ª Etapa - 12 e 13/09 - ** A DEFINIR **
9ª Etapa - 03 e 04/10 - JOAÇABA
10ª Etapa - 14 e 15/11 - LONTRAS
Copa Santa Catarina
1ª Etapa - 04 e 05/04 - ASCURRA
2ª Etapa - 30 e 31/05 - ASCURRA
3ª Etapa - 18 e 19/07 - ASCURRA
4ª Etapa - 29 e 30/08 - ASCURRA
5ª Etapa - 24 e 25/10 - ASCURRA
6ª Etapa - 05 e 06/12 - ASCURRA
1ª Etapa - 07 e 08/02 - JOAÇABA (Realizada)
2ª Etapa - 14 e 15/03 - SÃO BENTO DO SUL
3ª Etapa - 18 e 19/04 - LONTRAS (Aguardem, nesta etapa haverá uma mega surpresa!!!)
4ª Etapa - 16 e 17/05 - CHAPECÓ
5ª Etapa - 06 e 07/06 - JOAÇABA
6ª Etapa - 04 e 05/07 - SÃO BENTO DO SUL
7ª Etapa - 15 e 16/08 - LONTRAS
8ª Etapa - 12 e 13/09 - ** A DEFINIR **
9ª Etapa - 03 e 04/10 - JOAÇABA
10ª Etapa - 14 e 15/11 - LONTRAS
Copa Santa Catarina
1ª Etapa - 04 e 05/04 - ASCURRA
2ª Etapa - 30 e 31/05 - ASCURRA
3ª Etapa - 18 e 19/07 - ASCURRA
4ª Etapa - 29 e 30/08 - ASCURRA
5ª Etapa - 24 e 25/10 - ASCURRA
6ª Etapa - 05 e 06/12 - ASCURRA
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Equipe Hobby Car Preparações
Uma equipe que tinha muitos carros fortes no final dos anos 80 e início dos anos 90 era a Hobby Car Preparações, de Curitiba, comandada pelo Nivaldo Avilla.
Abaixo a foto dos carros da equipe em Joaçaba.
O Passat 93 do José Dacol, o Gol 33 do Paulo César Ely e ao fundo o Gol 54 de Artur Lançoni.
Abaixo a foto dos carros da equipe em Joaçaba.
O Passat 93 do José Dacol, o Gol 33 do Paulo César Ely e ao fundo o Gol 54 de Artur Lançoni.
Foto: Acervo pessoal Edison Dacol
Desafio Poeira na Veia
Essa vai ser de arrepiar até o fio do bigode!
Duvido quem acerte esse desafio. Com certeza é o mais difícil de todos já colocados no ar.
Se alguém 'matar' essa, deposito 1 real na conta do acertador.
Quero saber quem é o piloto e que pista é essa. Vamos às dicas:
1 - O piloto em questão corria com o Fusca 23;
2 - Era de uma cidade muito pequena do Oeste Catarinense;
3 - As duas fotos são de épocas diferentes, porém na mesma pista;
4 - Não conseguiu alcançar o título Catarinense, apesar de andar forte e fazer belas apresentações;
5 - Parou de correr por 1 ou 2 anos e quando voltou passou a pilotar um Gol, e trocou o número 23 pelo 10.
Quero ver quem vai "queimar os fusíveis" nessa...
Boa sorte!!!
O primeiro Fusca era praticamente original...
... depois passou a ser um legítimo Fusca Speed.
Fotos: Acervo pessoal Leonir Sangalli
Duvido quem acerte esse desafio. Com certeza é o mais difícil de todos já colocados no ar.
Se alguém 'matar' essa, deposito 1 real na conta do acertador.
Quero saber quem é o piloto e que pista é essa. Vamos às dicas:
1 - O piloto em questão corria com o Fusca 23;
2 - Era de uma cidade muito pequena do Oeste Catarinense;
3 - As duas fotos são de épocas diferentes, porém na mesma pista;
4 - Não conseguiu alcançar o título Catarinense, apesar de andar forte e fazer belas apresentações;
5 - Parou de correr por 1 ou 2 anos e quando voltou passou a pilotar um Gol, e trocou o número 23 pelo 10.
Quero ver quem vai "queimar os fusíveis" nessa...
Boa sorte!!!
O primeiro Fusca era praticamente original...
... depois passou a ser um legítimo Fusca Speed.
Fotos: Acervo pessoal Leonir Sangalli
Não era fraco...
No final dos anos 80 e início dos anos 90 o nível do Catarinense de Terra era incrivelmente alto, sempre tendo pelo menos entre 8 e 10 pilotos em condições reais de vencer as baterias.
As imagens abaixo comprovam isso. Veja só quem eram as feras da época...
Luís Carlos Frantz (Gol 14 - Kaiser) larga na frente em Lages, seguido por Gilmar Gregório (Passat 78 - Volks Portão), João Finardi (Gol 8 - Antarctica), João Carlos Salomão (Passat 12 - Antarctica), Nélio Wustro (Gol 69 - Auto Xanxerê), Artur Lançoni (Gol 54 - Carretão), Wilson de Andrade (Passat 11 - Andrade), Leomar "Zé" Fendrich Júnior (Fusca 9 - Sicap Escapamentos), César Maba (Gol 21), Sérgio Zanella (Voyage 42 - Servikart), Celso Ternes Leal (Gol 47), Edson Dalla Valle (Voyage 72 - Lorenci Modas) e Álvaro dos Santos (Gol 10 - Elevacar).
Nesta outra imagem, também em Lages, Luís Carlos Frantz (Gol 14 - Kaiser) vem na ponta, seguido por João Carlos Salomão (Gol 12 - Antarctica), Edson Dalla Valle (Voyage 72 - Lorenci Modas), Alessandro Gonsales (Gol 6 - Mecânica Gonsales), Lizandro "Papagaio" Vacari (Voyage 77 - Casa Castor) e mais atrás João Finardi (Gol 8 - Antarctica).
As imagens abaixo comprovam isso. Veja só quem eram as feras da época...
Luís Carlos Frantz (Gol 14 - Kaiser) larga na frente em Lages, seguido por Gilmar Gregório (Passat 78 - Volks Portão), João Finardi (Gol 8 - Antarctica), João Carlos Salomão (Passat 12 - Antarctica), Nélio Wustro (Gol 69 - Auto Xanxerê), Artur Lançoni (Gol 54 - Carretão), Wilson de Andrade (Passat 11 - Andrade), Leomar "Zé" Fendrich Júnior (Fusca 9 - Sicap Escapamentos), César Maba (Gol 21), Sérgio Zanella (Voyage 42 - Servikart), Celso Ternes Leal (Gol 47), Edson Dalla Valle (Voyage 72 - Lorenci Modas) e Álvaro dos Santos (Gol 10 - Elevacar).
Nesta outra imagem, também em Lages, Luís Carlos Frantz (Gol 14 - Kaiser) vem na ponta, seguido por João Carlos Salomão (Gol 12 - Antarctica), Edson Dalla Valle (Voyage 72 - Lorenci Modas), Alessandro Gonsales (Gol 6 - Mecânica Gonsales), Lizandro "Papagaio" Vacari (Voyage 77 - Casa Castor) e mais atrás João Finardi (Gol 8 - Antarctica).
Depois vem mais uma 'penca' de carros, entre eles Passat, Voyage, Chevette e Gol.
Bons tempos!!!
Fotos: Acervo pessoal Luís Carlos Frantz
Auch!!!!
Foto registrada no exato momento em que Luís Carlos Frantz via o mundo de cabeça pra baixo, correndo em casa, no Autódromo Rio Represo (São Bento do Sul).
A próxima etapa do Catarinense será exatamente nesta pista, dias 14 e 15 de Março.
Foto: Acervo pessoal Luís Carlos Frantz
A próxima etapa do Catarinense será exatamente nesta pista, dias 14 e 15 de Março.
Foto: Acervo pessoal Luís Carlos Frantz
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Segredo revelado
Descoberto o grande segredo do 'dinossauro' Beto Pruner. Veja abaixo o que ele toma antes das corridas pra se manter extremamente competitivo após 30 anos de pistas.
Gol x Oggi
Tive o prazer de encontrar o Mário Seibt em Santa Cecília, em Novembro do ano passado.
Abaixo fotos da disputa do Mário (Gol 66 - Projesul) com o Lauri Farias (Fiat Oggi 848 - EquiTadeu).
Santa Cecília.
Lages.
Fotos: Acervo pessoal Lauri Farias
Abaixo fotos da disputa do Mário (Gol 66 - Projesul) com o Lauri Farias (Fiat Oggi 848 - EquiTadeu).
Santa Cecília.
Lages.
Fotos: Acervo pessoal Lauri Farias
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Não precisava ter acabado...
O último domingo não precisava ter acabado. Poderia durar uma semana, um mês ou um ano aquele dia.
Tive a honra e o prazer de receber o Paulo Afonso Trevisan, do Museu do Automobilismo Brasileiro, que estava acompanhado do João Carlos Varaschin (ex-piloto e dirigente do Kart Clube de Passo Fundo) e seu filho João Marcelo Varaschin (Campeão Gaúcho de Kart – Categoria Stock).
Paulo Afonso Trevisan é um nome que martela na minha cabeça há tanto tempo que nem sei dizer, e a cada matéria que eu lia em jornais e/ou revistas, via pela televisão ou escutava alguma história através de alguém meu respeito e minha admiração por ele só aumentavam, e no último domingo ter conhecido pessoalmente essa figura me deixou extremamente feliz.
O Trevisan representa a história do Automobilismo Brasileiro. Ele possui 81 carros no seu museu, tudo feito e mantido com recursos próprios e muitas madrugadas, finais de semana e feriados trabalhando.
Não bastasse estar com todos os amigos de sempre que participam do Catarinense de Terra, seja dentro ou fora das pistas, estar com meu filho Gabriel e receber um convidado do calibre do Trevisan fez com que eu me emocionasse muito.
O respeito e o carinho que o Trevisan tem pelo Automobilismo Catarinense é algo impressionante, e além de ter muitos fãs aqui em Santa Catarina, ele também tem muitos ídolos por aqui e fez questão que eu apresentasse a eles feras como Beto Pruner, Edwin “Careca” Frehner e Arildo Frankenberger, só pra citar alguns.
Os olhos do Beto Pruner brilharam quando eu disse a ele que o Maverick Berta Hollywood estava no Museu do Automobilismo Brasileiro.
O dia 15 de Fevereiro de 2009 vai entrar para a lista daqueles ‘dias especiais’ que a gente jamais esquece e guarda com todo carinho na memória.
Em breve o Trevisan deverá nos fazer uma outra visita, desta vez para conhecer um outro Autódromo e se ele quiser para dar algumas voltas com os carros do Catarinense, já que ele é ex-piloto e chegou a correr na terra no Rio Grande do Sul.
Obrigado pela visita, Trevisan. Obrigado pelo carinho, pela companhia, pelo incentivo e por preservar a memória do esporte que eu amo desde que me entendo por gente.
Seja sempre bem vindo ao Catarinense de Terra. Aqui também é a sua casa!
Bate papo descontraído: eu, Paulo Afonso Trevisan, Roberto Pruner, George Pruner, Rafael Reif Oliveira e o grande Ingo Hofmann
O Trevisan e eu.
Juntos, esses dois tem uns 800 anos de pista.
Meu filho Gabriel, eu, Trevisan, João Marcelo Varaschin e João Carlos Varaschin na chegada da 'comitiva Passo-fundense' ao Cavalo de Aço. Eu o Ingo Hofman recepcionamos os convidados.
Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl / Ingo Hofmann
Tive a honra e o prazer de receber o Paulo Afonso Trevisan, do Museu do Automobilismo Brasileiro, que estava acompanhado do João Carlos Varaschin (ex-piloto e dirigente do Kart Clube de Passo Fundo) e seu filho João Marcelo Varaschin (Campeão Gaúcho de Kart – Categoria Stock).
Paulo Afonso Trevisan é um nome que martela na minha cabeça há tanto tempo que nem sei dizer, e a cada matéria que eu lia em jornais e/ou revistas, via pela televisão ou escutava alguma história através de alguém meu respeito e minha admiração por ele só aumentavam, e no último domingo ter conhecido pessoalmente essa figura me deixou extremamente feliz.
O Trevisan representa a história do Automobilismo Brasileiro. Ele possui 81 carros no seu museu, tudo feito e mantido com recursos próprios e muitas madrugadas, finais de semana e feriados trabalhando.
Não bastasse estar com todos os amigos de sempre que participam do Catarinense de Terra, seja dentro ou fora das pistas, estar com meu filho Gabriel e receber um convidado do calibre do Trevisan fez com que eu me emocionasse muito.
O respeito e o carinho que o Trevisan tem pelo Automobilismo Catarinense é algo impressionante, e além de ter muitos fãs aqui em Santa Catarina, ele também tem muitos ídolos por aqui e fez questão que eu apresentasse a eles feras como Beto Pruner, Edwin “Careca” Frehner e Arildo Frankenberger, só pra citar alguns.
Os olhos do Beto Pruner brilharam quando eu disse a ele que o Maverick Berta Hollywood estava no Museu do Automobilismo Brasileiro.
O dia 15 de Fevereiro de 2009 vai entrar para a lista daqueles ‘dias especiais’ que a gente jamais esquece e guarda com todo carinho na memória.
Em breve o Trevisan deverá nos fazer uma outra visita, desta vez para conhecer um outro Autódromo e se ele quiser para dar algumas voltas com os carros do Catarinense, já que ele é ex-piloto e chegou a correr na terra no Rio Grande do Sul.
Obrigado pela visita, Trevisan. Obrigado pelo carinho, pela companhia, pelo incentivo e por preservar a memória do esporte que eu amo desde que me entendo por gente.
Seja sempre bem vindo ao Catarinense de Terra. Aqui também é a sua casa!
Bate papo descontraído: eu, Paulo Afonso Trevisan, Roberto Pruner, George Pruner, Rafael Reif Oliveira e o grande Ingo Hofmann
O Trevisan e eu.
Juntos, esses dois tem uns 800 anos de pista.
Meu filho Gabriel, eu, Trevisan, João Marcelo Varaschin e João Carlos Varaschin na chegada da 'comitiva Passo-fundense' ao Cavalo de Aço. Eu o Ingo Hofman recepcionamos os convidados.
Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl / Ingo Hofmann
Aniversariante do Dia
Quem paga (ou deveria pagar) a carne e a cerveja hoje é Itacir Corrêa, o "Ita", o pequeno grande piloto do Opala 17.
O novo carro do Ita já está quase pronto e em breve ele estará de volta ao Catarinense com seu Opala, correndo pela equipe do Orlando Muniz, que também prepara o Opala 9 do José Agostinelli e o 1 do Mário Diego Broering.
Parabéns e felicidades, Ita!
O novo carro do Ita já está quase pronto e em breve ele estará de volta ao Catarinense com seu Opala, correndo pela equipe do Orlando Muniz, que também prepara o Opala 9 do José Agostinelli e o 1 do Mário Diego Broering.
Parabéns e felicidades, Ita!
Foto: Ingo Hofman
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Sobre Joaçaba
Correria grande desde cedo, mas amanhã falo sobre Joaçaba.
Foi sensacional. Grandes pegas, poucos acidentes, disputas limpas e a presença ilustríssima do grande Paulo Afonso Trevisan, do Museu do Automobilismo Brasileiro.
Amanhã eu coloco alguma coisa sobre isso...
Foi sensacional. Grandes pegas, poucos acidentes, disputas limpas e a presença ilustríssima do grande Paulo Afonso Trevisan, do Museu do Automobilismo Brasileiro.
Amanhã eu coloco alguma coisa sobre isso...
Florianópolis x São Carlos
Uma disputa da capital x interior: Lauri Farias (Fiat 147 848 - EquiTadeu) contra Valdir Heinen (Passat 97 - Casas Perotto).
A foto foi feita em Santa Cecília, em 1985.
Foto: Acervo pessoal Lauri Farias
A foto foi feita em Santa Cecília, em 1985.
A quantidade de gente nas arquibancadas e no morro é algo impressionante...
O Valdir é meu amigo desde essa época. Não foram poucas as vezes que passei a tarde sentado dentro desse Passat sonhando em ser piloto. Liguei pra ele semana passada e ele ficou de arrumar algumas fotos. Vamos aguardar que vem coisa boa por aí, direto de "Sancas Beach".
O Valdir é meu amigo desde essa época. Não foram poucas as vezes que passei a tarde sentado dentro desse Passat sonhando em ser piloto. Liguei pra ele semana passada e ele ficou de arrumar algumas fotos. Vamos aguardar que vem coisa boa por aí, direto de "Sancas Beach".
Foto: Acervo pessoal Lauri Farias
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Glauco x Lauri
Grande 'pega' entre Glauco Müller (Voyage 19 - Two Em) e Lauri Farias (Fiat Oggi 848 - EquiTadeu), no "finado" Autódromo Nabor Vieira Lemos, em Lages.
A turma de Lages bem que poderia meter pressão aí pra fazer novamente uma pista na região...
A turma de Lages bem que poderia meter pressão aí pra fazer novamente uma pista na região...
Venha para Joaçaba hoje na abertura do Catarinense 2009. Mais de 50 carros inscritos e muita adrenalina rolando. Não perca!!!
Foto: Acervo pessoal Lauri Farias
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Tesouros do Trevisan (III)
Mais algumas máquinas do acervo do Museu do Automobilismo Brasileiro, do Paulo Afonso Trevisan.
Maverick Berta Hollywood, que era pilotado por ninguém menos que Luiz Pererira Bueno. Essa máquina foi um terror para os adversários.
Casari A1 230, construído por Anísio Campos e pilotado por Norman Casari e Jan Balder.
Avallone Ford 1972, que era pilotado por Nilson Clemente.
Fitti-Vê 1996, pilotado por Emerson Fittipaldi.
Maverick Berta Hollywood, que era pilotado por ninguém menos que Luiz Pererira Bueno. Essa máquina foi um terror para os adversários.
Casari A1 230, construído por Anísio Campos e pilotado por Norman Casari e Jan Balder.
Avallone Ford 1972, que era pilotado por Nilson Clemente.
Fitti-Vê 1996, pilotado por Emerson Fittipaldi.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Programa "Velocidade" 14/02/09
Assista abaixo o programa "Velocidade" que irá ao ar amanhã pela TVBV.
O convidado foi Luís Carlos Frantz. Ficou muito legal o programa.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
O Frantz trouxe várias fotos que em breve serão postadas no blog. Difícil dizer qual é a melhor.
O convidado foi Luís Carlos Frantz. Ficou muito legal o programa.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
O Frantz trouxe várias fotos que em breve serão postadas no blog. Difícil dizer qual é a melhor.
Programa "Velocidade" 07/02/09
Foi disponibilizado no YouTube o programa Velocidade do último dia 7 de Fevereiro.
Assista abaixo.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Assista abaixo.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
'Manezada' na pista
Olha o tamanho da turma que acompanhava o Lauri Farias e o Sidney Andrade nas pistas.
Os carros (o Fiat 147 do Lauri e o VW TL do "Ney") tinham a mesma pintura.
Ambos são de Florianópolis e por isso a brincadeira com a 'manezada'.
Foto: Acervo pessoal Lauri Farias
Os carros (o Fiat 147 do Lauri e o VW TL do "Ney") tinham a mesma pintura.
Ambos são de Florianópolis e por isso a brincadeira com a 'manezada'.
Foto: Acervo pessoal Lauri Farias
Pódio (III)
Mais uma da série 'pódio', dessa vem em Joaçaba, em 1994.
Leomar "Zé" Fendrich Júnior, João Finardi, João Carlos Salomão, Luís Carlos Frantz e Renato Lührs.
Foto: Acervo pessoal Leomar Fendrich Júnior
Leomar "Zé" Fendrich Júnior, João Finardi, João Carlos Salomão, Luís Carlos Frantz e Renato Lührs.
Foto: Acervo pessoal Leomar Fendrich Júnior
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1994,
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João Finardi,
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Joaçaba na pista
Depois da chuva do último final de semana, será realizada a partir de amanhã cedo a primeira etapa do Catarinense de Terra 2009, com os treinos livres e a tarde as tomadas de tempos.
Abaixo uma homenagem aos pilotos de Joaçaba Osmar Cazella (Passat 87 - Joauto) e José Carlos "Juca" Fuganti (Gol 17 - Joauto).
Na foto, o Cazella aparece em primeiro plano. Podemos ver também o "Zé do Caixão" do Clóvis Müller, o Voyage do "Ney" Andrade, o Fusca do Paulo Roberto Santana, o Chevette do José "Buia" Rebetchuck, o Fiat 147 do Lauri Farias e o Gol do Sérgio Torrico.
Foto: Acervo pessoal Lauri Farias
Abaixo uma homenagem aos pilotos de Joaçaba Osmar Cazella (Passat 87 - Joauto) e José Carlos "Juca" Fuganti (Gol 17 - Joauto).
Na foto, o Cazella aparece em primeiro plano. Podemos ver também o "Zé do Caixão" do Clóvis Müller, o Voyage do "Ney" Andrade, o Fusca do Paulo Roberto Santana, o Chevette do José "Buia" Rebetchuck, o Fiat 147 do Lauri Farias e o Gol do Sérgio Torrico.
Foto: Acervo pessoal Lauri Farias
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quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Lauri x "Juca"
Outra disputa sensacional entre Lauri Farias (Fiat 147 848 - EquiTadeu) e José Carlos "Juca" Fuganti (Fusca 17 - Joauto).
A disputa acima é em São Bento do Sul...
... e aqui em Santa Cecília.
Fotos: Acervo pessoal Lauri Farias
A disputa acima é em São Bento do Sul...
... e aqui em Santa Cecília.
Fotos: Acervo pessoal Lauri Farias
Tesouros do Trevisan (II)
Seguindo com as jóias do Trevisan...
Carretera Chevrolet Corvette de Ítalo Bertão e Orlando Menegaz, vencedores da 2ª edição da Mil Milhas Brasileiras – 1957.
Carretera Chevrolet Corvette de Catharino Andreatta nos anos 60 (não é o carro vencedor de três mil milhas).
Carretera Ford Edelbrook de Júlio Andreatta.
Carretera Ford Edelbrook de Aido Finardi. O Aido é pai do João Finardi (ex-piloto e atualmente proprietário da "Finardi Competições" e avô do George Finardi, ex-piloto de Chapecó).
Fotos: Ingo Hofmann
Carretera Chevrolet Corvette de Ítalo Bertão e Orlando Menegaz, vencedores da 2ª edição da Mil Milhas Brasileiras – 1957.
Carretera Chevrolet Corvette de Catharino Andreatta nos anos 60 (não é o carro vencedor de três mil milhas).
Carretera Ford Edelbrook de Júlio Andreatta.
Carretera Ford Edelbrook de Aido Finardi. O Aido é pai do João Finardi (ex-piloto e atualmente proprietário da "Finardi Competições" e avô do George Finardi, ex-piloto de Chapecó).
Mais imagens e informações no site do Museu do Automobilismo.
Fotos: Ingo Hofmann
Oggi x Gol / Gol x Oggi
Belíssima disputa entre Lauri Farias (Fiat Oggi 848 - EquiTadeu) e César Maba (Gol 25 - Lux Jeans). Ô saudade!!!
Lages.
Mafra.
Lages.
Mafra.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Tesouros do Trevisan (I)
O grande Ingo Hofmann (o fotógrafo, não o piloto) mandou algumas preciosidades que ele tem em seus arquivos, todas referentes as joias que o Paulo Afonso Trevisan guarda no Museu do Automobilismo Brasileiro.
Abaixo fotos de modelos de carros de corrida que eram utilizados na época pré-guerra.
Abaixo fotos de modelos de carros de corrida que eram utilizados na época pré-guerra.
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