terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Não precisava ter acabado...

O último domingo não precisava ter acabado. Poderia durar uma semana, um mês ou um ano aquele dia.
Tive a honra e o prazer de receber o Paulo Afonso Trevisan, do
Museu do Automobilismo Brasileiro, que estava acompanhado do João Carlos Varaschin (ex-piloto e dirigente do Kart Clube de Passo Fundo) e seu filho João Marcelo Varaschin (Campeão Gaúcho de Kart – Categoria Stock).
Paulo Afonso Trevisan é um nome que martela na minha cabeça há tanto tempo que nem sei dizer, e a cada matéria que eu lia em jornais e/ou revistas, via pela televisão ou escutava alguma história através de alguém meu respeito e minha admiração por ele só aumentavam, e no último domingo ter conhecido pessoalmente essa figura me deixou extremamente feliz.
O Trevisan representa a história do Automobilismo Brasileiro. Ele possui 81 carros no seu museu, tudo feito e mantido com recursos próprios e muitas madrugadas, finais de semana e feriados trabalhando.
Não bastasse estar com todos os amigos de sempre que participam do Catarinense de Terra, seja dentro ou fora das pistas, estar com meu filho Gabriel e receber um convidado do calibre do Trevisan fez com que eu me emocionasse muito.
O respeito e o carinho que o Trevisan tem pelo Automobilismo Catarinense é algo impressionante, e além de ter muitos fãs aqui em Santa Catarina, ele também tem muitos ídolos por aqui e fez questão que eu apresentasse a eles feras como Beto Pruner, Edwin “Careca” Frehner e Arildo Frankenberger, só pra citar alguns.
Os olhos do Beto Pruner brilharam quando eu disse a ele que o Maverick Berta Hollywood estava no Museu do Automobilismo Brasileiro.
O dia 15 de Fevereiro de 2009 vai entrar para a lista daqueles ‘dias especiais’ que a gente jamais esquece e guarda com todo carinho na memória.
Em breve o Trevisan deverá nos fazer uma outra visita, desta vez para conhecer um outro Autódromo e se ele quiser para dar algumas voltas com os carros do Catarinense, já que ele é ex-piloto e chegou a correr na terra no Rio Grande do Sul.
Obrigado pela visita, Trevisan. Obrigado pelo carinho, pela companhia, pelo incentivo e por preservar a memória do esporte que eu amo desde que me entendo por gente.
Seja sempre bem vindo ao Catarinense de Terra. Aqui também é a sua casa!

Bate papo descontraído: eu, Paulo Afonso Trevisan, Roberto Pruner, George Pruner, Rafael Reif Oliveira e o grande Ingo Hofmann
O Trevisan e eu.
Juntos, esses dois tem uns 800 anos de pista.
Meu filho Gabriel, eu, Trevisan, João Marcelo Varaschin e João Carlos Varaschin na chegada da 'comitiva Passo-fundense' ao Cavalo de Aço. Eu o Ingo Hofman recepcionamos os convidados.

Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl / Ingo Hofmann

13 comentários:

  1. Bah Francis...
    Nem deveria ter lido esse post...
    Perdi td isso...
    Fica pra próxima...
    Parabéns amigo...

    ResponderExcluir
  2. Felicidade absoluta é a palavra mais próxima de como estava o Francis quando chegou em casa. A alegria era vista à distância com seus olhos brilhando, tanto que acredito que poderiam iluminar a cidade!! O amor, o respeito, a admiração que ele tem pelo automobilismo e por aqueles que o fazem (bem, diga-se) é tão grande que me fazem admirá-lo e amá-lo cada vez mais!!
    Suas milhares de histórias merecem virar livro para que fiquem registradas e possam alcançar um número muito maior de admiradores desse fantástico esporte!!
    Quem sabe inicia-se o movimento "escreva O livro, Francis!!"???
    De sua esposa que o admira e te ama demais!

    ResponderExcluir
  3. Eu já não te falei, Francis???
    Eu disse à vc anos atrás e a Aglais tem toda a razão: vc deveria escrever um livro!
    Me considero um "tarado" por automobilismo. Mas vc com ctz ganha de mim de 10 a 0!
    Você é o verdadeiro apaixonado por automobilismo!
    Você é um amigão nota 1000 que tenho há quase 5 anos!

    ResponderExcluir
  4. Nos conhecemos há poucos meses por causa deste blog de respeito(que só vai crescer),mas parece que fazem anos.Conheço toda a engrenagem e bastidores do autom. histórico bras. e,tenha certeza Francis que você faz parte de um seleto grupo que agrega essa paixão ao dia a dia e a transmite com entusiasmo a quem o cerca.SC com esse automobilismo fantástico,com grandes pilotos e preparadores,tem em você e no fotógrafo Ingo Hoffman duas peças importantes e acho que a missão como te falei botar no papel essa evolução. A larga tradição,as pistas,a trajetória dos grandes pilotos tem que ser resgatada e divulgada;porque não pode permanecer apenas na cabeça das pessoas que dela tomaram parte. PAULO TREVISAN

    ResponderExcluir
  5. Fernando, você teria passado mal lá. Só de ouvir as histórias do Trevisan já dá um negócio. O que esse cara sabe de Automobilismo e o que ele faz pela memória do esporte merece uma página no Guiness.
    Pelo jeito vocês estão tramando alguma pra mim. Agora todos resolveram cobrar o livro.
    Só falta amanhã o Jaison, o Marcelo, o Angelo, a Grazi, o Beto, o Rampelotti e mais uns aí assíduos do blog pedir o livro...
    Até a 'dona da pensão' se manifestou hoje, algo quase inédito.
    Isso tá cheirando a "armação", mas beleza, vamos lá!
    Falando sério agora, só posso agradecer à todos vocês pelo incentivo que SEMPRE estão me dando.
    A idéia inicial deste blog era compartilhar o material que eu tinha arquivado e 'garimpar' mais alguma coisa com alguns 'tarados' pela velocidade, mas graças aos acasos do destino essa "brincadeira" cresceu muito e idéias legais estão amadurecendo, inclusive essa do livro, que agora ganhou mais um incentivador (e que incentivador!): Paulo Afonso Trevisan!
    Esse cara é uma lenda viva, um monstro sagrado que admiro silenciosamente há tantos anos que nem sei dizer, e agora, graças ao blog, além de tê-lo como leitor, o tenho como incentivador e amigo.
    São coisas que só o Automobilismo podem proporcionar!
    Se carrego na minha vida a grande frustração de não ter conseguido ser piloto (apenas algumas provas isoladas de kart e de Gol), tenham certeza que a alegria e a satisfação que sinto por ter conhecido pessoas tão maravilhosas e especiais é imensa.
    Esses dias um amigo me chamou a atenção para um detalhe: Clóvis "Chulé" Concatto e Roberto "Beto" Pruner provavelmente foram os adversários mais ferrenhos que a Stock (e talvez o Automobilismo) Catarinernse já viu, e eu tenho amizade com os dois, com suas famílias e eu diria até que trânsito livre na casa de ambos, e este amigo dizia que é provável que eu seja a única pessoa no mundo que tenha isso.
    Se é verdade eu não sei e pra ser bem sincero pouco importa. São dois gênios do volante, pessoas fantásticas, nomes que me despertam uma infinita admiração e que cada um ao seu tempo e a sua maneira me ajudaram muito e foram (e são) muito especiais na minha vida.
    Hoje em dia provavelmente cerca de 85 a 90% das pessoas do meu convívio são diretamente ligadas ao Automobilismo, e para mim é um privilégio isso.
    Obrigado, muito obrigado à todos vocês pelo incentivo e principalmente pela amizade.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Francis.
    Lendo tua resposta ao Fernando Orsoletta, vi que dizes estar frustrado por não ter consiguido ser piloto no catarinense de automobilismo.
    Sem essa de frustração Francis. O automobilismo não é feito só pelos pilotos dos carros. É feito também pelos pilotos dos bastidores, aqueles que pilotam a organizaão, a divulgação, a preservação da história do envento e, isto você vem pilotando cada dia mais magistralmente.
    Se todos tivessemos as habilidades e competências, este mundo seria um tédio insuportável.
    A meu ver o teu cavalho encilhado chegou, aproveite o momento e passe a cavalgá-lo.

    Um grande abraço e sucesso meu amigo.

    ResponderExcluir
  7. Eu fico admirado com tudo isso, o seu carinho pelo automobilismo, o carinho do Ingo, do Trevisan e de muitos outros, é muito bom ter pessoas assim "perto" da gente, fico triste em ter perdido a oportunidade de conhecer um lemdário das pistas, mas a proxima oportunidade não vou deixar escapar... gosto muito desse ambiente, desse convivio... aaaahhh se desse eu passaria o tempo todo da minha vida em pró do automobilismo

    parabéns pela realização do seu sonho e pela dedicação... tomare que o Seu Trevisan volte mais vezes e eu concordo com os dois movimentos: INGO FICA e ESCREVA O LIVRO FRANCIS... podemos lançar o VOLTE TREVISAN tbm hehehe

    abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  8. Pois ganhastes mais um leitor, Francis.
    Graças ao Blog do Saloma, com sua calva pronunciada e pé pesado - de breque, of course.
    Sempre tive a curiosidade de saber o que rola na Terra, mas nunca tive onde ler. Agora tenho.
    Claudio Ceregatti

    ResponderExcluir
  9. Claudio Ceregatti?!?!?!
    Tá de brincadeira comigo. Eu não acredito...
    Seja MUITO BEM VINDO por aqui. Será mais uma ilustríssima presença.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Pô, Francis... Não me constranja.
    Quem me conhece sabe que (sendo educado):
    Urino, defeco e tenho flatulencia como todo mundo.
    Esse ditado fica bem mais sonoro usando as palavras certas, portanto...
    Sem ilustríssima, por favor.
    Apenas um cinquentão em péssima forma, apaixonado desde criancinha e que quando se enfia num desses rejuvenesce.
    Grande abraço e belo site - vou acompanhar, com muito prazer.
    Claudio Ceregatti

    ResponderExcluir
  11. "Comendador", fico muito feliz com sua presença aqui.
    Não vou mais dizer que é ilustríssima pra não contrangê-lo e não criar confusão, mas que é, é! hehehehe
    Grande abraço e espero que em breve possamos estar juntos em alguma pista de SC.

    ResponderExcluir
  12. Pô Francis como o pessoal já falou aí em cima eu amo automobilismo, mas vc é o cara, gostei de te conhecer ao vivo em Joaçaba, e ve se escreve o livro mesmo cara, história e material tu tens de sobra. E os adesivos já irão figurar no 147 com muito orgulho,um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Valeu, Fabiani, obrigado!
    O prazer foi meu. Espero vê-lo em outras provas também, se possível vê-lo acelerando o 147.
    Obrigado pela força!
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Comentários anônimos e sem a assinatura de quem o fez serão sumariamente excluídos, independentemente do seu conteúdo.
Obrigado por seu comentário!