terça-feira, 31 de março de 2009

Marcas em Mafra

Largada da Marcas em Mafra.
Tempinho bom esse, e olha só que maravilha de grid!
Sidney Andrade (Voyage 4 - Molas Rocha), Mário Seibt (Gol 66 - Projesul), Lauri Farias (Fiat Oggi 848 - EquiTadeu), César Maba (Gol 23 - Lux Jeans), Ladmir "Gringo" Fronza (Chevette 18) e mais uma 'penca' de Fusca, Chevette, Uno, Passat, Gol e Voyage pra trás.

Foto: Acervo pessoal Lauri Farias

segunda-feira, 30 de março de 2009

Aniversariante do Dia

Outro aniversariante de hoje é Leandro Gomez, ex-piloto do Catarinense de Terra (Paranaense e Gaúcho de asfalto também) e que atualmente anda acelerando os karts aqui em Floripa.
Parabéns, muitas felicidades e esperamos que em breve o Leandro volte a terrinha!

Leandro com seu filho Gabriel no pódio da F-4 em Janeiro, no Kartódromo dos Ingleses...

... e acelerando o Gol 46.

Fotos: CronoSpeed / Acervo pessoal Leandro Gomez

Aniversariante do Dia

Quem assopra as velas hoje é o atual líder da Marcas "N" no Catarinense 2009, Juliano Bassani, ou simplesmente "Juca".
Parabéns e muitas felicidades!

"Juca"...

... e seu carro em ação.

Fotos: Ingo Hofmann

domingo, 29 de março de 2009

Bonitinho, mas ordinário!

A "nova" Stock Car brasileira estreou oficialmente hoje em Interlagos, na abertura da temporada 2009.
O carro ficou um tesão, lindo de morrer, parece os Mercedes e Audi do DTM (Deutsche Tourenwagen Meisterschaft, ou simplesmente Campeonato Alemão de Turismo), mas são uma 'bomba'. Um pega fogo, outro queima os pés do piloto, outro tem problema elétrico e vários perderam os capôs na prova, e o pior de tudo, a direção excluiu estes que perderam os capôs.
Ora, se o capô dentre outras coisas tem finalidade aerodinâmica, quem perde ele está em desvantagem, e se o piloto optar em continuar na corrida mesmo com essa desvantagem, problema é dele. Além disso, o radiador fica exposto, sujeito a pedras ou quaisquer peças de outros carros que possam furá-lo, os pneus trabalham mais frios pela exposição direta ao vento e outros prejuízos menores.
Todo esse rolo com os novos carros poderia ter sido evitado com um pouco de bom senso em adiar a etapa de abertura da temporada, desta forma haveria muito mais tempo para desenvolver o carro e detectar os problemas, inerentes a qualquer carro lançado, seja para as pistas ou para as ruas.
Sobre a transmissão (se é que dá pra chamar de transmissão aquilo!) que a Globo fez, no mínimo ridículo, desprezível e patético. De quase 50 minutos de corrida, a "plim-plim" exibiu pouco mais de 10 minutos.
Seria melhor se nem tivesse mostrado nada, fora que o que fizeram dá PROCON por propaganda enganosa, já que anunciaram 'transmissão ao vivo', mas não mencionaram que era 1/5 só da prova.
A propósito: poderiam ter aproveitado a empolgação do vencedor Paulo Salustiano e perguntar qual a substância que ele usou e que 'dedurou' ele no antidoping ano passado.
Aliás, acho que é o único caso no mundo que até hoje o laudo oficial não foi apresentado à mídia e ao público e todos os envolvidos (CBA, promotor do campeonato, médico oficial da Stock e o próprio piloto) se negam a falar do assunto. Será que é tão grave assim?!?!?


Em tempo: Ricardo Zonta, na imagem acima, foi o VENCEDOR MORAL da corrida de hoje.

Nota ZERO pra Stock e pra Globo!

Foto: Fernanda Freixosa

Que corrida!

Valeu cada minuto de "sono perdido" nesta última madrugada assistindo a Fórmula 1. Que corrida!
Essas alterações no regulamento deram uma chacoalhada nas posições que eram 'normais' ano passado, e trouxe uma emoção ímpar ao GP inaugural na temporada de 2009.
E a Brawn GP matou a pau. Pra quem nem sabia se iria alinhar no grid 40 dias atrás chegar e fazer dobradinha, na tomada de tempos e na corrida, é simplesmente fantástico, ainda mais com um orçamento reduzidíssimo.
Fico imaginando o que se passa hoje na cabeça dos diretores da Honda, que decidiram encerrar as atividades da equipe no final do ano passado.
Acho que depois deste final de semana o presidente da Honda vai trocar de nome. Agora será “SUJIRO KIFUJA”, e o Ross Brawn vai mandar um Sedex pra fábrica da Honda com uma banana dentro da caixa e um bilhete dizendo “DÉRAM KÁKARA NOMURO”.
Essa foi com certeza uma das maiores provas na história que Automobilismo se faz com pessoas que tem combustível nas veias, e não com um bando de executivos almofadinhas e bundões que só entendem de planilhas de Excel.

A bandeirada...

... e a festa de Rubinho e Button no pódio.
Que venha o GP da Malásia neste próximo final de semana, dia 05.
Eu sou Brawn GP desde criancinha!

Fotos: Site Grande Prêmio

Programa "Velocidade" 28/03/09

Abaixo o programa “Velocidade” exibido ontem pela TVBV (Band).
Os assuntos foram o Cross Country, Rali e Brasileiro de Stock Car.
Parte 1:




Parte 2:



Parte 3:


Elas estão chegando!!! (Faltam 20 dias)

Tá cada vez mais perto, faltam apenas 20 dias. Elas estão chegando!!!

Saudades...

Que saudades dessa época de ouro do automobilismo catarinense.
Leomar "Zé" Fendrich Júnior (Fusca 9 - Sicap Escapamentos), César Maba (Gol 21), Sérgio Zanella (Voyage 42 - Servikart), Celso Ternes Leal (Gol 47), Edson Dalla Valle (Voyage 72 - Lorenci Modas) e Álvaro dos Santos (Gol 10 - Elevacar).

Foto: Acervo pessoal Leomar Fendrich Júnior

sábado, 28 de março de 2009

Elas estão chegando!!! (Faltam 21 dias)

Faltam apenas 21 (longos) dias. Elas estão chegando!!!


Foto: Ingo Hofmann

"Hora do Planeta", pelo planeta

Não sou nenhum "ecochato" desses que tem por aí, que provavelmente não tem muita coisa pra fazer além de protestar e bradar que "NÃO PODE ISSO, NÃO PODE AQUILO e NÃO PODE AQUELE OUTRO". Pra esses caras, "nada pode".
Estou bem longe de ser assim, mas também estou bem longe de ser o oposto disso, que "pode tudo".
Me preocupo com o que vem acontecendo no planeta (efeito estufa, desmatamento, clima, cada vez mais espécies em extinção, 'el niño', 'la niña', etc.), principalmente porque quero que meus filhos e meus netos (que ainda estão por vir) tenham um planeta digno e decente, então hoje à noite, às 20:30 horas, desligaremos as luzes - não todas, porque temos crianças pequenas - e daremos mais uma das nossas contribuições na tentativa de melhorar o planeta, se é que isso ainda é possível.
Se você puder, faça o mesmo!

Imagem: Internet

Duelo de gigantes

A imagem abaixo, registrada em 1996 em Lontras, dá uma ideia de quem corria na Marcas "A" naquele ano.
Leomar "Zé" Fendrich Júnior (Gol 2 - Sicap Escapamentos), Alceu Feldmann Filho (Gol 1 - Fertipar) e Edson Dalla Valle (Gol 72 - JJ Colombo).

Foto: Acervo pessoal Leomar Fendrich Júnior

sexta-feira, 27 de março de 2009

Elas estão chegando!!! (Faltam 22 dias)

Faltam apenas 22 (longos) dias. Elas estão chegando!!!


Foto: Ingo Hofmann

Pódio XI

Pódio da Marcas "A" no "Vale dos Cobras", em Camboriú.
Sérgio "Jangada" dos Santos, Luís Carlos Frantz, João Carlos Salomão, César "Pancho" Gritti, João Finardi e Roberto "Beto" Pruner, recebendo o troféu das mãos de sua esposa.

Foto: Acervo pessoal Roberto Pruner

Palpite

Neste final de semana começa o mundial 2009 de Fórmula 1.
Quero saber o palpite de vocês, os 3 primeiros colocados na corrida e a posição final dos brasileiros:

Felipe Massa (Ferrari)...

... Nelson Angelo Piquet (Renault)...

... e Rubens Barrichello (Brawn GP), caso nenhum deles esteja na sua lista dos 3 primeiros.
Mãos à obra, palpiteiros!

Fotos: Internet

quinta-feira, 26 de março de 2009

Elas estão chegando!!! (Faltam 23 dias)

Faltam apenas 23 (longos) dias. Elas estão chegando!!!

"O CARA": Paulo Afonso Trevisan, dono do Museu do Automobilismo Brasileiro e responsável pela vinda das Carreteras nos próximos dias 18 e 19 de Abril.

Foto: Ingo Hofmann

Poeira na rede

Recebi e-mail de um amigo sugerindo que eu divulgasse a comunidade "Poeira na Veia" no Orkut. Pois bem, aqui está a divulgação.
A comunidade existe desde Agosto do ano passado. Foi criada pela 'dona da pensão', que depois passou a titularidade para mim, e conta com bravos 5 membros (incluindo eu e ela).
Vamos ver se divulgando chegamos a 10...

O link para a comunidade está aqui.

Pódio X

Pódio da Marcas "A" em Joinville, em 2003.
Leomar "Zé" Fendrich Júnior, Juliano "Munga" Diener, Carlinhos Bogo Júnior, Dirceu Rausis, Michel Giusti, Raulino Kreis Júnior e Luís Carlos Frantz.

Foto: Acervo pessoal Leomar Fendrich Júnior

quarta-feira, 25 de março de 2009

Elas estão chegando!!! (Faltam 24 dias)

Aguarde, elas estão chegando, e serão 3 (talvez até 5, a confirmar)! 24 cilindros roncando de uma vez só!!!
Faltam 24 dias.


Foto: Ingo Hofmann

VW x VW

Os duelos eram de VW x VW, mas com modelos diferentes...
Paulo Roberto Santana (Voyage 13 - Baterias Mil Milhas) x Leomar "Zé" Fendrich Júnior (Voyage 9 - Sicap Escapamentos) x Alessandro Gonsales (Gol 6 - Mecânica Gonsales) em Joaçaba, em 1992.
"Zé" Fendrich (Voyage 9 - Sicap Escapamentos) x Max Mohr (Gol 99 - Max Mohr) em Chapecó, em 1993.

Fotos: Acervo pessoal Leomar Fendrich Júnior

Pódio IX

Pódio da Marcas "A" em 1996, em Joaçaba.
Juliano "Seco" Duarte, Leomar "Zé" Fendrich Júnior, Alceu Feldmann Filho, Edson Dalla Valle e Gordon Schultheis.

Foto: Acervo pessoal Leomar Fendrich Júnior

terça-feira, 24 de março de 2009

E vem aí Lontras (Faltam 25 dias)

A 3ª etapa do Catarinense será realizada em Lontras, dias 18 e 19 de Abril, no Autódromo que é atualmente, na minha opinião, o melhor e mais completo de Santa Catarina.
Lontras tem tudo: um piso excelente, uma grande área de box, uma diretoria que trabalha como poucas no Brasil, sempre muitos carros na pista e o principal de tudo: PÚBLICO.
É simplesmente inacreditável e impressionante o tanto de gente que prestigia as etapas por lá, e isso se deve ao conjunto todo que citei acima.
Ninguém vai para um lugar onde não tem banheiros (ou sem condições de uso), onde tenha meia dúzia de carros correndo ou que não é divulgada a corrida.
Lontras naturalmente é um show, e esta 3ª etapa com certeza ficará na memória como sendo uma das importantes e especiais da história do Automobilismo Catarinense, graças a presença das Carreteras que o Paulo Afonso Trevisan, do Museu do Automobilismo Brasileiro, trará pra cá.
Serão várias apresentações das Carreteras ao longo do sábado e do domingo, com destaque especial para a exibição que será feita com o Beto Pruner, o João Finardi e o Paulo Trevisan, cada um com uma Carretera andando na pista.
Será o encontro da história, dos primórdios do Automobilismo com o presente e o futuro. Não faltarão corações querendo saltar pela boca e lágrimas nos olhos de quem tem combustível nas veias.
Se eu estiver enganado, nunca mais piso num Autódromo e jamais voltarei a falar de Automobilismo na minha vida.

Cartaz do evento. Faltam só 25 dias!

Vista aérea do Autódromo de Lontras em dia de corrida. Como a imagem mostra, tá bem vazio o camping em volta da pista né?!?! Quase 15 mil pessoas neste dia!

Os camarotes de Lontras são um show a parte. Torcidas organizadas, patrocinadores recepcionando clientes e amigos e autoridades presentes assistindo as baterias confortavelmente.


Como diria meu amigo Flavio Gomes, "no comments"!

Fotos: Museu do Automobilismo Brasileiro / Automóvel Clube de Lontras / Ingo Hofmann

"Olha o passarinho..."

Pensei em colocar no título “gente que faz”, mas aí iriam achar que era reprise do comercial do Bamerindus, então decidi mudar, mas de fato esses dois são “gente que faz”.
Só estando numa pista de terra aqui em Santa Catarina e vendo o que essas pessoas fazem pra saber o valor que eles tem.
É impressionante os lugares que eles ficam com o objetivo de pegar a melhor imagem, imortalizar uma cena.
Fica aqui a homenagem ao Ingo, a Elke, o Dibe, o Jimmi, o Fernando, o Gilian e todos os fotógrafos que fazem a cobertura das corridas na terra.
Eu sei o valor que vocês tem e qualquer elogio que se faça ao seu trabalho é pouco perto do que vocês passam e enfrentam em busca de imagens espetaculares.
Parabéns pelo trabalho que realizam!

Elke Zalasik...


... e Ingo Hofmann.

Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl

Pódio VIII

Mais um pódio repleto de feras da terrinha. A imagem é de 1995, em Santa Cecília.
João Finardi, César "Pancho" Gritti, João Carlos Salomão, Leomar "Zé" Fendrich Júnior, Luiz Laurindo e Bacelar Quintino Soares.

Foto: Acervo pessoal Leomar Fendrich Júnior

segunda-feira, 23 de março de 2009

São elas que estão tirando o sono de muita gente...

Sim, são elas mesmas que estão tirando o sono de muita gente, inclusive eu...
Falta pouco, galera!
Com certeza será um dos dias mais especiais na história do Automobilismo Catarinense.
Fiquem com um 'gostinho' do que vai ser. Som na caixa!!!

Elas estão chegando!!! (Faltam 26 dias)

Aguarde, elas estão chegando, e serão 3! 24 cilindros roncando de uma vez só!!!
Faltam 26 dias.

E do outro lado tem mais 4 canos de escapamento. Será que ronca bonito?!?!

Foto: Ingo Hofmann

Pódio VII

Continuando a série de pódios com grandes pilotos, abaixo uma imagem dos vencedores da Stock Car no extinto "Vale dos Cobras", em Camboriú.
Gilberto "Beto" Carlassara, Antônio Jamir Negrello, Roberto "Beto" Pruner (vencedor da etapa), Clóvis "Koy" Bechtold, Niberto Reuter (já falecido, pai dos irmãos Maurício e Márcio Reuter, da Stock Omega), Tomás da Rocha Paulino e Rolnei Broering (pai do Mário Diego Broering, da Stock Opala).

Foto: Acervo pessoal Roberto Pruner

Aniversariante do Dia

Quem aniversaria hoje é a bela capital catarinense, Florianópolis, a cidade que eu e minha família escolhemos para morar e viver.
'Floripa' completa hoje 283 anos, e obviamente é feriado municipal, mas pra variar eu estou trabalhando.
Às vezes dá uma saudade de ser funcionário...

A bela ponte Hercílio Luz...

... e a praia Brava, uma das mais de 100 belas praias florianopolitanas.

Fotos: Internet

domingo, 22 de março de 2009

Elas estão chegando!!! (Faltam 27 dias)

Aguarde, elas estão chegando, e serão 3! 24 cilindros roncando de uma vez só!!!
Faltam 27 dias.


Foto: Ingo Hofmann

Mais um final de semana muito especial

Mais um final de semana muito especial. Assim dá pra resumir a etapa de São Bento.
A alegria que sinto em reencontrar os amigos da terrinha é imensa.
Pra mim é sem dúvida alguma o melhor lugar do mundo, depois da minha casa, é óbvio.
Conheço praticamente todo mundo da terrinha e praticamente todo mundo da terrinha me conhece, e os que eu não conheço aos poucos a gente vai fazendo amizade, e dessa forma a vontade de estar na próxima etapa só aumenta.
Em São bento tive o imenso prazer de conhecer pessoalmente o Dado Andrade (que é frequentador deste modesto blog!), uma lenda das pistas aqui no Sul nos anos 70, com seu Opalão da Divisão 3, que chegou a derrotar inclusive o Pedro Victor De Lamare e os irmãos Iglesias, além de ter enfiado um ‘charuto’ fenomenal em José Carlos Pace (o “Moco”) e no Paulão Gomes em Tarumã, quando estes corriam de Maverick pela equipe oficial da Ford.
Também conheci o Claude Bes, que era preparador do Dado e também é um dos nomes exponenciais do Automobilismo da região Sul do País, além do William Sabatke, que pilotava uma barbaridade o Opala 12 da Orwisa e foi, assim como o Dado e o Claude, um dos heróis da minha infância.
Tive o imenso prazer de conhecer o José Ramos, primeiro preparador campeão na Força Livre Catarinense, em 1982, fazendo o ‘Dójão’ do Roberto Schramm, de Blumenau.
Também pude rever Paulo César Ely, um cara fantástico pelo qual tenho um imenso respeito e admiração, bem como o Renato Soar Oliveira, o “Surdo”, que está no mesmo patamar do Paulo Ely no meu conceito.
Enfim, tive a oportunidade de rever quase todos os amigos (alguns não estavam em São Bento), conhecer outros e encontrar vários blogueiros deste humilde espaço, alguns que sempre estão na atividade comentando e outros que só olham, não comentam, mas ambos tem pra mim a mesma importância, pois são todos apaixonados e que fazem do “Poeira na Veia” o seu lugar na internet.
Valeu, pessoal, o prazer em vê-los e revê-los é imenso, e espero que isso se repita em Lontras, aonde vamos dar ao Trevisan uma demonstração da importância que ele tem no cenário automobilístico brasileiro e recepcioná-lo com as honras que uma pessoa de tal importância merece.

William Sabatke, eu e Armin kliewer.
Eu e o Paulo César Ely, ainda com o dedo engessado devido ao acidente sofrido em Joaçaba.
Adolf Schartner, o "Come Poeira", figura fantástica e que sabe tudo e mais um pouco do Automobilismo na Terra e eu.
Eu com José Ramos, primeiro preparador campeão na história do Automobilismo Catarinense e frequentador assíduo do "Poeira na Veia".
Roberto Pruner, William Sabatke e Armin Kliewer. Quem teve o prazer de ver esse três disputando cada metro de pista com os Opalas 34 da Bonplac, 12 da Orwisa e 11 da Indústria Trevo, respectivamente, nunca mais vai esquecer do que viu. Eu jamais esqueci...

Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl e acervo pessoal Adolf "Come Poeira" Schartner

Dez coisas que levamos anos para aprender (*)

Recebi esses dias por e-mail e achei interessante para postar num domingo e refletir um pouco.

Dez coisas que levamos anos para aprender (*)
1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom ou empregado, não pode ser uma boa pessoa.
(Esta é muito importante. Preste atenção, nunca falha)

2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.
(Tá cheio de gente querendo te converter!)

3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.
(Na maioria das vezes quem tá te olhando também não sabe! Tá valendo!)

4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.
(Deus deu 24 horas em cada dia para cada um cuidar da sua vida e tem gente que insiste em fazer hora extra!)

5. Não confunda sua carreira com sua vida.
(Aprenda a fazer escolhas!)

6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.
(Quem escreveu deve ter conhecimento de causa!)

7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria 'reuniões'.
(Onde ninguém se entende... Com exceção das reuniões que acontecem nos botecos...)

8. Há uma linha muito tênue entre 'hobby' e 'doença mental'.
(Ouvir música é hobby.... No volume máximo as sete da manhã pode ser doença mental!)

9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.
(Que bom!!!!!)

10. Lembre-se: nem sempre os profissionais são os melhores. Um amador construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.
(É Verdade mesmo!!!)

(* Luis Fernando Veríssimo)

sábado, 21 de março de 2009

Programa "Velocidade" 21/03/09

Confira abaixo o programa “Velocidade” que irá ao ar logo mais, às 12:00 horas, pela TVBV (Band).
Parte 1:


Parte 2:


Parte 3:


ATUALIZANDO INFORMAÇÃO: O 'cabeça de pano' aqui disse no programa que o Opala 81 que estreava em São Bento do Sul era pilotado por Dan Davi. Na verdade é pilotado por DAN RICARDO. O Dan Davi é o roqueiro que corre de 'Dójão' no Paraná.
Viajei na maionese. Desculpas ao DAN RICARDO e ao público pela informação equivocada.

Elas estão chegando!!! (Faltam 28 dias)

Aguarde, elas estão chegando, e serão 3! 24 cilindros roncando de uma vez só!!!
Faltam 28 dias.


Foto: Ingo Hofmann

O macacão do Beto

Num post algum tempo atrás a galera falou do macacão "Mazda" do Roberto Pruner, o grande "Beto".
Pois bem, o "MALA-MOR" em questão resolveu abrir o guarda roupa e levar o macacão fedendo a naftalina pra São Bento, e a prova está abaixo.
Ele fica lendo o blog quietinho e só vendo o que a turma fala dele, então por favor não comentem nada sobre aquele tênis "chinesinho" que aparece em outras fotos, se não já sabem como o "dinossauro" aí vai aparecer em Lontras.
Manifeste-se, Beto!
Pela cara dele, dá pra ver o tanto que ele fica nervoso antes de cada bateria.
Eita bagagem, hein, meu amigo?!?!Uma carreira simplesmente brilhante!

Foto: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl

Catarinense na Stock "Light"

Faltando exatamente 1 semana para o início da temporada 2009 da Stock Car, recebo e-mail do Eduardo "Dudu" Berlanda com uma foto de 1996, onde ele e seu pai Wanderlei estão ao lado do Opala do Clóvis "Chulé" Concatto, em Lontras.
O que isso tem a ver com a Stock? TUDO!
Foi graças ao patrocínio do Wanderlei ao "Chulé" que o "Dudu" ingressou no Automobilismo, e os mais antenados já mataram a charada do número que ele u utiliza na Light: 17, igual ao do Opala.
Conheci o então pequeno "Dudu" nessa época, quando nós dois morávamos em Chapecó, e desde então somos amigos.
Por ocasião do destino, agora ambos moramos em Florianópolis, sendo que cada vez que vou visitar o "Dudu" levo menos de 5 minutos pra chegar na loja dele.
Tenho grande admiração pelo "Dudu"e sua família, gente do bem e que faz o bem. Pessoas simples e de grande caráter.
Boa sorte ao "Dudu" na temporada 2009 da Copa Vicar (Stock Car Light).

Clóvis "Chulé" Concatto (dentro do Opala), Eduardo e Wanderlei Berlanda.

Foto: Acervo pessoal Eduardo Berlanda

sexta-feira, 20 de março de 2009

Vencemos!

A FIA divulgou nota voltando atrás na decisão sobre o campeão com maior número de vitórias, ou seja, tudo será como sempre foi: é campeão quem tiver mais pontos e ponto final.
Vencemos!

Elas estão chegando!!! (Faltam 29 dias)

Aguarde, elas estão chegando, e serão 3! 24 cilindros roncando de uma vez só!!!
Faltam 29 dias.


Foto: Ingo Hofmann