sexta-feira, 17 de abril de 2009

Elas estão chegando!!! (Falta só 1 dia)

Faltando apenas 1 dia para ver essas máquinas na pista, o coração já quer sair pela boca.
É neste final de semana, falta só 1 dia. Elas estão chegando!!!

IMPERDÍVEL!!!
Abaixo uma breve apresentação das 4 Carreteras que estarão em Lontras:

Carretera Ford 1934
Foi adquirida por Catharino Andreatta em 19/09/1960 para seu filho Vitório Andreatta.
Dados: Motor Ford 302 com cabeçotes 351W e forte preparação, câmbio de 4 marchas e diferencial longo blocante. Cabine, motor e câmbio recuados e com baixa altura em relação ao nível do solo. Freios a tambor e de alumínio na dianteira. 4 amortecedores na dianteira e dupla ação na traseira, estabilizadores auxiliares. Velocidade máxima 230 km/h.
Na prova Festival de Records, em novembro, atingiu a incrível média de 196,77 km/h, recorde Brasileiro absoluto em corridas por muitos anos.
Os principais feitos da Ford 1934 foram:
1º lugar – Km de arrancada em 14/10/1962 com Antonio Targolina
1º lugar – Festival de Records Guaíba/Camaquã/Guaíba em 18/11/62 com Vitório Andreatta
1º lugar – GP Estrada da Produção- Carazinho/Porto Alegre em 27/01/1963 com Vitório Andreatta
1º lugar – 12ª Prova Antoninho Burlamaque em 23/01/1966 com Vitório Andreatta
2º lugar – 1ª Prova Porto Alegre/Torres em 04/03/1962 – com Vitório Andreatta
2º lugar – 2º Festival de Records – Pelotas/Porto Alegre em 23/08/1964 com Vitório Andreatta
2º lugar – 500 km de Porto Alegre – Pedra Redonda em 11/08/1968 com Vitório Andreatta
5º lugar – 1600 km de Interlagos em 23/11/1963 com Vitório Andreatta e Antonio Tergolina


Carretera Ford Anos 50
Pertencia ao piloto Aido Finardi (pai do João Finardi, piloto e proprietário da 'Finardi Competições' - Curitiba).
Além de participar de muitas provas no Rio Grande do Sul, Aido Firnardi, fazendo dupla com Orlando Menegaz, participou com esta Carretera na 1ª Mil Milhas Brasileiras, realizada em 22/11/56 no Autódromo de Interlagos, terminando na 12ª colocação.
Dados: Motor Ford 8CM com equipamento Edelbrock, carburação dupla Holley, freios a tambor, 4 amortecedores dianteiros e 4 amortecedores traseiros e estabilizador auxiliar. Velocidade máxima de 175 km/h.
Principais conquistas:
1º lugar no Circuito do Nordeste em 17/06/51
1º lugar na Prova Norberto Jung em 09/06/51
1º lugar no 2º Circuito Festa da Uva em 28/03/54
1º lugar no Circuito Cinqüentenário Ginásio Santo Antonio em 12/09/54
1º lugar no 4º Circuito Encosta da Serra em 13/02/55
2º lugar na 3º prova Antoninho Burlamaque em 27/02/55
2º lugar no Circuito Centenário de Passo Fundo em 02/02/58
3º lugar no Circuito das Praias do Atlântico em 17/02/52
3º lugar na 2ª Prova Antoninho Burlamaque em 21/02/54
3º lugar no 2º Circuito Zona Centro Alto Taquari em 11/09/55
3º lugar no 5º Circuito Encosta da Serra em 22/11/55
4º lugar no 1º Circuito da Boa Vizinhança em 22/07/51
4º lugar no 1º Circuito Encosta da Serra/Taquara em 23/03/52
4º lugar no 9º Circuito Enconsta da Serra em 12/07/59
12º lugar na 1ª Mil Milhas Brasileiras em Interlagos em 22/11/56


Carretera Chevrolet 1938
Foi adquirida por Orlando Menegaz em 1957 e preparada para as Mil Milhas Brasileiras daquele ano, ainda com um motor 6 cilindros, encerrando suas atuações com carretera Ford que vinham desde 1951.
Dados: Motor Corvette Small Block 350 (originalmente 283), preparação pesada, carburação tripla Rochester bijet, câmbio Clark 5 marchas e diferencial longo blocante Corvette. Freio a disco nas rodas dianteiras , 4 amortecedores nas rodas dianteiras e 4 nas rodas traseiras e com estabilizadores auxiliares. Atinge a velocidade máxima de 230 km/h.
Considera-se como sendo o primeiro carro de competição gaúcho a usar cinto de segurança (retirado de um DC 3 da Varig) e barras de proteção Santo Antônio.
Suas principais conquistas foram:
1º lugar – Circuito Centenário de Passo Fundo em 22/02/1958 com Orlando Menegaz
1º lugar – Circuito Festa da Uva em Caxias do Sul em 09/03/1958 com Orlando Menegaz
1º lugar – Circuito Automobilístico de Melo – Uruguai em 30/03/1958 – com Orlando Menegaz
1º lugar – Copa Festa da Uva em Caxias do Sul em 19/03/1961 com Ítalo Bertão
1º Lugar – VIª Mil Milhas Brasileiras em Interlagos-SP em 26/11/1961 com Orlando Menegaz e Ítalo Bertão
1º lugar – IIIº 500 km de Porto Alegre em 23/09/1962 com Orlando Menegaz
2º lugar – 11º Circuito Encosta da Serra em 06/08/1961 com Italo Bertão
2º lugar – 4º Circuito Cidade de Pelotas em 26/11/1961 com Ítalo Bertão
3º lugar – Circuito Internacional do Uruguai em 22/03/1968 com Orlando Menegaz
3º lugar – Circuito Cavalhada – Vila Nova em 14/11/1958 com Orlando Menegaz
4º lugar – Circuito Cavalhada - Vila Nova em 23/04/1961 com Ítalo Bertão.
Esta Carretera manteve disputas inesquecíveis contra Chico Landi e José Gimenez Lopes, Catharino Andreatta, Aristides Bertuol e os famosos argentinos Juan Gálvez (em duas oportunidades no Circuito Cavalhada/Vila Nova), Félix Peduzzi e Oscar Gálvez no autódromo Punta Fria em Piriapolis no Uruguai.
Este fantástico piloto Oscar Gálvez teria afirmado o seguinte sobre Orlando Menegaz: “Este brasileño tiene buenas munhecas”.


Carretera Ford Edelbrock Coupé 1940
Teve como pilotos José Rimoli (“Zé Carioca”), Aldo Costa, Nicanor Ollé, José Otero, Osvaldo de Oliveira e Erni Vernieri.
Dados: Motor Ford 8BA com equipamento Edelbrock, carburação tripla Holley, freios a tambor, 4 amortecedores na dianteira e traseira, estabilizador auxiliar. Velocidade máxima 175 Km/h.
Principais conquistas:
1º lugar Prova Bagé/Aceguá/Bagé 15/07/56
3º lugar no Circuito do Fumo – Santa Cruz do Sul em 15/11/53
3º lugar Festa da Uva 09/03/58
4º lugar 1º Circuito do Nordeste em 17/06/51
4º lugar 2º Circuito da Boa Vizinhança 21/12/52
4º lugar Circuito Automobilístico de Melo (Uruguai) 30/03/58
5º lugar 2º Circuito Encosta da Serra - Taquara 19/04/53
5º lugar 5º Circuito da Pedra Redonda 19/04/54

Informações e fotos: Divulgação Museu do Automobilismo Brasileiro e Ingo Hofmann - Barulho de Motor

6 comentários:

  1. Não nos deixem sem informações, por aqui.
    De coração, desejo todo o sucesso na empreitada, e nessa apresentação inédita a um público imenso.
    Tomara que todos os barrancos estejam entupidos de gente, que todos os recordes de público sejam superados.
    E que todo esse povo apaixonado do sul tenha o privilégio de ver a origem de tudo: As corajosas e indóceis carreteras, que plantaram as sementes do nosso automobilismo.
    è bom que todos que assistirem saibam que a prova de Lontras na verdade começou sob as rodas dessas máquinas impossíveis...
    Abraços e sucesso a todos.
    Claudio Ceregatti

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  2. "Comendatore", tenho certeza absoluta que vai ter gente "saindo pelo ladrão" em Lontras.
    Até hoje (sexta) a tarde foram vendidos antecipadamente mais de 9 mil ingressos.
    Por aí você consegue "medir a febre" do tanto de gente que terá por lá...
    Não sei se vou conseguir atualizar o blog por lá, mas qualquer coisa na segunda trago tudo pra vocês!
    Grande abraço

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  3. FRANCIS,eu sei que não terás muito tempo, mas dentro do possível relate para nós os blogueiros que não fomos até Lontras (ó vontade) o que foi o sábado e o domingo. Que tudo corra dentro da normalidade e que seja uma grande festa para todos. Um grande abraço.

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  4. dai pessoal...
    normalmente o site www.cronospeed.com.br passa as emoções da corrida ao vivo no site...

    Francis, desculpa a propaganda, mas é de interresse geral...

    Sucesso. Dá uma acelarada aí por mim...

    []'s

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