sexta-feira, 17 de abril de 2009

Elas estão chegando!!! (Falta só 1 dia)

Faltando apenas 1 dia para ver essas máquinas na pista, o coração já quer sair pela boca.
É neste final de semana, falta só 1 dia. Elas estão chegando!!!

IMPERDÍVEL!!!
Abaixo uma breve apresentação das 4 Carreteras que estarão em Lontras:

Carretera Ford 1934
Foi adquirida por Catharino Andreatta em 19/09/1960 para seu filho Vitório Andreatta.
Dados: Motor Ford 302 com cabeçotes 351W e forte preparação, câmbio de 4 marchas e diferencial longo blocante. Cabine, motor e câmbio recuados e com baixa altura em relação ao nível do solo. Freios a tambor e de alumínio na dianteira. 4 amortecedores na dianteira e dupla ação na traseira, estabilizadores auxiliares. Velocidade máxima 230 km/h.
Na prova Festival de Records, em novembro, atingiu a incrível média de 196,77 km/h, recorde Brasileiro absoluto em corridas por muitos anos.
Os principais feitos da Ford 1934 foram:
1º lugar – Km de arrancada em 14/10/1962 com Antonio Targolina
1º lugar – Festival de Records Guaíba/Camaquã/Guaíba em 18/11/62 com Vitório Andreatta
1º lugar – GP Estrada da Produção- Carazinho/Porto Alegre em 27/01/1963 com Vitório Andreatta
1º lugar – 12ª Prova Antoninho Burlamaque em 23/01/1966 com Vitório Andreatta
2º lugar – 1ª Prova Porto Alegre/Torres em 04/03/1962 – com Vitório Andreatta
2º lugar – 2º Festival de Records – Pelotas/Porto Alegre em 23/08/1964 com Vitório Andreatta
2º lugar – 500 km de Porto Alegre – Pedra Redonda em 11/08/1968 com Vitório Andreatta
5º lugar – 1600 km de Interlagos em 23/11/1963 com Vitório Andreatta e Antonio Tergolina


Carretera Ford Anos 50
Pertencia ao piloto Aido Finardi (pai do João Finardi, piloto e proprietário da 'Finardi Competições' - Curitiba).
Além de participar de muitas provas no Rio Grande do Sul, Aido Firnardi, fazendo dupla com Orlando Menegaz, participou com esta Carretera na 1ª Mil Milhas Brasileiras, realizada em 22/11/56 no Autódromo de Interlagos, terminando na 12ª colocação.
Dados: Motor Ford 8CM com equipamento Edelbrock, carburação dupla Holley, freios a tambor, 4 amortecedores dianteiros e 4 amortecedores traseiros e estabilizador auxiliar. Velocidade máxima de 175 km/h.
Principais conquistas:
1º lugar no Circuito do Nordeste em 17/06/51
1º lugar na Prova Norberto Jung em 09/06/51
1º lugar no 2º Circuito Festa da Uva em 28/03/54
1º lugar no Circuito Cinqüentenário Ginásio Santo Antonio em 12/09/54
1º lugar no 4º Circuito Encosta da Serra em 13/02/55
2º lugar na 3º prova Antoninho Burlamaque em 27/02/55
2º lugar no Circuito Centenário de Passo Fundo em 02/02/58
3º lugar no Circuito das Praias do Atlântico em 17/02/52
3º lugar na 2ª Prova Antoninho Burlamaque em 21/02/54
3º lugar no 2º Circuito Zona Centro Alto Taquari em 11/09/55
3º lugar no 5º Circuito Encosta da Serra em 22/11/55
4º lugar no 1º Circuito da Boa Vizinhança em 22/07/51
4º lugar no 1º Circuito Encosta da Serra/Taquara em 23/03/52
4º lugar no 9º Circuito Enconsta da Serra em 12/07/59
12º lugar na 1ª Mil Milhas Brasileiras em Interlagos em 22/11/56


Carretera Chevrolet 1938
Foi adquirida por Orlando Menegaz em 1957 e preparada para as Mil Milhas Brasileiras daquele ano, ainda com um motor 6 cilindros, encerrando suas atuações com carretera Ford que vinham desde 1951.
Dados: Motor Corvette Small Block 350 (originalmente 283), preparação pesada, carburação tripla Rochester bijet, câmbio Clark 5 marchas e diferencial longo blocante Corvette. Freio a disco nas rodas dianteiras , 4 amortecedores nas rodas dianteiras e 4 nas rodas traseiras e com estabilizadores auxiliares. Atinge a velocidade máxima de 230 km/h.
Considera-se como sendo o primeiro carro de competição gaúcho a usar cinto de segurança (retirado de um DC 3 da Varig) e barras de proteção Santo Antônio.
Suas principais conquistas foram:
1º lugar – Circuito Centenário de Passo Fundo em 22/02/1958 com Orlando Menegaz
1º lugar – Circuito Festa da Uva em Caxias do Sul em 09/03/1958 com Orlando Menegaz
1º lugar – Circuito Automobilístico de Melo – Uruguai em 30/03/1958 – com Orlando Menegaz
1º lugar – Copa Festa da Uva em Caxias do Sul em 19/03/1961 com Ítalo Bertão
1º Lugar – VIª Mil Milhas Brasileiras em Interlagos-SP em 26/11/1961 com Orlando Menegaz e Ítalo Bertão
1º lugar – IIIº 500 km de Porto Alegre em 23/09/1962 com Orlando Menegaz
2º lugar – 11º Circuito Encosta da Serra em 06/08/1961 com Italo Bertão
2º lugar – 4º Circuito Cidade de Pelotas em 26/11/1961 com Ítalo Bertão
3º lugar – Circuito Internacional do Uruguai em 22/03/1968 com Orlando Menegaz
3º lugar – Circuito Cavalhada – Vila Nova em 14/11/1958 com Orlando Menegaz
4º lugar – Circuito Cavalhada - Vila Nova em 23/04/1961 com Ítalo Bertão.
Esta Carretera manteve disputas inesquecíveis contra Chico Landi e José Gimenez Lopes, Catharino Andreatta, Aristides Bertuol e os famosos argentinos Juan Gálvez (em duas oportunidades no Circuito Cavalhada/Vila Nova), Félix Peduzzi e Oscar Gálvez no autódromo Punta Fria em Piriapolis no Uruguai.
Este fantástico piloto Oscar Gálvez teria afirmado o seguinte sobre Orlando Menegaz: “Este brasileño tiene buenas munhecas”.


Carretera Ford Edelbrock Coupé 1940
Teve como pilotos José Rimoli (“Zé Carioca”), Aldo Costa, Nicanor Ollé, José Otero, Osvaldo de Oliveira e Erni Vernieri.
Dados: Motor Ford 8BA com equipamento Edelbrock, carburação tripla Holley, freios a tambor, 4 amortecedores na dianteira e traseira, estabilizador auxiliar. Velocidade máxima 175 Km/h.
Principais conquistas:
1º lugar Prova Bagé/Aceguá/Bagé 15/07/56
3º lugar no Circuito do Fumo – Santa Cruz do Sul em 15/11/53
3º lugar Festa da Uva 09/03/58
4º lugar 1º Circuito do Nordeste em 17/06/51
4º lugar 2º Circuito da Boa Vizinhança 21/12/52
4º lugar Circuito Automobilístico de Melo (Uruguai) 30/03/58
5º lugar 2º Circuito Encosta da Serra - Taquara 19/04/53
5º lugar 5º Circuito da Pedra Redonda 19/04/54

Informações e fotos: Divulgação Museu do Automobilismo Brasileiro e Ingo Hofmann - Barulho de Motor

6 comentários:

Jackie disse...

Boa sorte a todos !!!!

Francis Henrique Trennepohl disse...

Valeu Jackie, obrigado!!!

Anônimo disse...

Não nos deixem sem informações, por aqui.
De coração, desejo todo o sucesso na empreitada, e nessa apresentação inédita a um público imenso.
Tomara que todos os barrancos estejam entupidos de gente, que todos os recordes de público sejam superados.
E que todo esse povo apaixonado do sul tenha o privilégio de ver a origem de tudo: As corajosas e indóceis carreteras, que plantaram as sementes do nosso automobilismo.
è bom que todos que assistirem saibam que a prova de Lontras na verdade começou sob as rodas dessas máquinas impossíveis...
Abraços e sucesso a todos.
Claudio Ceregatti

Francis Henrique Trennepohl disse...

"Comendatore", tenho certeza absoluta que vai ter gente "saindo pelo ladrão" em Lontras.
Até hoje (sexta) a tarde foram vendidos antecipadamente mais de 9 mil ingressos.
Por aí você consegue "medir a febre" do tanto de gente que terá por lá...
Não sei se vou conseguir atualizar o blog por lá, mas qualquer coisa na segunda trago tudo pra vocês!
Grande abraço

LARRI disse...

FRANCIS,eu sei que não terás muito tempo, mas dentro do possível relate para nós os blogueiros que não fomos até Lontras (ó vontade) o que foi o sábado e o domingo. Que tudo corra dentro da normalidade e que seja uma grande festa para todos. Um grande abraço.

Fernando /assis disse...

dai pessoal...
normalmente o site www.cronospeed.com.br passa as emoções da corrida ao vivo no site...

Francis, desculpa a propaganda, mas é de interresse geral...

Sucesso. Dá uma acelarada aí por mim...

[]'s