quarta-feira, 29 de julho de 2009

Provocação feita é provocação aceita!' (I)

Comentei dias atrás sobre as fotos inéditas e raras que o Paulo Afonso Trevisan (o guardião da memória do Automobilismo Nacional com o seu Museu do Automobilismo Brasileiro) tinha em seu acervo.
Não demorou pra 'pingar' o e-mail do Paulo com essas preciosidades, exclusivas para o "Poeira na Veia".
Tem muita coisa boa e que faz o coração acelerar só de ver as imagens.

Luizinho acelerando o Maverick Berta/Hollywood em Cascavel, em 1974 (essa imagem vai deixar os cascavelenses Pietro Tebaldi e o Ronaldo Dudczak nas nuvens!)...

... e o Luizinho acelerando em Interlagos.

Aqui o Maverick aparece num evento em São Marcos (RS), depois de restaurado pelo Paulo Trevisan e sua fantástica equipe...

... e aqui em Interlagos novamente. Nesta oportunidade o Luizinho Pereira Bueno voltou a acelerar o 'Maveco' depois da restauração...

... e o evento virou notícia!
Na imagem o Luizinho está com Flávio Andrade, presidente da Souza Cruz na ocasião).

Como disse o Paulo no e-mail, "o mais importante é registrar que as restaurações do Museu do Automobilismo Brasileiro são feitas para os carros andarem forte de novo. Restaurar para "ficar bonitinho" é facil (e até mesmo barato), mas deixar esses bólidos em condições para poder andar com o "pé enfiado no assoalho" tem que ter muita dedicação e principalmente investimento.
Quando nessas ocasiões de pista quebram ou apresentam fragilidades e deficiências nos motivam ainda mais para ir os aperfeiçoando".
Vale lembrar que o Paulo tem em seu acervo 83 carros, e a maioria absoluta é só sentar dentro e acelerar, e de forma gradativa e sequencial todos os carros que ainda não estão em condições de andar são recuperados para tal finalidade.
É por essas e outros que considero o Paulo uma das pessoas mais importantes na história do Automobilismo no Brasil.
Pra esse cara a gente tem que tirar o chapéu!
Valeu Paulo, muito obrigado pela confiança e pelo carinho!

Fotos: Acervo pessoal Paulo Afonso Trevisan - Museu do Automobilismo Brasileiro

11 comentários:

Fernando Assis disse...

Qdo que o poeiras Tur vai fazer uma visita ao museu do Paulo???

Unknown disse...

Reitero a pergunta do amigo acima... quando que rola uma visita dessa?

come_poeira disse...

Fotos espetaculares.

Ingo disse...

Para o pessoal do oeste catarinense, Passo Fundo não é tão longe assim.
Mas está mais do que na hora de reunirmos um bom grupo de aficcionados pelo verdadeiro automobilismo e retribuir a gentilesa que o Paulo nos fez ao trazer as carreteras para Lontras.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Vontade não falta pra ir pra Passo Fundo, e o Ingo tá coberto de razão, devemos sim uma visita ao Paulo.
O grande 'xís' da questão é que depois da 'fumada' que eu levei naquela viagem pra SP, onde não foram poucos que deram a palavra e pularam fora na última hora, não tenho mais coragem de organizar uma excursão. Sou a favor de fecharmos um grupo e ir em 3 ou 4 carros, aí sim, mas de ônibus acho que não.
Até hoje quando eu sento me dói o fundilho com o 'charuto' que eu levei...

dado andrade disse...

FHT.Aqui tem um penalty!!!nestas fotos em Cascavel nao eh o Peroba no comando da barata e sim o Tite Catapani.Sei muito bem poeque eu vinha em segundo com meu DIV 3,me aproximando dele quando trincou a camisa 4 polegadas do meu Opala e acabei a peh com menos de 5 voltas para o final.A ganancia eh estupida pois poderia me contentar com o segundo lugar.Abs.Dado Andrade.

Carlos Agostini disse...

Ola pessoal se quiserem a companhia de alguem que não tem muito conhecimento mais que é apaixonado por veiculos e motores sou parceiro e estou aqui no oeste a 260km de passo fundo. abraços

Anônimo disse...

olha deveria ser algo extraordinario ver esse maverick andando, pois ele tem um ar muito arrojado e mau ao mesmo tempo!!! sei la mas acho que quando ele entrava na pista acho que ganhava vida propria esse carro!!!! muito show mesmo um dia eu ainda vou ver esse carro de perto!!!

disse...

Grande Paulo, a memória do Automobilismo de competição do Brasil está sendo preservada ao vivo.
Valeu Francis pelo espaço ao Luizinho.
abração.

Anônimo disse...

Certo o Dado Andrade que foi o Tite Catapani que andou em 1974. Que prazer te ver no blog,piloto respeitável,te vi andar ,e sempre muito forte.A sequência de fotos que te enviei Francis foi na ordem de aparição do Maverick. As duas primeiras em eventos estáticos(que não gosto muito)em São Marcos RS e depois Lão Lourenço MG.Essas fotos em Interlagos foi na 1ª tocada do Luizinho em 2001. No ano seguinte 2002 fomos com o carro já bem acertado e aí tá contigo... vai liberandos as imagens. PAULO TREVISAN

Francis Henrique Trennepohl disse...

Valeu Dado, obrigado pelo toque.
O Dado já é sócio do blog, só tá faltando ele mandar as espetaculares imagens que ele tem guardadas em casa.

Carlos, você tá convidadíssimo pra ser nosso parceiro quando a gente conseguir ir pro Museu.

Dú, o Luizinho é o cara e ponto final. Você sabe do que falo...

Grande Paulo, mais uma vez obrigado pela gentileza de enviar as fotos.
Amanhã vou postar mais algumas, em doses 'homeopáticas' pra turma ir a loucura...
Grande abraço