Cansei de sacrificar (boas) horas de sono e de lazer pra manter esse blog atualizado e ver um monte de gente por aí usando imagens e textos extraídos do "POEIRA NA VEIA" e não citar a fonte.
Não tenho nenhum tipo de problema de ego ou qualquer coisa do gênero, mas é que realmente é "soda" destinar várias e várias horas por semana ao blog, fazendo pesquisa, editando material, correndo atrás de material, buscando o inédito em muitos casos e simplesmente ver no Orkut, em outros blogs e até mesmo em sites renomados um monte de coisas tiradas daqui do "Poeira" e sequer citam a fonte.
Não há problema algum em utilizar uma informação, uma imagem ou um vídeo, mas que pelo menos cite de onde isso veio, né?
Quando eu pego material de qualquer lugar eu sempre cito a origem, pois creio que isso é o mínimo de valor e prestígio que podemos dar a quem tem o crédito da foto, da informação ou seja lá do que for.
Essa foto é do grid da Marcas "N" em Lontras...
... e essa é a mesma foto, só que com a "assinatura" posicionada num local aonde não dá pra editar. Será que terei que fazer isso com todas imagens?!?! Prefiro então parar com o blog...
Reforço mais uma vez que o problema não é o "ego", pois se fosse eu daria algumas notícias "bombásticas" aqui em primeira mão, mas não o faço por entender que muitos assuntos nada tem a ver com este blog, e em alguns casos acabo repassando isso a quem possa interessar, como foi o caso de uma mais recente, que em alguns meses poderei contar.
Desculpem os que não tem nada a ver com este post. A "mijada" é direcionada e se houver necessidade de dar ela mais uma vez, os "bois" receberão os nomes...
Foto: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl
9 comentários:
Bom dia Francis...
Tens toda razão em publicar este desabafo.
Isto é consequência do descalabro que se instalou neste País.
Em um país onde o fato de alguém não ter algo,dá a este alguém, o "direito" de buscar este algo da maneira que quiser, ninguém mais tem o verdadeiro e real direito de manter o que é seu por direito.
Está sendo apagado, se é que já não foi totalmente apagado, das mentes do povo brasileiro que direito é tal e qual contabilidade.
Na contabilidade, a todo débito, corresponde um crédito e vice versa.
No campo do direito, primeiro tem que se cumprir um dever para dai ter um direito. É isto que se precisa voltar a praticar aqui.
Francis, vc está certo. Mesmo que fique um pouco ruim as fotos, sugiro que coloque uma marca nelas, com o endereço do blog no centro e o autor da foto no canto. Eu não gosto, mas sou obrigado a fazer isso no meu site para que algumas pessoas não utilizem indevidamente as imagens, as vezes ganhando (muito) dinheiro em cima delas. Vi que o Ingo e a Elke fazem isso nos seus albuns, deve ser pelo mesmo motivo.
Tem que colocar uma marca d'água no centro da foto infelizmente.
Qualquer identificação nos cantos da foto é suprimida e a foto utilizadaa livremente.
De: Claudio Ceregatti
Mete o pé na bunda desses chupadores de plantão!
Denuncia mesmo, não deixa barato, chuta o pau porque mesmo assim os caras não tem a menor vergonha!
faça como a maioria das "feras": Coloque uma marca nas fotos, senão não tem jeito.
E os textos, então?
Copio abaixo desabafo de outra fera, Carlos de Paula, sobre a revolta e a cara-de-pau dos chupadores de plantão:
O hiperlink é:
http://www.brazilexporters.com/blog/?blog=5&page=1&paged=2
08/13/09
03:52:16 pm, by carlos , 277 words, 71 views
Categories: Corridas
Cara de Pau
Não gosto de dar nome aos bois, mas chega de ter meus textos copiados e não falar nada. A partir de hoje, vou denunciar as cópias no meu blog.
Escrever um texto de 30 palavras não dá muito trabalho. Um tweet de 140 dígitos é mole. Textos de 300 palavras para cima já complica um pouco. De mais de 2000 palavras, com muita consulta bibliográfica e na Internet, dá bastante trabalho!
Um dos primeiros textos que pus no ar, em 2004, contava a saga dos brasileiros no Campeonato Mundial de Marcas. O texto foi originalmente colocado aqui, http://brazilyellowpages.com/mundialdemarcas.html, posteriormente corrigido, e repetido no meu blog.
Até aceito que uma pessoa ache as minhas pesquisas tão ótimas, que se baseiem em meus textos e pesquisas para escrever postings. Até aí, tudo bem. Agora, pegar um texto inteiro, mudando uma palavrinha ou outra, e nem se dar ao trabalho de mudar o primeiro parágrafo, é muita cara de pau.
Eis o texto copiado.
http://worldmotorsportscars.blogspot.com/2009/04/pilotos-brasileiros-no-mundial-de.html
O pior que alguns blogueiros de renome, obviamente sem saber, ainda comentam e elogiam a confecção do texto.
Curiosamente, o texto agradece a colaboração de uma pessoa, que não sou eu dizendo: " Este post conta com a colaboração de Marcos Modesto. Esta dividido em 3 partes, é um texto especial sobre a participações de pilotos Brasileiros em carros de Turismo, desde os anos 50 ate os dias de hoje." E ainda erra, ao se referir ao Mundial de Marcas como um campeonato de carros de turismo!
Pois bem, está aqui o registro público de que o autor da copireba já foi avisado.
Falou e disse, Ingo! Assino embaixo.
Não quero ter que "estragar" as fotos, mas se for necessário farei.
Cerega, eu li esse texto do Carlos e isso também me motivou a fazer esse desabafo.
Escrever um texto dá um pouco de trabalho (às vezes bastante), mas não é tão difícil assim.
Abraço
Demorou para você se irritar. A ignorância e o mau caratismo de um monte de gente que está chegando com blogs e sites está demais. Com o Saloma eu avaliei um bom tempo atrás essa questão e ele vem identificando a fonte nas fotos e isto você deve fazer. Já nos textos é complicado mesmo.Porque no site do Museu do Automobilismo Brasileiro eu coloco as imagens de época em baxia resolução e com vários artificios que dificultam a extração? Por isso mesmo e tem gente que critica.Outro aspecto, nos livros da MAHLE e em todos seus calendários, desde o 1º,eu sou disparado o maior fornecedor de fotos mas não o AUTOR e por isso sempre credito a quem de direito.:Ex.arq.Feoli ,Iwers,Santilli,etc). Tenho mais de 58mil fotos,agora que eu posso dizer que são minhas e publicar?poucas. Esses caras não tem noção do que é o uso indevido de imagens e textos que não lhes pertencem.Por outro lado demonstra o grande volume de acesso do teu blog que tornou o automobilismno de SC realmente divulgado.PAULO AFONSO TREVISAN
Outra coisa: já tão te copiando??? quer dizer que vc tá fazendo coisa boa... é o preço do sucesso!!!
Francis estrague as fotos, mas não entregue prá qualquer abobado que nem sabe sequer o que realmente é o nosso automobilismo e nem o que acontece e muito menos o que aconteceu. Tô contigo nessa e como se deiz aqui na serra "não froxe o garrão xirú véio"!!!!!!!!!
Falou tudo, Paulo: "MAU CARATISMO"! É isso mesmo.
Angelo, o que você falou não deixa de ser verdade, mas é bastante chato, especialmente pra alguém que tem isso aqui como hobby e não tem a mínima pretensão de fazer "sucesso" com isso...
Fabiani, gostei do incentivo gaudério! hahahahaha
Abraços
Postar um comentário