O Carlos contou uma história muito bacana que reproduzo abaixo.
"Olá Francis!
Vi seu blog e tenho algumas coisas pra te passar sobre o Campeonato Catarinense de Terra, que teve sua origem em minha cidade (Rio Negrinho), onde também sou aficcionado em Automobilismo.Corríamos com as "Carreteras". Já ganhamos bandeirada do "Chico" Landi em 1980 , numa corrida do centenário de Rio Negrinho.
Em 1979 fizemos a primeira "Carretera" a álcool do Brasil, justo na época da crise do petróleo, onde o governo proibiu as corridas a gasolina no Brasil.
Na época fazíamos faculdade de mecânica na UFSC e fim de semana fazíamos corridas. O motor foi desenvolvido lá.Essa "Carretera" da foto tinha no seu início um motor 1953 de 6 cilindros de caminhão Chevrolet, transformado em álcool.
Após este ter explodido em 81 , colocamos um motor de Opala 6 cilindros, com 6 carburadores Weber de 48 mm de boca , tanque de 60 litros. Era 1 por 1 no álcool.
A caixa era de Alfa Romeo T.I. 4, com 5 marchas, até estourar em uma prova em Camboriú velho.
O diferencial era de Aero Wyllis e os freios todos a disco do Dodge Charger RT (na frente com 4 pinças). Foram muitas provas e muitas loucuras feitas.
Abraços e outra hora conto mais.
Carlos Otto Lampe"
Sensacional! Já estamos esperando pela próxima história, Carlos!
Sentados no teto da "Salomé" Carlos Otto Lampe (a esquerda) era o co-piloto, e José Ricardo dos Santos (a direita) era o piloto.
O José Ricardo foi Vice Campeão da categoria "Calhambeque" em 1982 e 1983. O Campeão desta categoria nestes dois anos foi Alfredo Baum, também de Rio Negrinho.
Valeu Carlos, obrigado!
Foto: Acervo pessoal Carlos Otto Lampe
11 comentários:
A salomé ainda existe ou teve o mesmo triste fim da maioria dos carros de competição brasileiros, o ferro velho?
Bela história. E tudo começou aqui na cidade do lado... hehehe
abs
Queremos saber mais sobre a CARRETEIRA e sobre as provas, é demais!!!!!
O espaço está aberto pro Carlos contar o destino da "Salomé".
Se ela ainda existe, isso vale ouro!
Eu sei onde está a Salomé é só todo mundo convencer o Lampe a por ela pra funcionar
Alissandro, por favor manda fotos dela pra gente.
Abraço
olá francis tenho noticias das carreteras
A SALOMÉ ESTÁ AQUI EM RIO NEGRINHO TRANCADA EM UM GALPÃO DO LADO DA LAVAÇÃO DE UM AMIGO MEU.TENHO UMA HISTÓRIA PRA TE CONTAR QUANDO EU TINHA 14 ANOS MEU PRIMEIRO EMPREGO FOI NA MAQUINAS LAMPE EU REFORMAVA MAQUIAS PARA MADEIRA E AO LADO DO MEU LOCAL DE TRABALHO FICAVA A SALOMÉ EM BAIXO DE UM TELHADO AINDA ME LEMBRO QUE EU LIXAVA AS PARTES ENFERRUJADAS E APLICAVA OS RESTO DE TINTA DA PISTOLA DE PINTURA PORQUE EUTINHA DÓ DE VER ELA ENFERRUJAR ISSO TUDO ERA FEITO SEM QUE OS CHEFES VISSEM .OS ANOS SE PASSARAM E HOJE TENHO 33 ANOS E ME EMOCIONEI AO VELA NAQUELE GALPÃO,AS MARCAS DE TINTA AINDA ESTÃO LÁ.ELA JÁ PEGOU UMA ENCHENTE E ESTÁ BEM AVARIADA VOU VER SE CONSIGO TIRAR FOTOS.
TENHO CONTATO COM O SR ALFREDO BAUN COM O PEDRO BAUN E O TIO YPE BAUN TODOS PILOTOS E MORAM AQUI EM RIO NEGRINHO O SR PEDRO AINDA CORRE COM UMA GAIOLA CUJA ESTRUTURA EU E MEU IRMÃO JULIANO SABEI FIZEMOS, TENHO VARIAS FOTOS ANTIGAS QUERO PUBLICA-LAS MAIS TEM QUE SER DE UM MODO ESPECIAL , QUERO FAZER UMA HOMENAGEM MUITO BEM FEITA PARA ELES POIS OS HERÓIS TAMBÉM ÃO SÃO ETERNOS VALEW
CONTATO (47) 99523049 alissandrosabei@gmail.com
Alissandro Sabei
Eu sei onde tem mais duas "Carretera" ou calhambeque...uma esta em canooinhas com o amigo Itamar da Retifica motocar,ainda com o motorzinho 6 bocas a alcool e uns 15 cm de poeira em cima,mas muito bem guardada.A outra,cujo numero é 267(o número que meu pai,Pedro Baum, corria e ainda corre,só que com gaiola)está com o Genilson Wantowski,de Rio Negrinho.Há alguns anos,o pai colocou ela pra funcionar e até foi atração em um evento de carros na cidade.Tenho umas 2 fotos dela nesse evento.Qqer coisa estamos ai pra fazer uma "pressao",pois meu sonho é ver esses bichinhos andando novamente,uma vez que não tenho muitas lembranças do tempo em que meu pai corria...
Contato: roneibaum@hotmail.com ou (47)3646-6382
Está aqui em Rio negrinho, no centro
Que show, Edmundo!
Postar um comentário