"Na década de 1960 nascia a representação ceciliense no esporte que anos mais tarde seria sua marca registrada, o Automobilismo.
Aldo Leal Tramontini foi o precursor do automobilismo ceciliense, hoje respeitado e presente em nível estadual.
Aldo representava Santa Cecília em corridas em pistas de terra ocorridas pelo interior do estado, correndo nas categorias DKW nos anos 1960 e corcel nos anos 1970.
Um apaixonado por velocidade, Aldo foi o principal motivador e idealizador da vinda do automobilismo para Santa Cecília através da construção de um autódromo com pista de terra que pudesse fazer de Santa Cecília uma boa casa para o Automobilismo.
Aldo Leal Tramontini, a direita - 1964. (foto doada por Mario Augusto dos Santos - acervo pessoal).
DKW com o qual Aldo defendeu Santa Cecília. (foto doada por Mario Augusto dos Santos - acervo pessoal).
Nos anos 1980 seu sonho se concretiza e nasce em Santa Cecília o autódromo municipal, ainda hoje, incomparável, sendo o melhor do estado de Santa Catarina em pista de terra, não só pelo belo e desafiador traçado da pista, mas também pela estrutura de arquibancadas, visão geral da pista, e área de camping, além da facilidade de acesso.
Foto aérea do autódromo Aldo Leal Tramontini.
Aldo Leal Tramontini na pista do autódromo municipal que hoje leva seu nome - 1985 (foto cedida por Walmor A. Ely - acervo pessoal).
Público na inauguração do Autódromo Municipal de Santa Cecília - 1985 (foto cedida por Walmor A. Ely - acervo pessoal).
Graças a isso, nos anos oitenta Santa Cecília é agraciada com o título de "Capital Catarinense do Automobilismo", período glorioso em que Santa Cecília recebeu grande número de visitantes que prestigiavam as grandes corridas.
Santa Cecília foi bem representada nos anos 1980, com pilotos que se destacaram, sendo que dois deles conquistaram o título de campeão estadual na categoria 1.600CC, Paulo Cézar Ely, em 1986, e Roberto Granemann (Touro), em 1987, além de Wilson Goetten Primo, que também representou a cidade a cidade em algumas corridas, Luiz Carlos Pruner que também defendeu Santa Cecília correndo com o Opala 43 da equipe "Bonplac", e o supercampeão Roberto Pruner, de Balneário Camboriú, que conquistou nove campeonatos e um vice-campeonato representando Santa Cecília com a equipe "Bonplac" do lendário Opala verde e branco, número 34.
Voyage 12 pilotado por Wilson Goetten Primo - 1985 (foto cedida por Walmor A. Ely - acervo pessoal).
Fusca 34 pilotado por Roberto Granemann (Touro) - 1985 (foto cedida por Walmor A. Ely - acervo pessoal).
Fusca 33 pilotado por Paulo César Ely - 1985 (foto cedida por Walmor A. Ely - acervo pessoal).
Opala 43 pilotado por Luiz Carlos Pruner (Caco) década de 1980 (foto doada por Mario Augusto dos Santos - acervo pessoal).
O lendário Opala 34 da Bonplac, que fez história em toda Santa Catarina, pilotado por Roberto Pruner - 1985.
"... Só tenho lembranças boas de Santa Cecília, já que os 9 anos de Equipe Bonplac nos renderam 9 títulos de campeão e 1 de vice, então posso dizer que foi uma das melhores épocas da minha vida", Roberto Pruner.
Durante este período que defendeu a Equipe Bonplac, entre 1983 e 1992, Pruner conquistou 4 títulos de Campeão Catarinense de Stock Car na Terra, 2 títulos de Campeão Paranaense de Stock Car (1 na Terra e outro no Asfalto), 1 título de Campeão do Interestadual PR / SC de Stock Car na Terra e mais um título de Vice-Campeão Catarinense de Stock Car.
Todo esse fantástico retrospecto faz de Santa Cecília um ícone no que se refere a história do automobilismo catarinense, levando seu nome a todo estado e até ao sul do Brasil.
Todo esse fantástico retrospecto faz de Santa Cecília um ícone no que se refere a história do automobilismo catarinense, levando seu nome a todo estado e até ao sul do Brasil.
Na década de 1990 e início da de 2000, o abandono administrativo quase fez ruir a estrutura, não só do Autódromo Municipal Aldo Leal Tramontini, mas também do Parque Municipal de Exposições Valfrido Drissen, que abriga o autódromo, uma página negra na história do esporte ceciliense, que como um todo, esteve esquecido naquele período.
Na metade da década de 2000 retomaram-se algumas competições automobilísticas em Santa Cecília, sendo que hoje faz parte, novamente, do calendário do campeonato catarinense de automobilismo na terra, e aos poucos recupera não só o status histórico, mas também competitivo, com o bom representante Gustavo Ely, que vem evoluindo a cada campeonato."
Na metade da década de 2000 retomaram-se algumas competições automobilísticas em Santa Cecília, sendo que hoje faz parte, novamente, do calendário do campeonato catarinense de automobilismo na terra, e aos poucos recupera não só o status histórico, mas também competitivo, com o bom representante Gustavo Ely, que vem evoluindo a cada campeonato."
10 comentários:
Um autódromo onde é fácil de se fotografar e onde se consegue também boas fotos..
Sempre há um bom público presente.
Mais uma vez vejo-me na contingência de dar os parabéns pelas interessantíssimas pistas de terra que existem no Sul. Que belo traçado!!! Assim que ví a foto aérea, me veio à cabeça Mugello, também uma pista em que, fazendo-se um corte transversal em alguns pontos, pode-se cruzar a pista 4 vezes. Uma longa reta, curvas de alta, média, baixa... isso é um autódromo, não aquelas tranqueiras desenhadas pelo Herman Tilke!
Abraços!
O bom dessa pista é que da arquibancada se vê praticamente a pista inteira. O espectador não perde nada.
Uma pena que ai não tem nenhuma corrida do campeonato catarinense marcada para esse ano. Espero que esse autódromo não seja abandonado de novo.
Olá ...
realmente é um belo autodromo pena que está fora do circuito catarinense mais uma vez .... mais deixa eu trazer noticias recentes, foi realizado neste autodromo uma prova de arrancadão de caminhões e carros no mês passado ... onde reunio em torno de 5 mil pessoas, ou seja, o publico é atraido a uma bela estrutura, porem acho que falta vontade e por causa de intrigas politicas, nos que gostamos de automobilismo e mesmo as pessoas jovens que gostam de curtir uma festa ficamos a "merce", e sem um belo espetaculo que isto proporciona, pois bem ficaria horas e horas falando disso, mais em fim c minha indiguinação adianta-se nois teriamos provas todos os anos em STA... mais tudo bem continuamos andando longe para ver as provas ...abraços
Tiate - Sta.Cecília
Já que não tem corridas do catarinênse, não seria possível estender a Copa Santa Catariana até até Santa Cecília?
Acho que sou o maior apaixonado pelo traçado de Santa Cecília. Tenho um tesão maluco por essa pista, mas para que ela volte ao calendário do Catarinense várias mudanças precisam ser feitas, tais como: alargar a pista, estrutura de boxes precisa ser melhorada muito, especialmente banheiros e lanchonete.
Pela tradição que tem e pelo povo apaixonado, Santa Cecília merece voltar ao Catarinense, mas isso é impossível sem as devidas melhoras...
Seria uma alternativa, Adolf...
Essa pista é simplesmente sensacional. Acompanhei muitas corridas ali disputadas. Grandes pegas em uma pista desafiadora e de alta velocidade. Para o público, com certeza, melhor visão impossível. Tomara que logo volte ao calendário. Abraços
Realmente um autódromo sensacional, que só poderia ser idealizado por um visionário como Aldo Leal Tramontini, um apaixonado pelo automobilismo, e uma pessoa valorosa em todos os aspéctos. Tomara que Santa retome sua tradição nas corridas de terra e não deixe na saudade esse sensacional autódromo.
Um dos fuscas mais lindos o 34 personalizado pelo chapeador mais conhecido como Cocô de Santa Cecília.
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