No início deste mês o Jean Paul Bes tinha me prometido lá em Curitiba que mandaria algumas fotos do seu acidente em Laranjeiras do Sul (PR), em 1988.
Eu já ouvi a história dessa 'porrada' dezenas de vezes, com detalhes que arrepiavam só de ouvir em função da violência do acidente.
Pois bem, o Jean Paul mandou as fotos e a história, e antes de você ler e ver o que aconteceu, já adianto: ele nasceu novamente e pode comemorar aniversário 2 vezes por ano...
Abaixo o e-mail do Jean Paul:
"Olá Francis,
Segue as fotos do meu acidente em Laranjeiras do Sul - 1988
Resumidamente, faltando 3 voltas para o fim da corrida, eu vinha em 1° lugar e o Tancredo Rocha vinha em 2° grudado em mim.
Como eu já tinha falado, nesta pista os Chevettes andavam muito mais que os Gol, Passat e Voyage, nós fazíamos de pé embaixo as duas curvas no final da reta, a descida e a "curva do tobogã" (primeira foto abaixo), aonde nós chegávamos a cerca de 7100rpm em 4ª (o contagiro era Monster americano com shift light e corte de ignição), o que dá cerca de 190km/h, além desta parte da pista ser como um túnel escavado, sem área de escape.
Nesta volta aconteceu um acidente com um Gol e um Chevette (segunda foto abaixo) que fechou a pista, resultando na minha batida no Chevette parado, e ao mesmo tempo o Chevette do Tancredo acertou a minha lateral traseira, quebrou o diferencial no meio e chegou a empurrar o meu banco (fraturei costela, clavícula e vértebra), isto graças ao meu 'Santantônio', que era de tubo de aço sem costura com solda MIG (padrão FIA) e aguentou inteiro(última foto abaixo).
O resultado foi que graças ao Sr. Altair Barranco, que conseguiu um avião emprestado do Pedro Mufatto, que estou aqui escrevendo este e-mail, pois no hospital em Curitiba que tinha recursos quase fui desta para melhor (23 dias em coma), imagine lá em Laranjeiras!!
Mas não parei totalmente, corri 2 vezes nas 12 Horas de Curitiba (5° em 1993 e 4° em 1994), inclusive subindo no pódio junto com o Altair Barranco em 1993, que correu de Opala Stock.
Abraços,
Jean Paul"
As fotos abaixo falam por si só.
Fotos: Acervo pessoal Jean Paul Bes
Que destruição...
ResponderExcluirEsse acidente eu presenciei ao vivo. E foi um dos mais violentos que eu já vi em todos esses anos.
ResponderExcluirVc tem razão Francis esse acidente é famoso mesmo.... que pancada!!
ResponderExcluirFoi um dos acidentes mais violentos da época e mais comentado tbém!!!!!
ResponderExcluirE incrivel rever fotos desta epoca, so me lembro de ter visto o carro na garagem da Oficina. Foi penoso acompanhar a recuperacao do Jean. Gracas ao pai, Claude, ele esta vivo hoje. Foi ideia do meu pai, apos verificar que Jean estava com a febre das corridas, e reforcar com Santo Antonio e bancos Recaro com cinto de 5 pontas, e tudo que ele fez lhe salvou a vida. E hoje comemoramos mais um aniversario. Jean eh um excelente Engenheiro Mecanico, com MBA na Getulio Vargas. Parabens a ele... Marido< pai e irmao de primeira grandeza.
ResponderExcluir