sábado, 17 de outubro de 2009

O "falecido" Autódromo de São Carlos

No último final de semana que passou, no 'feriadão' do Dia das Crianças, aproveitamos para pegar a estrada rumo ao "velho oeste".
Como o tempo foi curto não consegui fazer tudo o que eu queria, e menos ainda ver os amigos que eu gostaria de ter visto, mas aproveitei para passar rapidamente por lugares que marcaram minha vida, incluindo o "falecido" Autódromo de São Carlos.
Não entrava lá desde 1991, e foi uma mistura de emoções pisar naquele terreno tantos anos depois.

Foi lá que o "mosquito da velocidade" me picou e desde então nunca mais vivi longe de autódromos, carros e corridas.
São Carlos era conhecida a "terra do carnaval e do Automobilismo". Acabaram com o autódromo e até aonde eu sei o carnaval por lá não é mais o mesmo, mas isso pouco interessa, pelo menos pra mim.
O que é fato é que foi de uma estupidez e uma burrice sem tamanho acabar com o autódromo lá, mas não quero entrar nesse 'mérito', porque aí envolve política, interesses e outras coisas mais que me embrulham o estômago.
Esse era o portão de entrada para pilotos e equipes.


Acima a reta de largada...

... e aqui é como está o mesmo local atualmente. Pelo 'taquaral' na esquerda dá pra ver perfeitamente onde ficava a torre de cronometragem.
A curva 1...
... e o "S" que vinha logo a seguir...


... hoje em dia estão deste jeito, com um belíssimo hotel lá.

Aí está mais uma prova que não é novidade dos "tempos modernos" deixar os autódromos 'morrerem'. Infelizmente!


Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl / Acervo pessoal Mauro Granemann / Acervo pessoal Juliano Marcon / Acervo pessoal Leonir Sangalli / Acervo pessoal Ezequiel Vieira

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus,quanto churrasco e whisky.saudades eternas.
bom final de semana a todos.
Fernando Patussi.

Francis Henrique Trennepohl disse...

São Carlos e São Bento eram os autódromos que mais público colocavam nas corridas.

come_poeira disse...

Bons tempos esses.

Hoje temos autódromos com pista de asfalto e nos dias de corrida, arquibancadas completamente vazias, como vi nas fotos do site: http://www.barulhodemotor.com/

Fabiani C Gargioni disse...

Rever o Toninho fazendo o esse na frente do Caco e o Marinho Luersen largando na ponta deste belíssimo autódromo é realmente Francis como tu disse ,"uma mistura de emoções". Fico triste e emocionado ao mesmo tempo!!!!!