domingo, 8 de novembro de 2009

BRASILEIRO DE MARCAS: um "novo" campeonato, a BAGUNÇA DE SEMPRE!

A nova diretoria da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) abraçou a ideia de 'reativar' o Campeonato Brasileiro de Marcas, o que é louvável e já era esperado há tempos pela turma da velocidade, mas como nem tudo são flores, começaram com o pé esquerdo e fazendo uma baita merda.
Explico: A parte boa é que a CBA buscou equalizar os regulamentos dos campeonatos regionais, como o de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, estados onde os regionais de Marcas são extremamente fortes.
Até aí tudo certo, mas eis que surgem algumas dúvidas sobre o regulamento - que diga-se de passagem possui erros de português imperdoáveis e alguns trechos de difícil leitura, onde é necessário 'correr os olhos' mais de uma vez para compreender o que está escrito.
Um exemplo disso é o artigo 1, onde diz que "poderão participar do Campeonato Brasileiro de Marcas veículos de passeio de 2 ou 4 portas, com capacidade volumétrica do motor de até 1.600 cm³, sendo o mesmo instalado na parte dianteira do veículo, tendo somente duas rodas motrizes, fabricados no Mercosul a partir de 1995, comercializados normalmente, com pelo menos 1.000 unidades produzidas em 12 meses consecutivos".
Pois bem, alguns pilotos que disputam regionais, especialmente os pilotos de Cascavel, NÃO PODERÃO CORRER, mesmo tendo carros que atendam ao artigo 1, como é o caso do cascavelense Ingmar Biberg, o "Guinho", que corre de Renault Clio - imagem abaixo.


O regulamento do "novo" Brasileiro de Marcas é controverso e até mesmo injusto.
Acontece que o regulamento técnico do Brasileiro de Marcas especifica em outro artigo normas para modelos de carros das seguintes marcas:
- Volkswagen
- Chevrolet
- Fiat
- Peugeot


Para a turma que corre de Renault Clio, Ford Fiesta, Ford Ka, Ford Escort e outros vários modelos, SINTAM-SE EXCLUÍDOS!

A título de curiosidade, no mesmo final de semana que está prevista a etapa do Brasileiro de Marcas em Cascavel (entre 13 e 15 de Novembro), estão programados outros eventos importantes, como:
- Catarinense de Terra em Lontras (RODADA DUPLA - encerramento do Campeonato);

- Metropolitano e Paranaense de Speed Fusca e de Marcas & Pilotos em Londrina (sim, em LONDRINA. Vejam o absurdo das datas!!!);
- Brasileiro de Endurance em Tarumã;
- Fórmula Truck em Curitiba;

- Brasileiro de GT3 e Copa Clio em Interlagos;
- E ontem e hoje está acontecendo no Tarumã a 8ª etapa do Gaúcho de Marcas, que por motivo de quebras, acidentes e até mesmo o curto espaço de tempo para revisar os carros pode afastar a 'gauchada' de Cascavel.

E pra encerrar, algumas coisas relevantes sobre o Brasileiro de Marcas em Cascavel:
- Inscrição por carro: R$
750,00 (4 baterias)
- Pneus Pirelli P400: R$ 120,00 a unidade (haverá serviço para montagem/desmontagem dos pneus e balanceamento de rodas. O custo é de R$ 5,00 por unidade)
- Combustível (Álcool): R$ 2,00 o litro
Os preços até que são razoáveis se compararmos aos valores dos campeonatos regionais.
O regulamento técnico do Brasileiro de Marcas está aqui.

Quem puder, vá ao Autódromo Internacional Zilmar Beux e prestigie o evento. O Miguel, o Ronaldo e toda a abnegada turma de Cascavel merece esse prestígio!

Fotos: Site GPNews / Divulgação Automóvel Clube de Cascavel

16 comentários:

  1. Me desculpe o pessoal de Cascável que tem se mostrado incansável em promover bons eventos automobilísticos mas, a meu modo de ver, se os pilotos brasileiros quiserem um pouco de melhoria vinda da CBA, deveria haver um boicote dos pilotos a este "campeonato brasileiro de um final de semana"

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  2. Concordo com Ingo,mas uma perguntinha: nosso regulamento vale para outras marcas? ou é só para carros GOL e chamamos de MARCAS.ta dificil de entender esta galera.
    sds
    Fernando Patussi
    Nova Itaberaba SC

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  3. concordo com o fernando acho que nao podemos sair por ai criticando os outros se nao arrumarmos a casa.aqui como la tambem tem bagunça e poe bagunça nisso.e vcs sabem muito bem.ou o regulamento daqui e valido para outros tipos de carro?pois so vejo gol.e chamam de categoria MARCAS a onde e Marcas se so tem gol entao e monomarcas.
    Guilherme Moreira
    Lages

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  4. Está certo que o campeonato catarinense de automobilismo é um campeonato pode ser usado como referência no automobilismo brasileiro, mas, isto não implica em levar os seus erros a um campeonato brasileiro mesmo que seja um campeonato de um final de semana, alias uma denominação de torneio de marcas brasileiro, seria mais adequada.
    Não é porque "A" tenha falhas que deveremos criar "B" com as mesmas falhas.
    Sendo um campeonato brasileiro de Marcas, não pode se dar ao luxo de excluir alguma Marca.

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  5. Ingo, via de regra eu sou contra boicote, mas num caso desses, seria uma atitude a ser pensada.
    A CBA e a FPrA não estão respeitando o pessoal de Cascavel.

    Fernando e Guilherme, concordo com vocês, o Catarinense é uma "Fórmula Gol".
    Já escrevi isso dezenas de vezes aqui no blog, e sempre defendi que os maiores culpados disso são os pilotos e preparadores, que acharam a 'receita do bolo' e não tem coragem de arriscar algo diferente daquilo que estão acostumados a fazer.

    E pra finalizar, concordo novamente com o Ingo no que diz respeito a CBA se dar ao luxo de excluir alguma marca, ainda mais sendo que vários carros dos modelos 'cortados' do regulamento andam em vários campeonatos, como é o caso do Clio, do Fiesta e do Ka.
    É ridículo e patético isso.
    Parece que alguns casos para o cara ser dirigente de Automobilismo no Brasil é obrigatório ser teimoso, burro, birrento e surdo. Conheço bem esse 'filme' de outras épocas...

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  6. Falta no minimo inteligencia aos dirigentes. Os campeonatos de marcas locais principalmente no sul to país são muito fortes. A questão dos Gol é culpa sim dos proparadores e pilotos que não querem investir em outros carros. No rally o Tedesco mudou isso ao colocar o Palio, depois vieram o 206, Celtas e o Clio. Hoje todos esses carros fazem espetáculo andando nos mesmos tempos, lembrando que o Celta é 1.4. No rally também as fabricas estão investindo no desenvolvimento de seus carros. No passado Gol, Chevettes, Apolo e Escorts brigavam de igual para igual. No RS temos Gol, Celta, Uno ...Abraços

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  7. Viu, já saiu um adendo falando que os carros que não são citados no regulamento do brasileiro, vale o regulamento do regional. Por exemplo, o Guinho vai correr com o carro do jeito que está, pq está dentro do regulamento do regional deles.

    Dá vontade de ir pra lá só pra ver as brigas na hora de vistoria.

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  8. O que realmente falta pessoal é a união dos pilotos e preparadores, como existe no RS, por isso o campeonato gaúcho é tão disputado, euilibrado e com um grid tão cheio e variado.Assim seria o verdadeiro "Brasileiro de Marcas". Espero que na nossa CLÁSSICOS seja assim,competição mas com responsabilidade e união entre os pilotos!!!!!

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  9. Boa notícia essa Angelo!
    Agora, vocês já pensaram se o "Guinho" ganha a corrida? Seria demais!

    A nossa categoria de Clássicos vai ser a mais bonita do Brasil, podem escrever!

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  10. Francis vc ja tem o regulamento por favor nos mostre.aguardamos.obrigado.
    sds,Fernando
    Nova Itaberaba

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  11. O equilibrio de regulamento comprova: na última etapa do campeonato gaúcho em Tarumã (RS) no dia 08 Novembro haviam 49 carros no grid, nas mais variadas marcas.
    luiz borgmann

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  12. 49 carros Luiz?!?! PQP!!!!!!
    Parabéns aos gaúchos,o Automobilismo de vocês sempre foi um dos mais fortes do Brasil (se não o mais forte!).
    Show de roda!!!

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  13. Francis, acompanho seu blog a bastante tempo, sempre li e nunca comentei nada por achar as opiniões colocadas sensatas e coerentes, mas nessa vou colocar outra questão: como pode hoje com tantos recursos de mídia as federações, organizadores. CBA nao entrarem em acordo quanto a datas de eventos e organizando esses eventos caça-níqueis de fim de semana? Cadê o respeito aos patrocinadores, pilotos, público e que gosta realmente do esporte? Depois quando acaba as corridas o locutor fala: queria agradecer as pessoas que estâo hoje no Autodrómo: Angelo, Ingo, Alexandre, Fabiani, Luiz, Francis, Sérgio. É para isso que esses "botas" se arriscam a dar espetáculo?
    Desculpe o desabafo.
    Sérgio Luiz Donadel
    Barra do Garças - MT

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  14. Sérgio, seja sempre bem vindo aqui e obrigado por se manifestar.
    A impressão que dá as vezes é que realmente a comunicação e a busca pela informação são tarefas difíceis para esse povo que manda 9e desmanda) no Automobilismo.
    É por isso que o esporte que amamos está 'descendo a ladeira' a tanto tempo...
    Abração e sinta-se a vontade para comentar sempre aqui.

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  15. OLA GALERA!!!

    SHOW O BLOG!!! ESTE CAMPEONATO BRASILEIRO É UMA VERGONHA NOS AQUI GAUCHO TEMOS QUE FAZER PRATICAMENTE UM CARRO NOVO PARA CORRER O BRASILEIRO POIS O REGULAMENTO É MUITO DIFERENTE!!!! NOSSA ULTIMA PROVA FOI ESTE FINAL DE SEMANA E TIVEMOS 49 CARROS INSCRITOS SENDO DE 3 MARCAS DIFERENTES FIAT,GM E VW SENDO OS CARROS DIVIDOS EM QUASE IGUALDADE ENTRE ELAS ONDE ESTE ANO AO FIM DAS SETES ETAPAS TODAS AS MARCAS VENCERAM E FIZERAM POLES...MESMO ASSIM NOSSO REGULAMENTO MUITO JUSTO FOI POUCO UTILIZADO!!!NÃO POR QUAL MOTIVO??? E ESTA PROXIMIDADES DE DATAS IRÁ COM CERTEZA AFASTAR MUITO PILOTOS COMO EU DESTA ETAPA NA QUAL TINHA MUITO INTERRESSE EM PARTICIPAR ATÉ MESMO POR SER UM PILOTO JOVEM E BUSCAR NOVAS CONQUISTAS PARA MINHA CARREIRA.


    ABRAÇO

    LUIZ SERGIO JR
    SV RACING
    CAXIAS DO SUL-RS

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