terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Brasileiro de Marcas em Cascavel

Reproduzo abaixo o post que meu camarada Luiz Salomão (titular do excelente Saloma do Blog) colocou no ar sobre o Brasileiro de Marcas em Cascavel.
Lá no final darei meus 'pitacos'.

"Deu VW Gol no Marcas e Pilotos que teve como palco o Autódromo de Cascavel. Poucos minutos antes da largada da quarta e última bateria, já que foram disputas no sábado as três primeiras, do Campeonato Brasileiro de Marcas, no domingo começou a chover forte sobre o Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), situação que levou o diretor de prova Bento Tino a anunciar que, nessas condições, a largada seria dada com o Safety Car, decisão normal nessas circunstâncias.

Enquanto as nuvens e a água encobriam a região da pista paranaense, as possibilidades de Marco Romanini, que venceu duas das três baterias disputadas, ganhar o campeonato diminuíam a cada minuto: se ele largaria na décima-primeira posição, seu companheiro de equipe e maior adversário, Adriano Reisdorfer, ocupava a pole position e iniciava a bateria final como líder do campeonato. Pouco mais de meia hora após a largada da prova, o "meninão" de 21 anos e 1m92 de altura e 112 quilos, foi literalmente pra cima. Consequência de uma tocada forte e constante, o "meninão" de Cascavel levou seu VW Gol à terceira vitória no fim de semana e consolidou o domínio demonstrado desde o primeiro treino oficial. No geral dos três melhores resultados das quatro baterias, Romanini somou 60 pontos, contra 50 de Reisdorfer e 34 de Luiz Pielak (Ford Ka).
Resultado da quarta bateria do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos
1) Marco Romanini (PR), VW Gol, 14 voltas em 30m48s147
2) Luciano Cardoso (RS), VW Gol, a 3s954
3) Ingmar Biberg (PR), Renault Clio, a 4s296
4) Lademir Marcante (TO), VW Gol, a 7s322
5) Adriano Reisdorfer (PR), VW Gol, 22 voltas em 30m11s238
6) Leonel Neto (PE), VW Gol, a 9s843
7) Luiz F. Pielak (PR), Ford Ka, a 11s905
8) Edoli Caus Jr (PR), Chevrolet Corsa, 14s965
9) Paulo Vessaro (PR), Fiat Palio, 15s414
10) Wanderley Faust (PR), Chevrolet Corsa Classic, a 17s430
Obs: Os pilotos Luiz Pielak, Edoli Caus Jr, Leônidas Fagundes, André Massuh, Wanderley Faust e Marlon Bastos foram penalizados em 20 segundos por ultrapassagem antes da linha de chegada após a saída do Safety Car.

Pontuação final do Campeonato Brasileiro de Marcas de 2009:
1) Marco Romanini (PR), 60 pontos
2) Adriano Reisdorfer (PR), 50
3) Luiz F. Pielak (PR), 34
4) Luciano Cardoso (RS), 22
5) Ingmar Biberg (PR), 22
6) Wanderley Faust (PR), 22
7) Guto Baldo (PR), 20
8) Edoli Caus Jr, 18
9) Lademir Marcante (TO), 15
10) Leônidas Fagundes Jr, (PR), 12
11) André Massuh (DF), 12
12) Marlon Bastos (PR), 11
13) Leonel Neto (PE), 6
14) Paulo Vessaro (PR), 2
15) Pedro Neto (PE), 2
16) Rafael Mocelin (RS), 2
17) Gerson Filho (PE), Marcel Sedado (SP), Klebson Cunha (PE), Marcelo Camacho (SP), zero ponto.

(reprodução/divulgação/fotos: Sérgio Sanderson)
CBA/Assessoria de Imprensa/Wagner Gonzalez"

Pois bem, vamos aos fatos:
1 - Eu tinha escrito aqui no blog, no último dia 08/11, que a "nova CBA" (Confederação Brasileira de Automobilismo) começou com o pé esquerdo e fazendo uma baita merda com esse Brasileiro de Marcas.
Descobri que quem fez a maior merda não foi a CBA, e sim a FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo), na pessoa de seu atual mandatário, o Sr. Rubens Gatti, que por motivos que a gente faz de conta que desconhece foi intransigente e teimoso (e a teimosia é irmã gêmea da burrice) e não quis mudar a data da prova. Resultado: pouco mais de 20 carros no grid.

2 - Se a data tivesse sido alterada, provavelmente o grid seria facilmente superior a 50 carros, ou muito mais que isso, uma vez que só do RS e de SC deixaram de comparecer pelo menos 2 dezenas de pilotos.
3 - O Miguel Beux, atual presidente do Automóvel Clube de Cascavel, juntamente com sua turma de abnegados, deram um duro danado pra realizar essa prova em Cascavel, e apesar de todos os problemas que enfrentaram, a maioria dos pilotos e equipes saíram do Autódromo Zilmar Beux contentes com tudo que lhes foi oferecido de infra estrutura e tratamento por parte dos anfitriões (é bem verdade que não dá para se dizer o mesmo sobre pilotos x CBA e comissários de prova. Deu cada rolo...), mas fica a impressão que a FPrA tem algo contra Cascavel, e se isso for verdade, o problema é bem grande, pois há um projeto grandioso (e belíssimo) de reestruturação e remodelação daquela praça Automobilística, e isso pode afetar os planos da turma.
4 - Como diz um amigo meu, "há Dirigentes (com D maiúsculo) e dirigentes no esporte brasileiro". É vero!

Abaixo imagens das câmeras no Clio de Ingmar "Guinho" Biberg, que sofre um acidente no final do vídeo.
A sugestão dos vídeos veio do Angelo Gomes, do Ponta Racing.


4 comentários:

Fabiani C Gargioni disse...

Porque que sempre tem um dirigente prá atrapalhar???? Assim é brabo de se fazer esporte(automobilismo no Brasil).

Angelo Gomes disse...

Francis, só alguns pitacos tbem para esclarecer as coisas: a CBA, depois de prometer o Brasileiro para os gaúchos em off, veio e prometeu para o Paraná. Tentaram fazer em Curitiba, junto com o Show Cars, mas num entraram em acordo, detalhes num vem ao caso. Como ja tinha prometido para o PR, sobrou Londrina e Cascavel. Londrina num quis nem saber, Cascavel tinha interesse, pois o Miguel tá fazendo um otimo trabalho tentando reerguer o autodromo a nivel nacional. Correram atrás e satisfizeram todas os pedidos da CBA (TV ao vivo e mais algumas coisas). Tudo isso, CBA. Federação num marca data nenhuma, quem homologa é a CBA. É brasileiro. Não sei pq da decisão da data.

Se tivessem feito em Curitiba ou Tarumã, tinha dado 40 carros, mas pra isso existe acordo$$$ a serem feitos, o que num deu certo. Em cascavel dos 20 pilotos que correm regularmente, tinha 8 acho. Não tinha como ter mais.

Mas pelo menos saiu, com todos os problemas saiu o Brasileiro. Ano que vem prometeram que vai ser no mesmo formato, só que em Tarumã. Com certeza vai ter mais carros. Vamos aguardar.

Ah, essas informações está tudo no blog do Luciano Monteiro (lucmonteiro.blogspot.com/) é,só procurar nas paginas anteriores que tem todos esses tramites e exigências para o Brasileiro sair em Cascavel.

Anônimo disse...

Olá, Francis. Como comentei no post de 08/11, tá o resultado da mer..........cadoria que aprontaram. Parabéns aos 20 heroícos pilotos que colocaram o deles na reta (como sempre) e esse bando de cartolas vão a pqp só com passagem de ida.
Sérgio Luiz Donadel - Barra do Garças - MT

Francis Henrique Trennepohl disse...

Como dizia um certo personagem: "É compricado, Juvenal"