Antes que alguém venha 'descer o pau' na FAUESC, já vou adiantando: a culpa não é deles. É sim dos pilotos (e talvez preparadores, mas basicamente dos pilotos), que não tem coragem de montar um carro de outra marca e desenvolver.
Alguém há de gritar: "Mas isso custa caro!". Sim, custa, mas não é tudo aquilo não.
Só a título de curiosidade, na Argentina, que tem um Automobilismo fortíssimo, motor AP pra eles é lixo. É muito raro algum preparador querer fazer um motor desses.
Em outras épocas recentes já existiram regulamentos para carros de outras marcas aqui em SC, mas tudo "morreu na casca", pois ninguém teve coragem de montar, por exemplo, um Palio ou um Clio.
No nosso vizinho estado do Rio Grande do Sul o campeonato deles de MARCAS é um sucesso absoluto, uma coisa absurda de competitiva, a ponto de na última etapa realizada lá - a 7ª, dias 07 e 08 de Novembro - , nada menos que 49 carros participaram. 49 CARROS!!!
Há uma boa variedade de marcas e modelos participando do campeonato, e não é raro a alternância de vencedores.
Quem sabe a turma aqui da terra crie 'coragem' e siga o exemplo da gauchada, que há muito tempo dá de 10 quando o assunto é Automobilismo.
VW Polo, GM Corsa, Fiat Uno, GM Corsa, GM Celta, Fiat Uno, GM Corsa e VW Gol.
Fiat Palio.
GM Prisma e GM Corsa.
GM Corsa do piloto Gustavo Frey, de Erechim, que por alguns anos acelerou em terras catarinenses...
... e o GM Celta de Rafael Biancini, de Passo Fundo, que também já acelerou aqui na terra.
Converso muito com o Erlon, um dos integrantes da APPA, que organiza o gaúcho. O sucesso do gaúcho deve-se muito ao trabalho do Urbano e toda a equipe da APPA e da união junto aos preparadores e pilotos, coisa dificil hj em dia. Lá eles sentam juntos, discutem regulamentos, e conseguiram chegar num regulamento que equaliza boa parte dos carros. Na semana seguinte tem um churrasco pro pessoal conversar sobre a etapa, ver o que deu certo e o que num deu. É da união de todos e do trabalho de 3, 4 anos que está resultando no melhor regional de Marcas do Brasil.
ResponderExcluirFrancis, ano que vem sai um Poeiras Tur pra uma etapa do Marcas Gaúcho???
apoio integralmente, a volks esta se aproveitando de uma propaganda gratis subsidiada pelos pilotos, sem dar retorno p/ categoria,so p/ lembrar a muitos anos so tinha Maverick onde a Ford mandava, so quando a Tecnomotor do Dada e edson graczick fez a pole em interlagos i opala e 26 mavericks, começou o fim da monomarca.hoje infelizmente so sobrou os opalas. a meu ver um ford KA tem muitas possibilidades de vencer no marcas.Quem se habilita???? claude bes.
ResponderExcluiroutra , porque 1.6 cc se hoje a maioria e de outra cilindrada ?? 1.0, 1.3,1.4 vamos trocar a cilindrada assim todos começam do zero na preparação...claude bes
ResponderExcluirporque 1.6 no marcas se a maioria dos carros hoje são 1.0cc,1.3cc ou 1.4cc, vamos adotar outra cilindrada p/categoria assim todos começam do zero....claude bes
ResponderExcluirSao 1.6 porque 100% dos carros quando da criacao do campeonato o eram.
ResponderExcluirO projeto futuro é sua substituicao por unidades 1.4 com preparacao semelhante à atual, mas para um futuro mais longiquo..
Mas, o custo de um 1.6 é baixo se comparado às unidades de 1.6 litros. Motores 1.6 existem milhares nas oficinas dos preparadores, este é p único entrave para sua substituicao.
Já existem dois VW Gol GV em maos de equipes treinando, mas o acerto do carro é mais complicado que o atual, por isso os carros nao estrearam ainda.
Ao Francis fica nosso convite para aparecer em alguma etapa do proximo ano e um muito obrigado pelo belo texto!
Erlon Radl
O Angelo resumiu tudo união de uma associação forte em prol de um único objetivo:a disputa igualitária entre todas as marcas e o desenvolvimento de um regulamento mais simples com um custo menor. A clássicos vai tentar chegar o mais próximo possível desse objetivo, depende da nossa união não é Francis.E parabéns ao Erlon e a todos os envolvidos neste que é o mais disputado e mais belo campeonato regonal do país!!!!!
ResponderExcluiraqui está ,se trocar a cilindrada a dificuldade e igual p/ todos, quanto ao preço aqui tem nos desmanches milhares de mecanicas de todo tipó, a preço ate melhor que 1.6 . claude.
ResponderExcluirBom dia Francis, concordo com vc, lembro dos campeonatos de antigamente, onde na marcas haviam passat, gol, chevete, uno, era realmente muito mais interessante. Detalhe todos andavam muito perto um do outro. Abraços Edson.
ResponderExcluiróhh! aquele carro capotando não tinha camera minha não!
ResponderExcluirvamos parar com essa de dizer que minhas cameras capotam carros (risos).
Mas voltando ao assunto em questão, o mais próximo de um camp de marcas que eu cheguei, é em Ctba, gosto de ver os 206 acelerando ali
Temos de Assimilar esta formula do Gaucho e adapta-la aqui para fazer funcionar.
ResponderExcluirPorem isso requer $$$, tempo e empenho de varias pessoas ao mesmo tempo.
Uma pequena pergunta. A GM da algum subsidio para os que utilizam a sua marca? imaginei isso por existir la no Rio Grande uma de suas fabricas, e uma diversidade enerome de Celtas, corsas e até prisma andando no Gaucho.
Para ter essa mudança, algum Incentivo tende haver, pelo menos um empurrão.
Abraço
Juninho N11
Caro claude:
ResponderExcluirSim, para adquirir um motor atualmente o valor é identico para um 1.6 ou 1.4. A APPA/RS busca sempre o MENOR CUSTO para equipes e hoje o menor custo é das peças para motores 1.6 por aqui, além como eu mencionei, existem milhares de motores por aqui. O custo para trocar de 1.6 para 1.4 é grande, ao redor de 4 - 5 mil reais por carro, já que absolutamente nada dos motores atuais é aproveitado. Este valor nao é grande para equipes de ponta, como a Charrua, Autoracing ou Berbau-Motorcar mas para a grande maioria é demais, lembrando que mais da metade do grid faz etapas com menos de 3 mil reais (carro próprio).
Luiz Pereira Jr.:
A Chevrolet tem uma equipe oficial no Marcas, a Fast-Racing Chevrolet que possui um carro com as cores da fabrica (#100 - Vini Ferlauto/ Fabiano Cardoso). Tirando isso a rede de concessionarias tinha valores diferenciados para peças usadas em competicao (nao estou atualizado se esse desconto ainda existe), com o desconto o valor de um jogo de pistoes, por exemplo, era de 120,00. Por isso que o grid tem mais chevrolet que outra marca, pois atualmente é um carro mais barato de montar/ manter.
Apoio da cheverolet seria uma faca de dois gumes.. as demais fabricas nem se interessam e com apoio da Chevrolet a categoria viraria uma copa Celta/ Prisma.... e isso nao queremos.
hoje em dia p/ter bons patrocinios tem que dar retorno, tem que envolver canais de tv,midia escrita e falada, e aparecer. outra falam em custo, não acham que tem acidentes demais com perda quase total do veiculo.alem de material muita mão de obra.porque sera que tem tantas capotagens, muito montinhos artilheiros??, a meu ver e falta de area de escape tambem. vamos exigir mais segurança claude
ResponderExcluirdesculpe pórque sera que em todos os comentarios esqueço da RENAULT ???? claude.
ResponderExcluirErlon
ResponderExcluirO fato de ter esse desconto nas peças ja é um incentivo no meu modo de ver, ajuda a fomentar, coisa que aki em SC a Volks nao da nem bola para nos, e os preparadores estão sempre desenvolvendo o seus carros em cima do motor AP.
Na argentina tem apoio de Todas as marcas o que faz o grid ficar bem "Sortido" essa seria a ideia de apoio de fabricas aqui tambem. Sera que sonho muito? heheh
Abraço
Luiz Pereira Jr
ESTOU COM TIGO FRANCIS, MAS SERA QUE NÃO TEM UM LOBEZINHO NA HORA DA FAUESC ELABORAR O REGULAMENTO?QUEM ELABORA? E PORQUE ASSIM TÃO RESTRITO? NÃO TEM FLEXIBILIDADE A OUTRAS MARCAS.
ResponderExcluirCOM A PALAVRA OS ENGENHEIROS E MECANICOS DA FAUESC.
SDS.
Fernando Patussi
Nova Itaberaba
Valeu Erlon, obrigado pelo prestígio e pela força neste post.
ResponderExcluirAno que vem quero ir assistir uma prova aí.
O grande "xís" da questão no Automobilismo é justamente a falta de união dos pilotos.
Via de regra, todos só querem saber do seu próprio umbigo, e não abrem mão do que querem, aí complica.
O RS mais uma vez é exemplo para os outros estados seguirem.
O apoio das montadoras é fundamental, nem que seja com desconto nas peças, o que já é um bom começo.
Jimmi, fiquei sabendo que aquele carro tinha câmera sim, e dizem as más línguas que você mandou por sedex a cãmera, junto com um 'manual de instalação'. Manda benzer isso aí!!!! hahahahaha
Abraço
Vamos pro asfalto!
ResponderExcluirCarlos Perrier
blumenau
OlÁ...
ResponderExcluirnum comentario rapido, tentar transformar o catarinense em multi marcas é complicado ,pois nos aqui gauchos conseguimos isso no asfalto com arduo trabalho de anos graças a APPA e seus diretores e colaboradores...mas na terra já vi varios pilotos tentando colocar outras marcas para andar e o resultado não foi o esperado!!! corsa, palio ,uno já teve varios pilotos bons com carros bons vindos prontos do asfalto e não conseguiram desempenho na pista de terra!!!
nosso camp. gaucho de terra tambem é uma formula GOL.
EM 2010, marcas de asfalto terá mais de 50 carros no grid!!!
GOL G5 TA COMPLICADO, CARRO PRONTO FALTA APENAS IR PARA PISTA!!! MOTOR ORIGINAL SEGUINDO A RECEITA DO REGULAMENTO DA GM CONFORME INSTRUÇÕES DO NOSSO PRESIDENTE +OU-140CV , PROBLEMA E O PESO DO VEICULO (MESMO USANDO A CARROCERIA DA ARGENTINA DE 2 PORTAS).AGORA É ESPERAR PARA VER!!!
ABRAÇO
Jr
Epa Francis! calma lá!! o 206 foi penalizado porque largou na segunda bateria com os mesmos pneus da primeira bateria, não tem nada haver com camera não (mais risos)
ResponderExcluirParticularmente acho ruim para o automobilismo a questão "monomarca". Não podemos deixar de lembrar que a principal competição nacional é monomarca, pois a stock é uma F Chevrolet disfarçada. Comungo com a ideia de todos de que precisamos fazer alguma coisa para acabar, de uma vez por todas, com esse monopólio da Wolksvagen. No brasileiro de raly temos Peugeot, Fiat, Chevrolet e Wolksvagen. Será que é tão difícil assim acertar um 206? Espero que a "nossa" nova categoria (os velhinhos) possa dar uma amenizada nesse problema. Tudo vai depender do acerto no regulamento. Abraços
ResponderExcluirEm tempo, faltou dizer que a Renault também participa do brasileiro de raly. Cometi o mesmo deslize do seu Claude. Abraços
ResponderExcluirMuito bem lembrado Ike! EQUALIZAR o regulamento é a chave do sucesso.
ResponderExcluirHá muitos e muitos anos a VW tem uma mídia absurda e de graça, e não ajuda em nada.
BOICOTE NELES!!!!
Não tem o que falar do nosso campeonato gaucho que esta num nivel muito muito forte é isso mesmo a formula classic que se deus nos ajudar o passat vai estar em tarumã....
ResponderExcluirFrancis tem que vir numas 12 horas cara isso SIM é corrida de carro...Abraço.
que tal p/ insentivar, trofeu e pontuação extra por marca, campeão da fiat, campeão da ford, campeão da ww, etc... e logico campeão da marcas em geral. claude.
ResponderExcluirA premiacao por marca foi substituida pelas 3 classes, A, B e N e esta troca que deu o impulso ao Marcas com a entrada de muitos novos pilotos à categoria, principalmente para a classe N (Novatos).
ResponderExcluirA formula é um sucesso e não será modificada em absolutamente nada.
Acidentes sempre farão parte do Automobilismo. Na temporada 2009 eu lembro de apenas um carro com PT. A foto da capotagem do Uno #77 nao houve muitos danos ao carro apenas amassados nos cantos da categoria.
NAo existe automobilismo seguro e infalivel à acidentes. Nos 5 anos que organizamos o Marcas não tivemos nada que ultrapassasse nenhum limite, toques e pancadas sempre existirão. Basta colocar quase 50 carros em qualquer pista que elas acontecerão.
Ao Pessoal A.P.P.A meus parabens,tem lugar para todo mundo até Mecanico de Garagem.Continuem assim.
ResponderExcluirFernando
Nova Itaberaba
Realmente com um custo destes dava até pra gente pensar em andar. Até 3mil por prova é bom demais.Como disse o Fernando os mecas de garagem como eu podem se divertir tbém!!!!!
ResponderExcluirQuem sabe a gente não lança uma APPA dos CLÁSSICOS aqui em SC???Será que dá Ike? O que tu acha???
ResponderExcluirvc sabe quanto custa um tenis de competição,p/ correr a pe, vamos se mexer e se não arrumar uns patrocinios,e dar retorno e melhor ir pescar com fisga p/não gastar isca viva. claude bes
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