Corridas são a minha vida, minha grande paixão desde que me entendo por gente, e tudo que tem 4 rodas, um motor e um volante me fascina, e mesmo com esse fascínio todo consigo ter discernimento para enxergar alguma coisa que parece que não vai dar certo.
Ontem foi lançada oficialmente em Interlagos a nova categoria que passa a integrar o "guarda-chuva" da Stock Car Brasil para 2010: a Mini Challenge.
O carro é lindão, mas o preço é de chorar...
Essa categoria substituirá a Stock Jr., uma das maiores aberrações do Automobilismo Brasileiro.
Desde o início a Stock Jr. estava condenada ao fracasso, pois não era carro, não era fórmula e não era moto. Era um "Frankestein" de tudo isso, e muito cara, além das 'bolhas' serem feias demais.
Decidiram então tirar essa "bomba" de categoria e lançar a Mini Challenge, com os carros Mini, uma febre mundial que chegou no Brasil.
Principalmente na Europa essa categoria é muito difundida e faz um sucesso tremendo, pois os carros são iguais para todos, os grids são lotados e as disputas pra lá de emocionantes.
Aqui no Brasil pode ser que seja assim também, mas há um ingrediente extra nessa receita que pode (e vai!) lascar tudo: o preço.
A "brincadeira" com os Mini em 2010 vai custar "apenas" de R$ 210.000,00 por ano, sem o carro e sem as batidas, que inevitavelmente acontecem.
Acho que mais uma vez o Carlos Col (presidente da Vicar e que é o "manda chuva" da Stock) errou a mão do negócio, pois o valor é alto demais e não há perspectiva alguma de que seja uma categoria que revele novos talentos, e sim um categoria para "filhinhos de papai", vips e ex-BBBs, como diz o amigo Flavio Gomes.
Infelizmente é verdade.
A título de comparação, a Fórmula Future, lançada neste ano por Felipe Massa, tem previsão de custo de R$ 300.000,00 por ano, mas aí é Fórmula, "trampolim" entre o kart e categorias maiores da Europa e/ou dos Estados Unidos, ao contrário da Mini Challenge, que não formará ninguém para eventuais voos maiores.
Em resumo, um campeonato para quem quer se divertir sem se preocupar com quanto vai gastar.
Ah sim, faltou dizer o porquê de Carlos Col "mais uma vez ter errado a mão":
1 - Os valores da Stock V8 foram 'chutados' lá nas alturas, e isso quebrou algumas equipes e pilotos, e antes o que sobrava de piloto agora falta;
2 - Assinou um contrato quase que 'suicida' com o Globo, que passa mal e porcamente as provas;
3 - Acabou com a Stock Light para 2010;
4 - O resultado de tudo isso começará a aparecer em 2010: muitas equipes estão de saída da Stock, assim como pilotos e patrocinadores.
Fotos: Site Stock Car
7 comentários:
Fala Francis! Tudo ok? Que barbaridade estão fazendo com a Stock...e com o nosso automobilismo. Se não fosse a nova categoria do Massa, o que sobraria no Brasil? Corrida de caminhão e a falsa Stock... O jeito é torcer para o Trofeo Línea dar certo, porque sinceramente, acho que a Stock já está dando sinais de fracasso. Que inveja dos argentinos, não é? Abraço!
Francis, os seus textos são muito bons.
Vc nunca pensou em se profissionalizar nisso? Tenho certeza que irias longe.
Infelizmente sou obrigado a concordar com este texto, e assim como o Davi disse no comentário acima, também tenho inveja do automobilismo na Argentina. Lá o negócio funciona e é muito bom.
Estive lá em 2005 e fiquei impressionado com o que é uma corrida lá ao vivo.
O povo com bandeiras dos pilotos, das equipes, apaixonados pelo esporte. É outra realidade.
Abraço e parabéns pelo blog.
Adriano Peres
Francis,Sem Contar que a Pick Up Vai de Bolha da Montana GM.
sds
Fernando
Nova Itaberaba
Todos nós sabemos que automobilismo é um esporte caro, mas o que estão fazendo oom o automobiismo nacional é brincadeira. Só categorias caras e que não trazem possibilidade do surgmento de novos talentos. Vamos torcer para que a iniciativa do Massa dê certo. Sem tv a "estoque" vai fazer água. Abraços
Absurdamente mais caro do que pilotar um Omega na terra...
E esses Mini com certeza não têm a mesma graça do 6 canecos..
Independente da habilidade, aí só corre quem tem dinheiro.
"...não há perspectiva alguma de que seja uma categoria que revele novos talentos, e sim um categoria para "filhinhos de papai", vips e ex-BBBs, como diz o amigo Flavio Gomes."
Falou TUDO!
Abraços
É a velha mania de querer ser maior do que realmente se é de alguns brasileiros, e com o automobilismo não ia ser diferente. Que o automobilismo é caro isso todo mundo já sabe, mas querer encarecê-lo ainda mais é um absurdo. Seria o mesmo que a FAUESC injetar a "N", muitas equipes deixariam o campeonato de lado por conta de uma mudança que não traria nenhum benefício para o espetáculo. Como nosso grande preparador e companheiro de "POEIRAS TUR" Claude Bés nos disse:"O público não sabe se o carro está passando à 120 ou 150, não nota no visual, o que vale é a disputa". Desculpe Francis o tamanho do texto, mas é uma tradução da minha indignação,abraços!!!!!
Infelizmente é a "nossa" realidade do "nosso" Automobilismo.
Se na Argentina, que tá quebrada faz tempo, tem mais de 30 mil pilotos federados, porque no Brasil não tem 1 terço disso?
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