segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Blog Speed Day - Passo Fundo e Guaporé (I)

É tanta coisa pra contar, é tanta emoção vivida que nem sei como começar esse post.
Numa iniciativa pra lá de nobre, o Paulo Afonso Trevisan - criador e mantenedor do
Museu do Automobilismo Brasileiro - mais uma vez colocou os carros do seu acervo na pista pra rodar, e convidou uma turma de blogueiros e 'palpiteiros' pra andar, além do grande Jan Balder, um dos grandes nomes da história do Automobilismo Brasileiro.
O evento já havia ocorrido em 2009, de forma experimental, e em 2010 se tornou maior e recebeu a denominação de BLOG SPEED DAY, e teve além do Paulo o amigo Luiz Salomão, o "Saloma" coordenando tudo.

Na sexta feira a tarde foi dada a largada com a chegada de toda a turma no Museu do Automobilismo Brasileiro, onde o Paulo Trevisan nos brindou com uma aula magna sobre os carros que lá estão.
No sábado fomos todos à Guaporé, onde 8 carros nos aguardavam de tanque cheio e pneus calibrados.
As máquinas que estavam por lá eram um Omega Stock Car (que foi do Adalberto Jardim), Fómula Fiat Kaimann, Fitti-Vê (que foi do Emerson Fittipaldi), Espron BMW, Fórmula Ford (que foi do Rubens Barrichello), Aldee, Polar Divisão 4 (que foi do Jan Balder) e o Karmann-Ghia Porsche da Equipe Dacon (que foi do Emerson e do Wilsinho Fittipaldi).
TUDO, QUALQUER COISA QUE SE DIGA, É POUCO PERTO DO QUE VIVEMOS E SENTIMOS NO SÁBADO.
No dicionário ainda não há palavras que consigam expressar a emoção.
Aqueles jargões tradicionais de "o coração saindo pela boca", "um sentimento de que estamos no paraíso" e tudo mais são pouco.
O primeiro carro com o qual andei foi o Fórmula Fiat Kaimann 1974, um carro construído 6 anos antes de eu nascer.
Assim que saí dos boxes e vi na frente crescer a curva 1, brotou a primeira lágrima nos olhos, que veio acompanhada da segunda, da terceira...
Na minha segunda volta com o carro, um pouco mais controlado emocionalmente, passa por mim o MESTRE JAN BALDER com o Polar Divisão 4 que fora seu.
É desnecessário dizer que novamente as lágrimas escorreram pela cara.
A emoção que senti no sábado provavelmente jamais sentirei novamente na minha vida. Foi uma coisa sobrenatural, de outro mundo.
Durante essa semana conto mais.
Divirtam-se com algumas imagens, e vem mais, muito mais!

Jan Balder com o Polar Divisão 4 com o qual correu nos anos 70.
A minha primeira 'brincada' do dia: um Fórmula Fiat Kaimann...



... depois foi a vez de 'sentir' o Omega...
... e também tive meu dia de Barrichello.
Jan Balder e eu. Cara nota 11, baita piloto e uma pessoa fantástica.
A chuva encerrou as atividades um pouco antes do previsto, mas pela alegria estampada na cara de toda a turma, ninguém se incomodou com isso. A chuva foi apenas pra lavar a alma de um dia inesquecível.
O futuro já está garantido: meu 'pimpolho' João Henrique gosta dos karts...
... e o Gabriel já pensa que é o Emerson Fittipaldi. Patrocinadores, por favor entrem em contato!
Eu e o Paulo Trevisan. À você, meu amigo, só posso agradecer. Tudo o que senti nesses 3 dias jamais sairão da memória.
Foi um teste de fogo pro meu coração, que ano passado tentou me pregar uma peça, mas a alegria foi tão grande que ele funcionou 101%, inclusive se dando ao direito de querer bater dentro da boca e outras tantas vezes quis sair por ela.
O Paulo é uma pessoa especial, abençoada, e merece nossos elogios e toda a admiração por tudo que tem feito e continuará fazendo em prol da memória do Automobilismo Brasileiro. Merece palmas.
Obrigado Paulo, muito obrigado por proporcionar um dos dias mais felizes da minha vida!

PS1: No Blog do Saloma, no Blog do Sanco e no Blog do Mestre Joca tem mais imagens e relatos do final de semana. Vale a pena e eu recomendo a leitura.

PS2: A galera do Speed Channel esteve por lá fazendo matérias. A partir do dia 7 de Fevereiro começa uma série especial de 10 episódios dentro do "Curva do S".

Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl

29 comentários:

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Parabens ao Paulo,Luiz e a vc Francis realmente o Jan é um grande sujeito, "O" cara!
Essa não podia deixar de comentar, vc entalou no carro do Barrichelo?
Abs

Rui

Angelo Gomes disse...

Devem ter passado graxa no macacão do Francis pra ele entrar no F-Ford...

Francis Henrique Trennepohl disse...

Grande Rui, não entalei não... hehehe
O único jeito de entrar naquela 'lata de sardinha' é fazendo algumas manobras. Meu atual peso não permite que eu o faça de outra forma, mas não precisou de graxa e nem vaselina... hahaha
E vou dizer pra vocês: a sensação de estar ali dentro é magnifíca, inexplicável!

vitão disse...

Não, quem entalou fui eu ! com meus 11o kgs. e 1,83 , precisei da ajuda do Seabra e de um saca-gordo para sair ! mas tive o privilégio de estrear o Omega, um Cadillac de tão dócil, mas com um motor que berra e empurra , andar no Aldee do Paulo, um carro excepcional, muito bem acertado, que vocÊ colocava onde queria na pista, e um canhão, e no Espron, que peço desculpas ao Francis por ter ficado sem andar por ter cedido a vez para mim justo quando começou a chover. E conhecer a família do Francis, com os dois anjinhos que acompnharam tudo quietinhos com a supervisão da Santa da sua esposa ( e como elas sofrem com os nossos gostos...) foi ótimo. O trabalho do Trevisan foi primoroso , o acervo é sensacional, e ver o núcleo, que são as carreteras, foi um espetáculo de uma vida. Vai ser difícil achar palavras para contar tudo e agradecer o que o Trevisan nos proporcionou.

Ingo disse...

É bem como dizem:
O sol nasce para todos mas, para alguns afortunados, tem mais brilho.
Parabéns Francis, você mereceu isto.

abraço.

Augusto disse...

Assim tu mata os caboclo de inveja pô! HAHAHAHAHA!

Anônimo disse...

parabéns,a iniciativa do Trevisan,foi show de bola,deve ter cido magnifico!!!!!abraçao

regi nat rock disse...

Francis:
Faltam palavras...
Como sou mais esguio, entrei com menor dificuldade, mas mesmo assim, as pernas longas atrapalham.
E daí?
Foi (está sendo ainda) maravilhoso.
Só fico me repetindo ad eternum... obrigado, obrigado, obrigado, obrigado, como um disco rachado ... ao Paulo Trevisan e seus Comparsas maravilhosos.

Depois que o Kaimann mOrdeu meu calcanhar(ler no Saloma) tua mulher ficou me paparicando enquanto tava com a bolsa de gelo...
Tudo, absolutamente tudo, PERFEITO.

Aglais Trennepohl disse...

Eu não acelerei.
Eu não vi ninguém correr.
Eu não senti o cheiro do combustível.
Eu não vesti o macacão, nem a balaclava e nem pus o capacete.
Eu não troquei as marchas.
Eu não pisei fundo e aumentei o giro.
Eu não sentei num cockpit, não encaixei o volante.
Mas eu estava lá. Eu ouvi os roncos dos motores. E cada ronco conseguia me transmitir a emoção de cada um, me fazia ‘ver’ cada lágrima, cada prendida de respiração, cada suspiro.
Eu não sei quem pilotava o que, mas sabia exatamente quando era meu marido. Seu coração e o motor batiam e giravam na mesma sintonia.
Ninguém chorou, só lágrimas de felicidade plena escorreram tranqüilas e livres.
Mas eu chorei, sozinha, com tanta emoção transbordando naquele lugar com todos aqueles motores berrando: “estamos vivos!”

regi nat rock disse...

Depois dessa declaração de amor, Francis,... mande as crianças pra casa da vó...

Aglais Trennepohl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitorio soder disse...

Bah velho que legal e guaporé é um lugar muito bonito tbm...
Estou sentindo daqui essas emoções tbm é de arrepiar cara.....
Abração...

Aglais Trennepohl disse...

Bem que a gente queria Regi, mas a duas se juntaram em outra dimensão... E os avôs estão bem longe de se parecerem com os de propaganda de margarina.
Vamos tocando a vida como dá, só nós 4. E como arroz de japonês: unidos venceremos!!! kkkkkkk

Mestre Joca disse...

A família Trennepohl abrilhantou nosso fim de semana. Pude sentir de perto o grande clima de amor, carinho e fraternidade que os une.

Também vi a emoção do Francis, dificil de segurar. Passei pelo mesmo o ano passado e tentei me segurar este ano, mas é impossível.

Também adorei o Kaimann, mas não andei nele este ano. Deixei para os amigos mais fissurados que ainda não o haviam pilotado.Afinal, não devemos ser
egoístas.Bela máquina, gostosa de pilotar, pevisível, obediente aos comandos e, por que não dizer, confortável para os meus "modestos 95 quilos e 1m72.

E o Francis toca direitinho, não complica. Mas acho que foi ele que quase me atropelou quando eu estava no JQ-0Reynard Fórmula Ford do Barrichello. Ainda vou descobrir...

roberto zullino disse...

A família ainda levou o Gabriel, o fotógrafo oficial do evento, pelo que vi era o único que sabia tirar fotos. Que o Leonardo não me ouça.
Foi um prazer dividir alguns dias com uma família tão linda. Os meninos devem ter ficado infectados pelo vício da velocidade e vão infernizar a vida dos pais, mas isso é assim mesmo.

Vicente disse...

Francis,

Foi um prazer conhecê-lo pessalmente e dividir momentos na sua companhia e de sua maravilhosa família.
Já naveguei no seu blog e achei a fotografia da lendária Salomé.
Finalizando, gostaria de ressaltar o clima de amizade e brincadeiras que reinou no ambiente, nesse evento inesquecível que nos foi proporcionado pelo GRANDE Paulo Trevisan, a quem nós todos agradecemos por preservar a história do automobilismo brasileiro.

Fernando disse...

Manda as crianças pra cá Francis...
Cara.
Q inveja...
Show de bola...
Parabéns cara...

Leandro Sanco disse...

Grande Francis! Grande no tamanho, na simpatia, na alegria, no coração.

Teus piás me conquistaram. Curti demais brincar com eles. Acho que estou precisando fazer um.

O João é uma figuraça. Opala, tio Leandro! Demais...

Leandro Sanco disse...

CACILDA!!! Cadê o Cerega, que não apareceu na foto oficial??????!!!!!

Ike Nodari disse...

Já fiquei arrepiado só de me imaginar acelerando aquelas "jóias". Deu para sentir que foi um final de semana daqueles, cheio de "cobras criadas" e muito cheiro de gasolina no ar. Será que no próximo evento da para ir só para assistir? Abraços

BARULHO DE MOTOR disse...

Mas que droga! e eu perdi de andar de Omega Stock Car cara... que droga, tanta carreta louca e eu aqui em jlle fazendo oque ? NADA e na chuva ainda.

Anônimo disse...

CARO FRANCIS E LINDA FAMILIA
BALANÇO DE UM BELO FINAL DE SEMANA

O EVENTO EM PASSO FUNDO FOI UM PRATO CHEIO.
A TURMA DOS BLOGS COM CONHECIMENTO.
PAULO TREVISAN SEMPRE TURBINADO COM ORGANIZAÇÃO IMPECAVÉL.
DO AEROPORTO FOMOS PARA O MUSEU ONDE 90 VEICULOS TODOS SAUDOSISTAS EMPOLGAM QUALQUER AMANTE.
NO MEU CASO MEUS OLHOS ENCHERAM QUANDO VI O PRÓTIPO POLAR, MEU PRIMEIRO VEICULO PESSOAL DE COMPETIÇÃO NOS ANOS 70.
TENHO CERTEZA QUE ELE ME AGUARDAVA PARA MATAR SAUDADES.
AO VE-LO BEIJEI O MEU FILHO AUTOMOBILISTICO, QUE ME DEU E CONTINUA DANDO TANTAS ALEGRIAS.
A RESTAURAÇÃO FICOU PERFEITO, O SEU PERFIL TODO ORIGINAL IDENTICO QUANDO ELE ME DEU O TITULO PAULISTA EM 1975 E O VICE BRASILEIRO.
NA EPOCA A EQUIPE ERA COMPOSTO DE 3 PESSOAS: DA TEREZA(CRONOMETRAGEM) ,DO MECANICO ADÃO E EU. DETALHE IMPORTANTE ERAM DUAS BATERIAS NO DIA JUNTO COM A FORMULA SUPER VÊ- EU SAIA DE UM CARRO E SENTAVA NOUTRO.
APÓS AS LAGRIMAS FOMOS PASSEAR PELO MUSEU VENDO AS CARRETERAS DOS ANOS 50 E 60, OS PROTÓTIPOS DOS ANOS 70, VEICULOS DE TURISMO DE TODAS EPOCAS, OS STOCK CARS, O FORMULA JUNIOR DKW SEM FALAR DOS MODELOS DE ANTES GUERRA.
O ESFORÇO DO PAULO TREVISAN E DE TODA SUA EQUIPE É UM CAPITULO TOTALMENTE A PARTE, UMA LUTA PARA PRESERVAR A HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO.
NO DIA SEGUINTE FOMOS PARA O AUTODRÓMO DE GUAPORÉ ONDE O MUSEU LEVOU OITO VEICULOS E PROPORCIONOU A PILOTAGEM EM CADA UM DELES DE TODOS .
SENTEI NO MEU POLAR COM MACACÃO VERMELHO ZERO BALA ANTE CHAMAS CORSA E ME EMOCIONEI NO PRIMEIRO MOVIMENTO DO POLAR.
AO SAIR DOS BOXES MEUS OLHOS ENCHERAM DUPLAMENTE, PELO RODAR DO POLAR E PELA TRISTE LEMBRANÇA DA PERDA DO MEU AMIGO ANTONIO CASTRO PRADO EXATAMENTE NAQUELE LOCAL, MAS COM A CERTEZA QUE ELE DO ANDAR DE CIMA NÃO HESITARIA EM MANDAR A MENSAGEM- VAI LÁ ACELERA OMELETE.
A PISTA DE GUAPORÉ É UM EXEMPLO DE UNIÃO, NASCEU COM APOIO DE TODA CIDADE, ELEVOU O NOME GUAPORÉ NOS MEIOS E A CADA VEZ MAIS ELA ESTÁ MAIS FLORIDA, UM LOCAL MARAVILHOSO.
BATIZAMOS O RESGATE DO POLAR, ELE ESTAVA NERVOSO COM A PARTE DIANTEIRA UM POUCO DURO, A TRASEIRA PLANTADA NO CHÃO, O ENGATE DAS MARCHAS PRECISANDO DE AJUSTES E OS FREIOS PRENDENDO LIGEIRAMENTE.
O PRIMEIRO TESTE DO POLAR FOI APROVADO.
ASSISTI OS AMIGOS ,COLEGAS SE EMOCIONANDO CADA VEZ QUE SAIAM DOS CARROS.
TODOS ELES ANDARAM NO FORMULA VÊ, KARMAN GHIA DACON, PROTÓTIPO ESPRON E ALDEE, OMEGA EX STOCK CAR , FORMULA FORD E FORMULA FIAT.
VOLTAMOS A SER PILOTOS QUE MESMO POR UM DIA,O QUE TRAZ RECORDAÇÕES INCRIVEIS, AO LADO DA TURMA DA HORA........, SORRISO ESTAMPADO EM TODOS
DE CORAÇÃO AGRADEÇO AO PAULO TREVISAN QUE NÃO POUPOU ESFORÇOS PROPRCIONANDO UM MARAVILHOSO SPEED DAY E A FAMILIA GRAEFF SEMPRE HOSPITALEIROS COM UM BELO CHURRASCO GAUCHO.
NÃO SEI COMO AGRADECER . FOI BARBARO PAULO.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Grande Vitão, não precisa se desculpar por nada.
Tenha certeza que os 5 carros que andei valeram cada segundo, então se não deu pra andar em algum, não há o menor problema nisso.
Obrigado pelas gentis palavras.

Ingo, muito obrigado. Não sei se mereci, mas confesso que ganhei na mega sena acumulada com isso.

Augusto, é simplesmente uma loucura, nunca vou conseguir explicar o que a gente sentiu e viveu lá.

Regi, tenho saudades da época em que podia chamar minha 'carcaça' de corpo esguio... hehehe
Espero que o pé já esteja 101%.
Infelizmente as avós já se foram, mas a gente se vira por aqui do jeito que dá...

"Muié", só a alma feminina pra ter tanta sensibilidade e captar as coisas dessa forma.
No nosso "sistema bruto masculino" não conseguimos ver as coisas assim, apesar de todos terem ficados muito emocionados.

Vitorio, é de arrepiar mesmo!

Mestre Joca, obrigado pelas gentis palavras.
Não fiz muita força pra controlar as emoções. Eu queria mesmo era viver cada segundo daquele paraíso, e fiz isso.
Chorei, fiquei arrepiado, as mãos pingavam de tanto suor, as pernas tremiam e o coração batia na boca.
Era um grito de "ESTOU VIVO"!!!
Não fui eu quem quase te atropelou, posso lhe garantir isso.
Eu quase fui atropelado pelo Belair e depois pelo Vitão.
Eles é que ficaram com a fama... hahahaha

Zullino, foi um grande prazer conhecê-lo pessoalmente.
Os meninos já pedem um kart faz um bom tempo, mas enquantos eles não arranjarem patrocinador, nada feito.
Obrigado pelas palavras!

Vicente, da mesma forma foi um grande prazer conhecê-lo.
Que bom que tenha achado a foto. É uma relíquia!
O clima que você descreve é exatamente o que ocorreu.
Jamais esqueceremos esse Janiro de 2010!

Fernando, valeu, obrigado.
Quando dei a segunda volta com o Fórmula Fiat Kaimann lembrei de muita gente aqui da terra, amigos que eu tenho certeza que gostariam de estar lá, e voc~e foi um deles.

Leandro, muito obrigado pela gentileza das palavras.
Nós como sendo os mais 'novinhos' do evento estávamos em êxtase total.
Foi um grande prazer conhecê-lo pessoalmente.
Divirta-se bastante com o vídeo que te mandei... hehehehe
PS: Acho que o Cerega foi abduzido...

Ike, foi demais, coisa de maluco mesmo.
O Paulo não sabe se vai fazer no próximo ano, pois os custos são altíssimos e há uma série de outros fatores envolvidos.

Jimmi, fica tranquilo, representei a galera da poeira lá... hehehe

Jan, tê-lo aqui em meu blog é sempre um prazer gigantesco, e ler suas palavras é emocionante.
Sou cada vez mais se fã!

Claudio Ceregatti disse...

Francis, me desculpa meu caro...
Estou tão assoberbado de trabalho que nem sei por onde começar a reordenar a vidinha comum, esse dia a dia padrão.
Não posso deixar de registrar o teu filho menor, desenhando fuscas e opalas...
Aquele parzinho de olhos azuis tem bem a quem puxar, camarada.
E sorte a tua ter uma mulher a teu lado, que te acompanha e apóia. Reparaste que só havia lá conosco a tua esposa, a do Vicente a do Jan?
Pois é...
Legal demais voce ter partilhado essa nossa alegria insana com os teus.
E esses dias serão contados em detalhes a teus netos. O dia chega, tu sabes.
O nosso chegou.
Olhando em volta agora, cercado de uma realidade tão sem cor, damos o devido valor a tudo que vivemos.
Que mais dizer? Só fechar os olhos e relembrar as emoções maravilhosas que vivemos...

jcesar disse...

ai, ó ... já estou disponibilizando no www.fnva.com.br as fotos do segundo dia: http://www.fnva.com.br/viewtopic.php?f=19&t=18873

Fabiani C Gargioni disse...

Francis ´vc mereceu de verdade este fim de semana de velocidade, tu passou aqui e não deu tempo de a gente se ver. O Ezequiel me disse que vc disse que faziam 3 dias que tu não dormia, mas tbém pudera né, concordo com o Ike da próxima vez veja com o Paulo se ao menos nós reles mortais poderemos ao menos ver e ouvir a farra,valeu!!!!!

Francis Henrique Trennepohl disse...

Cerega, obrigado pelas palavras, são emocionantes.
Graças a Deus tenho uma mulher e dois filhos sensacionais, parceiros e apaixonados.
Isso não tem preço!
Relembrar tudo é uma tarefa pra lá de fácil. As coisas saltam aos olhos sem fazer força!

João césar, muitos legais as fotos. Parabéns!

Fabiani, obrigado, valeu mesmo!
Tivemos alguns imprevistos na ida até Lages e chegamos aí com quase 2 horas de atraso, aí nem deu pra parar.
Queria ter ido ver o Gol do Ezequiel e o teu 147, mas infelizmente não deu.
Fica pra próxima.

Antonio Seabra disse...

Francis,

Foi um prazer conhecer voce e o Sanco !
Parabéns pelos teus textos, todos recheados da mesma emoção que todos nos sentimos. Apesar de hoje ja ser 4 feira, a adrenalina ainda esta alta
Parabens tambem a Aglais, pela linda declaração de amor, com a sensibilidade tipica da alma feminina.
O que o Trevisan fez pra nos não tem com ser descrito ou como ser explicado. Vai ficar flutuando no espaço historico do automobilismo, para alem dos tempos. Grande pessoa.

Sanco, o Cerega não apareceu na foto porque nessa hora estava cmainhando pela pista, conversando com os deuses do automobilismos, e com os anjos das curvas. Grande Ceregati também.

Abraços

Antonio

Francis Henrique Trennepohl disse...

Seabra, o prazer foi meu. Espero que outras várias e várias oportunidades aconteçam.
Estar na companhia de gente do ramo é a melhor coisa que tem.
Obrigado pelas gentis palavras a respeito do texto e da família.
O Cerega foi meditar na pista com os deuses da velocidade.