quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Há vida longe do Gol (3)

Outro que iniciou sua carreira longe dos Gol foi o piloto Jair Gans, de Campo Largo (PR), que iniciou com um Fusca e logo em seguida optou pelo Chevette, modelo pelo qual foi 'fiel' durante toda a sua carreira, tanto nas pistas de terra quanto de asfalto.
Aqui em Santa Catarina Jair Gans faturou o 3º lugar na 1.600cc na temporada de 1989, quando os blumenauenses Gunnar Vollmer e Max Mohr dominaram a temporada, terminando o certame daquele ano com o Gunnar como Campeão e o Max com o Vice.
O Fusca 70 em ação.

Foto: Acervo Alex "Xerife" Fernandes

14 comentários:

come_poeira disse...

Antes desse Chevette, o Jair pilotava um Fusca.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Opa, maravilha de informação. Não sabia disso.
Obrigado, Adolf!

Anônimo disse...

o chevette era preparado pelo Pierre durante toda a carreira do Gans.claude.

Bianchini disse...

Lindo Chevette! Se tivesse um grande spoiler na traseira, lembraria muito os Chevette "misto quente" (bloco de Chevette, cabeçote de Monza) da equipe de ralí da Touring - também predominantemente amarelos - no Brasileiro de Ralí de 1984, e que foram campeões naquele ano por antecipação (não vou lembrar o nome dos pilotos pois não tenho a memória prodigiosa do Mestre Joaquim). Consta que no Paraná existe (ou existiu) uma escola de pilotagem de ralí, e que além dos Pálios da vida tinha uns dois desses Chevettes para o aluno saber como é a vida em power steering...
Abraços!

ivan79 disse...

Bons tempos!!

Lembro do Chevettão .... o sobrinho do Jair é meu vizinho .... corre no Pr de Terra, com o Gol, o nome dele é Joelson Gans ...

Angelo Gomes disse...

Bianchini, existiu sim essa escola de pilotagem, era de um tal de Sadi Bordin. Realmente ele tinha os palios e os chevettes. Um desses Chevettes eu vi correr com um sobrinho do Sadi. Era nesse mesmo tom de amarelo do Chevette do Gans, com aerofólio traseiro branco. Tenho foto em algum lugar.

Ike Nodari disse...

Lembro de uma corrida em Joaçaba em que o Jair e o Totonho protagonizaram um grande duelo. Os chevettes tinham um bom desempenho na terra. Outro que andou sempre muito bem foi o Dotti de Curitibanos, chevette #90. Se não me falha a memória quem preparava era o Seu Pierre. Abraços

Ike Nodari disse...

O nome do piloto era José Augusto Dotti

Francis Henrique Trennepohl disse...

Isso mesmo, a escola era do Sady Bordin Filho, e ele foi campeão no rali com um Chevette. O navegador era o Tuca Cunha (já falecido).
O "Guto" Dotti era outro que andava muito com Chevette.
Em breve ele vai aparecer nessa sequência.

Mario disse...

AQUI TEM FOTOS DO CHEVETE
http://www.bordin.net/index2.htm

Fabiani C Gargioni disse...

O Ike lembr de tudo assim não dá...

Francis Henrique Trennepohl disse...

Valeu Mario, obrigado.

A cabeça do Ike é um computador!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O chevette do jair, que por um ano o gastão weigert tocou, tinha o aerofólio do brasileiro de marcas, agora não lembro porque nesta foto ele estava sem. O Pierre preparava os chevettes do Jair/Gastão e o do Dotti também, e os do Touring Club que foram campeão e vice do rallye FISA 84(na frente dos Voyage e gol de fábrica) eram preparados pelo meu pai Claude Bés.
Jean Paul