segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Um "Hidroplás" na Força Livre Catarinense

Em 28 de Novembro de 1989 aconteceu em Lages a 11ª etapa do Catarinense daquele ano, e uma novidade 'estreava' na Força Livre: um Opala "Hidroplás" vindo diretamente do Campeonato Brasileiro de Stock Car.
O piloto responsável pela novidade era o lageano Luiz Carlos Zapelini, que venceu a prova após vários pilotos se negarem a largar devido às péssimas condições da pista.
Dentre os pilotos que preferiram não largar estavam o pole Luiz Carlos Pruner e outros favoritos à vitória, como Clóvis Concatto, Antônio de Liz Vieira, Roberto Schramm, Clóvis Bechtold, Vilmar Gargioni e Ronaldo da Rocha.

Com toda essa confusão o "Zape" fez o dever de casa e venceu com tranquilidade, seguido por Roberto Rodrigues, Douglas Zappelini, Sérgio Gomes, Altair Engelke e Sílvio Cervi.
Luiz Carlos Zapelini com o Opala "Hidroplás" 22 alinhado no grid.
Segundo o Fabiani Gargioni, amigão lá de Lages, essa carroceria está na cidade até hoje, na oficina do Wolff (precisamos providenciar fotos disso!).
Se eu não estou enganado, esta foi a única vez que um Opala com essa carroceria foi utilizada no Catarinense.
Mais tarde, no final dos anos 90, o Pedro Genildo Machado utilizou uma carroceria em fibra modelo "Nascar", mas também não 'vingou' e ele logo voltou ao Opala tradicional.


Imagem: Jornal Auto Pista (dezembro de 1989) - Acervo pessoal Sidney Andrade

5 comentários:

Ramonn "Fritz" Sedlacek disse...

essa carroceria era usada pelo Paulão no asfalto??? e se realmente ainda existir tem que rolar umas fotos... lembro do genildo, ele veio com um carro diferente, a asa traseira era mais alta e parecia maior tbm, opala verde... era esse?

abração

Fernando Assis disse...

Se está com o Wolf deixa pra mim...

Francis: Como anda o campeonato de clássicos???
Sabe de alguém que tenha carro pra vender?? Pra andar na clássicos...
Acho que tamo dentro...

Leandro Sanco disse...

Caramba! Essa história é realmente inusitada. Como é que o Zapellini conseguiu trazer a bagaça? Demais...

Ike Nodari disse...

Se não me falha a memória, o Zapellini também correu com esse carro em Santa Cecília. Abraços

Francis Henrique Trennepohl disse...

Pela pintura e pelo número, acho que era sim, Fritz.
O do Genildo é aquele verde mesmo.

Fernando, semana que vem deve acontecer a reunião que define a Copa SC desse ano na sede da FAUESC.
Depois eu falo contigo sobre algumas idéias.

Grande Leandro, é inusitada mesmo. O pessoal que corria com o Opala 'tradicional' não gostou muito dessa história.
Vou tentar descobrir o "trâmite" que fez esse carro cair na mão dele.

Ike, você tem razão, o "Zapa" andou em Santa Cecília também com esse carro.