sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Equipe Kohlbach

Um dos 'times' mais famosos que já existiu na história do Automobilismo Catarinense foi a Equipe Kohlbach, uma das mais fortes dos anos 80.
Além de máquinas e pilotos velozes, o layout dos carros era muito bonito e havia uma preocupação com a imagem.
Nos anos em que competiu a equipe Kolhbach faturou inúmeras poles, vitórias e títulos.
Abaixo os pilotos e os resultados alcançados.

João Carlos Boaventura, piloto de Timbó que competia com o Fusca 77.
Foi Campeão da 1.600cc em 1982 e 1983.

Orlando Zeferino de Souza, blumenauense responsável pela pilotagem do Fusca 7.
Foi 3º colocado da 1.600cc em 1983 e Vice Campeão em 1985.
Sávio Murilo Azevedo, de Jaraguá do Sul, estreou pilotando um Dodge, que mais tarde foi substituído por este Opala da imagem acima.
Foi Campeão da Força Livre em 1985 e depois disputou o Brasileiro de Stock Cars.

PS:
Se não estou enganado, a Kohlbach não existe mais. Alguém tem essa informação?

Fotos: Acervo pessoal Maurício Reuter

9 comentários:

Flavio Bortolini Junior disse...

E ai Francis blz...
Sim existe mais ja nao he mais admisnistrada pela Familia Kohlbach, foi vendida e tambem ja nao e a potencia que foi. A empresa fica em Jaragua do Sul e era uma das grandes empresas da cidade assim como a WEG motores uma pena que a Kohlbach nao conseguio seguir os mesmos pasos da WEG que hoje e uma das maiores fabricantes de motores eletricos do mundo. Essa paixao da empresa pelo automobilismo jah vinha do fundador da empresa que possuia uma colecao de automoveis incrivel nao sei se ela existe ainda mais era grande e com carros bem interessantes.

Abraco Flavio

Luiz Pereira Junior disse...

Bom dia Francis

A empresa foi adquirida por um grupo de investidores que mudaram o nome para Kcel, nao tem a força da WEG, mas tem a sua fatia de mercado.

Abraços

Luiz Pereira Junior N11

Fabiani C Gargioni disse...

O Sávio andava muito na terra, e uma vez fomos assistir a Stock em Tarumã e se eu não me engano era a sua estréia no asfalto e ele deu conta do recado, foi uma pena que tudo logo acabou. E Francis por onde anda esse que foi um dos astros do nosso automobilismo?????

Francis Henrique Trennepohl disse...

Opa, galera afiada. Obrigado pelas informações.

Fabiani, fiz um "Por onde anda???" do Sávio em Setembro do ano passado (http://poeiranaveia.blogspot.com/2009/09/por-onde-anda.html)e lá disseram que ele ainda é advogado em Jaraguá do Sul.

Bianchini disse...

Na primeira foto, variações sobre um mesmo tema (ou mecânica): um Fusca, um Brasilia e atrás provavelmente o bico de um Zé do Caixão ou (não sei se correrem) Variant ou TL de frente alta.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Era o bico do "Zé do Caixão" do Werner Wind (# 20), de São Bento do Sul.
Esse carro tinha uma pintura muito legal, em preto e com detalhes em amarelo e laranja.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Recebi ontem ligação do grande amigo José Ramos chamando atenção para um detalhe importante na primeira foto e que passou 'batido' por todos, inclusive eu mesmo: ao lado da porta do Fusca do João Carlos Boaventura está Niberto Reuter (jaqueta preta), ex-piloto e pai dos irmãos Maurício e Márcio Reuter.
Valeu Zé, obrigado!

Rubens Schmidt Junior disse...

Boa tarde,
Meu pai, Rubens Schmidt, que também correu o campeonato catarinense nos anos 80, porém na categoria força livre, participou diretamente do título de seu amigo João Boaventura em 83, correndo a última etapa do campeonato daquele ano no lugar do Padilha, com o carro número 7. Ele precisou vencer a última etapa para o João se sagrar campeão. Alguém sabe qual foi a última etapa daquele ano?

Anônimo disse...

A coleção do meu bisavô não existe mais. Não o conheci, mas me informei e estudei sobre a minha família. A Kohlbach poderia ser hoje uma das potências junto a WEG, porém, após vendida para um grupo de empresários inexperientes, assinou seu fim. A empresa ainda existe, continua fabricando, porém, não com a mesma qualidade da época.