domingo, 7 de fevereiro de 2010

Há vida longe do Gol (44)

O joaçabense Osmar Cazella iniciou no Catarinense de Terra com um Passat, sempre figurando no pelotão da frente.
Venceu inúmeras provas e foi Vice Campeão em 1986, Campeão em 1987 e 3º em 1988, sempre correndo na Marcas.

Osmar Cazella e o Passat 87 da Joauto em Mafra. Ao fundo o "Zé do Caixão" 88 do Clóvis Müller e o Fusca 71 do Paulo Roberto Santana.

Foto: Acervo pessoal Lauri Farias

9 comentários:

Bianchini disse...

Uma dúvida: largada parada ou em movimento? Pois creio que, com largada parada, a tração dianteira do Passatão não desse muito conta do Coffin Joe e dos Fuscas com motor e tração traseiros - e, portanto, com melhores condições de transmitir essa tração para o solo. Depois dos carros em movimento, aí creio que a melhor suspensão e aerodinâmica do Passat resolvesse, mas na largada...
Gostei da solução da tomada de ar do Zé do Caixão, com a "orelhinha" ocupando a área do vidrinho da porta traseira.

Ike Nodari disse...

Grande Cazella. Gente boa e grande piloto. Detalhe: sempre fiel ao passatão, pois em sua aventuras por pistas de terra, só usou o belo espécime da Volkswagem. Abraços.

Fabiani C Gargioni disse...

Não é bemn asim Bianchini, o meu 147 na largada deixa muito chevette pra trás é só ter cuidado. Eu era fã do Cazella e do seu passatão e comio andavam!!!!!

Francis Henrique Trennepohl disse...

A largada sempre foi parada, e os carros com tração traseira (e pilotos bons) conseguiam se dar bem.
É verdade que carros com tração dianteira e bons pilotos não perdiam posições.
Eu também gostava muito da tocada do Cazella.

Bianchini disse...

Bem, fiz o comentário levantando a hipótese de dois pilotos largando na mesma fila com habilidades iguais, ou seja: dois bons pilotos mais na frente, dois pilotos nem tão bons assim mais lá para o fundo...
Quanto ao Passat, lembro certa vez de ter lido o mestre Expedito Marazzi citar que o melhor carro nacional de então (início dos anos 80) para as pistas seria um Passat que saísse de traseira, pela facilidade em jogar a traseira e corrigir "puxando" a frente com o acelerador. Creio que na terra, com a menor aderência que o asfalto, isso seja mais fácil de conseguir.

Fabiani C Gargioni disse...

O passat faz esse "contraesterço" porque a sua distância entre eixo é um pouco maior que a do gol quadrado por exemplo. Já com o 147 que é curto a gente tem que tentar "arredondar" mais a curva isso segundo dicas de especialistas!!!!!

Francis Henrique Trennepohl disse...

Eu sou mil vezes mais Passat do que Gol.
E também já ouvi de muitos pilotos que correram com esses dois modelos que o Passat é melhor, mas no final das contas todos "se renderam" ao Gol pela tecnologia ser mais moderna.

Fabiani C Gargioni disse...

Tecnologia e distribuição de peso!!!!!

Francis Henrique Trennepohl disse...

hahahahaha