quarta-feira, 3 de março de 2010

Calhambeque

Atendendo a mais alguns pedidos da galera que quer ver os "Calhambeques" em ação, duas imagens de Canoinhas, com o Rodolfo “Rudi” Erhardt e seu famoso 11 acelerando.

E só pra deixar a informação correta, ao contrário do que eu disse aqui, o "Rudi" fez sua estreia em pistas catarinenses a bordo de um DKW no dia 17 de Junho de 1975, no circuito de "Volta Grande", em Rio Negrinho.
A prova foi denominada "Grande Circuito Solar" e era aberta para automóveis com motorização até 1.500cc.
"Rudi" correu com o carro de seu irmão, Herbert Frederico Erhardt (o "Bi"), e o DKW também levava o número 11, que o acompanhou em todos os carros que pilotou.
A partir desta vitória o "Rudi" criou - juntamente com um grupo de amigos, todos apaixonados por automobilismo - a "EQUIPEPINO".


O motivo do nome da equipe se deu em função das dificuldades enfrentadas para a idealização de todo aquele projeto, que mais tarde fora recompensado com muitas poles, vitórias e títulos, frutos de muito esforço e dedicação.
Será que alguém tem imagens disso?

Colaboração: Cesar Augusto de Paula
Fotos: Acervo pessoal Edson Luís de Paula

10 comentários:

Mauricio Morais disse...

Francis, me explica o que é essa cadeira elétrica metade carretera e metade Maverick!!!O eixo dianteiro é bem mais largo que o traseiro ou é impressão minha??

barulho_de_motor disse...

O 40 é digno de elogios. Só precisa de rodas maiores para ficar como uma autêntica carretera.

Bianchini disse...

Francis, reforço a pergunta do Maurício Morais: O que é esse transgênico de calhambeque com Maverick 4 portas?

Francis Henrique Trennepohl disse...

Grande Maurício, que prazer tê-lo aqui!
Também fiquei com a impressão do eixo dianteiro ser maior que o traseiro, mas não posso afirmar com certeza, pois não tenho essa informação.
Era comum o pessoal pegar carros e fazer adaptações digamos "estranhas" para andar naquela época, mas ficavam boas (ou práticas, melhor dizendo) e a turma mandava ver no pedal da direita.
Abraço

Fabiani C Gargioni disse...

Poderiamos voltar a ter no estadual uma bateria de "CARRETERAS" como estas, opalas,mavericks,calhambeques etc. Sem paralamas e recortados, seria no mínimo interessante!!!!!

Anônimo disse...

Olá
Na primeira foto, ao lado do 11, parece ser um calhambeque com traseira de Maverick.
Abç
Júlio

Fabiani C Gargioni disse...

Não, Júlio é um "MAVECO" CARRETERA, todo recortado,sem paralamas e com algumas modificações à mais, antigamente na "terra" era assim!!!!!

Francis Henrique Trennepohl disse...

O Fabiani tem razão, é um Maverick todo recortado.

Sabei disse...

Olá amigos sou de Rio Negrinho conheço algumas dessas jóias que ainda estão aqui na cidade guardadas a sete chaves tenho fotos antigas.
elas eram chamadas de "FUBICAS" aqui na cidade sou amigo do lendario PEDRO BAUM e seu irmão YPI que corria com um DKW essa mistura de maveco e fubica era chama carinhosamente de "FUVERICK" ESTOU TENTANDO RESGATAR A HISTORIA DESSAS MAQUINAS E PILOTOS

Sandro disse...

Aquele híbrido, meio calhambeque, meio Marerick era o carro da Olsen Veículos de Curitiba. O piloto era um show à parte, entrava nas curvas acelerando, sem usar freios.