A princípio a decisão é para o ano de 2010, mas segundo este 'azulão', a chance disso se transformar em algo definitivo é grande.
A alegação é que a diretoria e os membros do São Bento Motor Clube estão cansados e desanimados, ao passo em que o público vem se reduzindo a cada etapa, os pilotos cada vez mais reclamam da falta de qualidade do piso da pista e alguns "problemas políticos" com a FAUESC reforçam o teor da decisão.
E o belíssimo cenário do "Rio Represo" tem grandes chances de ter o mesmo destino que os autódromos de Lages, Mafra, e São Carlos: será 'varrido' do mapa do Catarinense de terra e virará um pasto para o gado ou um monte de açudes para criar peixes.
E desta forma Santa Catarina vai ficando com poucas pistas de terra. Lamentável...
Foto: São Bento Motor Clube
21 comentários:
E eu aposto todas as minhas fichas na volta de Ascurra ao Catarinense de Terra ainda este ano...
Nunca entendi do porque o Catarinense não correr em Ascura.
A pista é boa pra caramba.
A pista de PG esta parada a mais de uma no pelo mesmo motivo, falta de motivação do pessoal do Automóvel Clube, entre outras coisas. Este ano entrou um pessoal novo na administração, para auxiliar o pessoal antigo, então se animaram e estão prometendo uma grande etapa para mes que vem.
Espero que a situação se resolva em São Bento.
Pô, justo uma das pistas mais bonitas??? Espero que isso não aconteça!
Tomara que este teu azulão tenha bebido todas e apenas sonhado isto.
É inadmissível que esta tão tradicional praça do automobilismo catarinense, uma das que ainda leva bão público às corridas, venha a ter sua pista fechada.
O Autódromo Rio Represo é o que atualmente oferece o melhor visual da corrida ao público, além de seu excelente visual próprio.
Quanto ao Autódromo Max Mohr vir a receber alguma etapa do campeonato catarinense, disto é algo que já vem se falando a algum tempo.
Entretanto, a meu modo de ver, acredito que haja a necessidade de algumas melhorias na pista. É imprescindível melhorar aquele grampo no final da descida que se segue à curva 1 e também no laço que vai acabar no início do retão.
Nâo há qualquer área de escape nestes locais que ainda tem a pista excessivamente estreita nestes pontos. Me parece um pouco temerário colocar na pista do Autódromo Max Mohr 25 carros das categorias Marcas ou mais do que 10 stock car para andar forte como se anda no catarinense, mantendo a pista no estado atual.
Mas que seria bom ter uma ou mais etapas do catarinense em Ascurra, isto seria.
Abraço
Ingo
Concordo com o Ingo sobre as mudanças necessarias,já comentei com seu Max e acho que não fui o único, falei também da necessidade de criar uma area melhor para o Camping, com banheiros, e melhores areas para as barracas e estacionamento. Muitos carros ficam no Box e acabam atrapalhando as equipes. Com pequenas mudanças seria ótimo andar em Ascurra sabendo que faz parte do Calendario do Campeonato Catarinense, não desmerecendo a Copa Santa Catarina é claro.
Essa foi uma das piores notícias que já li nesse blog.
Conheço aquela praça de automobilismo desde a década de 80 e desde 2006 não perdi de ir em uma unica corrida em São Bento. Mesmo com o clima as vezes não colaborando, como foi no mês de Março deste ano, tenho me deslocado aqui de Palmeira PR, enfrentando os 190 Km de estrada, só para prestigiar os eventos lá realizados.
Não consigo entender o porque do afastamento do público de um autódromo tão bonito e com toda aquela estrutura. Até lenha para a fogueira de noite eles fornecem para os acampamentos.
Esse negócio da ma qualidade de pista, pra mim é frescura de piloto. Esses então deviam ir correr no asfalto. Corrida em pista de terra é assim mesmo. Os pilotos veteranos devem lembrar bem como eram as pistas na década de 80 e 90.
Se fizerem uma campanha "FICA SÃO BENTO" eu serei o primeiro a apoiar.
Desculpe se falei alguma besteira ai.
Abraço.
Q pena...
E aos poucos o automobilismo de Santa Catarina está se indo...
Restando apenas, Joaçaba e Lontras...
Chapecó tbm tah padecendo...
Segundo comentários dificilmente sairia uma corrida em Ascurra com a pista da maneira como está.
É uma tristeza imensa ver o automobilismo morrendo desta maneira sm SC.
Acho que tá mais do que na hora de revermos algumas coisas e tentar mudar o quanto antes.
Qto a qualidade das pistas, isso já foi dito um milhão de veses... Se tá ruim vai andar no asfalto, lá tá sempre lisinho. Cancei de ver corrida com pista toda enfarrofada... Lembro do Sadi Bordin descer o bico de pato todo de lado... O Beto, O Armin, O Brolo entre outros...
O que será que está acontecendo???
O amoro pelo automobilismo acabou??? E a vontade de acelerar??? kd???
Meus Pêsames!
Francis, vi uma noticia na F1 mania interessante, o primeiro vencedor da historia da Formula Future foi Francisco Alfaya, acho que este rapaz andava com a gente em 2008 quando eu fazia o Catarinense, só que ele andava na Mini Formula Tubular, se for legal saber que quando sai da terra a galera alopra com o pessoal do Asfalto é so ver cometarios do Luiz Razia que é piloto de testas da Formula 1 mas cresceu correndo na terra.
Abraço
É êle mesmo Rampelotti. O Francisco Alfaya pilotava o mini fórmula nº16 com o qual infernizava a vida de Romir Roeder, a grande fera da categoria.
No ano passado andou na fórmula 1600 no RS e agora está na Future, onde continua com o nº 16. Venceu a primeira bateria da primeira etapa e foi o 6º na 2ª bateria.~
Este menino tem muito potencial e deverá ir longe.
Concordo com tudo que falaram aqui, desde a qualidade das pistas, que SBS é uma das mais bonitas, que a 'pilotaiada' reclama demais, etc, mas o que realmente me deixou feliz foi ver o Alfaya brilhando.
Toca muito e merece estar lá!
Lamentavel, pois desde os meus 10 anos nao perdi uma corrida em Sao bento, ate pelo fato de ser de Sao bento a amar o automobilismo...é uma pena
Boa noite meus amigos, eu como membro do clube de São Bento do Sul e responsavel pelo autodromo desde 2006 agradeço todos aqueles q de alguma forma nos apoiam.
Quero dizer a todos q não é falta de motivação dos novos membros, pq temos tesão por aquela pista e por corridas, o unico problema é a falta de grana. Eu a 5 anos tiro dinheiro do bolso para organizar tudo, pq gosto dessa porra, fico pelo menos 15 dias antes da corrida so me dedicando ao evento( deixo de trabalhar pra organizar tudo, sou representante comercial) e ninguem pergunta se eu preciso de algo, a federação manda uma lista enorme de melhorias q temos q fazer, ( mas manda apenas 5 pila pra ajudar na midia), a falta de grana é o unico motivo de não realizarmos a etapa de inverno.
O custo de uma prova fica em torno de R$ 42.000,00 ( se não for adiada) e a nossa unica receita é a portaria de onde temos q nos virar pra pagar as contas. Corremos atraz de patrocinios e sempre temos um NÂO como resposta, a federação sai de São Bento com pelo menos R$ 25.000,00 em grana só das inscrições, isso pq ano passado nos isentaram das taxas ( 4.500 taxa + 2500 cronometrogem + despesas de hotel) isso tudo tinhamos q pagar, por isso meus amigos com um publico de apenas 3.000 pessoas ( pagantes ) não temos como realizar a prova de inverno pq nas ultimas duas provas levamos um preju de R$ 30.000,00 e a grana do caixa se foi, por isso não queremos arriscar e ter q tirar mais grana do bolso pra bancar o campeonato.
Todas essas bandeiras de patrocinio e os patrocinadores q os pilotos tem no para choque dianteiro, são patrocinadores de "alguem" menos dos autodromos.
Não sei qual é a função da federação, eu pensava q era um orgão q representasse todos os clubes e associações perante ao meio politico em busca de recursos para a realização das competiçoes, mas me enganei é um orgão q esta acabando com os autodromos Catarinenses. Acho q não ha mais interesse em investir em pistas de terra, o foco agora é canelinha onde , um dia, vai sair a pista de asfalto. Pra la ja foram alguns milhoes e a terraplanagem ja esta pronta.
Fica aqui as minhas desculpas pela decisao da diretoria a nao realização da prova e um desabafo perante aos meus amigos q como eu gosta demais dessa porra.
Obrigado a todos.
Marcelo.
pneumag@terra.com.br
Pelo que entendi do comentário do Marcelo, está então decidido a não realização da etapa que seria realizada no mês de Julho próximo. Mas não esta decidido ainda o fechamento por completo do Autódromo. É isso???
Foi muito bom o Sr. Marcelo vir aqui e dar esta explicação. Assim pelo menos sabemos o motivo do problema que é deveras preocupante.
Já falei uma vez aqui, que na minha opinião aquele autódromo de Canelinha é o atestado de óbito das pistas de terra. Espero que não seja, depois, igual ao autódromo de Curitiba, onde o público nas corridas, como a Show Cars por exemplo, é próximo a zero. Eu por exemplo não vou mais lá por que na última vez que fui assistir a Formula Truck só me faltavam cobrar o ar que você respira. Não te deixam entrar nem com um sanduíche, que se quiser você é obrigado a comprar lá por um preço exorbitante. Com a bebida é mesma coisa.
Nas autódromos de pista de terra, a gente pode assar o churrasco e tomar a servejinha que trazemos de casa, na beira da cerca sem nenhum problema.
Pelo jeito a época boa pra quem gosta de automobilismo de verdade que é praticado em pista de terra já se foi. Infelizmente.
Adolf
è isso Adolf, vamos tentar fazer uma proxima etapa no ano q vem, e so se Eu morrer vamos fechar as portas, tenho apenas 36 anos e desde o inicio do autodromo nos anos 80, eu frequento lá, hj organizo aquilo q na minha infancia foi muito divertido. Vai q numa dessa aparece alguma alma boa para nos ajudar financeiramente.
Hj ando de gaiola no nosso campeonato q é regional, e quero fazer uma etapa la na pista ainda este ano. para as gaiolas os custos sao bem baixos e sem muitas exigencias, apenas no q se fala em segurança, ai sim somos bem rigorosos, mas o q não vai acontecer é a pista ficar sem eventos.
Obrigado a todos pela compreenção.
E vamos so lembrar de alguns autodromos q ja se forma e os q ainda existem, me ajudem por favor.
Saõ Bento do Sul, Joaçaba, Lontras, Chapecó, Ascurra, Joinville, Jaragua do sul, Mafra, Canoinhas, Santa Cecilia, Volta Grande, Lages, Camboriu,.........
isso q me lembro, me ajudem......
"A esperança é a última que morre"
Aqui do Paraná eu poderia citar como autódromos que já se foram, Como o Agelo Cunha de Laranjeiras do Sul, o Moacir Piovesan de São josé dos Pinhais, o João Scabra de Araucária, o Aldo Sabatke de Palmeira.
Continuam em atividade o Afonso Pena em São José dos Pinhais, o de Telemaco Borba (que não sei o nome), e depois de algum tempo desativado, parece que vai voltar a funcionar o André de Geus em Ponta Grossa.
Se alguém souber de mais algum, por favor se manifeste.
Adolf.
São Carlos também...
Agora me respondam pq estão se acabando?????????? Peço ao Francis colocar esta pergunta aberta a todos.
Qual é o prncipal motivo da extinção dos autodromos Catarinenses?
E pra quem os automoveis clube devem pedir ajuda para a realização de uma etapa do Catarinense?
Alias, não mais Catarinense, Campeonato JL, joaçaba e Lontras, Os inda, GUERREIROS DO AUTOMOBILISMO, Parabens aos dois.
Olá Amigos,
Reafirmo o que o Adolf comentou, sobre a exploração dos eventos que ocorrem no AIC ... é um absurdo .. ..lembro que na época da inauguração do AIC, uma leva de pilotos do Pr de Terra foi correr no asfalto, lembro como hoje, fui assistir uma prova ... tinha categoria de Opala, Hot Dodge, SpeedFusca ..... só não tinha emoção, ... não tinha poeira, escapadas na curvas ..... acho que o AIC contribui para o enfraquecimento do PR de terra, pelo menos naquela época de meados de 90. Fico na torcida para que o Automóvel Clube de São Bento do Sul receba o apoio necessário para continuar recebendo o Catarinense no ano de 2011.
Abraços,
Boa noite, amigos.
Por mais paradoxal que possa parecer, mas a falência do automobilismo das pistas de terra, está justamente na evolução técnica natural que o esporte a motor apresenta. Teria (ou tem)que haver uma espécie de restrição tecnológica para as categorias da terra. Senão vejamos. No final da década de 1970 e início da década de 1980, era necessário fazer baterias,no sábado, para classificar os carros que fariam a tomada de tempo no domingo pela manhã; e que iriam disputar a corrida no domingo à tarde. Na categoria dos grandes competiam juntos dodges, opalas, mavericks e as vezes até algum gtx... num total beirando perto de 40 carros, todos com potenciais semelhantes. E ainda uma quantidade enorme de fuscas, passats, puma, brasília, tl e já aparecendo os primeiros gols. Sem falar nas "carreteiras" chamadas de calhambequeS. Na época a Ford havia se retirado das pistas e acabava de nascer a Stockcar, com isso os opalas apresentavam solução tecnológica superior com custo mais baixo. Todo mundo migrou para os opalas. Com isso as categorias foram separadas o que ocasionou o abandono dos mavericks o sucateamento dos dodges e o consequente encarecimento na preparação, cada vez mais elaborada, de poucos opalas, depois omegas. Da mesma forma que a categoria marcas transformou-se numa burocratica corrida monomarca. Hoje em dia, com 54 anos, já não viajo mais para acampar nos autodromos de Mafra, Rio Negrinho, Camboriu,... mas gostaria de ver novamente um campeonato de terra naqueles moldes. Como fazer: restrições técnicas ou até lastros para os mais velozes privilegiando o espetáculo não o desempenho individual. Para isso existe o asfalto, não é mesmo?
Postar um comentário