Esperei propositalmente os dias passarem para escrever sobre o assunto. Minha intenção era esperar o maior número possível de dados, informações, relatos e imagens.
Após ver e ouvir tudo que eu julgo suficiente, vou dar minha opinião sobre o acidente.
Acho que 4 fatos são importantes pro desenrolar da história. Vamos começar pelo primeiro:
1 -DESRESPEITO À BANDEIRA DE BOX - O piloto José Adir dos Santos Júnior (101) recebeu a bandeira de box por 3 ou 4 voltas seguidas, pois as luzes de freio não estavam funcionando, e em todas as oportunidades ignorou a ordem da direção de prova e seguiu na pista;
2 -ESTOURO DE MOTOR - É de conhecimento de todos que o álcool vendido no Autódromo estava "batizado", o que ocasionou o estouro de motor de vários carros, e talvez a quebra do motor do Opala 101 tenha sua origem na péssima qualidade do combustível, que volto a reforçar o que disse na última segunda-feira, não consigo acreditar numa infelicidade, e sim na safadeza e sem-vergonhice dos responsáveis pelo álcool, e a julgar pelo histórico deles, demorou muito pra acontecer uma coisa dessas, mas independente disso, o piloto José Adir dos Santos Júnior deveria ter ido para os boxes;
3 -UM OLHAR PARA O HORIZONTE - Desde a primeira vez que sentei num kart sempre ouvi dos pilotos mais experientes que o olhar dentro da pista deve estar lá na frente, no horizonte, e não um palmo à frente do bico do kart ou do capô do carro.
Entre o estouro do motor do José Adir dos Santos Júnior (e consequente rodada em função do óleo) até o Genil Constâncio Filho bater no Charles Oliveira passaram-se 8 segundos, tempo mais do que suficiente para que ele tivesse 'tirado o pé' e evitado o acidente;
4 - UM SANTO ANTÔNIO BEM FEITO - Logo após o acidente procurei o Rodrigo Dalla Bonna (preparador do Genil Filho) para saber se ele mesmo havia construído aquele Santo Antônio ou se o Opala tinha sido comprado pronto.
A resposta foi que ele mesmo havia montado, então dei os parabéns pra ele e disse que talvez um terço daqueles Opalas que estavam na pista não teriam condições de suportar um porrada daquele tamanho.
Acho que é o momento de todos pilotos fazerem uma profunda reflexão sobre segurança e parar com essa história de se preocupar com o peso que 1 ou 2 canos a mais darão nos carros.
Na segunda feira depois da corrida todos tem que trabalhar, não tem nenhum piloto profissional aqui, e às vezes penso que enquanto alguém não se machucar com muita gravidade ou até coisa pior, ninguém vai se ligar do tamanho do problema.
Abaixo as imagens do acidente (registradas pelo Jimmi Torres, do Barulho de Motor) e do resgate do piloto Genil Constâncio Filho, o "Nico", que já está na sua casa e passa bem.
Mesmo com 3 barras laterais de Santo Antônio, vejam o tamanho do estrago.
Toda a 'ferragem' foi pra cima do banco e imprensou o piloto.
Alguém aí tem coragem de imaginar o que poderia ter acontecido se tivesse só uma barra lateral no Santo Antônio, ou se fosse aquele modelo parafusado? Eu prefiro nem pensar...
E pra encerrar a história: os grandes prejudicados nessa confusão toda foram o Charles Oliveira (Opala 66) que teve perda total no seu carro e não participou da terceira etapa e o José Agostinelli (Opala 9), que vinha fazendo uma prova brilhante e na terceira etapa se arrastou na pista com o Opala todo torto e sequer pontuou.
Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl
10 comentários:
Francis, concordo com quase tudo, menos com a história do motor do Veneno ter estourado por causa do alcool, acredito sim que alguns motores tiveram quebras causadas pelo alcool, todos sabem que o motor do veneno e um canhão, mas ao mesmo tempo não aguenta uma prova, em Lontras o estouro do motor dele foi por causa do alcool??? todos falam que aquele carro e uma cadeira elétrica, o que precisamos e talvez um novo critério de Vistoria de Segurança, sabemos que se for para cobrar homologação não passa metade, o que precisa ser cobrado e coerência e para os pilotos um pouco mais de respeito a BANDEIRAS, Tanto de Box quanto as AMARELAS, elas estão ali para alertar segurança.
Grande Abraço
Leandro Gomez
#78N
Francis,pena eu não estar em Chapeco pois o responsavel pelo combustivel tava na cadeia.isso é uma vergonha!
o Constancio nao alivio o pé.
o Diretor de prova se atrapalhou todo pelo que vi nas imagens.
agora que venha a proxima prova.com mais responssabilidade de todos.pessoal cuidado ainda vao se machucar numa brincadeira.
sds
Fernando Patussi
NY
Caro Francis aqui a distancia e vendo o video notei que apesar da porrada os que vinham atráz não aliviaram. Mas notei tambem que só após a passagem do carro que bate é que aparece um bandeira, primeiro com a amarela depois com a vermelha.
Sempre achei perigosissimo esse negócio de piloto de fim de semana, mas aqui no Brasil a não ser em categorias globais, não é possivel atuar de outra forma.
Gostei de sua bronca.
Um abraço
Rui
Caro amigo Francis, concordo com tudo que vc relatou e ainda chamo atenção de mais dois detalhes. Primeiro. Que me desculpe o veneno mais todos sabemos que seu carro e outros não passam em uma vistoria fora do estado de SC. Houve tempo o suficiente por conta da chuva para que fosse feita a devida vistoria com o rigor que esta merece. Segundo. Quando da reuniào no inicio do ano na FAUESC coloquei a proposta de usar uma IDF40 nos opalas, e tive que escutar de um membro da propria FAUESC que seria um risco (pois a qualidade de pilotos que temos este ano na categoria é um problema) e ai meus amigos tirem todos vcs suas próprias conclusões. Isto ve a calhar com a sucessão de erros, tantos de pilotos como da direcão de prova que deveria ter dado bandeira vermelha no exato momento em que o motor do carro 101 foi pro espaço. Precisamos de mais rigor em nossas proprias leis pois estamos na eminencia do pior, afinal já fomos avisados mais de que uma vez.
parabéns para o Rodrigo pelo carro bem feito, além de usar o material adequado soldou os tubos bem direitinho, o acidente foi praticamente um ensaio destrutivo disto (como falamos em engenharia), e acho que todo mundo deveria seguir esse exemplo. todo mundo qh ganhar aqui ou ali, mas devemos colocar a segurança em primeiro lugar.
e o respeito pelas bandeiras seria ótimo tbm, mas acredito que deveriam ter algumas mudanças... deveria ter uma equipe fixa bem treinada com as bandeiras na mão, video mostra que nem o diretor da prova ta bem preparado e deviamos ter mais bombeiros espalhados pelos autodromos como antigamente (não sei o caso dessa etapa) para em todos os casos fazer o pronto atendimento.
eu sempre fico pensando... o cara senta dentro de um carro de corridas e vai pra pisca, capota em um lugar crítico (final da reta por exemplo) e fica de cabeça pra baixo, como o cara vai saber a hora exata de sair do carro? ja vi gente que se salvou por milagre, que tava com a mão pra bater o sinto e levo mais uma porrada... e nas imagens podemos ver o #9 saindo do carro no MEIO DO FOGO todo disisperado, eu não sei se não faria o mesmo, eu até acho que o piloto ja tava imaginando que os caras tinham aliviado o pé e não foi isso que ocorreu... o #66 rodou e tbm queria voltar rapido demais, eu fiquei na duvida se o Genil não teria se assustado com isso tbm, o #66 nao chegou a ir no meio da pista, mas vai saber...
abraço a todos!!!
Concordo com o comentário de vocês, e acho que o compromentimento com as coisas tem que partir de todos os lados.
agora fico pensando o que ocorreu na etapa o carro 101 nao foi vistoriado pela federaçao e foi liberado? deve ter ter sido vistoriado e liberado se nao ele nao participaria de nenhum treino e pelo que sei a vistoria e verificado as condiçoes do veiculo bem como sua sinalizaçao e parte de segurança e se tivesse algo de errado nao ia poder participar da etapa, sei tamem que tambem ele errou por nao ter parado nos box quando foi advertido agora vemos ninguem falo que ele foi tocado por outro carro (agostinelli se nao estou engado) e assim vindo a para de funcionar as lampadas se for assim e facil de chegar em primeiro e so dando toques nos adversarios pra eles tambem serem punido e para nos box. descupe se escrevi algo de errado mais penso assim
Carlos, todos os carros são vistoriados e só podem entrar na pista depois desta vistoria.
Acredito que enquanto o carro estava na pista alguma coisa se desconectou causando o problema, mas não procede que isso se deu em razão de toques causados pelo Zé Agostinelli.
Aliás, o Zé só bateu no Adir Jr. porque o mesmo saiu rodando na pistas após o estouro do motor.
Só colocando uns pontos sem tomar partdo de ninguém.
32 - eu vi o motor quebrado em Lontras do #101 todo desmontado. Como mecânico, engenheiro mecânico e piloto de Opala te digo que o motor estava 100% dentro do regulamento e a causa da falha foi uma biela rompida ao meio. Que no meu entender
Luzes - o Regulamento preve luzes internas dentro do carro para justamente evitar que em toques de corrida, falte a sinalização.
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