sábado, 31 de julho de 2010
Lá é igualzinho aqui...
Um acidente ontem no Mundial de Rali foi exibido em praticamente todas as emissoras de TV do planeta.
Foi uma pancada violenta e muito feia, mas o piloto e o navegador saíram inteiros da porrada.
Pra quem acompanha as corridas na terra sabe muito bem que acidentes dessa magnitude não são raros, e como costumo dizer, a turma vai pro circo pra torcer pro leão, ou seja, querem ver pancadaria mesmo.
Lembro que o Alexandre Finardi capotou de maneira muito parecida em Lontras, em 1997 ou 1998, não lembro exatamente o ano.
Abaixo o capote de Mikko Hirvonen e seu navegador Jarmo Lehtinen...
... e o que sobrou do carro.
Foi uma pancada violenta e muito feia, mas o piloto e o navegador saíram inteiros da porrada.
Pra quem acompanha as corridas na terra sabe muito bem que acidentes dessa magnitude não são raros, e como costumo dizer, a turma vai pro circo pra torcer pro leão, ou seja, querem ver pancadaria mesmo.
Lembro que o Alexandre Finardi capotou de maneira muito parecida em Lontras, em 1997 ou 1998, não lembro exatamente o ano.
Abaixo o capote de Mikko Hirvonen e seu navegador Jarmo Lehtinen...
... e o que sobrou do carro.
Acho que essa turma da mídia que gosta de mostrar esse tipo de acidente precisa olhar com mais "carinho" pra terra("Galvão, filma 'nóis'"). Eles iriam se esbaldar por aqui!
Foto: Internet
Foto: Internet
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Catarinense de Terra (ou de chuva!)
E não é que São Pedro é novamente é a "estrela principal" do Catarinense de Terra? Aliás, nesse ano dá pra se dizer tranquilamente que é o Catarinense de chuva, e não de terra.
É impressionante e inacreditável como cai água por estas bandas daqui...
A etapa de Lontras, que seria a 5ª, está cancelada e a próxima prova será em Joaçaba, dias 14 e 15 de Agosto, se o 'véio fiadapú' permitir.
A notícia completa está aqui, no site da FAUESC.
É impressionante e inacreditável como cai água por estas bandas daqui...
A etapa de Lontras, que seria a 5ª, está cancelada e a próxima prova será em Joaçaba, dias 14 e 15 de Agosto, se o 'véio fiadapú' permitir.
A notícia completa está aqui, no site da FAUESC.
Aniversariante do Dia
quinta-feira, 29 de julho de 2010
São Pedro x Catarinense de Terra
Recebo mais um email daquele velhote safado. Como tem sido nos últimos meses, mais ameaças...
"Neste próximo final de semana vocês ficarão em casa. Não quero saber de barulho e poeira."
Tá complicado...
"Neste próximo final de semana vocês ficarão em casa. Não quero saber de barulho e poeira."
Tá complicado...
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Acelerando na areia!!!
Sensacional esse vídeo da Nascar correndo em Daytona Beach em 1952. Reparem nas 'gambiarras' para prender as portas e os capôs, bem como na simplicidade de tudo.
Show de roda!!!
Show de roda!!!
Aniversariante do Dia
Hoje tem festa em Chapecó, e quem assopra as velas é um dos maiores 'botas' do Automobilismo Catarinense: Clóvis Roberto Concatto, ou simplesmente "Chulé".
Parabéns, felicidades e vida longa!
Clóvis "Chulé" Concatto...
... e o Opala 17 alinhado em São Carlos.
Fotos: Acervo pessoal Clóvis Concatto
Parabéns, felicidades e vida longa!
Clóvis "Chulé" Concatto...
... e o Opala 17 alinhado em São Carlos.
Fotos: Acervo pessoal Clóvis Concatto
terça-feira, 27 de julho de 2010
Salseiro no "Cavalo de Aço"
A definição da imagem não é das melhores, mas dá pra identificar com facilidade os envolvidos na confusão.
A imagem é de 1986.
Alguém aí sabe quem são?
A imagem é de 1986.
Alguém aí sabe quem são?
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Dignidade, honra, caráter...
Dignidade, honestidade, caráter, honra e vergonha na cara não estão a venda na esquina. Ou se tem, ou não se tem.
O dia de ontem novamente marcou o esporte pela falta de todos estes adjetivos acima citados.
A marmelada feita pela Ferrari para tirar a vitória de Felipe Massa e dá-la para o Fernando Alonso foi horrível, um golpe contra o espírito esportivo.
Que o Alonso tem um "Q" de Dick Vigarista é público e notório, e não vou entrar no mérito dessa questão, mas realmente fiquei profundamente decepcionado com o Felipe Massa.
Logo ele que sempre disse que não era segundo piloto, que ambos tinham condições iguais dentro da equipe e tudo mais. Ontem foi provado que não é bem assim, e ao contrário de muitos que estão morrendo de pena do Massa e querendo crucificar o Alonso e a Ferrari, eu não tenho dó nenhuma dele, pelo contrário, acho que ele deveria ter sido digno o suficiente e peitar a decisão da equipe.
No meu conceito ele caiu muito, assim como a Ferrari (mais uma vez) e a Fórmula 1 (mais uma vez também).
Já nos Estados Unidos os comissários da Fórmula Indy roubaram na cara dura uma vitória do Hélio Castroneves, inventando uma punição sem pé nem cabeça.
O piloto brasileiro 'rodou a baiana' e mostrou para o mundo inteiro sua indignação.
Abaixo a reação de cada um com o seu orgulho ferido.
Felipe Massa...
... e Hélio Castroneves.
O dia de ontem novamente marcou o esporte pela falta de todos estes adjetivos acima citados.
A marmelada feita pela Ferrari para tirar a vitória de Felipe Massa e dá-la para o Fernando Alonso foi horrível, um golpe contra o espírito esportivo.
Que o Alonso tem um "Q" de Dick Vigarista é público e notório, e não vou entrar no mérito dessa questão, mas realmente fiquei profundamente decepcionado com o Felipe Massa.
Logo ele que sempre disse que não era segundo piloto, que ambos tinham condições iguais dentro da equipe e tudo mais. Ontem foi provado que não é bem assim, e ao contrário de muitos que estão morrendo de pena do Massa e querendo crucificar o Alonso e a Ferrari, eu não tenho dó nenhuma dele, pelo contrário, acho que ele deveria ter sido digno o suficiente e peitar a decisão da equipe.
No meu conceito ele caiu muito, assim como a Ferrari (mais uma vez) e a Fórmula 1 (mais uma vez também).
Já nos Estados Unidos os comissários da Fórmula Indy roubaram na cara dura uma vitória do Hélio Castroneves, inventando uma punição sem pé nem cabeça.
O piloto brasileiro 'rodou a baiana' e mostrou para o mundo inteiro sua indignação.
Abaixo a reação de cada um com o seu orgulho ferido.
... e Hélio Castroneves.
Programa "Velocidade" 24/07/10
Abaixo o programa "Velocidade" que foi ao ar no último sábado pela TVBV (Band).
Os destaques do programa foram o Brasileiro de Kart em Floripa e o Catarinense de Terra.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Os destaques do programa foram o Brasileiro de Kart em Floripa e o Catarinense de Terra.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Aniversariante do Dia
Hoje tem chopp e picanha em Palmeira (PR), e é tudo por conta do Adolf Schartner, o famoso "Come Poeira", um dos mais antigos e assíduos frequentadores deste blog, além de ser um grande amigo e um tremendo apaixonado pela poeira.
Parabéns Adolf, saúde, sucesso e muitas felicidades!
Adolf Schartner, o "Come Poeira".
Foto: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl
Parabéns Adolf, saúde, sucesso e muitas felicidades!
Adolf Schartner, o "Come Poeira".
Foto: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl
domingo, 25 de julho de 2010
Dá-lhe gauchada!
Recebo do amigo Carlos Giacomello, pilotaço 'das antigas' no RS, uma ótima notícia que mais uma vez me faz ter inveja do Rio Grande e da gauchada: o lançamento da Fórmula 1.6, categoria que servirá pra gurizada saída do kart.
Não é de hoje que o Rio Grande do Sul é um estado a parte no Brasil, tanto no esporte como na cultura, costumes, história e tudo mais, e quando entramos no mérito do Automobilismo, aí vira surra de bolhadeira.
Parabéns gauchada, e sucesso pra essa categoria!
Abaixo o release e o folder. O site da categoria está aqui.
"Na última sexta feira, foi apresentada para a FGA a nova comissão de pilotos da Fórmula 1.6, presidida pelo piloto Antonio Grasselli.
Estavam presentes, o presidente da FGA, sr. Carlos Alberto de Deus e o diretor de kart da FGA, sr. Neco Fornari, além de Antonio Grasselli, Flavio Rodrigues, Ismael Torresan e Noel Teixeira (paulista), todos da Fórmula 1.6.
Na oportunidade foram apresentados os planos para a categoria voltar a ter um grid de no mínimo 20 carros, meta que foi estipulada para acontecer em 2011.
Uma das ações, que foi aprovada pela FGA, é a demonstração dos Fórmulas 1.6 nas etapas dos campeonatos gaúchos de kart, junto com a distribuição de folders, convidando os kartistas a escolherem a Fórmula 1.6 como seu próximo passo e oferecendo um teste aos interessados.
Também foi aprovada pela FGA a realização de eventos chamados "open days", em que interessados na categori a serão convidados a testarem uma fórmula 1.6 no autódromo de Tarumã, com a supervisão técnica da Escola Gaúcha de Pilotagem que se colocou à disposição da comissão para que o evento seja realizado com a maior segurança possível, incluindo um curso rápido sobre pilotagem do monoposto.
Desta forma, a Fórmula 1.6 procura resgatar um espaço que sempre pertenceu a ela mas que com o passar do tempo caiu no esquecimento. O kartista precisa saber que ele pode dar o próximo passo rumo ao monoposto e a categoria estará lá para recebê-lo."
Imagens: Divulgação Carlos Giacomello
Não é de hoje que o Rio Grande do Sul é um estado a parte no Brasil, tanto no esporte como na cultura, costumes, história e tudo mais, e quando entramos no mérito do Automobilismo, aí vira surra de bolhadeira.
Parabéns gauchada, e sucesso pra essa categoria!
Abaixo o release e o folder. O site da categoria está aqui.
"Na última sexta feira, foi apresentada para a FGA a nova comissão de pilotos da Fórmula 1.6, presidida pelo piloto Antonio Grasselli.
Estavam presentes, o presidente da FGA, sr. Carlos Alberto de Deus e o diretor de kart da FGA, sr. Neco Fornari, além de Antonio Grasselli, Flavio Rodrigues, Ismael Torresan e Noel Teixeira (paulista), todos da Fórmula 1.6.
Na oportunidade foram apresentados os planos para a categoria voltar a ter um grid de no mínimo 20 carros, meta que foi estipulada para acontecer em 2011.
Uma das ações, que foi aprovada pela FGA, é a demonstração dos Fórmulas 1.6 nas etapas dos campeonatos gaúchos de kart, junto com a distribuição de folders, convidando os kartistas a escolherem a Fórmula 1.6 como seu próximo passo e oferecendo um teste aos interessados.
Também foi aprovada pela FGA a realização de eventos chamados "open days", em que interessados na categori a serão convidados a testarem uma fórmula 1.6 no autódromo de Tarumã, com a supervisão técnica da Escola Gaúcha de Pilotagem que se colocou à disposição da comissão para que o evento seja realizado com a maior segurança possível, incluindo um curso rápido sobre pilotagem do monoposto.
Desta forma, a Fórmula 1.6 procura resgatar um espaço que sempre pertenceu a ela mas que com o passar do tempo caiu no esquecimento. O kartista precisa saber que ele pode dar o próximo passo rumo ao monoposto e a categoria estará lá para recebê-lo."
Imagens: Divulgação Carlos Giacomello
Faltam 27 dias!
Daqui a 4 semanas os carros na TCC estarão na pista fazendo o warm up a esta hora. Que agonia!!!
Aniversariante do Dia (II)
Aniversariante do Dia (I)
sábado, 24 de julho de 2010
Faltam 28 dias!
Faltam exatamente 4 semanas pros carros entrarem na pista. No dia 21 de agosto, a essa hora, os motores já estarão ligados no Autódromo Max Mohr.
Programa "Competição" 23/07/10
Abaixo o programa "Competição" exibido pela TVCOM ontem (23/07) e que teve como destaques o Racing Festival, Brasileiro de Kart e o TransCatarina.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Faltam 29 dias!
Apenas 29 dias pra ver os carros da TCC na pista novamente. Dessa vez serão muitos...
Desafio Poeira na Veia
Sem delongas, quero saber quem são os pilotos abaixo. Apenas uma dica: são do meio-oeste.
Mãos à obra!
Mãos à obra!
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Escolha da logo da TCC
Está no ar a enquete para escolha da logo da TCC (Turismo Clássico Catarinense).
Para votar, é só entrar no blog da TCC, clicando aqui. Participe!
Para votar, é só entrar no blog da TCC, clicando aqui. Participe!
Faltam 30 dias!
Hoje começamos a contagem regressiva para a 2ª etapa da TCC e 3ª etapa da Copa Santa Catarina de Automobilismo.
Faltam só 30 dias! O tempo passa, o tempo voa...
Faltam só 30 dias! O tempo passa, o tempo voa...
quarta-feira, 21 de julho de 2010
"RRRRRRRRRRRRRRRRRRSão Pedro!!!!"
É assim que Galvão gritaria pra homenagear o velho sem vergonha que mais uma vez atrapalha o Catarinense de Terra.
A etapa deste final de semana que estava prevista para Lontras foi novamente transferida em função da previsão de muita chuva para os próximos dias.
A notícia completa está aqui, no site da FAUESC. A nova data é 31/07 e 01/08.
Enquanto isso, o "kit" de maior sucesso nos autódromos catarinenses continua sendo este abaixo...
Montagem: POEIRA NA VEIA
A etapa deste final de semana que estava prevista para Lontras foi novamente transferida em função da previsão de muita chuva para os próximos dias.
A notícia completa está aqui, no site da FAUESC. A nova data é 31/07 e 01/08.
Enquanto isso, o "kit" de maior sucesso nos autódromos catarinenses continua sendo este abaixo...
Montagem: POEIRA NA VEIA
Público: Asfalto x Terra
As imagens abaixo valem por mil palavras...
Autódromo Internacional de Curitiba, Copa Pinhais, Julho de 2010.
Autódromo Alceu Feldmann, em Lontras, Catarinense de Terra, Agosto de 2008.
Autódromo Internacional de Curitiba, Copa Pinhais, Julho de 2010.
Autódromo Alceu Feldmann, em Lontras, Catarinense de Terra, Agosto de 2008.
Fotos: Ingo Hofmann / Acervo pessoal Francis H. Trennepohl
terça-feira, 20 de julho de 2010
Aniversariante do Dia (II)
Aniversariante do Dia (I)
Hoje tem chopp e picanha em Herval D'Oeste por conta do Andrey Arenhart, piloto que disputou o Catarinense de Terra alguns anos atrás e é assíduo frequentador deste espaço.
Um 'bichinho' vermelho desses na TCC seria bom, hein Andrey?
Parabéns, felicidades e que em breve você esteja de volta ao cock-pit!
Andrey e o Gol 5 em Joaçaba.
Foto: Acervo pessoal Andrey Arenhart
Um 'bichinho' vermelho desses na TCC seria bom, hein Andrey?
Parabéns, felicidades e que em breve você esteja de volta ao cock-pit!
Andrey e o Gol 5 em Joaçaba.
Foto: Acervo pessoal Andrey Arenhart
Programa "Competição" 16/07/10
Abaixo o programa "Competição" exibido pela TVCOM na última sexta feira (16/07), que teve como destaques a Copa Peugeot, Rodney Smith em Floripa, 4ª Etapa da Copa Pinhas e 3ª Etapa do Catarinense de Arrancada.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
sábado, 17 de julho de 2010
Programa "Velocidade" 17/07/10
Abaixo o programa "Velocidade" que irá ao ar logo mais, às 12:00, pela TVBV (Band).
Catarinense de Arrancada, Mitsubishi Cup, Copa Peugeot e Catarinense de Terra foram os destaques do programa.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Catarinense de Arrancada, Mitsubishi Cup, Copa Peugeot e Catarinense de Terra foram os destaques do programa.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Aniversariante do Dia
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Aniversariante do Dia
Hoje é dia de um dos maiores nomes da velocidade na terra no Sul do Brasil assoprar as velas: João Alberto Finardi.
Parabéns João, felicidades, sucesso e muita saúde!
João Finardi...
... e o famoso Gol 8 da Antarctica em ação.
Fotos: Acervo pessoal Francis H.Trennepohl / Acervo Alex "Xerife" Fernandes
Parabéns João, felicidades, sucesso e muita saúde!
João Finardi...
... e o famoso Gol 8 da Antarctica em ação.
Fotos: Acervo pessoal Francis H.Trennepohl / Acervo Alex "Xerife" Fernandes
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Poeira só na semana que vem...
A notícia está aqui, no site da FAUESC. A 5ª etapa do Catarinense de Terra que seria realizada neste final de semana em Lontras foi transferida pra semana que vem em função das fortes chuvas que caem no Alto Vale, e somado a isso ainda há a previsão de bastante chuva para os próximos dias.
Motores roncando e poeira levantando, só semana que vem!
Motores roncando e poeira levantando, só semana que vem!
Falta pouco...
Falta pouco pra gente ver um grid desses sendo formado novamente: Chevette, Fusca e Voyage.
Dias 21 e 22 de Agosto tem a 3ª etapa da Copa Santa Catarina e a 2ª etapa da TCC (Turismo Clássico Catarinense) no Autódromo Max Mohr, em Ascurra.
É imperdível!!!
Jair Gans (Chevette 70 - Metalúrgica Gans), Edson "Totonho" Formolo (Fusca 7 - Beija Flor) e Paulo Roberto Santana (Voyage 13 - Scala Têxtil) no grid em Mafra, em 1989.
Foto: Acervo pessoal Alexandre Martins
Dias 21 e 22 de Agosto tem a 3ª etapa da Copa Santa Catarina e a 2ª etapa da TCC (Turismo Clássico Catarinense) no Autódromo Max Mohr, em Ascurra.
É imperdível!!!
Jair Gans (Chevette 70 - Metalúrgica Gans), Edson "Totonho" Formolo (Fusca 7 - Beija Flor) e Paulo Roberto Santana (Voyage 13 - Scala Têxtil) no grid em Mafra, em 1989.
Foto: Acervo pessoal Alexandre Martins
Aniversariante do Dia
E hoje tem festa em São Paulo, e quem assina o cheque pro chopp e pra picanha é o camarada Flavio Gomes, o FG, que está devendo uma visitinha aqui pra turma da poeira.
Parabéns, saúde e muitas felicidades!
Parabéns, saúde e muitas felicidades!
FG concentrado dentro do "Meianov".
Foto: Blog Flavio Gomes
Foto: Blog Flavio Gomes
Clássicos no Velopark
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Dinossauros
Quando eu vi a roda formada, não pensei duas vezes: tirei a máquina do bolso e registrei o momento histórico de 4 dinossauros do Automobilismo Catarinense batendo um papo.
A ideia deles aí é excelente: realizar uma corrida só com o "velha guarda" dos Opaleiros.
Ah, se eu ganhasse na mega sena...
Valdir Wolff (de costas), Luiz Carlos "Caco" Pruner (camisa azul), Douglas Zappelini (macacão) e Marcos Brollo (camisa preta). Ao fundo, em pé na plataforma do guincho, outro dinossauro: José Carlos Franzói.
Foto: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl
A ideia deles aí é excelente: realizar uma corrida só com o "velha guarda" dos Opaleiros.
Ah, se eu ganhasse na mega sena...
Valdir Wolff (de costas), Luiz Carlos "Caco" Pruner (camisa azul), Douglas Zappelini (macacão) e Marcos Brollo (camisa preta). Ao fundo, em pé na plataforma do guincho, outro dinossauro: José Carlos Franzói.
Foto: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl
De carona com o "Xande" Frankenberger
E aproveitando que o assunto é a Copa Pinhais, vamos pegar uma carona com o papai mais 'fresco' das pistas, Alexandre Frankenberger, que também acelera muito.
Divirtam-se!
Divirtam-se!
E teve vitória "catarina" no Paraná
O joinvillense Leonardo Fortunato trouxe para Santa Catarina a vitória neste último final de semana na 4ª etapa da Marcas "B" na Copa Pinhais, disputada no AIC, e de quebra levou o prêmio do "milão e meio".
Já disse aqui e outras vezes e torno a falar: onde tem 'Catarina' tem vitória. Sou bairrista sim, e os números me ajudam a ser.
Dá-lhe gurizada barriga-verde!!!
Já disse aqui e outras vezes e torno a falar: onde tem 'Catarina' tem vitória. Sou bairrista sim, e os números me ajudam a ser.
Dá-lhe gurizada barriga-verde!!!
terça-feira, 13 de julho de 2010
Parabéns para o BLOG DO SANCO!
O dia do aniversário foi ontem, 12 de Julho, mas vale o registro.
Parabéns Leandro! Que venham mais 30 e depois mais 300 anos!!!
Abaixo o email enviado pelo Sanco.
Parabéns Leandro! Que venham mais 30 e depois mais 300 anos!!!
Abaixo o email enviado pelo Sanco.
"Olá, amigos!
Não que mereça uma grande comemoração, mas o bloguesinho completa, nesse 12 de Julho, três anos de atividades quase ininterruptas. Quase, pois tem sido difícil escrever todos os dias e eventualmente falho alguns. Há três anos eu nem pensava nisso, achava que publicaria alguma coisa só de vez em quando. Estava completamente enganado...
Há três anos os blogs e sites que falavam sobre automobilismo histórico no país eram poucos. Cabiam numa mão. E esses poucos acabaram servindo de inspiração para a ideia. Nenhum falava especificamente sobre o automobilismo gaúcho e seus pilotos, mas mesmo assim eu procurava e procurava. Até que a ficha caiu e me dei conta de que tinha comigo um pouco dessa história e poderia então achar um lugar para ela no www. Assim surgiu o Blog do Sanco. O blog seria uma válvula de escape. Uma tentativa de reaproximação com aquilo que tanto gosto. Uma oportunidade de dividir os arquivos, algumas histórias, boas lembranças, com aqueles outros tantos iguais a mim. Só isso.
Um monte de coisas aconteceram desde então, os encontros com a pilotada da antiga e da atualidade, os novos amigos, as incontáveis alegrias e grandes emoções. Nada disso foi planejado ou esperado. Simplesmente foi acontecendo, sem muito propósito, mas como disse, com muita alegria e entusiasmo. Vocês sabem, é ótimo fazer alguma coisa que se gosta.
Para a felicidade dos fãs da velocidade, em especial das memórias do automobilismo nacional, hoje temos vários blogs que se encarregam de fortalecer essa corrente de preservação da história. Além disso, as atividades em prol da preservação são inúmeras. Temos experts nas artes gráficas, coleções de carros de competição, cartoons, carrinhos de papel, autorama, competições virtuais e por aí vai. O passado do automobilismo está definitivamente inserido no presente de cada apaixonado. Tenho a sorte de participar disso tudo e contribuir com alguma coisa.
Mas o blog não seria tão legal de fazer e não daria tantas alegrias se não fossem vocês, visitantes que por aqui passam e compartilham suas histórias, suas opiniões. Do contrário seria muito sem graça, feito por e para eu mesmo. Por isso agradeço a todos os visitantes e colaboradores. Como disse certa vez, vocês são a gasolina que faz o motor do blog continuar girando.
Ainda não passaram lá hoje? Então passem, que hoje o dia é especial.
Obrigado a todos, fé em Deus e pé na tábua!
Um abraço,
Leandro Sanco"
Para ir até lá e conferir a qualidade do blog, é só clicar aqui. E viva o Rio Grande!!!
Imagem: Blog do Sanco
Não que mereça uma grande comemoração, mas o bloguesinho completa, nesse 12 de Julho, três anos de atividades quase ininterruptas. Quase, pois tem sido difícil escrever todos os dias e eventualmente falho alguns. Há três anos eu nem pensava nisso, achava que publicaria alguma coisa só de vez em quando. Estava completamente enganado...
Há três anos os blogs e sites que falavam sobre automobilismo histórico no país eram poucos. Cabiam numa mão. E esses poucos acabaram servindo de inspiração para a ideia. Nenhum falava especificamente sobre o automobilismo gaúcho e seus pilotos, mas mesmo assim eu procurava e procurava. Até que a ficha caiu e me dei conta de que tinha comigo um pouco dessa história e poderia então achar um lugar para ela no www. Assim surgiu o Blog do Sanco. O blog seria uma válvula de escape. Uma tentativa de reaproximação com aquilo que tanto gosto. Uma oportunidade de dividir os arquivos, algumas histórias, boas lembranças, com aqueles outros tantos iguais a mim. Só isso.
Um monte de coisas aconteceram desde então, os encontros com a pilotada da antiga e da atualidade, os novos amigos, as incontáveis alegrias e grandes emoções. Nada disso foi planejado ou esperado. Simplesmente foi acontecendo, sem muito propósito, mas como disse, com muita alegria e entusiasmo. Vocês sabem, é ótimo fazer alguma coisa que se gosta.
Para a felicidade dos fãs da velocidade, em especial das memórias do automobilismo nacional, hoje temos vários blogs que se encarregam de fortalecer essa corrente de preservação da história. Além disso, as atividades em prol da preservação são inúmeras. Temos experts nas artes gráficas, coleções de carros de competição, cartoons, carrinhos de papel, autorama, competições virtuais e por aí vai. O passado do automobilismo está definitivamente inserido no presente de cada apaixonado. Tenho a sorte de participar disso tudo e contribuir com alguma coisa.
Mas o blog não seria tão legal de fazer e não daria tantas alegrias se não fossem vocês, visitantes que por aqui passam e compartilham suas histórias, suas opiniões. Do contrário seria muito sem graça, feito por e para eu mesmo. Por isso agradeço a todos os visitantes e colaboradores. Como disse certa vez, vocês são a gasolina que faz o motor do blog continuar girando.
Ainda não passaram lá hoje? Então passem, que hoje o dia é especial.
Obrigado a todos, fé em Deus e pé na tábua!
Um abraço,
Leandro Sanco"
Para ir até lá e conferir a qualidade do blog, é só clicar aqui. E viva o Rio Grande!!!
Imagem: Blog do Sanco
Programa "Competição" 09/07/10
Abaixo o programa "Competição" exibido pela TVCOM na última sexta feira (09/07), que teve como destaques a Mitsubishi Cup, Desafio Competição de Kart Indoor, Superliga de Motocross e muito mais.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Aniversariante do Dia (de ontem)
domingo, 11 de julho de 2010
Programa "Velocidade" 10/07/10
Abaixo o programa "Velocidade" que foi ao ar ontem pela TVBV (Band) e que exibiu as baterias da Marcas "A" e "B" e da Stock Car Omega em Joaçaba, válidas pela 4ª etapa do Catarinense de Terra.
O convidado foi o piloto Walter Schmitz Neto, de Taió, 2º colocado na Marcas "A" nesta etapa.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
O convidado foi o piloto Walter Schmitz Neto, de Taió, 2º colocado na Marcas "A" nesta etapa.
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Aniversariante do Dia (de ontem)
Ontem foi dia de festa grandiosa em Santa Cecília, e quem assinou o cheque foi o Paulo César Ely, grande nome do Automobilismo Catarinense e um dos grandes heróis da minha infância.
Parabéns Paulo, saúde, felicidades e muitos anos de vida!
Paulo em 1985 com o Fusca 33...
... e em 2007 com o Gol 33.
Parabéns Paulo, saúde, felicidades e muitos anos de vida!
Paulo em 1985 com o Fusca 33...
... e em 2007 com o Gol 33.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
'Catarinas' na pista!
Neste final de semana acontece a 4ª etapa da Copa Pinhais de Marcas e Pilotos e a 3ª da Stock Car no AIC (Autódromo Internacional de Curitiba).
Como sempre, muitos 'catarinas' vão pra pista em busca da vitória. Abaixo alguns deles.
James Ramos - Blumenau - Marcas "A"
Leonardo Fortunato - Joinville - Marcas "B"
Maurício Reuter - Blumenau - Stock Car Omega
Felipe Tozzo / Alexandre Frankenberger - Chapecó / São Bento do Sul - Marcas "A"
Davi Dal Pizzol - Tangará - Marcas "B"
A pontuação das categorias está assim:
MARCAS "A"
1º James Ramos (SC) - 130 pontos
2º Marcel Sedano Rodrigues (SC) - 90
3º Valmor Emílio Weiss (PR) - 70
4º Felipe Lobo (SC) - 63
5º Pierre Sabbagh (SC) - 42
6º Alessandro Marchini (PR) - 39
MARCAS "B"
1º Lisboa Jr/Lorenzo Finardi (PR) - 118
2º Davi Dal Pizzol (SC) - 81
3º Rodrigo Bonora/Lúcio Seidel (PR) - 76
4º Leonardo Fortunato (PR) - 70
5º Andrei Carta/Ruslan Carta Filho (PR) - 50
6º Billy Gabardo (PR) - 42
MARCAS "A" SÊNIOR
1º Marcos Ramos (PR) - 116
2º Ângelo Marqueto (PR) - 103
3º Luiz Ferreira/Guto Baldo Neto (PR) - 97
4º Carlos Brockveld (SC) - 67
5º Gilberto Borges (PR) e Samir Silva (SC) - 24
6º Toninho Espolador Neto (PR) - 19
STOCK CAR 5000
1º José Carlos Franzói (PR) - 75
2º Armin Kliewer (PR) - 50
3º Maurício Reuter (SC) - 46
4º Marco Garcia (PR) - 45
5º Odair Costa Jr. (SC) - 40
6º Anderson Andrade (PR) - 32
Fotos: Ingo Hofmann / Jimmi Torres - Barulho de Motor
Como sempre, muitos 'catarinas' vão pra pista em busca da vitória. Abaixo alguns deles.
James Ramos - Blumenau - Marcas "A"
Leonardo Fortunato - Joinville - Marcas "B"
Maurício Reuter - Blumenau - Stock Car Omega
Felipe Tozzo / Alexandre Frankenberger - Chapecó / São Bento do Sul - Marcas "A"
Davi Dal Pizzol - Tangará - Marcas "B"
A pontuação das categorias está assim:
MARCAS "A"
1º James Ramos (SC) - 130 pontos
2º Marcel Sedano Rodrigues (SC) - 90
3º Valmor Emílio Weiss (PR) - 70
4º Felipe Lobo (SC) - 63
5º Pierre Sabbagh (SC) - 42
6º Alessandro Marchini (PR) - 39
MARCAS "B"
1º Lisboa Jr/Lorenzo Finardi (PR) - 118
2º Davi Dal Pizzol (SC) - 81
3º Rodrigo Bonora/Lúcio Seidel (PR) - 76
4º Leonardo Fortunato (PR) - 70
5º Andrei Carta/Ruslan Carta Filho (PR) - 50
6º Billy Gabardo (PR) - 42
MARCAS "A" SÊNIOR
1º Marcos Ramos (PR) - 116
2º Ângelo Marqueto (PR) - 103
3º Luiz Ferreira/Guto Baldo Neto (PR) - 97
4º Carlos Brockveld (SC) - 67
5º Gilberto Borges (PR) e Samir Silva (SC) - 24
6º Toninho Espolador Neto (PR) - 19
STOCK CAR 5000
1º José Carlos Franzói (PR) - 75
2º Armin Kliewer (PR) - 50
3º Maurício Reuter (SC) - 46
4º Marco Garcia (PR) - 45
5º Odair Costa Jr. (SC) - 40
6º Anderson Andrade (PR) - 32
Fotos: Ingo Hofmann / Jimmi Torres - Barulho de Motor
Aniversariante do Dia (de ontem)
Teve festança ontem em Ituporanga por conta do Jairo Gevaerd, piloto do Gol 55 da Marcas "N".
Parabéns, saúde e sucesso!
Jairo...
... e o Gol 55 saindo dos boxes para mais uma jornada.
Fotos: Jimmi Torres - Barulho de Motor / Elke Zalasik
Parabéns, saúde e sucesso!
Jairo...
... e o Gol 55 saindo dos boxes para mais uma jornada.
Fotos: Jimmi Torres - Barulho de Motor / Elke Zalasik
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Por onde anda???
Fazia tempo que o "por onde anda???" não entrava no ar, mas hoje a pergunta veio e a turma quer saber o 'paradeiro' do Fernando Gessner, piloto e grande preparador do Catarinense de Terra.
A turma dos gaioleiros do planalto norte pode nos ajudar em alguma coisa...
Fernando Gessner e o Fusca 9 em ação na pista do "Aldo Leal Tramontini", em Santa Cecília.
Foto: Acervo Alex "Xerife" Fernandes
A turma dos gaioleiros do planalto norte pode nos ajudar em alguma coisa...
Fernando Gessner e o Fusca 9 em ação na pista do "Aldo Leal Tramontini", em Santa Cecília.
Foto: Acervo Alex "Xerife" Fernandes
Aniversariante do Dia
De carona com o Michel
O Jimmi Torres do excelente Barulho de Motor envia o link do vídeo do piloto Michel Giusti em Joaçaba fazendo sua estréia na Stock Car Omega.
Vale a pena assistir e sentir um pouco do que é a força dos '6 canecos' na pista do "Cavalo de Aço".
Vale a pena assistir e sentir um pouco do que é a força dos '6 canecos' na pista do "Cavalo de Aço".
terça-feira, 6 de julho de 2010
O 873 da Famossul
Os mais atentos já terão percebido que o Fusca e o Gol tem o mesmo número (873) e o mesmo patrocinador (Famossul).
Alguém sabe explicar o porquê? O que os pilotos tem em comum? Quem são os pilotos desses carros?
Quero ver se alguém 'mata' essa...
O Fusca 873 da Famossul...
... e o Gol 873 da Famossul.
Fotos: Acervo pessoal Maurício Reuter / Revista Pista Livre (2000)
Alguém sabe explicar o porquê? O que os pilotos tem em comum? Quem são os pilotos desses carros?
Quero ver se alguém 'mata' essa...
O Fusca 873 da Famossul...
... e o Gol 873 da Famossul.
Fotos: Acervo pessoal Maurício Reuter / Revista Pista Livre (2000)
Novamente de carona com o Gustavo Magnabosco
O Jimmi Torres (Barulho de Motor) envia o link do vídeo do piloto Gustavo Magnabosco, da Marcas "N".
São aproximadamente 10 minutos de muita emoção nessa carona. Vale a pena assistir e sentir um pouco do que é pista do "Cavalo de Aço".
São aproximadamente 10 minutos de muita emoção nessa carona. Vale a pena assistir e sentir um pouco do que é pista do "Cavalo de Aço".
Programa "Competição" 02/07/10
Abaixo o programa "Competição" exibido pela TVCOM na última sexta feira (02/07).
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Programa "Velocidade" 04/07/10
Abaixo o programa "Velocidade" que foi ao ar ontem. O destaque do programa foi a 4ª etapa do Catarinense de Terra, com a apresentação das baterias da Marcas N e da Stock Car Opala (neste próximo final de semana tem Marcas "A" e "B" e Stock Car Omega).
O convidado do programa foi o piloto Mário Diego Broering, vencedor da Stock Opala no "Cavalo de Aço".
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
O convidado do programa foi o piloto Mário Diego Broering, vencedor da Stock Opala no "Cavalo de Aço".
Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Joaçaba, fevereiro de 1986
Essa imagem mostra o tanto que a curva "bico de pato" em Joaçaba mudou ao longo dos anos, mas muito mais do que isso, mostra 3 dos grandes 'dinossauros' das pistas de terra em ação: "Chulé" Concatto, "Beto" Pruner e Marcos Brollo.
Clóvis Concatto (Opala 17 - Frigorífico Chapecó), Roberto Pruner (Opala 34 - Bonplac), Marcos Brollo (Opala 12 - Bonato) e Cesar Dini (Opala 53) no contorno do "bico de pato" em Joaçaba.
Foto: Acervo pessoal Clóvis Concatto
Clóvis Concatto (Opala 17 - Frigorífico Chapecó), Roberto Pruner (Opala 34 - Bonplac), Marcos Brollo (Opala 12 - Bonato) e Cesar Dini (Opala 53) no contorno do "bico de pato" em Joaçaba.
Foto: Acervo pessoal Clóvis Concatto