Dá vontade de sair caminhando pelas ruas e dizer "bom dia" ao português da padaria, aos cachorros abandonados, ao 'seu guarda' da farmácia da esquina e até mesmo aos 'fiadapú' da obra ao lado, que às 6 da manhã começam a fazer um barulho infernal e acabam com o sono da vizinhança.
O final de semana foi mágico, de outro planeta. Era muita alegria e emoção no ar. Pilotos novos estreando na TCC e descendo do carro com os olhos marejados, macacão estufado de orgulho pelo sonho que se concretizava.
Era aniversário do meu "pequeno" João Henrique, e só isso já era emocionante. Lembrar do parto, o primeiro chorinho, a primeira vez que o peguei no colo, a primeira fralda trocada, tudo isso brotava nas lembranças.
Chegamos ao Autódromo Max Mohr por volta de 10:30 da manhã, 1 hora e meia depois do previsto, e pelo menos 1 hora e quinze deste atraso foi em função das obras na BR 470.
Descarregamos o carro, esquentamos o motor e esperei angustiado pelo momento de ir pra pista.
Logo na primeira volta o motor apagou na reta. Encostei e esperei um pouco. Bati no arranque e o motor berrou.
A essa altura o treino já havia acabado, então levei o carro para os boxes, mas antes de chegar o motor morreu novamente no final da reta oposta.
Verificamos que a vareta do carburador esquerdo havia se soltado, e com isso o motor trabalhou "seco" e pensamos que havia estourado, pois estava com um barulhão estranho e não pegava mais.
O carro passou o resto do dia parado, e eu aproveitei pra colar os últimos adesivos, curtir toda aquela atmosfera, conversar com amigos e ver as reações de cada um que chegava aos boxes depois dos treinos.
No sábado a noite consegui um motor emprestado com meu amigo Clifford Jelinsky, o piloto da "Brasa" 69.
Deixamos a troca para o domingo de manhã, pois todos estavam exaustos, com fome e precisando de um bom banho e uma cama.
Domingo acordei às 6:15 da manhã, tomei um café e bati um papo agradável com toda a turma da FAUESC no hotel e fui pra pista.
Com a ajuda do pessoal do Clifford (Brasília 69), do Dagoberto Moraes Júnior (Chevette 18) e da turma dos Fuscas de Curitiba consegui todas as ferramentas necessárias e me "atraquei" no motor.
Em alguns minutos tudo estava no chão, e foi o tempo do Ney chegar e ver que o motor não havia estourado como pensávamos no dia anterior.
O que realmente aconteceu é que a porca do volante do motor soltou-se e 'degolou' o motor de arranque, motivo pelo qual fazia barulho de batida e o motor não pegava mais.
Conseguimos arrumar tudo e montar o motor no lugar. Empurrando ele pegou e tudo estava 100%, mas já tinha perdido o warmup.
Hora da 1ª bateria. Fui direto pra pista, alinhar no grid, em último.
Dada a largada, enfiei o pé 'no da direita' e fui ser feliz. Passei o "Ike" Nodari (Fiat 147 26), o Clifford Jelinsky (Brasília 69) e o Marlei Anderson (Fusca 6).
Não conseguia acreditar na 'jóia' de largada que fiz. Valeu todo o sacrifício só a largada.
Na 2ª ou 3ª volta a luz do óleo acendeu e em seguida o cheiro de queimado invadiu o carro.
Parei na descida (que mais parece um tobogã) e quando abri o capô do motor as chamas estavam querendo começar um espetáculo que não seria nada agradável.
Consegui controlar o fogo com facilidade, sem sequer usar o extintor, mas o final de semana acabava ali.
A correia do motor pulou e o coração do "pinico atômico" deve ter ido a uns "trocentos" mil graus.
Fiquei um pouco chateado por não ter completado a prova e ver o 'pano quadriculado' na minha frente, mas a alegria era tão grande que isso foi o de menos.
Até quinta feira passada não acreditava que esse carro iria pra pista. Foi, andou, deu pra sentir que é um carro muito bom e agora sabemos o que temos a fazer, e o principal de tudo, com tempo.
Aproveito pra agradecer à todos que prestigiaram essa etapa (casa cheíssima ontem em Ascurra!), a turma que foi ver o Fuscão e principalmente aqueles que deram uma força gigante pra mim, seja com o "AMIGOSTROCÍNIO" ou lá na pista, ajudando com o carro e fazendo o possível pra colocá-lo na pista.
Não vou agradecer nominalmente pra não correr o risco de esquecer de alguém e assim ser injusto, mas sintam-se abraçados por mim e muito obrigado pela ajuda!
Ao "bruxo" Ney, meu especial agradecimento pelo empenho, dedicação e luta pra botar o Fusca na pista. Sangue, suor e muito trabalho são o resumo das últimas 3 semanas.
Hora de ir pra pista. Ao lado meu filho Gabriel e uma pessoa extraordinária: José Ramos, o 'seu' Zé, pai do piloto James Ramos, ambos amigos de ouro!
Essas imagens acima são do treino no sábado, quando ainda faltavam alguns adesivos no carro.
Fusqueta saindo do box, indo pro grid.
Obrigado ao amigo Anderson Weiler pelo envio do vídeo.
A largada da 1ª bateria da TCC. Me diverti muito (muito mesmo!) nesses primeiros metros da corrida.
Eis o problema do final de semana. Ainda bem que foi só isso...
Autódromo Max Mohr lotado de gente!
Pódio da Turismo Clássico "B": Clifford Jelinski (4º), Dagoberto Moraes Júnior (3º), Marlei Anderson (1º), Neco (preparador do Marlei), "Ike" Nodari (2º) e eu em 5º.
Pódio da Turismo Clássico "A": Sandro Machado (4º), Sido Tied (2º), Ney Andrade (1º), Johedy Kuczkowski (3º) e Alan Schwartz (5º).
Hora de ir pra casa. Mês que vem tem mais...
O resultado da TCC está aqui, no site da FAUESC, e a galeria de fotos está aqui e aqui, cortesia do grande Jimmi Torres, do Barulho de Motor.
Quem aí foi? Conte o que achou...
Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl / Jimmi Torres - Barulho de Motor
bom dia Francis
ResponderExcluirOtimo comentario o seu!!!
Fico trsite que nao tenha conseguido correr, mas tenho certeza que na proxima estara a todo vapor...
eu tbem gostaria de agradecer do fundo do coracao toda a equipe da wulf preparacoes, o formiga e minha familia pelo apoio nessa que foi a minha primeira corrida...
espero estarmos todos juntos na proxima
abracos
POLACO#21
Pronto!
ResponderExcluirLá se vai a "virgindade encruada" do amigo Francis.
Fiquei na ansiedade de saber o que rolava, mas agoara respiro aliviado pela tua re-estréia e por ter partilhado suas emoções e sonhos conosco.
Carro de corrida é assim mesmo, e corrida de carro tambem.
Agora é "assentar a poeira" e partir para a próxima.
Quem sabe não recebe uma visita inesperada na etapa que virá?
Grande abraço e parabéns pelo sonho realizado. Quanto ao teu piá, a figurinha do João Henrique, deve estar ainda mais eufórico que o pai...
Estou felícíssimo por voce, Francis. Pelo que realizou e por tudo que certamente virá.
Bem, a primeira a gente nunca esquece e espero que todos os contratempos enfrentados, enrijeçam a determinação de fazer o melhor.
ResponderExcluirSe foi bom procê, apesar dos percalços, então foi bom pra todos nós que torcemos a distancia.
Na próxima será melhor, com mais "experiência".
Abração menino.
Muito bom Francis, no começo geralmente as coisas são mais difíceis.
ResponderExcluirMas o carrinho mostrou potencial de pista e de diversão.
Você ainda vai ter muita alegria fazendo o que gosta. Parabéns.
Fiquei feliz em saber que o Pinico Atõmico roncou bonito e provavelmente levantou muita poeira. Pena que quebrou. Mas como dizia Fangio: "CARRERAS SON CARRERAS". Na próxima já vai estar tudo mais nos eixos.
ResponderExcluirAdolf
Não tenho palavras para descrever a emoção que senti ontem lá em Ascurra. Fazer a estreia indo direto para a largada foi algo que gerou um pouco de receio, mas o negócio é acelerar e foi isso que tentei fazer. Não poderia ter sido melhor, mas tenho consciência que tenho muito, mas muito mesmo a aprender. O importante que o senho ue ficou esperando por 48 anos foi realizado. Agora é botar o carro novo na pista e acelerar. Francis, logo no meu prmeiro pódio vc já quer me derrubar (rsrsrsrsrs). Fiquei em 2º. Até a próxima etapa. Abraços
ResponderExcluirAmigo Francis, quero parabenizá-lo pelo feito de conseguir colocar seu Bizorrinho na pista em tempo record, pois só quem entende disso sabe o trabalho que dá, mais valeu mesmo todo o seu esforço e tambem do Ney, espero que na proxima possamos ve-lo receber a quadriculada que é o nosso maior objetivo. Um abraço do amigo Carlassara
ResponderExcluirFaltou dizer que só consegui realizar esse sonho porque o Fabiani Gargioni não mediu esforços para isso. Agradeço a todos que me apoiraram mas ele foi fundamental para isso. Abraços
ResponderExcluirÉ isso aí Francis, o mais legal é que você "curtiu" tudo o que aconteceu.
ResponderExcluirNa próxima você vai estar menos tenso e mais experiente e daí vai ser só "enfiar o pé no da direita sem medo de ser feliz".
Parabéns cara.
Um grande abraço!
Valew Francis. Força e determinação acabarão por premiar seu trabalho com uma checkers flag.
ResponderExcluirSDS
Henrique
Emocionante só de ler
ResponderExcluiracho que valeu por tudo
sucesso
maravilha
sem palavras
abs
rsrsrsr, adorei o texto, mais por favor compre um kit de polias para correia dentada.
ResponderExcluirabrs
Parabéns pela conquista e realização deste sonho Francis. Você merece..
ResponderExcluirUm grande abraço.
Parabéns Francis!O que vale é a paixão pelo que gosta de fazer, e você é um apaixonado pelo automobilismo como sempre digo lá no blog.
ResponderExcluirParabéns.
abs
Parabéns Francis....
ResponderExcluirEstou orgulhoso mesmo de vc cara.
Alegrias maiores isso certamente vîrão.
Abraço..
Caro Francis, pena que dessa vez não deu para ver a bandeira quadriculada ao final, mas é assim mesmo. Da próxima vez, com mais tempo para preparar o carro (esse ficou pronto em cima da hora), vai dar tudo certo e o pódio estará te aguardando.
ResponderExcluirAbraço!
Obrigado pela força e pelo apoio de todos!
ResponderExcluirPolaco, fiquei muito feliz por tudo que aconteceu, especialmente em ver o teu olhar e tua expressão ao descer do carro, assim como do Ike Nodari, do Clifford Jelinski e do Dagoberto Moraes Jr. Muitos 'cabaços' perdidos nessa prova.
Comendador Cerega, tê-lo aqui na próxima etapa seria uma honra ímpar. Venha mesmo!
Regi, venha também pra cá. Santos é pertinho, o difícil é voltar pra casa depois de tanta emoção.
MM, obrigado pela força. O carro é bom mesmo, só falta piloto...
Adolf, você está 'intimado' a comparecer na próxima.
Ike, desculpa o erro, já corrigi.
O teu choro foi uma explosão de alegria, de sonho realizado. Chorei contigo, mas fiz isso escondidinho, ali no muro dos boxes.
Beto, obrigado pela presença lá e pela força. Espero que você esteja acelerando em breve conosco a Puminha.
Ararê, valeu, obrigado! Agora você tem trabalho pela frente... hehehehe
Berg, meu grande camarada, obrigado pela força! Espero te ver lá na próxima...
Orlando e Duran, que honra tê-los no meu blog!
Vocês foram heróis da minha infância e hoje tenho a alegria de tê-los aqui na minha casa virtual.
Pode deixar que vamos mudar o sistema de polias do carro.
Ingo, você fez muita falta lá, muita mesmo.
Você é uma 'peça' de extrema importância no Automobilismo Catarinense.
Espero te ver na próxima.
Joel, Vitorio e Bianchini: obrigado pelo apoio! Com certeza o mais difícil foi feito e agora o resto são detelhes.
Neste final de semana já vou mexer algumas coisas no carro e em breve ele vota pra 'mesa de cirurgia'.
Grande abraço à todos e muito obrigado pela força, pelo apoio e pelo incentivo. Valeu demais!!!
Parabéns Francis, muito ânimo porque tem mais... Correia dentada não é luxo e faz um bem... Te procurei nos boxes, mas não te encontrei então fica o abraço e a torcida, mesmo que atrasada. parabéns a todos que puseram seus carros e corações nesta categoria.
ResponderExcluirEduardo "coelho" Furtado
Parabéns Francis, fusca de corrida é assim mesmo, ele demora um pouco para virar Herbie, mas depois de incorporar a ideia, ninguém segura a fera. Sucesso nas proximas disputas e abraço
ResponderExcluirValeu João Cesar, obrigado!
ResponderExcluirQualquer hora dessas você tem que aparecer por aqui também.
Abração