O Flavio Gomes divulgou em seu blog o email abaixo dias atrás, enviado à ele pelo próprio Roberto Nasser. Querem despejar o Museu do Automóvel de Brasília...
"o museu do automóvel está ameaçado de fechamento caso não se reverta a decisão da secretaria de patrimônio da união cedendo-o ao ministério dos transportes.
a cessão é um atropelo administrativo, mas o ponto de maior relevo é a falta de opção para a mudança e, sem um prédio decente para se instalar, o museu será inviável.
na prática é triste pela desilusão cívica, quando a autoridade manda fechar um equipamento cultural sério, sem verbas públicas, mantendo-se com digna modéstia e contando pioneira, única e especializadamente a história da indústria automobilística brasileira, para entregá-la a um ministério que quer, tão somente, ampliar seu arquivo de papéis antigos.
100 mil visitantes passados por lá nada significaram como determinante de utilidade social e o processo, discutível, ocorrendo num período de final de governo, parece projeto bem articulado por algum inimigo da cultura. fecha-se a porta aberta ao público para guardar papéis – numa época de digitalização.
fui surpreendido com uma série inquantificada de apoios, apreços, manifestações de carinho e proteção de velhos amigos, conhecidos e maioria esmagadora de bons cidadãos apoiando o museu do automóvel.
para mim é o reconhecimento de um trabalho árduo, no cumprimento de um dever social de dividir o pouco que sei com quem sabe menos. hoje a associação comercial do df fez uma reunião de diretoria no museu para traçar um plano de união dos empresários em torno da preservação do museu. é um alento, e o governador de brasília, sujeito sensível, pode ser de boa ajuda – e de solução.
há vários meios pelos quais você pode ajudar:
indicar alguém com habilidades e influência no governo federal, candidato ou parlamentar, e sensibilizá-lo a agir; enviar uma correspondência de apoio à manutenção e continuidade do museu do automóvel, Brasília. o e-mail para isto é curador@museudoautomovel.org.br
com tais manifestações poderei anexá-las aos pedidos que estou realizando junto às autoridades; e também há uma petição eletrônica criada por alguém que embora incógnito fez um ótimo trabalho. gostaria que você também a assinasse e, se possível, encaminhasse à sua lista de e-mails. naturalmente, quanto mais extensa a lista de signatários, maiores as chances de o presidente da república se sensibilizar e determinar um reestudo e impedir este estupro cultural.
se você quiser e puder ajudar, faça-o agora. nós poderemos até chegar ao limite da resistência, mas a dignidade antigomobilística exige que o portão se feche com honra, com protesto, união, votos contrários à legenda – não apenas por um despacho pífio, inculto e despreparado".
Peço à turma da poeira que clique aqui e assine a petição pública e ajude na mobilização em prol do MAB.
Nasser, força aí!
2 comentários:
Já apareceu uma campanha assim, esses dias no meu fotolog e a minha assinatura já está lá.
Tomara que isso dê resultado.
Adolf
Amén!
Postar um comentário