segunda-feira, 8 de novembro de 2010

40 anos de Tarumã

Hoje, 8 de Novembro, o Autódromo de Tarumã completa 40 anos de existência, ou de "vida", como queiram.
É o circuito mais veloz do país e já sediou uma etapa da Fórmula 1 - extra campeonato, é verdade, mas ainda assim Fórmula 1 - e durante muitos anos foi a 'meca' das categorias nacionais e sul-americanas.
Atualmente está meio 'de lado', principalmente por ter uma estrutura um pouco ultrapassada e pelo fato do Rio Grande do Sul ter 2 novos Autódromos (Santa Cruz do Sul e Velopark) e Guaporé recém reformado.
Estive em Janeiro passado em Tarumã, não em uma corrida, mas em um 'desvio de rota' durante uma viagem. Foi uma visita de meia hora, mas que deu pra constatar com tristeza e uma certa revolta o estado em que a pista e os boxes estão.
No próximo dia 12 de Dezembro acontece mais uma edição da tradicionalíssima "12 Horas de Tarumã", e particularmente torço pra que seja o início de uma nova fase pra aquele circuito.



Acima o desenho da pista com a nomenclatura das curvas e uma imagem aérea da pista.

Se é verdade que "a vida começa aos 40", o circuito está renascendo hoje.

Parabéns, Tarumã!

Fotos: Internet

10 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Ouvi dizer que Tarumã está jogado às traças Francis, o que é um pecado, já que a pista é desafiadora e foi e continua ser palco de grandes corridas.

Abraços

Rui

dado andrade disse...

Largarem Tarumã as traças é sacanagem da grande,comparavel somente aquilo que fizeram com Jacarepagua.Tarumã é de longe o melhor Autodromo do Brasil,para viaturas de Esporte e Turismo.Acorda Gauchada!!!!Abs Dado Andrade.

Bianchini disse...

Gostei da nomenclatura das curvas: Um, Dois, Três, aí vem mais 2 curvas, e emenda com as curvas Oito e Nove... como diria o Ratinho, "côi de lôco".
Mas brincadeiras a parte, é uma pena ver esse belo e desafiador traçado jogado às moscas, espero que seja feito um plano de recuperação para ele.

luiz borgmann disse...

Certa ocasião fui assistir em Tarumã uma demonstração de motociclismo do Adu Celso dos Santos. Ele dizia: chego na curva 1 a aproximadamente 200 km/h, jogo uma quinta e deixo a moto escorregar de traseira e dou gás novamente. Não acreditei e assistí no local mencionado. Coisa de louco. Também assisti muitas corridas na D3 do Dado Andrade, Edison Graczyck & cia, parabéns a todos que contribuiram para engrandecer o esporte motor. Estive em Tarumã na inauguração, inesquecível, ele sobreviverá para as novas gerações.
luiz borgmann

Anônimo disse...

Meu sonho e um dia correr as 12 horas de taruma ..
coisa de loko...

chevett#18#

Francis Henrique Trennepohl disse...

Infelizmente os comentários a respeito do estado da pista e do Autódromo são verdadeiros.
Eu também queria correr uma edição das 12 Horas de Tarumã. É um sonho bem maior do quee correr as Mil Milhas, que perdeu a graça faz tempo...
Abraços

Ike Nodari disse...

Eu também alimento esse sonho, mas sei que preciso comer muita grama antes de tentar alçar um vôo mais alto. É uma pena que temos mais um autódromo jogado às traças. O problema é que, por ser muito antigo, o autódromo não apresenta possibilidades de ampliação e até mesmo modernização. Fazer um novo custo muito caro. Aquele abraço.

Alan 30 disse...

Aew rapaziada. Já tive o prazer e a felicidade de andar da pista de Tarumã com um gol quadrado em 2006 na extinta Copa Gás. Acho um absurdo deixarem aquela pista abandonada e do jeito que se encontra hoje. Quem puder não deixe de andar lá, pois não vai se arrepender. Foi uma das pistas mais desafiadoras onde andei até hoje. Abraços a todos.

Isadora Diehl disse...

Oi pessoal!

em uma busca no google achei seu blog, primeiro gostaria de parabenizar pelo blog.
Depois queria falar que Tarumã não está tão ruim o quanto vocês estão falando.. Lá é minha segunda casa, a pista está em ótimas condições e tem áreas de escapes muito seguras. Prova disso é o nosso campeonato regional que, mesmo com muita agressividade por parte dos pilotos na pista, nenhum de nós nunca se machuca nos acidentes...
Somente a estrutura de box que está bem antiga.
Convido vocês a nos visitarem aqui no Sul!
Obrigada!
Grande abraço!!

Francis Henrique Trennepohl disse...

Olá Isadora!
É uma honra receber sua visita aqui, e agradeço pelas gentis palavras.
Correr em Tarumã pra mim é um sonho, e quem sabe um dia eu realizo e acelero com vocês.
O gaúcho de Marcas é um campeonato lindíssimo, de fazer inveja à qualquer outro.
Abraço e seja sempre bem vinda!