É com profundo pesar que mais uma vez vemos um piloto morrer em Interlagos, exatamente no mesmo local onde em dezembro de 2007 já havia falecido o Rafael Sperafico, e desta vez quem perdeu a vida na 'subida do café' foi o Gustavo Sondermann.
Tive a oportunidade de vê-lo correr aqui em Floripa na Fórmula Renault, e na época era um piloto promissor, o que acabou se confirmando e passou a ser um dos melhores da Copa Vicar (Stock Light), hoje denominada Copa Montana.
O mais irônico de tudo é que na época em que o Rafael Sperafico morreu, seu companheiro de equipe era justamente o Gustavo Sondermann.
Agora estão juntos novamente, acelerando em alguma equipe lá no céu...
Gustavo Sondermann...
22 comentários:
Segunda morte em menos de um mês no mesmo ponto, uma vergonha de autodromo, abandonado, inseguro...
Uma baita FATALIDADE, mas reparem no pneu traseiro direito,não esta invertido?
sds.
Fernando Patussi
NY
Meu Deus.....
Estava acompanhando pra ver nossos amigos Tito e Jorge.
Que coisa terrivel....
Vai com Deus cara...
O pneus invertido não foi o problema, ele foi tocado, espirrou no muro e voltou pra pista com o lado do passageiro pra pista. Bem lembrado pelo Bongar, poucas semanas atrás um motociclieta que tbem era fotografo morreu num acidente ali mesmo.
olhando bem o c arro nao esta dnificado do lado do piloto acho que teve uma fratura craniana provocada vpelo choque do capacete contra o santo antonio que nao esta revestido com espuma especial tipo usada na nascar.isso me lembra o acidente do jean paul em laranjeira , a maior ferida foi o choque com o snto antonio, teve sorte e apos 30 dias saiu do coma...claude bes.
Fernando, acho que FATALIDADE não é a palavra mais adequada pro caso em questão.
IMPRUDÊNCIA, IRRESPONSABILIDADE e FALTA DE ATITUDE são as mais adequadas, e os maiores culpados são a CBA e a VICAR, duas ENTIDADES/EMPRESAS que prezam (E MUITO!) pelo LUCRO!
Quando a importância maior é dada para a grana e o resto vem depois, as merdas sempre vão acontecer.
O que mais me deixa estupefato é que o tal do Clayton Pinteiro, presidente da CBA, é um boneco de cera, não fala, não manda, não faz, não nada! O cara não existe!!!
Além disso, o Carlos Col, dono da VICAR, era piloto da Stock, ele sabe perfeitamente o que é enfiar a bunda dentro de um carro de corrida, mas seus olho$ brilham por outro$ motivo$ que não $ão nce$$ariamente $egurança.
REVOLTANTE!!!!!
Claude, a batida foi tão forte que houve um rompimento na altura da nuca.
O Jean Paul graças a Deus tinha o Papai do Céu de plantão naquele dia...
Que isto sirva de alerta para todos os pilotos. Achar que por se andar em uma velocidade menor não se corre tal risco é uma temeridade. Sempre insisto nesta tecla e às vezes me sinto um chato de galocha, mas vamos tentar nos preservar. Segurança acima de tudo, mesmo que para isso seja necessário que alguns não possam correr. Itens de segurança devem ser exigidos bem como boxes sem pessoas estranhas ao evento. Voltando ao infeliz acidente, acredito que haja uma grande conivência de todos os envolvidos. Não basta criticar os dirigentes, pois os donos de equipes e pilotos sabem com o que estão trabalhando e só quando acontece uma coisa dessas é que todo mundo bota a boca no trombone. Já conheço essa história e, durante os próximos dias ouviremos a mesma ladainha de outrora. Baixa a poeira e tudo fica como dantes no quartel de Abrantes. É esperar para ver. Abraços
esses carros sao umas carroças,so quem ja sentou num sabe como e ,com tempo bom ja e ruim a visibilidade,com chuva entao nem se fala.mas se nao estou equivocado,o gustavo forçou a ultrapassagem no carro 49,ele passou por dentro da zebra ,nisso perdeu um pouco o controle do carro e resultou no acidente.
so pra corrigir,dando um pause no começo do video,o gustavo e quem estava por fora.
M... acontecem, mas é o tipo de coisa que poderia ter sido evitado com algumas providências básicas.
1- Quando o Mundial de Motovelocidade saiu de Goiânia e veio para SP, foi feita uma chicane na subida do café. Depois que as motos foram para o Rio de Janeiro a chicane ficou abandonada. Custava tanto quando fazem as obras para receber a F-1 recapear essa chicane?
2- Com a chuva que caía, um pneu direcional montado ao contrário, retirando água das bordas para o centro do pneu é capaz de diminuir a aderência naquela ponta do carro, tornando ele mais sensível a toques ou mesmo ondulações.
3- Assistindo a prova da Nascar no Speed hoje, um piloto foi praticamente sem frear no muro, o safer barrier (ou softwall) recebeu o carro em um ângulo de uns 45º ou mais e amorteceu o choque permitindo que o carro deslizasse um pouco no muro antes de voltar para a pista, absorvendo o choque melhor que uma barreira de pneus, que "ricocheteia" o piloto de volta para a pista. Eu gosto muito de ver corridas na arquibancada da subida do café pois os carros passam com o motor "cheio" lá, esticando as marchas, e dificilmente alguém vai bater de frente naquela curva, vai bater em ângulo, e os pneus são bons para locais em que você vai bater de frente. Safer barrier já!
Condolências à família do Gustavo.
Infelizmente, uma grande tragédia. Além de estar acabando com o esporte a motor no Brasil, a CBA está deixando os pilotos se matarem nesses autódromos ultrapassados, sem as mínimas condições de segurança. Dois acidentes fatais, no mesmo ponto do autódromo, na mesma categoria. Isso não é coincidência, é irresponsabilidade. E aposto: nada vai acontecer, nada vai mudar...
Meus sentimentos a familia, e que o piloto Gustavo Sondermann esteja em um bom lugar, para os que ficam e continuam nos grid's da vida, mais atenção e responsabilidade pois a vida é uma só...
Harmuch 393...
Pessoal, preciso frisar que em nenhum momento o Gustavo bateu no muro, mas sim, levou 5 porradas feias de carros, sendo a mais forte do Pedro Boesel, que o pegou de frente. Ali, o problema não foi o muro. Infelizmente, foi uma fatalidade, sabemos. Mas também sabemos que poderia ter sido evitada como bem disse o Bianchini, com o retorno da chicane, isso com certeza teria poupado a vida do Sonderman.
Que Deus abençoe a família, e os conforte com a certeza de que um dia irão se reencontrar.
Resta a nós orar por ele e a familia.
Rui
Pensaram so na grana da midia,(REDETV q transmitia ao vivo), pq poderiam muito bem esperar um pouco a chuva passar para dar a largada, mas infelizmente o horario de transmissão é das 13 as 14 hrs e nada mas, e com isso perdemos mais um piloto.
QUE DEUS DE CONFORTO A FAMILIA NESTA HORA QUE SERAO OS GRANDES SOFREDORES ..,,Jairo Gevaerd #55
Lamentável tudo isso.
Que Deus dê força aos familiares dele para poder superar essa faze tão difícil e dolorosa.
Adolf
Corrigindo o amigo BK!
Bateu no muro SIM! o muro e tao perto que dependendo de como se ve o video parece que não Bateu, MAS BATEU SIM!
Ele estava por fora foi jogado pro muro e voltou rodando e sendo colhido pelos outros pilotos que nada enxergavam!
Culpados e dificil se apontar mas motivos para a morte tem sim
1) Largar carroças como disse o pein, naquele diluvio!
2) Um muro a um metro da pista
3) carro com concepção rídicula feitos para UM ou ALGUNS ganharem $$$.
Tem no blog do Victor martins a opiniao dada pelo Cassio Homen de Melo! o mais sensato de todos que li!
Luiz Pereira Junior N11
Pein, concordo contigo: esses carros são umas CARROÇAS!
Ontem o Cacá Bueno matou a pau no Sportv.
Com classe e educação, foi pontuando muita coisa que está errada, principalmente que o Diretor de Provas da Stock (que não sei quem é. Era o Montagner, mas parece que mudou) disse pra eles no briefing que "corrida de carros eram perigosas" depois de eles fazerem algumas reivindicações.
Depois dessa, alguém apaga a luz e fecha a porta da CBA...
FRANCIS, EM QUAL PROGRAMA O CACÁ DISSE? TENS LINK? ABÇ
Na verdade agora o que nos resta fazer é rezar por ele e seus familiares,porque qto à CBA e suas afiliadas nada se pode fazer e nada vai acontecer!!!
Foi no Redação Sportv. Não sei se tá na internet, assisti na TV mesmo.
Postar um comentário