No último dia 16 de Abril fiz esta postagem onde eu falava que tinha ouvido uma história de que o Passat que havia capotado era o ex-carro do Gunnar Vollmer, que tinha sido Campeão Brasileiro de Marcas em 1989.
Depois de muita pesquisa, telefonemas e alguns levantamentos em meus arquivos, consegui remontar a história deste carro, e graças a uma ajuda pra lá de especial do amigo Juca Lisboa, que deu uma contribuição gigantesca nesta postagem, descobri que este Passat é na realidade o carro que foi Campeão Catarinense da 1.600cc em 1989, sendo mesmo do Gunnar Vollmer.
O Juca Lisboa sabe aonde está em Curitiba o outro Passat, este sim o Campeão Brasileiro de Marcas em 1989 com o Gunnar Vollmer e o Toninho da Matta, e assim que possível ele enviará fotos do carro, que pertence a um amigo seu e está atualmente guardado numa garagem e pintado de amarelo.
Abaixo a cronologia do carro.
O Passat 20 do Gunnar em 1989, em Santa Cecília...
... que depois foi vendido ao curitibano Sérgio Moraz, que correu com ele no Paranaense de Asfalto, em dupla com Lalau Roveda.
Depois foi a vez do carro parar nas mãos do Amauri Lisboa Júnior, o "Juca", que acelerou o carro no Paranaense de Terra...
... onde o Passat continua a levantar poeira, mas agora nas mãos do piloto Marcos Voznika.
Agora é só telefonar pro Gunnar e contar a boa nova do Passatão 20!
Valeu, Juca, obrigado pela força!
Fotos: Acervo pessoal Luiz Carlos Porfírio / Revista Pista Livre (1996) / Blog Padocck / Ponta Racing
13 comentários:
Aí Francis,
Meus parabéns pela matéria, excelente. Conheci o Serjão Moraz boa gente da oficina na Des.Westphalen em Curitiba, quando ele vendeu o speed e comprou esse Passat, mas o Sergio Moraz andava no asfalto. Este Passat do Gunnar precede o Voyage, que ele e o Toninho usaram posteriormnente no Bras de Marcas.
Um abraço
luiz borgmann
essa informação eu trouxe aos TCCianos atraves da nossa lista de emails, direto de sj dos pinhais qdo fui assistir a primeira etapa, como preparação para participar da segunda. coloquei pilha e fosse atras rsrs
conversando com um preparador de terra e asfalto sobre o atual estado do carro, ele comentou entao que era o tal carro do gunnar, só que disse que era o do brasileiro. disse que estava em cascavel jogado num terreno e pagou 500,00 por ele, trouxe pra curitiba e repassou, mas nao disse qdo foi isso. se foi assim mesmo será dificil saber.
ele tbm disse q varios carros do antigo brasileiro de marcas estao na regiao de cascavel.
Lembro deste que era um dos "canhões" da 1600 do Catarinense de Terra,bela reportagem Francis e agora só falta ele vir andar aqui na TCC!!!
Não consegui ver as fotos, mas ótimo seu trabalho de pesquisa.
Um abraço
Rui
lindo demais esse passaT.
Allison Ricardo do Prado
Lá em Cascavel tinha ficado tbem os dois Apolos que correram o brasileiro de marcas. Um deles conseguiu uma unica vitoria nas mãos de Gastão Weigert. Um eu sei que foi destruido num acidente, o outro num sei que fim teve.
Um dos Apolos comprei da lenda Lagarto e depois vendi para o irmão dele que até hoje disputa o regional de Cascavel
Os Apollos mencionados foram carros desenvolvidos pelo Ereneu Boettger em Timbó, e me parece que além do Gastão Weigert, também tiveram grande atuação no Brasileiro de Marcas com o paulista e ex-motociclista Claudio Girotto. A propósito, a trajetória da oficina de preparação de carros da Boettger em Timbó-SC (o pessoal fala que ele começou com uma autoelétrica) no cenário nacional do Marcas me parece que se inicia com os VW Apollo. Abnegação, persistência, técnica.
luiz borgmann
Sim Luiz,era uma autoelétrica e se transformou numa das melhores construtoras de carros de competição do Brasil,Sr Ereneu mostrou muita competência na terra e no asfalto,uma vez passei de viagem na frente da oficina do e vi um dos apollos mencionados,era lindo!!!
Comentário do Juca confirma a teoria que 70% dos carros de corrida do PR passam na mão dele.. hehehe
Juca, e aquele que passou na mão do Biscouto, num é esse mesmo?
francis, nao sei se tens mas vou te mandar uma foto do apolo ja que virou o tema principal hehe
Sim Angelo este mesmo.
O Ereneu começou com a "Eletro Mecânica Boettger", e na época preparava os Fuscas do João Carlos Boaventura e do Orlando Zeferino de Souza, além de ele mesmo pilotar às vezes.
É um ícone do Automobilismo Catarinense e Brasileiro!
Postar um comentário