terça-feira, 14 de junho de 2011

O violentíssimo 'capote' do Mário Diego

As cenas abaixo são de arrepiar! De 3 ângulos diferentes, o "capote" do Mário Diego Broering em Joaçaba, no último final de semana.
Vídeo de um espectador


A câmera no carro do Charles Oliveira...


... e a mais impressionante: a câmera no carro do Aladir Amorim.


Vou dar a minha opinião sobre o acidente: assim como TODOS acidentes, poderia ter sido evitado, o que não faz com que algum dos pilotos envolvidos seja crucificado, nada disso.
Isso é Automobilismo, não balé, porém é bom sempre lembrar que dentro dos carros estão seres humanos, pais de família e que tem o Automobilismo como hobby.
Fica claro no vídeo do carro do Charles Oliveira que o Tito 'espalhou' e o Mário Diego se aproveitou e colocou por dentro, sendo que na sequência o Tito tentou retomar o trilho, mas não deve ter visto o carro ao seu lado ou quem sabe calculou mal o espaço.
As coisas acontecem de uma forma muito rápida dentro da pista, não há muito tempo para decisões, é pensar e fazer, e muitas vezes nem dá tempo de fazer.
Se o Mário Diego tivesse empurrado o Tito e tentado na força abrir o caminho, provavelmente teria acontecido uma tragédia no "Cavalo de Aço", pois creio que ambos capotariam morro abaixo, e como ali é um local com muitas pedras e algumas árvores, o resultado poderia ser desastroso.
Assim sendo, vejo como um acidente de corrida, que apesar da violência, graças a Deus ninguém se feriu.
Conheço o Tito Morestoni o suficiente para saber que ele JAMAIS faria de propósito isso.
O Tito e toda a sua família são pessoas de uma educação e de uma gentileza ímpar, então em momento algum passou pela minha cabeça que ele teve intenção de causar o acidente. No máximo, errou, e só.
E há que se considerar a frieza do Mário Diego em não tentar empurrar o Tito, pois como disse acima, aí sim seria uma tragédia.
Em resumo, dois excelentes pilotos que tiveram, cada um ao seu modo, uma infelicidade, só isso.
Quem quiser comentar sobre o acidente fique à vontade, mas já aviso de cara: não fogo e nem fogueira. Quem começar com comentários maldosos, acusando, usando palavras inadequadas para linhas de raciocínio inteligentes, terá seu comentário excluído imediatamente.

17 comentários:

Harmuch393 disse...

Acidentes acontecem, pois no momento da disputa tudo é muito rapido, depois do ocorrido muitos falam coisas que não estão no contexto de corrida,piloto não vai pra pista para bater em ninguem as ocorrências são de pista, o importante é que nada de mais grave ocorreu, acidentes no automobilismo são decorrentes da competitividade...

Harmuch393

Sidney Andrade disse...

Bom dia Francis ,me desculpe mas descordo da sua colocaçao,o Tito deixou uma rodovia inteira para que o Mario diego podeçe passar e depois fecho o espaço em 45 graus isso nao se faz assisti umas 10 vezes e acho o que aconteceu inaceitavel, e nao deve mas acontece,nao se ganha corrida na primeira volta,ja que errou deixa passa e tenta recuperar depois,mas ja mas façer o que foi feito,o ponto ali é muito perigoso poderia ter sido bem mas grave,conheci varios pilotos que se acidnetaram na quele local ali e nunca mas voltaram a anda, um foi Katio Létti o outro foi Juca Fuganti e teve outro que nao lembro o nome mas ele tinha um gol vermelho com amarelo, esse nao correram mas depois do acidnete neste local,cinto que isto tenha acontecido.



Abraço Ney 77

Jairo Gevaerd#55 disse...

Concordo com vc Ney ,,,,mas tbm sei que ao meu ver o Tito nao calculou o espaço e duvido que Tito tenha feito por maldade nao é da indole dele,,mas fazer o que
já aconteceu e o Mario tem que pagar o carro para o Debatin, pois ele havia locado o carro ,porque o seu estava em reparos na lataria .. abraços a tds ....

jairo gevaerd disse...

Porem o Tito ja deve ter procurado o Mario pra ajudar nas despezas ,tenho certeza que sim ....vlw até ASCURRA.

Andrey disse...

Só há um equívoco do piloto na matéria abaixo. Ali os carros não chegam a 170 km/h. Somente depois dos boxes. Mas bela corrida da stock..abraço.

Alexandre Frankenberger disse...

Boa tarde Francis, primeiro gostaria de lhe dar os parabens, cada vez mais legal teu blog. Cada vez mais interessante. Sobre o acidente, eu nao estava la nesse final de semana por motivos pessoais, entao nao estava com no radio com o Tito, mas trabalho a quase um ano em todas as corridas com ele. Acima de tudo é meu amigo. E tenho mais que certeza de que ele nao faria nada pra prejudicar ninguem, como você mesmo citou, é uma pessoa de uma educaçao como poucas pessoas que conheci até hoje, ele e sua familia inteira. Uma familia que se importa com o bem estar dos outros o tempo todo. E um piloto que além de talentoso, é muito leal. Acho que foi um acidente de corria, ali na largada ta todo mundo procurando um espaço, toques acabam acontecendo, e da forma que foi o toque, existia uma grande chance do Tito acabar capotando, entao porque iria arriscar dessa forma? tenho certeza absoluta que em momento algum passou pela cabeça dele fechar a porta, apenas estava tentando voltar para o traçado. MINHA OPINIAO
Graças a Deus ninguem se machucou, o que é muito mais importante do que qualquer custo.
grande abraço a todos

Junior disse...

Eu estava lá...
Vi o acidente a distancia, e trabalhei no socorro do MD, visto o Serviço de Socorro de Joaçaba ter deixado eles na mão. Não estou apto a dar (pitafos) quanto a respensabilidade de quem foi o acidente. Mas gostaria de parabenizar os preparadores, deste acidente e também do nosso amigo Claudio Rodrigues. Em ambos os casos o SA desempenhou com maestria o seu papel. E com certeza salvou a vida destes pilotos, neste fim. E sirva de Lição a outros, de antes de pilotar um carro, olhar pra cima (sim DEUS) mas também pra qualidade de seu Santo Antonio. Amém

Anônimo disse...

boa tarde Francis

me lembro qdo o tito ganhou a primeira prova de opala em ascurra uns anos atras......
um garoto, q ganha sua primeira corrida, ficou muito feliz, foi ate advertido pela fauesc...pq fez um zerinho na reta...kkkkk...tamanha sua felicidade....
nao o conheço pessoalmente, mas sei que de proposito ele nao faria isso.....

abraços


POLACO #21

BARULHO DE MOTOR disse...

O tito espalhou pra nao acertar a traseira do Coelho, voltou para o traçado em 45º e nao pode ver o Mario pq estava em um ponto cego.
Quem seria o doido que iria fechar outro piloto bem na altura do numero que fica localizado atraz do carro ?
é pedir pra tomar um strike.
Tenho a filmagem onboard e tenho a filmagem externa pra comprovar isto, o tito procrava quem estava atraz dele e nada via, entao decidiu voltar para o traçado.
A filmagem do espectador nao comprova nada, não mostra o toque que houve entre os dois pilotos.

George Pruner #43 disse...

Acho que o Jimmi (BARULHO DE MOTOR) e o Xande já expressaram bem o ocorrido, vendo pela posição em que os carros se encontravam no momento em que o Tito retornou ao traçado, acredito que o Mario encontrava-se em um ponto cego, não estava ao lado do Tito para ser visto diretamente e nem atrás para ser visto pelo retrovisor, estava em perfeita diagonal.

Quem viu o carro do Tito após este acidente, pode perceber que o toque ocorreu bem no numero do carro do Tito, e com certeza não é um bom lugar para se fechar propositalmente alguém.

Resumindo: Acidente de corrida, violento como de costume em Joaçaba, que é uma pista rápida, felizmente, ninguém se feriu.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Eu não estava lá e só os vídeos, mas continuo pensando exatamente igual e concordo com as colocações do Harmuch, do Xande, do Junior, do Jimmi e do "Rei da Floresta".
E o que mais importa é que o "Didi" não se machucou, o resto é resto!
Abraços

Filipe disse...

Olha eu acho que foi um acidente de corrida que o Tito não teve intenção de causar um acidente porem eu estava lá é vi quando tudo aconteceu!
O Tito espalha abre um bom espaço onde o Mario Diego aproveitou a situação para ganhar a posição que é o de praxe em uma corrida automobilística. Se o Mario estava em um ponto cego eu não sei mais quando ouve o toque o Tito não recuou e sim o Mario onde ocorreu o acidente e Tito continuou a corrida, se o Mario não fosse frio ao ponto de tentar contornar a situação teríamos um acidente bem mais espetacular e perigoso a ambos os pilotos e quem sabe até uma tragédia. No vídeo do carro de Charles Oliveira da bem para ver que o carro de Tito cega a torcer com o toque no Mario Diego. Eu vi e revi os vídeos, no do Charles eu parei exatamente aos 2minutos e 07 segundos onde o quadro do vídeo mostra o carro de Tito forçando o carro de Mario contra o barranco, logo em seguida tem uma árvore e o bandeirinha, olhando deste ponto a tragédia poderia ter sido bem pior.
Temos que lembrar que dentro destes carros existem seres humanos pais de família.
Minha opinião acho que a corrida não seria definida na aquela curva e se Mario estava na vantagem o mais certo seria ele ter conquistado a posição e seguido em frente teríamos uma briga muito mais bonita e um espetáculo para as pessoas que estavam assistindo a corrida.
Porem graças a Deus que ninguém saiu ferido. Mas temos que analisar até que ponto isso é um hobe e não um disputa de vida ou morte

Anônimo disse...

Leopoldo Mees #51A


Bom dia !!
Pessoal eu passei por um acidente bem parecido no ano passado e no mesmo local !!!
Acredito que o Piloto envlvido tb não me viu e acabou me fechando , causando um acidente !!
Acredito que o acidente do tito foi um acidente de corrida , como o meu , mas um diferencial EU FUI PUNIDO EHEHEHEHE normal kkkkkkkk

Issu ja passo , um abraço a todos
e Vamu bota mais de 50 carros em lontras

Anônimo disse...

Ai Jimmi, pra acabar com esse fala ou não fala ai, posta os videos onboard e offboard do tito ai pra acabar logo com essa discussão boba de foi proposital ou nao...

rolnei broering disse...

Dai Françis,faço minhas as tuas palavras sobre o acidente e sobre o carater desses dois pilotos,porem estamos pagando(caro)para arriscar a vida,creio eu que devemos fazer disso uma escola e fazer de tudo para que não se repita,sei la o que ,ainda gostaria de ouvir o que achou o diretor de prova.no mais agradeço a Deus pelos dois pilotos sairem ilezos, teu blog ta shou,valeu o video de 95,abraço.Rolnei.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Obrigado à todos pelos comentários.
Acho que o mais importante é que o Diego não se machucou e todos estão se mobilizando para colocar um novo Opala na pista.
Abraços

Anônimo disse...

REALMENTE O "ANÕNIMO 51" DISSE:
"FOI PARECIDO".
PARECIDO NÃO É IGUAL.
EHEHEHEHEHEH.