Releases de Pilotos/Equipes/Eventos - No Rio, dupla composta por Leonardo Fortunato e Kreis Jr. competiu com dois carros visando acelerar aprendizado em busca de melhores resultados.
A busca pela evolução constante visando acelerar a competitividade na Mini Cooper Challenge fez a dupla composta pelos pilotos Leonardo Fortunato de Joinville e Kreis Jr. de Jaraguá do Sul optarem por uma tática diferenciada na quinta rodada dupla que disputou a nona e décima corridas da categoria em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, durante o último final de semana.
Após Leonardo Fortunato ter enfrentado problemas nos freios logo na primeira seção de treinos, com os reparos que ocasionaram a perda de muito tempo de pista, a tática idealizada pelo próprio piloto de Joinville, não poderia ser outra. Competirem com dois carros no final de semana visando manter a curva ascendente de aprendizado, já que ficar parado nos boxes enquanto a “concorrência” acelera forte gera grande desvantagem. Este é o primeiro ano dos dois pilotos catarinenses na categoria dos pequenos notáveis do evento da Stock Car.
Após tal problema logo no inicio dos treinos livres, Leonardo Fortunato retornou a pista com o carro 71 que é patrocinado pela SMC Pneumática, Fortunato Engenharia de Construção Pesada, Raumak Máquinas e com apoio de Cerezan Representações Ltda, somente no treino classificatório e praticamente sem conhecer o traçado. “Avaliando, os resultados do Rio até que não foram ruins diante das dificuldades. Devido aos problemas não treinei, indo direto para o classificatório, um começo bem difícil”, lembrou Leonardo que completou falando dos resultados nas seções classificatórias: “Se você olhar para os resultados, onde fiquei em último na primeira classificação e antepenúltimo na segunda, tudo parece muito ruim, mas a avalição correta é outra pois eu ainda estava me adaptando a pista”, esclareceu.
Prova de que houve um lado muito positivo no final de semana está na classificação final das corridas, mesmo enfrentando os contínuos problemas nos freios que teimavam em reaparecer, Leonardo Fortunato evoluiu rapidamente de uma corrida a outra. “Na corrida de sábado concluí em décimo, com problema nos freios. Já no domingo larguei em décimo quinto, ultrapassei vários carros e estava em nono quando na quinta volta o problema nos freios reapareceu. Saí da pista e na hora de voltar acabei involuntariamente acertando o piloto que estava atrás de mim. A batida furou meu pneu. Uma pena, pois tinha sido a corrida que mais concorrentes eu havia ultrapassado. Acho que naquele ritmo chegaria a um bom resultado, já que um dos pilotos que eu havia superado chegou em sexto”, lembrou o piloto e finalizou. “No geral, na verdade foi a corrida que menos andei mas a corrida que melhor tive desempenho, o carro estava competitivo e realmente vinha forte, foi bom para me preparar para a próxima!” Finalizou Leonardo Fortunato.
KREIS JR.: NO RIO, OUTRO CARRO E MUITO TRABALHO
E para o jaraguaense Kreis Jr. o final de semana no Rio também não foi fácil, mas por outro lado chegou a ser produtivo. Com cada piloto da dupla acelerando um carro o ganho em tempo de pista foi fundamental para a evolução focando o resto do campeonato, além de que os pontos obtidos pelo piloto foram fundamentais na pretensão do Jaraguaense em seu ano de estreia. “Considero que tive um final de semana de grande aprendizado, já que eu e o Léo [piloto que faz dupla com Kreis Jr. no Campeonato] decidimos andar em dois carros nesta etapa, desta forma adquirimos mais quilometragem. A pista estava abrasiva demais o que acelerou muito o desgaste dos pneus, foi difícil, mas foi muito proveitoso”, relatou Kreis Jr.
Pilotando o então segundo carro inscrito pela dupla, o de número 17 também patrocinado pela SMC Pneumática, Fortunato Engenharia de Construção Pesada e Raumak Máquinas, o piloto jaraguaense enfrentou duas corridas bem competitivas com um carro longe da forma ideal em performance. “No sábado larguei em décimo segundo mas devido um acidente entre vários carros já na primeira curva, acabei caindo para último, consegui me recuperar e terminei em oitavo”, relembrou Kreis Jr., que completou: “Já na corrida de domingo, o carro estava praticamente inguiável, ainda mais largando com os mesmos pneus de sábado devido ao regulamento da categoria. Larguei em nono e tive uma prova muito difícil, com muita dificuldade de me manter na pista e vários acontecimentos, mas terminei em oitavo”, recorda o piloto.
Os resultados obtidos por Kreis, se por um lado não contentam o piloto que com a experiência adquirida no automobilismo nacional sempre está na busca por grandes marcas, por outro, sendo ano de estreia na categoria, atinge o objetivo traçado. “Somei 16 pontos no campeonato e me mantive na briga, concorrendo ao prêmio de um Mini Cooper zero quilômetro que será sorteado entre os 20 primeiros da categoria no ano, mas agora é pensar na próxima”, finalizou Kreis Jr.
A próxima etapa da Mini Cooper acontece nos dias 06 e 07 de agosto junto a corrida do Milhão, em Interlagos SP. Todas as etapas da Mini Challenge compõe o evento da Stock Car e são transmitidas ao vivo pelo canal Band Sports.
Kreis Jr. em boa disputa contra Raphael Abbate em Jacarepaguá.
Leonardo Fortunato lidera pelotão da Mini Cooper no Rio de Janeiro
Texto: Ponto de Fuga Assessoria de Imprensa
Fotos: Fernanda Freixosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário