terça-feira, 12 de julho de 2011

O significado das bandeiras no Automobilismo

O POEIRA NA VEIA também é cultura, então vamos aos ENSINAMENTOS BÁSICOS do Automobilismo quando o assunto é a comunicação entre a direção de provas e os pilotos.
Qualquer pessoa que enfiar um capacete na cabeça e sentar dentro de um carro de corrida sem saber o que essas bandeiras significam não está colocando apenas a sua vida em risco, mas a dos outros pilotos e do público também.

Bandeira amarela
Indica PERIGO à frente. Usada durante condições inseguras. Ao ser agitada, obriga o piloto a reduzir a velocidade e proíbe a ultrapassagem em toda a zona em que são mostradas, até que a verde seja acionada. Em geral, o Pace Car (ou Safety Car) entra na pista.


Bandeira azul
Informa que um piloto foi alcançado por um carro mais veloz e está prestes a ser ultrapassado, devendo facilitar esta manobra. O piloto deverá permitir a passagem até três curvas após ser mostrada esta bandeira ou poderá sofrer penalizações. É a mais utilizada em treinos e corridas. Durante a corrida, também serve para avisar aos que se preparam para sair dos boxes que existe um carro na pista em alta velocidade próximo àquele trecho.


Bandeira verdePista livre. Indica que o alerta foi suspenso. Geralmente mostrada após o Pace Car (ou Safety Car) sair da pista ou após um trecho em bandeira amarela. Assinala o final de uma situação de perigo e o regresso ao ritmo normal de corrida, sendo permitido ultrapassar.


Bandeira vermelhaCorrida paralisada. Informa que a prova foi interrompida. Os pilotos devem reduzir a velocidade e se preparar para parar a qualquer momento. Em treinos, os competidores devem se dirigir lentamente para a área dos boxes. Na corrida, precisam se deslocar para o grid, aguardando uma eventual nova partida ou a decisão do encerramento da prova.


Bandeira listrada em amarelo e vermelho
Assinala falta de aderência na pista. Pode ser óleo ou água na pista, tornando-a escorregadia e insegura.


Bandeira branca
Carro lento na pista. Agitada, avisa sobre a presença de um carro lento na área. Pode ser o Pace Car (ou Safety Car), guincho, ambulância ou qualquer outro carro de serviço na pista.


Bandeira metade preta, metade branca na diagonal
Adverte ao piloto por conduta anti-desportiva, a qual deve ser corrigida o mais rápido possível para não haver penalização ou desclassificação. É apresentada junto a uma placa com o número do carro. Só pode ser apresentada uma vez ao piloto na mesma corrida.


Bandeira preta
Indica a desclassificação do piloto, não devendo, portanto, continuar na pista. É mostrada em conjunto com um painel com o número do carro a que se destina, e que o obriga a parar nos boxes no final da volta seguinte.


Bandeira preta com um círculo laranja
Informa o piloto de que seu carro tem problemas técnicos que representam perigo para si ou para os outros competidores. O piloto deverá voltar aos boxes. É apresentada junto a uma placa com o número do carro. Indica que o piloto deve parar para corrigir defeito no veículo, podendo regressar à pista logo que a situação estiver resolvida.


Bandeira xadrez preta e branca (ou quadriculada)
Indica o final da prova. É a mais conhecida de todas. É utilizada quando o vencedor cruza a linha de chegada, ou ainda durante sessões de treinos.

2 comentários:

Marcelo Pacheco #49 disse...

Ótimo post.
Parabéns.

Bianchini disse...

Parabéns, Francis! Antigamente existia diferença entre a bandeira azul parada e a azul agitada, agora ficou tudo pasteurizado mesmo... e, se não me engano, também tinha uma diferença entre a amarela parada e agitada. Depois que inventaram pace car, acabou tudo isso.
Abraço!