O Catarinense de Terra 2011 já entrou na reta final. Faltam apenas 2 etapas para o encerramento da temporada e os primeiros campeões já estão definidos, mas já é possível fazer um balanço triste e preocupante sobre este ano: foi a pior média de pilotos de toda a história do certame.
Não é inteligente e tão pouco produtivo fazer aquelas velhas acusações que são comuns nas rodas de conversas e algumas vezes aqui no blog mesmo, nos comentários, onde muitos chamam "X" de ladrão, "Y" de filho da puta, "Z" de sem vergonha, etc.
Acho que este é o momento de pensar no todo, no que pode ser feito para 2012 e nos anos seguintes para melhorar, crescer e voltar a ter grids que encham os olhos do público.
A coisa tem que ser pensada como uma grande "máquina", onde cada parte é uma engrenagem e para que essa "máquina" funcione todas as peças devem estar em harmonia.
Sem pilotos, não há campeonato. Sem Autódromos (e automóveis clubes), não há campeonato. Sem Federação, não há campeonato. Sem patrocinadores, os grids se esvaziam. Sem público, patrocinadores, pilotos e mídia perdem o interesse. Com poucos carros no grid, os patrocinadores, a mídia e o público perdem o interesse. É uma via de mão dupla.
Encontrar o equilíbrio exato entre todas as variantes que compõem um resultado final satisfatório é um tarefa árdua e ingrata, mas de extrema importância.
Não é o valor da inscrição ou do transporte que torna o campeonato caro. É óbvio que na soma final isso tem um peso, mas sinceramente não acredito que neste caso 100 reais "pra lá ou pra cá" seja o fator determinante para a participação ou não numa etapa.
O que se viu nos últimos anos foi uma sucessiva sequência de erros e decisões impensadas e/ou equivocadas, especialmente na parte técnica do campeonato, permitindo (e porque não dizer OBRIGANDO) que os pilotos fizessem altos investimentos para poder andar na frente.
Tive a oportunidade de participar 2 vezes na sede da FAUESC de reuniões que definiriam os regulamentos técnicos do ano seguinte, e nessa parte a "culpa" pela liberação de tanta coisa é dos preparadores, que solicitam (e às vezes EXIGEM) que determinados itens sejam acrescentados ou alterados.
Não entendo nada de preparação, não me meto em parte técnica, mas também não sou burro. Se no regulamento diz que pode ser usada uma peça "X" original de fábrica, que custa, por exemplo, 100 reais, e alteram este item liberando uma peça importada ou de livre retrabalho, que custa 600 reais, já começa a pesar.
Estou dando um exemplo bobo, mas é mais ou menos por aí que as coisas acontecem.
É óbvio que não quero aqui 'pendurar' os preparadores numa cruz, mas eles tem uma parcela de responsabilidade sobre os grids, assim como a FAUESC tem, o promotor do campeonato, e os próprios pilotos, que acabam muitas vezes pressionando os preparadores para que estas alterações nos regulamentos sejam feitas.
O Catarinense de Terra vem tendo uma queda gradativa no número de participantes nos últimos anos, em especial nos últimos 2 ou 3.
A crise global tem reflexos aqui também, mas nada, absolutamente nada pode ser "culpado" isoladamente pelo fraco grid.
É fácil e conveniente dizer que a Copa Pinhais "roubou" os pilotos daqui (o que é uma bobagem sem tamanho!!!), que "X" é ladrão, que "Y" ficou milionário "roubando" os pilotos, etc., etc.
Cabe a cada um fazer um balanço, de preferência deixando de lado diferenças pessoais, e ver o que pode e precisa ser melhorado pra que voltemos a ter 15 ou 20 Omegas, 40 Marcas "N", 25 Opalas e por aí vai.
Quem já viu Joaçaba, Lontras e São Bento sem box pra atender todo mundo de tantos pilotos que haviam inscritos não pode se conformar com meia dúzia de carros na pista.
Teve gente que passou pelo Catarinense e enquanto esteve aqui fez agito, exigiu alterações e gastou caminhões de dinheiro, aí sumiu, e o pepino ficou, e a realidade é que quem faz o Automobilismo de verdade acontecer são os garagistas/garageiros, aqueles que tem pouca grana, muita vontade e dão o sangue pra ir pra pista, não meia dúzia que "caga" dinheiro e é adepto à 'modinhas'.
Abaixo um levantamento que fiz, etapa por etapa deste ano, e o resultado é assustador.
1ª Etapa – LONTRAS - Fevereiro
Marcas "N" – 14 carros
Marcas "B" – 2 carros
Marcas "A" – 8 carros
Stock Car Opala "B" – 2 carros
Stock Car Opala "A" – 7 carros
Stock Car Omega – NÃO REALIZADA
MFT "B" – 6 carros
MFT "A" – 6 carros
Média de carros por categoria na etapa: 6,4
2ª Etapa – JOAÇABA - Março
Marcas "N" – 13 carros
Marcas "B" – 3 carros
Marcas "A" – 7 carros
Stock Car Opala "B" – 3 carros
Stock Car Opala "A" – 3 carros
Stock Car Omega – 2 carros
MFT "B" – 4 carros
MFT "A" – 2 carros
Média de carros por categoria na etapa: 4,6
3ª Etapa – CHAPECÓ – Abril (RODADA DUPLA)
Marcas "N" – 14 carros
Marcas "B" – 3 carros
Marcas "A" – 7 carros
Stock Car Opala "B" – 2 carros
Stock Car Opala "A" – 3 carros
Stock Car Omega – 3 carros
MFT "B" – NÃO REALIZADA
MFT "A" – NÃO REALIZADA
Média de carros por categoria na etapa: 5,3
4ª Etapa – CHAPECÓ – Abril (RODADA DUPLA)
Marcas "N" – 11 carros
Marcas "B" – 3 carros
Marcas "A" – 7 carros
Stock Car Opala "B" – 2 carros
Stock Car Opala "A" – 3 carros
Stock Car Omega – 3 carros
MFT "B" – NÃO REALIZADA
MFT "A" – NÃO REALIZADA
Média de carros por categoria na etapa: 4,8
5ª Etapa – ASCURRA - Maio
Marcas "N" – 16 carros
Marcas "B" – 5 carros
Marcas "A" – 6 carros
Stock Car Opala "B" – 3 carros
Stock Car Opala "A" – 5 carros
Stock Car Omega – 3 carros
MFT "B" – 10 carros
MFT "A" – 6 carros
Média de carros por categoria na etapa: 6,7
6ª Etapa – JOAÇABA - Junho
Marcas "N" – 8 carros
Marcas "B" – 3 carros
Marcas "A" – 5 carros
Stock Car Opala "B" – 3 carros
Stock Car Opala "A" – 4 carros
Stock Car Omega – 2 carros
MFT "B" – 5 carros
MFT "A" – 4 carros
Média de carros por categoria na etapa: 4,2
7ª Etapa – LONTRAS - Julho
Marcas "N" – 20 carros
Marcas "B" – 6 carros
Marcas "A" – 6 carros
Stock Car Opala "B" – 4 carros
Stock Car Opala "A" – 6 carros
Stock Car Omega – 7 carros
MFT "B" – 9 carros
MFT "A" – 4 carros
Média de carros por categoria na etapa: 7,7
8ª Etapa – JOAÇABA - Setembro
Marcas "N" – 10 carros
Marcas "B" – 2 carros
Marcas "A" – 5 carros
Stock Car Opala "B" – 2 carros
Stock Car Opala "A" – 4 carros
Stock Car Omega – 1 carro
MFT "B" – 6 carros
MFT "A" – 6 carros
Média de carros por categoria na etapa: 4,5
Média de carros por categoria no campeonato (até a 8ª etapa)
Marcas "N" – 13,2 carros
Marcas "B" – 3,3 carros
Marcas "A" – 6,3 carros
Stock Car Opala "B" – 2,6 carros
Stock Car Opala "A" – 4,3 carros
Stock Car Omega – 3 carros
MFT "B" – 7,1 carros
MFT "A" – 4,6 carros
Média total de carros por categoria por etapa: 5,5
Vale ressaltar que na 7ª etapa, realizada em Lontras e que teve recorde de inscritos no campeonato, só chegou a este número de participantes devido a atitude do Automóvel Clube local em baixar o valor da inscrição de R$ 350,00 para R$ 200,00, o que é uma atitude louvável.
Convido à todos para um debate de ideias sobre as possíveis alternativas que podem melhorar as coisas para 2012. Só peço que sejam ideias construtivas, fundamentadas e que engrandeçam, e não aquelas bobagens (especialmente ANÔNIMAS) que são escritas aqui algumas vezes.
Creio que o principal motivo desse problema você já citou: Liberação de muitos itens que tornam o investimento para andar na ponta muito alto. Assim ocorre em muitas modalidades. Como em outras categorias que começam a se reerguer, a única forma é fazer justamente o caminho contrário, limitar a preparação com componentes mais originais possíveis e assim permitir que mesmo com menos condições financeiras, mais pilotos tenham condições de competir com igualdade de equipamento.
ResponderExcluirola meu amigo Francis concordo com sua palavras e devemos sim falar a respeito disto pois assim poderemos ter mas carros nos grids concordo tambem com todas as palavra do amigo Guto e acho que isso deveria ser conversado em reuniao entre todos os piloto, preparadores, e fauesc. PARABENS por falar abertamnete isso amigo.
ResponderExcluirVou dar um exemplo aos amigos: Na década de 90, participando do kartismo, havia um só tipo de pneu: duro. Você fazia treino, tomada, corrida com o mesmo pneu. Grid de mais de 30 karts. Chegaram os endinheirados, exigiram pneus moles e supermoles, pra virar melhor, equiparar ao sulamericano, etc etc. Já iam então: um jogo de pneu pra treino, um pra tomada, outro para a corrida. Os mais fracos de patrocinio, alguns, participavam, como podiam. Eu olhava, a turma chegando com uma carreta de pneus. Virou competição de dinheiro. Resultado: no último grid, quando muitos já haviam se retirado inclusive eu, haviam só 12 participantes. Meu ponto de vista ainda se resume às Federações: por que não rever o custo anual de revalidação de carteiras? Taxa de ambulância, taxa de bombeiros, taxa de tv, etc etc, o piloto ainda tem: despesa de deslocamento, combustivel, estadia, ...e não contando com o carro: motor, caixa, pneus, "extras surpresas" etc. Muitos cansam e não voltam mais pro automobilismo, tem muito piloto da antiga que cansou de pagar e gastar, e nunca mais sequer pisou de volta nos autódromos.
ResponderExcluirA liberação de regulamento em itens técnicos que sabidamente elevam custos de preparação tem nome: evasão de pilotos. O bolso não agenta.
luiz borgmann
Boa tarde Francis,voce é uma pessoa muito iluminada,tudo o que voce falou assino em baixo,as pessoas deveriam pelo menos dar o respeito e,nao fazer os outros de bobos,se no começo do ano fomos convidados para debater o regulamento,porque entao nao fomos convidados para alterar o mesmo.Pior ainda,alterar para dar oportunidade as falcatroas.Poderia ficar aqui falando até amanha de tantas coisas que tenho pra falar,mais acho que aqui nao é o lugar e nem ficar acusando ninguem,mais a coisa amigo velho é vergonhosa,repito que voce é iluminado por 'DEUS' no dia de hoje falar a esse respeito,e te digo mais,continue sempre andando na tcc pela amizade que voce tem com seus parceiros,porque aqui nao existe amigos,é lamentavel,estou pensando seriamente em parar de andar,talvez esse seja o segundo e ultimo ano,pois pessoas dignas, acho que nao deveriam participar dessa vergonha chamada automobilismo.
ResponderExcluirbom como sempre eu vo da meu pitaco e falar um monte
ResponderExcluireu parei de anda no ano passado simples e puramente pq eu gastei uma grana federal muito dinhero mesmo,e acho que não é por ai
podeira falar um monte, mas acho que o exemplo ta no proprio campeonato, a mini formula tubular. A galera volto pq foi criada uma categoria nal qual se usa tudo original, o custo vai la embaixo, a competição fica muito acirada, vc pode bota um guri de 12 anos que ele pode se divertir, emfim essa é a logica ter competição>
tem viarias idéias boas o parana por ex no mesmo fim de semana de joaçaba fez uma penelope charmosa com 8 carros no grid
sei la solução tem
precisamos baixar a crista e para de pagapau pra quem tem bolo de dinhero
Parabéns Francis por suas palavras e colocações.
ResponderExcluirSou um admirador nato das corridas de Terra em Santa Catarina, e é lamentável ver o último grid aqui em Joaçaba com apenas 10 carros na Marcas N, 7 Marcas A/B e 7 na Stock, enquanto antigamente víamos mais de 30 carros lutando pelas vagas no grid da Marcas N. Pode-se considerar que esta última corrida foi o fundo do poço, pois menos carros do que tinham só se largar um em cada categoria.
É preciso repensar muito e fazer algo para mudar este panorama, urgente, caso contrário, infelizmente não teremos mais os finais de semana para nos divertirmos com todas as emoções que ocorrem nas pistas.
Cecconello
Joaçaba-SC
Boa tarde Francis
ResponderExcluirGostaria de contribuir sem levantar acusações a ninguém, mas infelizmente me parece impossível, pois se um evento deste tamanho está se acabando e vai acabar por um simples motivo! IMCOPETENCIA dos organizadores. Desculpe-me quem este atinge, mas a intenção não é ofender quem organiza, mas mostrar que os mesmos se fossem funcionários de uma empresa já teriam sido demitidos. Pois em meu trabalho, ou eu aumento a produção, rendimentos, faturamento ou estou fora, sou substituído por alguém de maior capacidade. Temos que ver quem está fazendo a empresa falir. Vou citar um exemplo de minha indignação que vem de encontro ao controle desnecessário de itens citados amigos em outros comentários e de incompetência. No inicio do ano foi definido, para não disser obrigado a se usar um tipo de pneu da marca “M” para todas as categorias. Para a stokcar Opala a medida é 205/60/15.
O fato é que temos que fazer propaganda sem ganhar nada em troca e simplesmente esse pneu desta marca não existe mais no marcado. Tentamos comprar esse pneu 205/60/15 o foi dito pelo representante do alto vale a fabrica simplesmente não fabrica mais. Agora somos obrigados a usar o 195/60/15! Ficamos 2 provas correndo com pneu careca e tentando comprar mas sem sucesso. Como podemos competir de igual para igual com pneus menores? Fomos para Joaçaba com os tal 195/60/15 enquanto nossos concorrentes diretos tem os pneus ainda! Por essas e outras digo que a incompetência domina a organizadora do evento. Que cria regras para engessar o processo e expulsar os pilotos dos grides. Agora amigos estamos brigando pelo titulo ponto a ponto com pequena desvantagem produzidas pelo “excelente” trabalho do organizador. Cadê os pneus 205/60/15 meus amigos! E por que só podemos usar essa marca?
eu poderia escrever tanta coisa aqui, mas o rogério vai dizer que eu to metralhando ele né.
ResponderExcluirValeu pessoal, obrigado à todos que estão opininando e dando ideias contrutivas.
ResponderExcluirJimmi, fique à vontade para dar a sua opinião.
O espeço está aberto pra você, pro Rogerio e qualquer um que deseje opinar, só peço sempre (e peço isso à todos) que o nível de educação e respeito sempre seja mantido.
Abração
É só questão de ver as fotos de todos os tempos... Ou os patrocinadores tinham muito dinheiro antigamente, ou o custo era bem baixo.Vários carros no grid tinham somente um patrocinador, isso qdo tinham. Poucos carros tinham vários patrocinadores como vemos hoje em dia.
ResponderExcluirÉ a minha opinião.
acredito ser uma soma de vários erros durante os últimos anos... como aqui mesmo já foi falado, a liberação de peças mais caras. Tem tbm a parte de desergonização de federação, tenho 28 anos e sempre acompanhei o Catarinense junto com meu pai. Lembro de uma coisa que achei mto certo foi que na última etapa em Joinville de 2008 ficaram dois omegas somente em protesto a falta de respeito aos horários por parte da FAUESC. Falta os automóveis clubes pegarem pessoas que gostem de automobilismo ou treinarem pessoas para trabalhar como bandeirinhas por exemplo (sempre que acontece acidente é um desespero até o mesmo voltar ao mundo da corrida e tentar abanar a badeira)qnd abana!!!! Como li mais acima acho que está faltando profissionalismo na parte organizacional em todos os sentidos (FAUESC, Automóveis Clubes(estruturas melhores como banheiros e restaurantes, mais opções de pistas novamente), aprendam com os preparadores, estes sim estão trabalhando como profissionais, certos ou não, estão conseguindo o que querem...
ResponderExcluirvamos pensar em uma solução urgente
ola.
ResponderExcluirFrancis meus parabéns pela sua colocação.,pois realmente o os grids do catarinense vem de reduzindo á cada etapa.lembro de lontras a uns 3á4 anos atraz era emprisionante os grids com na media 25 carros dai pra mais.pois tambem um dos grandes motivos a diminuição dos grisd foi o pessoal do catarinese saindo pra ir andar na copa pinhais pois se for ver mais da metade do pessoal saiu da pista de terra pra o asfalto. pois ñ sei qual foi o motivo.
mas é isso ai tem que ser pensado em algo. se ñ so vamos ter a copa sc com a TCC.
acho que falei coisa demais ma é isso ai.
vlw
ate semana que vem em ascurra.
boa noite pessoal.
ResponderExcluirachei um vídeo que o presidente da fauesc fala sobre os planos para 2011 mas pelo jeito o que ele falo ñao teve muito resultado .
veja:
http://www.youtube.com/watch?v=MN8stMxzTH8&feature=player_embedded
vlw.
1. Dialogo aberto entre todos os interessados.
ResponderExcluir2. Sem estrelismos, do tipo se eu parar tudo acaba, isto serve para pilotos, preparadores, federações, promotores e etc...
3. Regulamentos tecnicos controlando os custos.
4. Viagens longas: 90% dos grids não tem condições de fazer mais de uma viagem longa no ano.
5. Respeitar datas, cancelando provas em ultimo caso.
6. Agilidade nas provas encerrando o evento o mais cedo possivel.
Creio que são pontos importantes para o inicio de uma retomada do maior campeonato de velocidade na terra.
Mais uma vez agradeço aos amigos pelos comentários!
ResponderExcluirAbraços
Bueno...
ResponderExcluirAqui em nosso campeonato de gaiolas a coisa tá igual...
No início tínhamos em média, 40 inscrições por etapa. Chegando, em algumas etapas, a termos 62 inscritos...
Para se manter uma gaiolas era muito barato... a mairoria dos pilotos tinhma equipos 100% originais. Aí começou a bagunça, alguns endinheirados com problemas com derrotas começaram a abusar, gastando valores absurdos em preparação de motores... Alguns gastaram + de 8000,00 para montar um motor VW ar. Onde antes gastavasse 1500/2000 reais...
Sem contar caixa e outros por menores... Mas o pior de tudo é que colocam a culpa nos organizadores e federação...
Olá meus amigos do poeira na veia. Sou Rodrigo Martins aqui de Lages SC e gostaria de mostrar o Opala que Eu e meu Pai montamos.
ResponderExcluirNós corremos em umas pistas regionais por aqui como Otacílo Costa,Urupema Santa Cecília e aqui em Lages mesmo, pistas sem infra estrutura curtas e travadas exeto é claro Santa Cecília, melhor lugar que já corremos.
Mas como acho que para muitos apaixonados por velocidae o maior problema é o gasto e falta de apoio e o abuso que a federação cobra de inscrição, combustível e até mesmo mesmo carteira de piloto, ainda Eu e meu pai não tivemos condições de participar do Catarinense, mas temos esse sonho e estamos lutando por ele.
Como podemos ver que não é atoa o baixícimo número de carros que estão participando das corridas com isso talvez o pessoal da Federação bote a mão na consciência e diminua valores para que mais pilotos tenham acesso ao Campeonato e façam expetáculos cada vez mais bonitos.Mas o problema é que eles pensam que quem possui um carro de corrida está nadando no dinheiro é claro que alguns são Ricos mesmo nada contra pessoal gente boa, mas que olhem para o outro lado o número de participantes pode almentar bastante.
Um grande abraço meus amigos.
Ass: Rodrigo Martins
vou deixar um link, procurei por tudo mas não encontrei o programa velocidade que teve como paula o autodromo de canelinha.
ResponderExcluirfica o link com algumas postagens e mais uma vez o Rogério defendendo a causa.
http://colunistas.ig.com.br/victormartins/2009/10/22/as-fotos-do-autodromo-de-santa-catarina/
esqueci de me apresentar, é o Jimmi :D tô aqui na lan imprimindo um boleto :P
outro link
ResponderExcluirhttp://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2006/03/27/canelinha-speedway/
somos motivo de piada até fora de SC.
Se a gente que é a gente já não estamos acreditando no nosso esforço, imagina o pessoal de fora e os patrocinadores.
http://colunistas.ig.com.br/victormartins/2009/10/22/as-fotos-do-autodromo-de-santa-catarina/
ResponderExcluirhttp://www.xpeedclub.com.br/viewtopic.php?f=7&t=77705&start=4430
ResponderExcluirOLÁ FRANCIS
ResponderExcluirPOR QUE O TCC ESTÁ FUNCIONANDO ??? POR Q ALGUNS AMIGOS E MECÂNICOS PEGAM UM TAMBOR QUE ASSAR CARNE UMAS CERVEJAS BEBEM A FALAM DE CORRIDA , AÍ UM DELES FALA " VAMOS MONTAR UM CARRO PARA ANDAR NA TERRA ?? AI TODOS JUNTAM FORÇAS E AI O CARROS SAI MEIO PRECÁRIO AS VEZES FALHANDO , E DEPOIS AJEITA AQUI E ALI E ELE FICA BALA , O QUE ACONTECE ??? OUTRA CARNE E CERVEJA PARA COMEMORAR... DEPOIS VÃO PARA A PROVA... UM PUXA O CARRO O OUTRO ARRUMA UM PATROCÍNIO DE ÁLCOOL ,OUTRO UMAS PEÇAS USADAS OUTRAS NOVAS UNS CHEQUINHOS 30,60,90 DE R$ 100,00 R$ 200,00 E VOLTAM TODOS EMPOLGADOS E MONTANDO UMA ESTRATÉGIA JÁ NA VIAGEM DE VOLTA PARA VER O QUE CADA UM FARÁ PARA A PRÓXIMA ETAPA , ISTO É O QUE ACONTECE NA TCC , É O QUE ESTÁ FALTANDO NO CATARINENSE , POR QUE HOJE SE ALGUÉM FALA QUERO ANDAR NO CATARINENSE , AI TODOS OS AMIGOS DELE FALAM VC TÁ LOCO ? R$ 30.000,00 PARA MONTAR UM CARRO , MAIS UNS R$ 8 A 15 PARA PAGAR UM ESQUEMA BOM , AI TODOS BEBEM NOVAMENTE E CHORAM POR NÃO PODER ANDAR .
FOI ASSIM QUE EU COMESEI A CORRER, COM ALGUNS TROCADOS UM CARRO VELHO E ESTE MONTE DE GENTE UNIDA PARA VER O CARRO ANDAR E É ISTO QUE TODOS TEMOS QUE FAZER VOLTAR, UM ESPORTE QUE É CARO FICAR MAIS AMADOR PARA QUE QUALQUER UM QUE QUEIRA POSSA PELO MENOS ACHAR QUE TEM COMO CHEGAR LÁ , EU MESMO NÃO GASTARIA UMA GRANA DESTA PARA ANDAR NO CATARINENSE , MAS SE FOSSE UMA CATEGORIA COM POUCA PREPARAÇÃO QUEM SABE EU E MUITA GENTE QUE ESTÁ PARADA VOLTARIA A ANDAR .... ESTAREI AQUI PARA AJUDAR VC FRANCIS , SE VC QUISER LEVANTAR ESTE CAMPEONATO , MAS COM PESSOAS SÉRIAS O QUE ESTÁ DIFÍCIL DE ACHAR ENTRE ESTES QUE JÁ ESTÃO AI A MMMMMUITOS ANOS MAMANDO NA TETA . LUÍS CARLOS FRANTZ
SÁBIAS PALAVRAS DE QUEM SABE E MUITO SOBRE ANDAR NUM CARRO DE CORRIDA ( FRANTZ ) VAMO LEVANTAR LOGO ESSE CAMPEONATO ANTES QUE ELE ACABE DE VEZ UM ABRAÇO
ResponderExcluirFALA SADIA, VC É UMA DESTAS PESSOAS QUE AJUDARAM UM AMIGO A PODER CORRER, LEMBRA COMO ERA ??? VAMOS TOMAR UMAS CERVAS EM CAMBORIÚ FINAL DE SEMANA E LEMBRAR COMO NOS DIVERTÍAMOS..... ATÉ MAIS
ResponderExcluirFALA SADIA, VC É UMA DESTAS PESSOAS QUE AJUDARAM UM AMIGO A PODER CORRER, LEMBRA COMO ERA ??? VAMOS TOMAR UMAS CERVAS EM CAMBORIÚ FINAL DE SEMANA E LEMBRAR COMO NOS DIVERTÍAMOS..... ATÉ MAIS
ResponderExcluircara vou me intrometer ai
ResponderExcluirsabem q eu sou do RS adoro automobilismo uma pena que aqui no RS n tem mais um campeonato que funcione temos um campeonato denominado de sul brasileiro somente por nome eh um campeonato meio livre o marcas nunca teve vistoria mas ngm anda muito forte pois o campeonato que foi forte aqui o gaucho ja era morreu pelos mesmos motivos que esta acontecendo aqui ate a algumas etapas atraz do nosso campeonato tivemos algumas participaçoes de pilotos do oeste ai de santa catarina qndo perguntei a ele como veio parar aqui pra andar sendo q ai havia um forte campeonato ele me respondeu "tu eh louco pra min poder andar junto la tenho q desembolsar mto dinheiro coisa de 25 a 30 mil pra fazer o carro e depois custo de prova "sendo q nossa inscriçao eh simbolica pra ajudar a organizaçao coisa de 80 a 100 reais por prova
Frantz, vc disse tudo, pelo menos minha história é a que vc acabou de contar, comprei meu voyage e e dois anos depois quando surgiu a TCC, tomando cerveja e comendo um churrasco com amigos "apaixonados" por automobilismo é que me incentivaram e colocaram a mão na graxa pra que pudesse terminar o carro e fosse pra pista. Já fiz três provas e sempre estamos melhorando, correndo atrás do que precisa, em busca de "50,00...100,00 pila" de patrocínio para poder continuar. E é prazeroso chegar na sexta feira à noite no autódromo, montar acampamento e já começar tomar uma cervejinha e bater um papo com os amigos que vão chegando.
ResponderExcluirDéco #7 TCC
A SOLICITAÇÃO DO FRANCIS ERA DE RECEBER SUGESTÕES PARA PODEREM, QUEM SABE, SEREM APROVEITADAS.
ResponderExcluirTIRANDO UMA OU DUAS O RESTO FOI SÓ RELEMBRAR O QUE TODOS JÁ SABEMOS, E ALGUMAS CRÍTICAS INFUNDADAS.
CADA VEZ MAIS TENHO CERTEZA DE QUE, PEGANDO UMA CARONA NO COMENTÁRIO DO FRANTZ QUE "MATOU A CHARADA", O QUE MAIS CONTRIBUIU PARA ESTA DECADÊNCIA FORAM OS "PREPARADORES - EQUIPES - CONTROLADORES DE RÁDIO - CHEFES DE EQUIPES - ETC.
COMO DIZ O FRANTZ (GRANDE PILOTO E PESSOA)ANTIGAMENTE ERA EXATAMENTE COM O MESMO CITOU.
PODEMOS ANALISAR ESTES TERMOS COMPARATIVOS E VER SE NÃO É EXATAMENTE O QUE ACONTECEU E ESTÁ ACONTECENDO.
ANTIGAMENTE HOJE
MECÃNICO - PREPARADOR
AMIGO PILOTO - CHEFE EQUIPE
GRUPO AMIGOS - EQUIPE
CUSTO:CHURRASCO/CERVA- R$ muitooooo
RECADO GRITOS-ACENOS - RADIOS .
TRANSP.- CARRETINHA - MOTO HOME-
ETC. ETC.
ALGUÉM SABE DE ALGUM PREPARADOR QUE 'BAIXOU' OS VALORES?
Amigos do Automobilismo.
ResponderExcluirA 15 anos faço o Programa Velocidade e procuro divulgar o Campeonato Catarinense. E por longos 14 anos FUI o promotor do Campeonato. Em 2011, passei somente a produzir meu Programa. Algumas coisas que estavam acertadas de 2010, como os pneus, ficaram para 2011.
Qto aos pneus, o André tem razão. Os 205 estão em falta, mas é momentaneo e deve ser normalizado o fornecimento em breve.
Custa caro manter a boracharia aberta para montar uns 10 pneus por prova.
Desde este ano já coloquei aos interessados em SER O PROMOTOR do campeonato para procurar a Fauesc.
Voto no JIMMI e suas brilhantes idéias para assumir. FALAR É FÁCIL.....Torço para ao colocar as idéias em prática, quem assumir, seja mais feliz do que eu fui.
Podem ter certeza que se tive sucesso e fui competente quando os grids eram cheios, agora também não posso PASSAR POR IMCOMPETENTE. A falta de patrocínios (grana mesmo), fez o grid diminuir, bem como meu programa ficar próximo de um 0 x 0 em termos de custos e receitas. NUNCA FUI OUVIDO, qdo a muito tempo venho falando que "NOSSO CAMPEONATO É REGIONAL....NÃO VAMOS DEIXAR FICAR MUITO CARO......QUEM TEM MUITA GRANA, MUDA DE BRINQUEDO.....CARRO DE CORRIDA HOJE.......BARCO AMANHÃ......JET SKI.........OU MUDA DE CAMPEONATO.
Para estas pessoas com bom poder aquisitivo, faz parte da vida deles. E não estão errados.... a grana é deles e fazem dela o que bem entendem. Então perguntem ao Miranda, preparador, se desde o início deste ano, ja não o procurei para redigir um regulamento de motor "muito próximo de um original", bem barato que qualquer mecânico, não "Preparador" possa fechar e fazer dar resultado. Falei de uma categoria estreantes,Carburado. Acabar com a B e ter somente a "estreantes", N e A. Na estreantes colocar um amortecedor "Único", pode ser FENIX,ou outra marca, bem B A R A T O, e durável para todo mundo........
Por quem deveria ser ouvido não fui....não deram bola.....ENTÃO, para 2012, espero que a pessoa que assumir, possa ter mais sucesso que eu, e que seja forte sua "VIDRAÇA", porque as pedradas serão muitas.
Abraços a todos. Sejam Felizes.
É ALGUNS FOGEM PORQUE A "" TETA SECOU "ENTÃO É HORA DE LEVANTAR ACAMPAMENTO SE É QUE M ENTENDEM PORQUE EU POSSO FALAR ,JA CONHECEU ESSE POVO A MUITOOOOOOOOOO TEMPO UM ABRAÇO
ResponderExcluirDesculpe- me Mas SADIA para mim é marca de Salsicha.
ResponderExcluirO Sr. Poderia se apresentar, por favor. E para minha pessoa seu comentário não serve.
Se quiser acusar seja homem, cite nomes, crimes, quanto "mamou" ou roubou, mas antes, se for citar meu nome e meus crimes, por favor, coloque seu nome completo, Rg e CPF, que se for citado na acusação, poderei me defender.
Se perguntar não ofende. Onde estavas nos últimos 15 anos que não aparecesse para fazer melhor.
Quem me conhece a bastante tempo sabe que estás falando bobagens, no mínimo por falta de conhecimento.
Quem acusa, deve saber se defender.
São por essas e outras que falo da "vidraça Forte". Como ja falei, FALAR É FÁCIL......
E para não encher a paciência das outras pessoas, Sr. Sadia, meu email é rogerio@mrcom.com.br. Caso queira informações de algo, é só me contactar.
Abraços.
só espero que tudo se resolva para que eu possa voltar a correr ,porque ficar acusando e achando culpado nao resolve,,,abraços a todos ......
ResponderExcluirBoas sugestões apareceram, mas infelizmente o que predominou mais uma vez foi quase tudo aquilo que eu pedi para não acontecer. Que pena...
ResponderExcluirÉ VERDADE FRANCIS, MAS ATÉ DESTAS "COISAS" QUE NÃO ERAM PARA SEREM COMENTADAS PODE-SE, CLARO SE HOUVER INTERESSE, TIRAR ALGUMA COISA APROVETÁVEL.
ResponderExcluirEU ACOMPANHO OS COMENTÁRIOS E NÃO LEMBRO ATÉ HOJE DE VER ALGUÉM APRESENTAR OU INFORMAR QUE ENVIOU PARA A FEDERAÇÃO, CLUBES, PROMOTORES, ETC. ALGO CONCRETO E APROVEITÁVEL, TIPO REGULAMENTO, O QUE MUDAR, QUAL PEÇA SUBSTITUIR E POR QUAL,CUSTO, ONDE E QUEM FORNECER, ETC. ETC.
CLARO QUE COMO ISTO BARATEARIA BASTANTE AS CATEGORIAS, OS MAIS HABILITADOS A FAZEREM ISTO E A FORNECEREM SUBSIDIOS TÉCNICOS E PRÁTICOS VIÁVEIS (PREPARADORES) NÃO TEM INTERESSE.
NUNCA APARECE NENHUM COMENTARIO DESTAS PESSOAS, SEJA PARA CONTRIBUIR OU PARA CRITICAR.
E SÃO ELES OS QUE TEM "FORÇA" NA HORA DE FAZEREM OS REGULAMENTOS
VOLTO A PERGUNTAR.
"ALGUÉM SABE DE ALGUM PREPARADOR QUE BAIXOU OS PREÇOS" ?
PESSOAL VAMOS SEGUIR O PEDIDO INICIAL DO FRANCIS: "ENCAMINHAR PARA OS CLUBES, PROMOTORES, FEDERAÇÃO, PRESIDENCIA FAUESC, ETC. SUGESTÕES, ITENS A SEREM MUDADOS NOS REGULAMENTOS EXISTENTES, ETC;"
TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS.
ABRAÇOS
PESSOAL VAMOS ENTUPIR DE BOAS SUGESTÔES.
ResponderExcluir1 - Liberar a Marca do Pneu (desde que tenha procedência e seja nacional) regulamentar apenas a medida (abre a possibilidade de se conseguir patrocínio em uma revenda de pneu por ex.)
ResponderExcluir2 - Ajustar regulamento Técnico, usando-se basicamente peças originais. E bater forte nas vistorias...
3 - Amortecedores e Molas Originais da Linha. Liberando o Ajuste de pressão, Proibir amortecedores com regulagens e externa.
4 - Rodas. Regula-se apenas o tamanho e libera-se a marca sem retrabalho.
5 - Combustível. Cada um leva o seu. (álcool, pode-se muito facilmente ser analisado. E em questão de segundos, caso aja dúvidas entre concorrentes.)
6 - Parceria com empresa de imstrumentos de medição (RPm, òleo e outros)
Talvez buscar apenas 1 preparador por categoria na parte de motor e caixa. A equipe do piloto faria apenas ajustes de chão. ví isso no kart e funcionou muito bem.
Tenho muitas outras idéias que já coloquei em prática qdo promovia o Champ de gaiolas. E acredito que funcionavam... pois tínhamos uma média de 40 inscritos por etapa...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNÃO CITEI NOMES ,MAS SE O CHAPÉU SERVIU ACHO QUE ESTA NA CABEÇA CERTA ENTÃO, VOU DIZER A VC ONDE ESTIVE NÃO SÓ NOS ULTIMOS 15 MAS 20 E TANTO ANOS AJUDANDO MEUS AMIGOS A CONSEGUIR CORRER SE INTERESSE NEM UM ,UAM HORA TROCANDO ,PNEU,MOTOR, FAZENDO COMIDA ,LIMPANDO O BOX QUALQUER PRA NOS DIVERTIMOS ENQUANDO MUITAS PESSOAS PUXANDO O SACO DOS INDINHEIRADOS .LÓGICO SEM INTERESSE SÓ POR "AMIZADE " SE TA INDO SÓ POSSO DIZER UMA COISA .......NÃO VAIS DEIXAR SAUDADES PODE TER CERTESA JA FOI TARDE .PEGUE O CHAPÉU E UM ABRAÇO
ResponderExcluirVou desconsiderar seu comentário, pois a pessoa que não tem coragem de se identificar, na minha terra é covarde. Sua opinião vale tanto quanto sua coragem de se apresentar. Nenhuma. Abraços e até a próxima etapa em algum autódromo de sc.
ResponderExcluirTe espero para que em ALTO NÍVEL POSSAMOS CONVERSAR CIVILIZADAMENTE, SE ISSO FOR POSSÍVEL COM VC. Aí vc se apresenta e me passa tuas brilhantes idéias, de como fazes para arrumar patrocínios para teus "amigos" pilotos. Sou um eterno aprendiz e espero aprender muito com vc.
Grande Abraço, Sr. Sadia.
"A BEM DA VERDADE"
ResponderExcluirCARO AMIGO "ANÕNIMO",
PRIMEIRAMENTE QUERO DIZER QUE NÃO TENHO NADA COM A FEDERAÇÃO, MAS QUE ACOMPANHEI OS FATOS.
PARA VOSSO CONHECIMENTO E A BEM DA VERDADE, ESTE CASO QUE VOCE NARRA DE JOINVILLE (PROTESTO DOS OMEGAS) A FEDERAÇÃO NADA TEVE COM ISSO.
O CLUBE DE JOINVILLE SOLICITOU O EVENTO E DEIXOU A DESEJAR NA ORGANIZAÇÃO, NA ESTRUTURA, ETC.
A REVOLTA DE TODOS, INCLUSIVE DA FAU E MAIS ESPECIFICAMENTE DOS "OMEGAS" NÃO FOI POR FALTA DE RESPEITO POR PARTE DA FAUESC PELOS HORÁRIOS, MAS SIM PELO EXCESSO DE POEIRA NA PISTA.
FRISE-SE QUE É DO CLUBE PROMOTOR ESTA RESPONSABILIDADE.
AINDA MAIS, QUE QUASE NINGUÉM SABE, É QUE A FEDERAÇÃO FEZ UMA REUNIÃO COM OS PREPARADORES E PILOTOS DOS OMEGAS E FICOU "ACORDADO" QUE EM RESPEITO AO PÚBLICO, TODOS CORRERIAM NO DIA SEGUINTE.
PARA SUPRESA GERAL, OS MESMOS, COM EXCESSÃO DOS DOIS CITADOS DURANTE Á NOITE FORAM EMBORA.
E AÍ.
É NO MÍNIMO INJUSTO FALAR SEM TOTAL CONHECIMENTO DOS FATOS.
Vi aqui varios comentarios e uma tentativa de responsabilizar os Automóveis Clubes por um fato ou outro. Mas não é facil manter os mesmos, o custo da manutenção é muito alto, além dos cancelamentos em virtude de condições climaticas. Mas além de uma infinidade de ajustes nos regulamentos tecnicos. acho que deveria haver uma melhor distribuição de recursos.No dia 19/06/09 o Governo de SC repassou 270.000,00 a Federação para realizar o Campeonato de Terra daquele ano (empenho 2300952309500073) cabe aos Automóveis Clubes que realizaram as provas daqele ano verem quanto cabia a eles, pois não realizamos prova em 2009. Mas em 2010, novamente o Governo de SC repassou 270.000,00 para realização do mesmo campeonato, para que não fique duvidas no dia 08/04/10 ( empenho 2300952309500056) onde realizamos a final do Campeonato, e para esta prova recebemos de contra partida 5000,00. Parece que manter uma pista de Terra não tem custo nenhum, pois nada é repassado, nos ultimos 2 anos dos 9.134.000,00 investidos no AUTOMOBILISMO CATARINENSE apenas estes 5.000, 00 de Ascurra repassados pela Fauesc e 250.000,00 recebidos pelo Auto Moto Clube de Joaçaba no dia 01/12/09 ( empenho 2300952309500275) sairam da Ilha, posso estar enganado, e gostaria ( que por favor ) me corriguissem se eu estiver enganado.
ResponderExcluirEntão acho que os projetos de verba Governamental deveria ser participativos, englobar os Clubes tambem.
Seus projetos de melhorias, para não ter os problemas que Ascurra esta enfrentando. Ou que os Vilões Joinville sofreram, deixar uma pista pronta com recursos proprios ou só com patrocinios é muito dificil.
Desculpe Francis....
ResponderExcluirMas acho que temos que tomar total conhecimento dos fatos, sermos participativos em tudo. Dai fica facil para os pilotos entenderem quando um Clube faz uma rifa, ou opta por cobrar 3,00 num copinho de café.
Junior.
ResponderExcluirTens razão. Mas as contas da faderação é aberta a todos os clubes de SC e seus presidentes, tem que aprovar ou reprovar a cada final de ano, na prestação de contas,que antes de ser passada a eles é aprovada pelo conselho fiscal. Qto aos R$ 250.000,00 recebido pelo Clube de Joaçaba, a Fauesc nada tem com isso, pois o projeto foi feito pelo Clube diretamente na SDR de Joaçaba, sem a Fauesc ter participação.
Quanto ao montante que vc citou. Peço que como membro do ACSC, peça uma amostra de como e aonde foi aplicado esta verba.
Só sei que muitos destes repasses, foram para Desafio das Estrelas e a Fauesc só foi o orgão que recebeu a verba, e repassou ao Carlinhos Romagnholi/Titonio Massa. A definição da verba era diretamente do Governo com o Carlinhos, promotor do evento.
Sei disso superficialmente. PEÇA AO LEVI PARA SOLICITAR INFORMAÇÕES SOBRE SUAS DÚVIDAS. A FAU NÃO PODE SE NEGAR A MOSTRAR ESSES NÚMEROS. ELES SÃO PÚBLICOS.....
OLÁ PESSOAL
ResponderExcluirDEPOIS DE COLOCAR MEU COMENTÁRIO FIQUEI PENSANDO E FUI FALAR COM ALGUMAS PESSOAS , FUI VER VALORES DE AMORTECEDORES IGUAIS PARA TODOS OS KONI QUE ERAM USADOS NO CATARINESE CUSTAM R$ 3000,00 +OU – E NÃO TEM PARA TODOS OS MODELOS DE CARROS . OUTRA SAIDA ERA UM AMORTECEDOR DE UM PREPARADOR IMPARCIAL , ACHO QUE PODERIA SER O ARILDO O VALOR DELE É R$ 2.500,00 OU DO ERENEU E ACHO QUE O AMORTECEDOR É MELHOR E REVISÕES SERIAM MAIS RÁPIDAS E BARATAS. OUTRA COISA QUE DESCOBRI QUE MUITOS PILOTOS DESISTIRAM DE ANDAR POR NÃO TEREM EQUIPES COMPETENTES, PALAVRAS DE ALGUNS PILOTOS... ACHEI TAMBEM QUE A INJEÇÃO ERA MAIS CARA , NÃO É UM VALOR ABSURDO , ACHEI QUE FALTA UM POUCO DE EMPENHO DOS MECANICOS TAMBEM PARA NÃO FAZER CACA E QUEBRAR OS MOTORES , VAMOS SE EMPENHAR UM POUCO.
SOBRE A FAUESC , ACHO QUE OS VALORES QUE ESTÃO SENDO COBRADOS DOS CLUBES É ALTO E O RISCO É TODO DOS CLUBES , DEVEM SER REVISTOS .
SOBRE O PROMOTOR ACHO QUE SE NÃO TIVER UM RETORNO DE MÍDIA FICA MAIS DIFÍCIL AINDA E O ROGÉRIO TAMBEM DEVE QUERER VER O CAMPEONATO MELHORAR , E ELE JÁ TEM UM ESQUEMA É SÓ CONVERSAR , POR QUE RECLAMAR É FÁCIL MAS IR ATRAZ E CONSEGUIR ALGUMA NÃO É FÁCIL. E NINGUEM VAI DISPOR DE TEMPO SEM GANHAR NADA...VCS NÃO ACHAM ???
ACHO QUE TODOS TEM QUE PENSAR E COLOCAR SUAS IDÉIAS E ARRUMAR UMA SAÍDA , E NINGUEM VAI FAZER NADA SÓ METENDO O PAU .
ABRAÇOS
Rogério
ResponderExcluirGostei de suas colocações, e sim realmente sei que os 250mil de Joaçaba não passaram pela FAU, e tenho que corrigir o meu proprio comentario disse que só sabia desses 250mil e dos 5mil que recebemos que sairam da ilha, mas na realidade:
Tijucas: 120 Mil - 2 Etapa do Brasileiro de Rally ( pela FAU)
Pomerode: 120 Mil - 5 Etapa do Brasileiro de Rally (pela FAU)
E não preciso de mais nenhum documento. tenho todos que julgo necessário. Realizamos um campeonato similar ao Catarinense, menos glamuroso sim, mas no mesmo formato, então sei exatamente ou melhor dos custos de cada etapa. Por isso questionei os 270mil. Se pelo menos a metade disso ou 13.500 ficasse pro clube, acho que ficaria mais facil, ou as inscrições.
Quanto as prestações de Contas do Dinheiro investido no AUTOMOBILISMO CATARINENSE ( e não na Fauesc) como coloquei, prefiro o relatório do TCE-SC.Mas obrigado pela dica...
Bom dia pessoal, lendo todo os comentarios, dah um reverterio na cbça, hehehehehehe
ResponderExcluirOs pneus, penso eu que poderia ser usado os de fabricação nacional, no caso tendo mais que uma opção, desde que estabelecida medidas;
Peças para motores, dentro de certos padrões originais, pois hoje temos no mercado marcas ótimas com preços mais competitivos;
Sobre combustivel, inscrições e outros detalhes me ausento por que nem diz, estar tentando começar no automobilismo. pois a história minha de do grande amigo e sócio para montar um carro de corrida eh muito parecida com a do Deco comentada acima, o carro tah comprado a um ano jah, parado, o motor na retifica para ser feito e começar a montar a estrutura interna, fazendo td no devagar, pois ambos tem outros afazeres do dia a dia, e vamos juntando de 10, 15, 50, 10 "pila" pra realizar o sonho.
a ideia a principio é correr nos regionais aki em Lages, Otacilio, Urupema e quem sabe no templo de Santa Cecilia, devido ao baixo custo comparado com o catarinense, mesmo sabendo q o sonho mesmo seria correr no TCC e no Catarinense.
Peço ao pessoal que me corrija se estiver errado, mas a principio seria custos mais baixos, (sei que em alguns casos é dificil, mas nao impossivel)para que novos pilotos se encorajem a correr num campeonato que já foi enorme, e pode voltar a ser, para que nós fanaticos por automobilismo possamos ter eventos de qualidade e de enxer os olhos novamente, com grids cheios, arquibancadas e campings cheios, num clima de competição e amizade entre todos!! :D
Abraço a todos
Rodrigo Rocha - Lages/SC
JUNIOR VOCE PARECE ESTAR ATIRANDO PARA TODOS OS LADOS.
ResponderExcluirDESDE QUANDO EXCESSO DE POEIRA NA PISTA É CULPA DA FEDERAÇÃO.
MOLHAR A PISTA É FALTA DE APOIO FINANCEIRO?
Sr. Junior.
ResponderExcluirTenho certeza de que achas que sabes das "coisas" quando escreves,mas infelizmente para voce, Não sabes.
Voce está falando e acusando pessoas sem o real conhecimento.
Isto é perigoso.
Informe-se melhor.
Caro Anonimo.... ( Pra Variar)
ResponderExcluirEm momento Algum acusei alguem, e não costumo falar do que não sei... Se assim fosse, ia ser mais um Participando da Novela (Qual nome mesmo) ahh, lembrei Autodromo de Canelinha, mas não, não estou acusando nem falando do que não sei. Em momento algum acusei alguem, muito pelo contrario pedi para que os envolvidos me corrigissem se eu estiver enganado. Quanto ao montante os 9 milhoes, não atirei pra lado nenhum, só somei os 26 empenhos que tenho IMPRESSO em mãos, que chegou neste montante. e Nunca falei que ele era FAU ou qem fosse. Chamei de Automobilismo Catarinense, e acho que este é todos nós.......
Mas se alguem acha que são acusações infundadas, que me processe. Não inventei nada, se alguem esta mentindo aqui, é a controladoria do Estado ( SIGEF - Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal)
E realmente, a Fauesc não tem culpa nenhuma do que acontece nos Autódromos... principalmente quando as coisas não estão certas. Trabalham arduamente para ver o Automobilismo Catarinense crescer. A Velocidade na Terra ta se acabando por causa dos Autódromos, dos Automóveis Clubes dos Pilotos e Preparadores.
Muito pelo contrario, são pessoas amaveis e genorosas, no primeiro semestre nosso calendario, não podia ter Copa SC pra não atrapalhar o Catarinense, e agora podemos fazer, 3 provas em um mês, Copa SC dias 1 e 2, Catarinense dias 8 e 9, e Copa SC 22 e 23, pensa no mês agitado.