Vou procurar dar meus 'pitacos' sobre o final de semana em tópicos:
- São Pedro deve estar com cólicas abdominais de tanto rir da nossa cara.
- Os meteorologistas devem estar escondidos embaixo de suas camas e não aparecerão nos seus respectivos trabalhos hoje.
- Choveu bastante no sábado, mas ter cancelado a etapa ainda na tarde de sábado foi uma cagada gigantesca, digna de um amadorismo, despreparo e desrespeito ímpar pelas pessoas.
- Desde às 19:30 de sábado não caiu uma única gota d'água em Ascurra, e se tivessem tido PACIÊNCIA e SABEDORIA para esperar, ontem daria pra ter colocado caminhões na pista às 6 ou 7 da manhã e lá pelas 9 já estaríamos andando, e daria sim para realizar a etapa.
- Quando era por volta de 14:00 horas de ontem, meia dúzia de carros de passeio entraram na pista e deram algumas voltas, inclusive eu, e a pista estava um tapete, sem nenhum buraco ou 'costela de vaca', tanto é que o Genil Constâncio (pai) fez um "shakedown" para testar o novo motor do Omega.
- O Autódromo ficou espetacular depois da reforma!
- A festa em homenagem ao Max Mohr e o encontro dos "Dinossauros" acabaram sendo afetados pela equivocada decisão de adiar a etapa, e talvez cerca de apenas 10% dos convidados apareceram, mas uma coisa eu digo: se faltou quantidade, sobrou qualidade!
- Agradeço imensamente aos "Dinossauros" que estiveram em Ascurra, mesmo com o tempo jogando contra. Obrigado!!!
Agora um 'papinho' para os pilotos da terra (do Catarinense e da Copa):
Vocês sabem porque a nossa modalidade se chama "VELOCIDADE NA TERRA"?!?! Pelo óbvio, não tem asfalto, é na terra mesmo, e isso significa que no "pacote" pode constar (e vai constar!) poeira, buracos, 'costelas de vaca', barrancos e mais um monte de coisas que tornam o negócio "perigoso" aos olhos de alguns.
Algum tempo atrás publiquei uma postagem e destaquei nela uma citação do Pedro Genildo Machado, que dizia: "Correr na terra é pra macho!". Alguns interpretaram isso como se o cara tivesse esculhambando quem corre no asfalto, e à estes digo que isso algum complexo ou algo do gênero.
Pra correr de qualquer coisa tem que ser "macho", independente de ser homem ou mulher, pois neste caso a palavra "macho" tem como sinônimos coragem e bravura.
Pra entrar na reta de Curitiba, no AIC, de pé embaixo e com aquele muro crescendo na frente o cara tem que ser macho, e isso é no asfalto. Acontece que tem muita gente xarope, que enche o saco por tudo. Se a pista tá lisa, é perigosa. Se tem buraco, vai estragar o carro e é perigosa. Se tem poeira, é perigosa.
Quero ver esses mesmos irem pro asfalto e pedir lá, no asfalto, pra que os organizadores coloquem uma caçambada de terra em cada curva "pra ter mais emoção". Esses não tem coragem de pedir isso, porque sabem que ouvirão um sonoro palavrão, mas aqui querem asfalto.
É como jogador de futebol explicando a derrota alegando que o campo estava molhado. E não estava pros 2 times, ou será que cada time jogou num campo diferente do outro?!?!?!
Espero que ano que vem o Catarinense e a Copa sejam presenteados com "machos" nos grids, pilotos que sabem que estão numa pista de terra, sujeita as intempéries climáticas e tudo mais que faz parte do pacote e é inerente à VELOCIDADE NA TERRA.
A reta de largada no sábado à tarde...
... e ontem.
Pergunto aos 'sabichões` de plantão: dava ou não dava?
Esse meu desabafo não é direcionado a "X" ou "Y", apenas peguei o gancho do que aconteceu em Ascurra para 'vomitar' aqui minha decepção com essa raça que quer asfalto na terra.
Eu gostaria que Santa Catarina tivesse uma pista de asfalto, mas enquanto não tem, eu não cobro asfalto na terra. Aliás, nunca cobrarei isso!
Saudades dos anos 80...
Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl
Francis
ResponderExcluirQuando eu falei aqui algumas verdades, muita gente virou a cara....
mas tudo bem, o mundo da voltas!!!!
mas uma coisa tenha certeza, a pista de Ascurra esta show de roda......
POLACO#21
os anos passam e a fauesc cotinua cometendo os mesmos erros
ResponderExcluirass: silvio
É Francis não é a 1ª vez que acontece isso, talvez seja hora de repensar algumas coisas. Gostei de seu desabafo...
ResponderExcluirPutabraço
Rui
FRANCIS EU NAO PODERIA DEIXAR DE AGRADECER O CONVITE ,MAS TAMBEM AGRADECER A PRESENÇA DO Sr GELINHO REPRESENTANTE DA FAUESC NA CERIMONIA DOS DINOSSAUROS E DOS 30 ANOS DO DINOMAX ,,,AHH O Sr GELINHO NAO FICOU PORQUE EM ASCURRA TAVA UM SOL MARAVILHOSO E ELE NAO QUERIA DERRETER .....ABRAÇOS A TDS
ResponderExcluirna minha opinião corrida de terra, j aé de terra pq não é coisa pra fresco, tem que se suja tem que escorrega tem que ter graça, e sempre igual pra todos, como ja falei pista ruim ou molhada separa homens de quem usa fralda
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa essa do gelinho.
ResponderExcluiraxo engracado que justo esse pessoal que adora boca livre naum foi no xurrasco
vai entende
Boa tarde Francis!! vou dar a minha opinião.
ResponderExcluirEstava la e gastei com transporte! porem achei correto a transferencia, pelo que sei o automovel clube gastou bastante $$$$ para deixar a pista o Tapete que estava e se entrasse caminhoes e carros na pista a mesma seria danificada e nao seria mais o tapete que o $$$ gasto a tornou.
Infelizmente Sao pedro fodeu contudo novamente mas NA MINHA opiniao achei correto a transferencia.
VEndo um carro andando da a impressão que se dava para fazer sim MAs seis categorias com media de 12 carros cada uma nao sei como estaria no final.
Abraço
Juninho N11
francis concordo contigo e acho que tem mto bundamole andando.
ResponderExcluirme falaram que o teu discurço foi mto legal e emocionou os dinos.parabens
abs
claudino
A culpa foi do sr Henrique;fauesc; que insitou o pessoal a naum andar
ResponderExcluirGrande Felipe Massa.
ResponderExcluirnao vou defender ninguém mas se o Sr Henrique incitar a turma a comer merda todo mundo vai?
Opiniao cada um da a sua! e eu quando dou a minha ASSINO!
Abraço Juninho N11
Na minha visão, de uns anos pra cá o clima tem deixado a turma de cabelos brancos, então se num ano já foram mais de uma dúzia de transferências de etapa, tem que se levar em conta esse fator. Os automóveis clubes tem muito gastos com preparação de pista e nem sempre conseguem o retorno desse investimento, além de custo dos pilotos quando eventualmente chove em cima da hora e não tem como andar. Idéias nesse sentido:
ResponderExcluirI- Liberação de corridas na chuva, desde que não seja muito forte;isso implica:
a) Preparação de pista mais "solta",com menor custo de preparação e evita de fazer aquela nata que se forma com qualquer cuspe.
b) Alteração no regulamento de preparação dos carros para que se possa andar na e seus acompanhamentos (barro, pó, buracos). c) Vontade e união dos pilotos que correm aqui, e ver se é isso mesmo que a maioria quer.
II- Avaliação do custo X benefício entre pilotos, clubes e público entre sucessivos adiamentos versus corridas em pista molhada.
Abraços.
olá amigos! como postei na última vez que a etapa em Ascurra foi cancelada, reforço minha opinião de que; mais uma vez foram precipitados, pois parece que, quem não vai para correr quer que tudo acabe rapidamente e ir embora!! para mim, uma vez que a etapa está marcada e confirmada, a mesma tem que permanecer assim até o horário estipulado para o seu termino, e somente em CASOS EXTREMOS, é que deve acontecer o cancelamento, mas JAMAIS, repito, JAMAIS no sábado !abraços!!
ResponderExcluirRespeito a opinião de todos, só não posso aceitar a covardia dos "ANÔNIMOS". Podem até estar cheios de razão em alguns casos, mas se esconder atrás do ANONIMATO e/ou nomes falsos, aí não dá...
ResponderExcluirA propósito: "Felipe Massa", impressionante como você conseguiu correr (e muito mal) na Índia e estar em Ascurra. Quem dera que fosse tão bom no volante...
Boa noite. Li os comentarios acima e gostaria de esclarecer alguns pontos. Quem de voces sabia (tinha certeza) que domingo iria dar Sol?
ResponderExcluirQuando falei que, se fosse possivel
andar no domingo, seria um classificatorio e uma bateria. Pra
quem nao sabe, uma bateria de 15 mi
+ 1 volta, representa mais ou menos
40 mim (alinhar, bandeirada e limpar pista). Telefonamos (eu e Luidi) pro Coutinho e nos informou que era chuva sabado e madrugada de domingo. O empreitero responsavel pelo pista, disse que "iriamos jogar pelo ralo todo o trabalho realizado". Seria mais prejuizo pro Clube e voces.
Um abraço a todos e até a proxima
Henrique
rodada dupla
ResponderExcluire uma correria só
ter que gastar em dobro
inscricao
alcool
mecanico
na minha opniao
mais uma decisao precipitada
sou da terra quero ficar na terra
mais estas decisoes
no meu ver erradas
me fazem pensar no asfalto
Jómerson 20 N
Na minha humilde opinião ja se anteciparam em comfirmar corrida pois as previsões não éram boas,até as plantas e os animais sabem qdo vai chover,maissss teimam em marcar com previsões ruins,eu não viajo de bobeira, com chuva vou brincar de jeep,mais antes é claro vejo a previsão pois para jeep tem q ter lama o que não é o caso de correr na terra. Alias gostei Pedro Genildo [correr na terra é p/ macho] abraço a todos parabens Françis valeu.
ResponderExcluirPresados comentaristas, INFELIZMENTE o automobilismo Catarinense evoluiu muito ao longo dos anos, tornando-se mais competitivo e mais caro também. Os carros evoluíram mais que as pistas, cuja limitação só pode ser superada pela pavimentação que a maioria dos autódromos pretendia implantar. Tal "sonho" nenhum Automóvel Clube catarinense realizou por razões óbvias, mas NÃO podemos esquecer que temos as melhores pistas de terra, aqui são forjados os melhores pilotos da modalidade. Nos últimos anos, a incidência de chuvas nas datas das corridas, causou transtornos a todos e muitas baixas inclusive pilotos e preparadores. Voltar no tempo pode ser a saída para o tamanho da crise instalada, reeditando regulamentos coerentes com a realidade, limitando as preparações dos carros e das pistas, de modo a permitir o andamento das corridas mesmo em caso de chuva, tal como acontecia nos anos 80's. Pistas menos compactadas seriam mais fáceis de manter, e carros mais perto do original custariam menos e atrairiam muito mais pilotos...Deixemos as críticas em busca de soluções... abraços a todos
ResponderExcluirA rodada dupla, pra quem está com tesão de acelerar, é sempre mais complicada, pois há menos treinos e ficamos menos tempo ao volante, porém, na atual circustância, é a melhor opção.
ResponderExcluirNão tenho autorização de ninguém do ACSC para falar em valores, mas a situação é crítica, e no lugar deles, tomaria a mesma decisão.
É melhor fazer isso agora e infelizmente desagradar alguns pilotos do que tentar fazer as 2 etapas e em dezembro ou janeiro anunciar que o Autódromo fechou e é mais um a engrossar a lista dos "falecidos".
Eu adoraria correr duas etapas em finais de semana diferentes, mas compreendo a situação deles e aceito a decisão.
Wolff, o meu discurso é o mesmo que o seu. Assino embaixo!
Abraços
as palavras do Francis são as minhas palavras tbm , ja dizem tudo sobre a rodada dupla , para que ano que vem nao sejamos mais um autodromo fechado , ainda mais depois de tantos imvestimentos que foram feitos esse ano la , e que não foram poucos !
ResponderExcluiracredito que todos entenderão a decisão !
Jomerson , na verdade nao teras que pagar despesa em dobro até porque o alcool sera o mesmo pq sera uma bateria no sabado e uma domingo , mecanico vc pode negociar com o Roger , ate pq sera 2 baterias so , 1 sabado e 1 domingo , e a innscrição tbm nao sera o dobro , e sim um acrescimo de 43% no valor da inscrição !
é a unica saida que temos pra ano que vem nao sermos mais um autódromo fechado ,
abraço a todos
Wolff, o meu discurso é o mesmo que o seu. Assino embaixo!
ResponderExcluirEstá aí a TCC pra mostrar isso!