sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Gastão Weigert

Um dos pilotos com currículo mais extenso na terra e no asfalto no Sul do Brasil é sem dúvida alguma Gastão Weigert.
Ele é mais um dos grandes gênios do volante que já tive o prazer de ver em ação.
O Gastão correu com tudo quanto é tipo de carro e em tudo quanto é tipo de categoria, desde campeonatos regionais até nacionais, com carros de 4, 6 e 8 cilindros, com fórmulas, protótipos e turismo, na terra e no asfalto.
Abaixo algumas imagens da carreira do Gastão. Vem muita coisa boa por aí, e teremos a honra de recebê-lo neste final de semana em Ascurra.

Dodge Polara.
O "Dojão" V8.
Gastão com o Opala em Brasília.
Com o Chevette em Joaçaba.
Com o Voyage no Paranaense de Asfalto, em dupla com "Chico" Maia.
O Apollo do Brasileiro de Marcas

Fotos: Acervo pessoal Gastão Weigert

10 comentários:

flavio turatti disse...

gastão anda muito sem conta que ele é bruxo pra acerta o carro em poucas voltas ele passa tudo que precisa mexer no carro
lenda viva

Adolf Schartner disse...

Nunca vou esquecer o Gol preto com o patrocínio "PARAFLU" com o qual ele "voava" pelas pistas de terra.

abcd disse...

Linda matéria, obrigado Francis.

Abraços,
Marcelo Weigert

Marcelo Pacheco #49 disse...

Só em cumprimetá-lo vou ganhar um segundo na pista rsrsrs.
Sem dúvida é um dos que merecia ter um autódromo com seu nome em recomhecimento ao que ja mostrou por esse Brasil afora.

luizborgmann disse...

Salvo engano, esse Apollo #20 era um dos carros do seu Nereo de Timbó, e esse pode ser o terceiro carro da equipe, e o periodo deve ser na transição desse carro para os Voyage quando da dupla Toninho da Matta/Gunnar Vollmer. Posteriormente, quando o blumenauense Gunnar é atingido por um AVC e fica impossibilitado de seguir na pilotagem, me parece que novamente o Gastão Weigert é chamado para fazer dupla no Bras. de Marcas com o Toninho, ainda nos carros já campeões preparados pelo Nereo Boettger. Lembro ainda que no lançamento do Escort modelo europeu (93 ou 94), o Gastão fez dupla com o curitibano Jairo Sabatini, iniciando o desenvolvimento deste modelo nas pistas, eu estava lá. Infelizmente, o popular Escort "sapão" não conseguiu sobrepujar nas pistas o modelo anterior, que já era amplamente desenvolvido.
luiz borgmann

Marcelo Pacheco #49 disse...

Sim Luiz e era este Apollo e pelo que conversei com um piloto de cascavel, este carro esta andando lá. Qdo comentei sobre um Apollo que aparecia numa das fotos, que deveria ser um dos que andaram na Copa Shell, o cara disse que havia sido comprado do Toninho da MAta e que estava num sitio dele. Questionei se era o tesa/Juvena e o camarada confirmou. Aqui uma imagem dele atualmente: http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/166574_124502237614864_100001652667143_150295_3250999_n.jpg

ike Nodari #41 disse...

O cara era muito bom, daqueles que faziam valer a pena andar 100 Km para vê-lo em ação. Os carros do seu Ereneo sempre foram muito fortes.

Leandro Sanco disse...

Lindas imagens. O Gastão correu aqui no RS com regularidade. Além dos campeonatos nacionais, correu de Chevette no Campeonato Regional de Turismo no final dos anos 80.

Por coincidência, hoje publiquei algumas imagens, contando um pouco sobre a prova da Divisão 3 em Guaporé, 1976. O Dodge Polara aparece numa delas, mas na ocasião, conforme me disse o Gastão, o carro foi emprestado ao Mauro Turcatel.

Abração, Francis!

luizborgmann disse...

Alô Francis,
Faço um reparo em meu comentário aí em cima: o nome correto é Ereneo Boettger. O pessoal de Timbó fala que tudo começou com uma auto-elétrica...
Tive casa de veraneio por mais de 10 anos em Armação (Penha-SC) onde nos verões era vizinho do seu Ereneo e do Gunnar. Tempo bom...
Um abraço
luiz borgmann

Francis Henrique Trennepohl disse...

Eita, a turma mandando ver nas boas histórias aqui. Obrigado!
Abraços à todos!