Recebi o email abaixo do Valdo Cortiano e achei muito legal a história dele.
"Tenho conversado com você já algum tempo sobre a minha paixão pelo automobilismo, pela luta, pelo preconceito, por vários anos de estrada em busca de um lugar dentro do automobilismo brasileiro, embora tenha participado de várias categorias, em especial como uns dos fundadores da Speed Fusca no Paraná, a Escola de Pilotagem, os projetos, Copa Fiat, Descobrindo Novos Talentos no Automobilismo, Copa DKW e tantos outros projetos.
Mas para quem está no automobilismo tem que matar um leão por dia, e eu tenho que matar dois e explico porque.
Tenho uma dificuldade na fala, nasci com uma deficiência física chamada "Lábio Leporino". Senti na pele o preconceito na família, na escola, no casamento, enfim em tudo. Vim de uma família muito humilde e fui criado pelo avós.
Meu amor pelo automobilismo, onde durmo, acordo, janto, etc agora está sendo recompensado pela persistência e superação. Me emociono em falar nisso e as lágrimas correm meu rosto.
Fui muito discriminado por todos, zombado, enfim não vou mais me alongar, e para minha recompensa, descobri que o sou o único piloto de competição no mundo (pesquisa da CBA e FIA) a ter superado no automobilismo com esta deficiência.
Quero com isso levantar uma bandeira aos portadores de deficiência física que podem sim praticar esportes, em especial aos portadores de "Lábio Leporino" (ou fissura palatal como é mais conhecido).
Estive ontem em Piracicaba e acabei de fechar um contrato para correr este ano na Stock Jr, serão oito etapas (Piracicaba, Belo Horizonte, Interlagos e Paraná - este ainda não definido).
Um empresa de Nova Iorque ligada a pesquisa desta deficiência será minha patrocinadora oficial.
Abraço
Valdo"
Valdo com o Stock Jr.
Parabéns e toca-lhe o pau aí!!!
Foto: Acervo pessoal Valdo Cortiano
5 comentários:
Ai Valdo.
Trabalhei alguns anos com deficentes de tds os tipo.
Tenho uma sobrinha que têm deficiência visual.
Ela passou na 10ª Colcoação no vestibular de Direito e ficou em 2° no enem.
Td vez que falo com ela chego a conclusão que deficiente somos nós, e não vcs.
Segue ai cara... E pé no porão...
Valdo eu tbém me emocionei muito com a tua história e chego à conclusão de que qdo se quer de verdade alguma coisa,ela vai acontecer. Eu entendo muito bem qdo tu diz que para poder "estar" no automobilismo tens que se matar até dois leões por dia e eu sei o que é isso e o pessoal da TCC sabe,meus parabéns e que tudo dê muito certo pra vc aí na stock jr e seria uma honra muito grande poder dividir o grid com um "cara" como vc,venha nos visitar aqui em S.C e dar uma acelerada aqui na terra com a gente,parabéns!!!
Bem meu caro amigo valdo eu fico muito feliz por vc eu te conheço des da epoca que vc andava com seu speed guerreiro vermelinho e eu te conheço fas tempo e sei o que vc mais ama e o barulho dos carros e adrenalina de sempre estar perto dos motores meu caro nobre valdo nunca desista do seu sonho pois um dia se vc desistir e sinal que sua vida nao tem mais sentido eu sou o fabiano avila filho do veio bino sempre tive com vc nas corridas e estou muito felis por ler esta carta e saber que vc esta vencendo mais uma batalha um abraço e nao ligue pra tantos idiotas que ainda tem no meio das corridas mas espero que um dia mude parabens.
É um exemplo!
VALDO, com certeza você é um exemplo a ser seguido, como disse o FRANCIS. Meus PARABÉNS pelo seu breve relato do preconceito que você sofreu, que tenho certeza tocou no coração de todos que acompanham este blog. Um grande abraço e acompanharei a stock jr este ano.
Postar um comentário