O Automobilismo está de luto. Faleceu hoje o fotógrafo Manoel José Fernandes, o famoso Alex Fernandes, o "Xerife", pioneiro nas fotografias automobilísticas no Paraná e em Santa Catarina.
Grande parte das fotos utilizadas aqui no POEIRA NA VEIA foram imortalizadas nas lentes do "seu" Alex, que infelizmente ele não conseguiu realizar seu grande sonho de publicar um livro.
É uma perda grandiosa e que entristece o Automobilismo Brasileiro, especialmente nos estados de Santa Catarina e no Paraná.
Foto: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl
14 comentários:
Mais um mestre se vai... descanse em paz!!!
mestre pioneiro...grande homem...lembro da unica vez que conversei com ele sentado no barranco do lado de fora da curva da entrada da reta em São José dos Pinhais..contou umas histórias tirou umas fotos com sua câmera e sempre sorrindo...vai em paz seu Alex
É Francis, o mago das fotografias não esta mais entre nós.
Que Deus o tenha.
Meus sentimentos aos familiares.
Que triste notícia, mas, faz parte da vida. Que descanse em paz.
Deixa saudades aqui mas com certeza está sendo recebido muito bem lá em cima. Condolências à família enlutada.
Gostaria de deixar clara minha indignação com a maioria da imprensa automobilística. Há 2 meses atrás envie um email que o Sr. Alex estava em Itajaí SC sendo cuidado pela minha família e solicitei que alguém pudesse ajudar pois ele tinha o grande sonho de publicar seu livro, que tive a oportunidade de ver a única unidade impressa, e precisava apenas de alguns ajustes mas para isso ele precisava de ajuda financeira. Valorizar as pessoas apenas quando morrem é fácil!!Esse é o Brasil!!
Descanse em Paz... foi um mestre e inspirador de muitos de nos... tinha um sonho que era conhece-lo pessoalmente... mas agora tenho certeza que não consiguirei realizar...
um grande homem , pessoa afetuosa ,bondoza e muito competente no que fazia , com certeza o palestra estava esperando o seu parceiro para dar muito mais prazer a suas aventuras automobilistica no céu.OBS minha as pistas sem o xerife eo palestra praticamente morreram.....
todo o automobilismo na terra esta de luto hj com a morte do XERIFF, e vim aqui no poeira pra deixar minhas condolensias a familia, mas vi o comentario acima do sr ricardo e fiquei triste.
por mais que ele tenha razao e sabemos que tm, talvez ele nao saiba que o francis dono deste site estava fazendo uma campanha e buscando patrocinadores para o o seo alex lancar o livro.
eu mesmo fui procurado pelo francis e iria ajudar com 3 mil de patrocinio, sem me preocuipar com o espaco que minha empresa teria como recompensa so queria ajudar o XERIFF.
temos uma parte da imprensa em sc que e podre e so se importa com trajedia, mas acho que o sr ricardo deveria rever uma parte do seu conseito.
ze
Eu acho que todos os envolvidos com o automobilismo de terra de Sta Catarina e do Paraná poderiam se juntar e ratear os custos deste livro, além de ser uma homenagem ao Seu Alex(pessoa pra lá de legal que eu tive o imenso prazer de conversar várias vezes nas pistas)será um documento fundamental pra história do nosso automoibilismo de terra, a idéia tá aí, o Francis deve ter os valores e já pode começar a campanha. Vá com Deus Seu Alex!!!
Triste notícia, mas infelizmente neste mundo, é a coisa mais certa da vida de todos nós. Tive o prazer de ver o livro impresso exemplar que o seu Alex ostentava e tinha o maior prazer de mostrar a todos os apaixonados por automobilismo. Tenho certeza que um dia iremos rever o seu Alex e poder abraçá-lo. À família, ofereço as minhas orações. Deus abençoe aos familiares.
Ricardo, não tiro nenhum pouco da sua razão, porém você foi infeliz ao generalizar.
Quando o Palestra estava na mesma situação tentei ajudar aqui pelo blog e de outras maneiras, e fui acusado por alguns de querer "fazer filme" nas costas do Palestra.
Esses idiotas que falaram isso são os mesmos que NUNCA ajudaram ele e jamais sabem da minha ligação de amizade com o Palestra, então busquei fazer diferente com o 'seu' Alex, e os primeiros resultados já estavam aparecendo, mas infelizmente o cara lá de cima tinha outros planos.
Repense sobre isso, e de resto, pelo menos de minha parte, a luta para viabilizar o livro do seu Alex continua. É uma questão moral e de honra!
Sobre o "Zé", que não é "Zé", mas tem outro nome, agradeço pelas palavras e por abraçado a causa desde a primeira conversa.
Venho agradecer a todos pelo carinho que tinham por meu pai Manoel Jose Fernandes, conhecido por
ALEX XERIFE O FOTOGRAFO.
*26/09/1928 +01/08/2012
Realmente ele era genial no que fazia!
Nem todos os livros do mundo vão consolar meu coração.. Mas como lenda do automobilismo que ele foi, tenho que compartilhar com todos que ele amava a fotografia e nem se deu conta que todos os sonhos dele se realizaram em vida, porque o legado que ele deixou já foram a prova publica sem nem precisar ser escrita.
Cabe a nos agora fazer a outra parte.
Simone Fernandes
Sr. Alex... a mais de 30 anos dividi os primeiros barrancos com ele, Mafra, Rio Negrinho, Figueira Grande Camboriu foram as primeiras pistas que fotogramos juntos...ele já tinha naquela epoca uma historia de fotos. Sobre seu livro todos sabemos a sua vontade, mas também sabemmos das dificuldades no nosso meio quando se fala em R$...por isto jamais vou cobrar de alguém uma atitude, ainda mais que sei quantos, dentro do possivel, ajudaram quando foram solicitados... foram feitas varias ações e muitas pela iniciativa do Palestra aqui na AGV onde enviavamos correspondecia ou através dos telefones, na epoca email ainda era pouco utilizado. Portanto fico tranquilo em relação as "acusações" como creio que a maioria dos que estão lendo aqui estão. Aproveito para enviar meus sentimentos em seu nome Simone a todos os familiares do querido Xerife.
Postar um comentário