Releases de Pilotos/Equipes/Eventos - A diretoria do “SÃO BENTO MOTOR CLUBE” esteve reunida na semana passada a fim de apresentar aos associados um balanço das atividades realizadas no decorrer de 2012.
O clube que completou 31 anos de existência, conta atualmente com aproximadamente 30 associados ativos e realiza anualmente provas do campeonato Catarinense de automobilismo. Neste ano foram realizados 3 eventos, sendo a abertura do campeonato catarinense em março, a já tradicional prova "100 Milhas de São bento do Sul" no mês de junho que teve sua segunda edição compondo o festival de outono promovido pela secretaria de turismo do município e finalizando a 8ª etapa do certame Catarinense.
Em resumo, entre espectadores, equipes, pilotos, organização e patrocinadores, os eventos juntos totalizaram um público da ordem de 15.000 pessoas nos 3 eventos, e 170 pilotos participantes, que através das disputas acirradíssimas, proporcionaram um belíssimo espetáculo aos amantes do esporte a motor, além do retorno econômico ao município através das redes hoteleira, gastronômica e comércio em geral que estiveram lotados quando da realização das provas em São Bento do Sul.
Inúmeras melhorias foram implementadas na segurança da pista, tendo a exemplo a substituição de todos os guard-rails que margeiam o circuito,
proporcionando total segurança aos competidores e público. Uma extensa obra de drenagem foi realizada para esta última prova, retornando o traçado
original que teve de ser alterado fato ao surgimento de nascentes de água na pista. Os sanitários do camping que é dividido em áreas de famílias, jovens e equipes também sofreram melhorias, além da linha de alta tensão que teve de ser reconstruída fato ao roubo dos fios de cobre.
No início do próximo mês, ocorre a reunião entre a federação estadual (FAUESC) com os clube promotores das etapas, reunião esta que irá definir as
datas das provas para o calendário de 2013. São Bento do Sul, deverá sediar 2 provas, provavelmente nos meses de março e julho. Também existe a possibilidade do “SÃO BENTO MOTOR CLUBE” realizar uma prova de motociclismo. Outra novidade no último evento foi a realização de provas de Gaiolas e Fuscas-Cross junto com as categorias que disputam o campeonato estadual, e que também deverão participar nas etapas de 2013, quando o autódromo denominado "Prefeito Lourenço Schreiner" completará 30 anos de existência.
Para o presidente do “SÃO BENTO MOTOR CLUBE” , Leomar Fendrich Jr, o ano foi de muito trabalho, porém com a divisão das tarefas entre os associados, cada qual com suas responsabilidades conseguimos superar as dificuldades, e fechar o ano com chave de ouro. Nos reunimos mensalmente para definirmos o que de melhor podemos implementar entre um etapa e outra, e com a garra e determinação de toda a equipe envolvida na organização, procuramos nos superar a cada evento realizado, finalizou Fendrich.
A direção do "São Bento Motor Clube" agradece ao público em geral pela presença nos eventos, bem como, pelo apoio recebido da Prefeitura Municipal de São Bento do Sul através da secretaria de obras e turismo, Prefeitura Muniocipal de Campo Alegre, Câmara Municipal de São Bento do Sul, Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, Corporação de Bombeiros Militar, e parceiros patrocinadores: Jornal A Gazeta, Pizzaria Napolitana, Calico Salvados, Auto Ideal Mitsubishi, Posto 1, Senna Automóveis, Casa do MDF, Hidraprev, Karipel Papelaria, Latarias Alquini, Azul Linhas Aéreas, Serisul, Super Nova FM (Guaramirim), Evolution Exportadora, Chico Racing, FF Racing, Posto Dubento, Dejalma Lanches, Planefibra, Rádio Liberdade FM e imprensa em geral.
SÃO BENTO MOTOR CLUBE: 31 ANOS
O ímpeto e a vontade de alguns cidadãos Sãobentensses aficcionados por velocidade, datou em 18 de Setembro de 1981, a exatos 31 anos, na fundação
do “SÃO BENTO MOTOR CLUBE” clube este, destinado a realizar competições automobilísticas em pistas de terra. Da união e esforço das esferas política e privada, em 1982 na gestão do então prefeito Sr. Odenir Osni Weiss, iniciaram-se os trabalhos de construção do autódromo municipal na localidade de rio represo.
Inaugurado no ano seguinte (1983), a pista sediou uma das etapas do campeonato Catarinense de automobilismo, transformando o sonho de muitos em realidade, e oficialmente emplacando o nome de São Bento do Sul no cenário automobilístico catarinense.
O “SÃO BENTO MOTOR CLUBE” ao longo de seus 31 anos de existência, realizou aproximadamente 80 eventos de âmbito estadual, interestadual e sul brasileiro.
Foi também do clube Sãobentensse, que a federação de automobilismo catarinense adotou o primeiro regulamento que parametrizou as regras técnicas e desportivas dos campeonatos até os dias atuais.
Durante mais de uma década, as tradicionais corridas ou rallys como são chamados, realizados pelo “SÃO BENTO MOTOR CLUBE” figuraram
como o maior evento de nosso município, trazendo divisas para a rede hoteleira, restaurantes, oficinas mecânicas, lojas de auto-peças e comércio em geral, além de projetar nacionalmente alguns preparadores de carros de competição, à exemplo de Arildo Frankenberger (FF Racing) e Marcelo Bayer (Chico Racing).
Todos, sem exceção, foram os prefeitos que em muito contribuíram para o progresso do automobilismo em nossa Cidade, governantes estes, que ignoraram as dificuldades e adversidades, transformando um projeto quase que impossível para a época, em obra conclusa e referência de autódromo nacional em pistas de terra.
Aprovada pela câmara municipal de vereadores, o “SÃO BENTO MOTOR CUBE” foi declarado mantenedor responsável pelas instalações que abrigam o autódromo municipal.
Adalberto Manfredo Miers, Marcos Behr, José Antonio Bellani, Márcio Neumann, Udo Weihermann, Jonny Zulauf e Claus Buddemeyer, foram alguns dos membros fundadores que durante décadas através do “SÃO BENTO MOTOR CLUBE” juntamente com os pilotos Bráulio José Roesler, James Pfutzenreuter, Werner Wind, Zaruni Neumann, Carlos Ehrard (in memorian), Claus Malschitzky, Juliano Diener, Leomar Fendrich Jr., Afonso Bastos, Vitor Muech, Mateus Greipel e Luis Frantz enalteceram o nome de São bento do Sul no cenário automobilístico Catarinense através das participações, e vitórias em provas e campeonatos ao longo de suas carreiras.
O atual presidente, Sr. Leomar Fendrich Jr, juntamente com os demais membros da diretoria, estão ultimando os preparativos para mais um evento.
Será a 8ª Etapa do campeonato Catarinense de automobilismo, que acontecerá nos dias 20 e 21 de Outubro próximo. Nós do "SÃO BENTO MOTOR CLUBE" esperamos fechar o ano com mais um brilhante evento automobilístico, contando com a presença das famílias e jovens de nossa região. Aproveito também a oportunidade para agradecer publicamente o apoio das secretarias de obras e turismo na preparação da pista e divulgação dos eventos, do poder judiciário, das polícias civil e militar salvaguardando a ordem e segurança dos eventos, a corporação de bombeiros militar no pronto atendimento e resgate dos acidentes de pista e a imprensa em geral que sempre nos apoiou, finalizou Fendrich.
Em 2013, o circuito denominado “Autódromo Municipal Lourenço Schreiner” comemora 30 anos. A diretoria e sócios do “SÃO BENTO MOTOR CLUBE” espera poder com Planejamento, determinação e ação gerir este clube nos anos vindouros, sempre enaltecendo o nome de São Bento do Sul e do “SÃO BENTO MOTOR CLUBE”, contribuindo de forma econômica e social com a comunidade através do automobilismo.
História do Automobilismo Catarinense
O automobilismo teve iniciou em Santa Catarina nos idos de 1959 e foi na Vila de São Bento do Sul. Um grupo de aficcionadas por velocidade e carros potentes formado pelos amigos Bernardinho Olsen, Antonio Carlos Maia, Tinca Bork, Horst Maul, Arnoldo Harms, Família Diener (Pedro Ivo, Rogério, Márcio, Evandro e Vigando), Paulo Kaesemodel, Bráulio Roesler, Odomir Schmidt e Anibal Cordeio, dentre outros, integravam o clube de aeromodelismo denominado “Casbensul” e organizaram as primeiras disputas em um circuito improvisado aonde hoje é o campo de aviação de nossa Cidade.
Com o interesse cada vez maior de adeptos às corridas, inúmeras provas foram organizadas, tendo seu início na praça central e seus competidores percorrendo as estradas do interior de São Bento do Sul e Rio Negrinho, tendo sua chegada no ponto de partida. Do sucesso cada vez maior das provas, os pilotos do planalto norte foram promover provas além fronteira nas Cidades de Camboriú, Itajaí, Mafra e Rio Negro.
Contudo, eventos de rua eram e sempre serão perigosos. Organizar as já tradicionais provas de ruas como as 12 horas de Lages, 6 horas de Joaçaba e 4 horas de Chapecó estavam cada vez mais difícil. Alguns prefeitos contrários à realização destas competições, dificultavam o progresso do automobilismo em algumas cidades. Foi quando Nery Fuganti em 1964 construiu em menos de 2 semanas na cidade de Joaçaba o primeiro autódromo catarinense, e que continua a sediar provas até os dias atuais. Posteriormente na vila de Volta Grande em Rio Negrinho, Luis Bernardo Olsen, um dos maiores incentivadores e aficcionados por corridas na época, também construiu com recursos próprios uma pista e que figurou como um dos principais autódromos catarinenses durante a década de 70.
Nos anos vindouros, com a divulgação cada vez maior das corridas em nosso Estado, inúmeros circuítos foram construídos à exemplo de São Carlos, Chapecó, Camboriú, Mafra, Canoinhas, Rio do Sul e Ascurra.
Citação de um dos precursores das corridas da época: “o que existe de automobilismo em Santa Catarina, sem sombra de dúvida, teve seu inicio na Cidade de São Bento do Sul”.
Texto: São Bento Motor Clube
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