Releases de Pilotos/Equipes/Eventos - A falta de circuito asfaltado no Estado acabou com o fascínio pelas corridas, mas fez dupla lageana apelar para o Paraná
O pódio na abertura da temporada do Campeonato Metropolitano de Marcas e Pilotos da dupla Rafael Bastos e Elberto Alves indica que eles já se ambientaram com a certame e provou que a experiência do ano passado valeu a pena. Em Curitiba, apesar do acidente do piloto Elberto no sábado (09), no dia seguinte Rafa foi 4º colocado na Marcas B. A prova assinalou a estreia do Gol 199 que passou da geração 4 para a 2, mais antigo, mas com mecânica nova e melhor aerodinâmica e velocidade nas retas.
A mudança de carro agradou os lageanos que viraram 1 segundo mais rápido comparado com provas de 2012. O responsável pela preparação do carro também mudou e agora fica nas mãos de Roger Preparações de Itajaí. Outra novidade é a inserção de dois novos autódromos no calendário, o de Cascavel e de Londrina, embora encareça mais ainda as viagens teve aprovação dos pilotos.
Antes as corridas se concentravam no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Outro aspecto que os atrai é o equilíbrio do campeonato. Eles vão brigar pelas duas vagas que levam a categoria A em 2014. Adaptado ao asfalto os pilotos tencionam participar de uma ou outra prova na terra.
Mesmo sem ter um local apropriado para treinar no Estado, a dupla da equipe Peruzzo Racing está disposta a gastar entre R$80 a R$ 100 mil na temporada para realizar o sonho de correr em pista de asfalto. E já fazem planos para a segunda prova em Curitiba, marcada para os dias 6 e 7 de abril. “Fazemos apenas preparação física em academia. Não existem circuitos de asfalto em Santa Catarina por isso o carro fica fora da cidade, mas pretendemos trazê-lo a Lages em alguns eventos, como a Festa do Pinhão”, comenta Rafael que tem 35 anos. Na edição anterior os pilotos participaram de 12 das 16 provas do calendário.
Uma temporada para adquirir experiência
“A temporada passada foi de aprendizado e evolução. Tínhamos uma equipe debutante no marcas de asfalto assim como os pilotos. O Neni até já tinha participado anteriormente de outras corridas, mas como fazia muito tempo, consideramos que ambos estavam começando”, justifica Rafa. Os pilotos correram em seis etapas e fecharam o ano em 15º lugar.
O representante comercial salienta que em função do acidente de sábado o resultado final pode ser classificado como muito bom. “A competição foi muito acirrada desde o início, e durante a oitava volta me envolvi num acidente. Apesar da batida forte e de um comprometimento grande do carro, nada sofri.
A segurança é um item primordial nos carros e nos acessórios utilizados, o que nos deixa protegidos e confiantes”, afirma o piloto Neni. O engenheiro de automação, Rafael explica que há muitos lageanos, principalmente como preparadores e mecânicos em outras equipes. Ano passado outro lageano, o João Arruda, também disputou o campeonato na Marcas B.
• Pode-se correr em dupla ou não. Rafa e Neni adotaram uma tática com sequência alternada. Nas prova ímpares Neni corre no sábado e Rafa no domingo. Nas pares ocorre o contrário. A pontuação é para o carro nesse caso.
• A temporada concentra pilotos das Marcas A, B e S e chegou a 37 carros no grid no ano passado. Este ano na abertura foram 22.
• As categorias: Marcas A para pilotos experientes. B para novatos e S destinadas para pilotos acima de 50 anos. Os carros obedecem ao mesmo regulamento.
• O regulamento da competição determina que se realize apenas algumas modificações em relação ao carro original que sai da fábrica.
Texto: Begair Godóy - Correio Lageano
Foto: Site Pista Livre
Um comentário:
Carro 100%; pista boa, equipe afiada e o piloto NENI é lindo né, kkkk. Valeu amigo
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