quinta-feira, 16 de maio de 2013

TCC - 3 anos de suor, dedicação, perseverança, lágrimas e sorrisos

Hoje a TCC (Turismo Clássico Catarinense) completa oficialmente 3 anos de 'vida', uma vez que a categoria teve seu início no dia 16 de maio de 2010, em Ascurra.
Mas foi ainda em 2009 que a história tomou forma. No início fui chamado de maluco, sonhador, ingênuo, utopista, burro e idiota. Fui motivo de piadas maldosas, chacotas e gozações que iam das mais 'brandas' até as mais 'ferrenhas'. Algumas vezes argumentei, outras tantas fiquei quieto, e isso tudo vindo de pessoas que "vivem o Automobilismo", que "estão no meio há anos", que se intitulam "profundos conhecedores", e eles apostavam todas as suas fichas que a TCC não passaria da 1ª etapa, se muito, chegaria ao final do primeiro ano.
"Automobilismo é pra quem tem dinheiro, não é pra quebrado", "quem vai ser louco de montar ou comprar um pau velho pra correr", diziam as 'sábias' vozes.
Não foram poucas as noites em claro, pensando em como fazer tudo, outras vezes pensando em desistir, outras sonhando com o que seria 'do amanhã' da categoria, caso realmente se concretizasse. Gastei tempo, telefone, gasolina, papel, tinta da impressora e dinheiro, quase fui enxotado de casa, perdi amigos, ganhei outros, mas não desisti, pois sabia que muitos que tinham na cabeça o mesmo sonho que o meu e quase nada no bolso começaram a incentivar,  acreditar e 'colocar pilha' nessa história, bem como entusiastas e pilotos daqui e de outros estados.
Algumas pessoas que até então eu nunca havia visto na vida entraram em contato, demonstraram interesse e tudo começou a efetivamente a ganhar forma.
Depois de vários meses de trabalho incessante, com uma ajuda especial e fundamental do Sidney Andrade, no dia 16 de maio de 2010 a TCC fez sua estreia, com somente 6 carros no grid, sendo 3 Voyage e 3 Gol (apenas 2 modelos de carro). A 'avalanche' de críticas veio com força novamente, e aos olhos de alguns, isso já era a comprovação de que não daria certo.
 Largada da 1ª prova da TCC, no dia 16 de maio de 2010.

Veio a 2ª etapa e lá estavam 11 carros alinhados, sendo 2 Voyage, 4 Gol, 2 Fusca, 1 Brasília, 1 Chevette e 1 Fiat 147 (6 modelos).
Largada da 2ª prova da TCC, em agosto de 2010. 

A partir daí a categoria se consolidou e o grid foi crescendo para 12, 13, 14 e atingimos 17 carros em 2012, sendo que a média neste ano foi de 16 carros por etapa.
  Largada da 5ª etapa da TCC, em dezembro de 2012...
... e a largada da 1ª etapa da TCC, em março de 2013.

Não resta a menor dúvida que a TCC veio para ficar.
Sem falsa modéstia, é uma das categorias que o público mais gosta, curte e aplaude.

O sucesso é grande, os pilotos são unidos e a categoria é uma grande família onde é possível levar as nossas famílias, dividir a churrasqueira, o galão de combustível, a caixa de ferramentas, o isopor de bebidas, as peças reservas, os mecânicos e ainda de vez em quando fazermos uma confraternização entre os pilotos, preparadores e mecânicos.
Ver o sorriso no rosto de cada um, o sonho de ser piloto realizado, simplesmente não tem preço, e graças a TCC isso foi possível para muitos, provavelmente a maioria.
Automobilismo é movido a dinheiro, e isso jamais poderá ser mudado, mas somos a prova de que é possível se divertir ao volante com apenas alguns "cruzeiros" no bolso, sem precisar ter um caminhão de dinheiro.
Com vontade, amor, dedicação e seriedade é possível fazer dar certo!
Para a tristeza e desalento destes descrentes e eternos críticos, só posso dizer o seguinte: tenho comigo ainda muita ingenuidade, permaneço visionário e sonhador, burro e maluco, só um pouco menos idiota do que alguns anos atrás. E pra finalizar: somos amadores, "garagistas" (ou "garageiros"), quebrados de grana, mas também a maior categoria do Automobilismo Catarinense na atualidade!
Quero agradecer  à todos pilotos que fizeram e fazem parte da história da TCC:
- ALAN SCHWARTZ
- ALAN WORMSBECKER
- ALEXANDRE FRANKENBERGER

- ALLISON DO PRADO
- ANDERSON MARAN
- ANDERSON "ANDRÓIDE" RIEPER
- ANDRÉ MORAES
- ANDRÉ "DECO" VIEIRA
- CARLOS "IKE" NODARI

- CLEMERSON CRUZ
- CLIFFORD JELINSKY
- DAGOBERTO MORAES
- EDUARDO "DUDU" BASTOS
- FABIANI GARGIONI
- FABIANO FLEISCHMANN
- FERNANDO RINALDIN

- GEOVANE DO VALE
- JANSER FENDRICH
- JEFERSON PLOTHOW
- JOÃO SEARA NETO
- JOHEDY "POLACO" KUCZKOWSKI
- JONAS WESELEWSKI
- JOSEANE BAUMANN PAULI
- JULIO CORDEIRO

- LAÉRCIO FROHLICH JR.
- LEONE MARCOLLA
- MARCELO PACHECO
- MARLEI ANDERSON TAVARES
- NILSON SCHUTZ

- RAFAEL DEBATIN
- RAFAEL MORAES
- RAFAEL MOTTA

- RAPHAEL SILVA
- ROBSON LEITE
- RUI GARGIONI
- SANDRO MACHADO
- SIDNEY ANDRADE
- SIDO TIEDT
- SÍLVIO LUCHTEMBERG
- TÁRSIS HILDEBRANDO
- THONI LEITE


Obrigado a todos que acreditaram e apoiaram.
PARABÉNS TCC! PARABÉNS FAMÍLIA TCC!!!

Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl / Jimmi Torres - Barulho de Motor / Marcelo Wotroba 

20 comentários:

  1. parabens a tcc e aos pilotos. a categoria eh mto bonita e meche com o coracao da gente.
    quam sabe um dia tb serei piloto ai
    abs
    claudino

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria, Francis!
    Parabéns pelos 3 anos da TCC.
    Não fosse a TCC, nem em sonho eu poderia pensar em montar um carro. Infelizmente o automobilismo é um esporte muuuuito caro. Mas graças a TCC, eu, junto com meus filhos, estamos tentando por um carro na pista.
    E é como você disse ai em cima. Depois que trouxemos o carro e descarregamos ele aqui em casa, meus vizinhos já me perguntaram; “O que você vai fazer com esse caial velho?”
    Ta certo que o visual atual dele não é dos melhores. Mas devagar vamos ajeitando ele. Outros já me disseram que, devido o regulamento, Chevette não tem chances de disputar a ponta. Bem eu não estou nem um pouco preocupado em disputar a ponta. Se nós conseguir botar ele na pista e fazer parte desse esporte, para mim já é uma vitória e não vejo a hora de isso acontecer.
    Só nos resta agradecer à você e tentar retribuir de alguma forma.
    VIVA A TCC.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria, mesmo!
    Tenho orgulho e o PRAZER fazer parte dessa família, ganhei muitos amigo na TCC, foi um ano de muito aprendizado, onde cresci muito e adquiri bagagem. Foi nela aonde comecei a andar, acredito que se nao fosse na TCC, nao teria condições de começar no automobilismo, entao queria agradecer ao "maluco" Francis e toda a galera, que fez acontecer a categoria que hoje é a MAIOR do estado, e que da muito show na pista. Que venha mais anos e anos, e que cresça muito mais!
    Grande abraço.

    Thoni A. Leite
    Campeão TCC "A" 2012

    ResponderExcluir
  4. Meus Parabéns FRANCIS por você ser o "Pai da Criança" e também para todos os participantes da TCC. O que eu acho de mais interessante é que tem pessoas que sabem que não irão andar na ponta, mas a intensão é participar, é o Amor por Corridas. Repito, meus Parabéns á todos.

    ResponderExcluir
  5. ... é como eu sempre digo:
    se o homem não sonhasse, e se não acreditassenos seus seus sonhos, ainda viveriamos em cavernas.
    Parabéns, e sucesso, sempre.
    vida longa a TCC!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns e vida longa a TCC! Abraços Francis.

    ResponderExcluir
  7. Francis, você já conhece minha história mas vou compartilhar aqui pra quem precisa de um incentivo. Desde o saudoso Vale dos cobras que ainda muleque sonhava em ter um "carro de corrida", na época funcionário do Sérgio "Jangada" sempre ajudava na manutenção do gol #7. Em 2008 após a enchente tive a oportunidade de comprar meu voyage #7, estava aos poucos montando mas sempre preocupado com a falta de grana pra poder competir na categoria Novatos que era a que poderia andar. Quando fiquei sabendo da ideia de um "maluco sonhador" de criar a TCC e que procurava futuros pilotos pra conseguir um grid descente, foi que vi a chance de realizar um sonho. Estou sempre incentivando pessoas pra vir pra essa categoria ou "familia TCC" como chamamos.

    Parabéns TCC, pilotos e equipes.

    André "Déco" Vieira.

    ResponderExcluir
  8. O que falar mais do que Parabéns e obrigado Francis!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a vc Francis. Vc é a alma da TCC.
    Abç
    Júlio

    ResponderExcluir
  10. Amigos, não tenho muito mais a acrescentar sobre o que disse o Francis, a mãe da categoria e o amigo e futuro TeCeCiano Adolf.. foram perfeitos.
    Graças a este espirito empreendedor e e maluco, a coisa tomou forma, me permitiu brincar e piloto, gerou novos empregos, novas opções de renda e só vem crescendo.
    Me orgulho de fazer parte da categoria, a ponto de fazer e levar comigo, uma bandeira da TCC para a Itália, e fotografar nas lojas da Ferrari e no autódromo de Monza.
    Este ano a levarei para o Coliseu, em Roma, para a fabrica da Ferrari, da Lamborghini e Ducatti e por fim, levarei ao templo de Sathe, nas 24 horas de Le Mans.
    Levo e levo com orgulho!

    ResponderExcluir
  11. Show de roda, obrigado pelas palavras e por acreditarem na TCC!
    E vamos continuar sonhando... E ACELERANDO!!!

    ResponderExcluir
  12. Isso mesmo Francis alma lavada de um apaixonado...vc sabe to junto sempre mesmo longe...abraço...

    ResponderExcluir
  13. Somos tds guerreiros sem uma guerra pra lutar...

    Em breve um TL na pista.

    ResponderExcluir
  14. Fabiani C Gargioni #2716 de maio de 2013 às 22:45

    Francis postei um comentário bem "inflamado",pois fiquei emocionado com o teu texto, mas por algum motivo não apareceu. Mas quero dizer que sou muito orgulhoso de fazer parte desta turma de "malucos"(família) que aceleram "latas velhas", mas que amam de verdade o automobilismo e que como eu fazem das tripas o coração pra por estes pau véio na pista, parabéns e tamô junto sempre,um abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. Meu caro "velho" amigo Francis. Você juntamente com o apoio do "dinossauro" Ney botaram no papel os rabiscos do que viria a ser uma categoria barata e que resgatasse um pouco da história do nosso grande automobilismo. Um sonho que se tornou realidade, nasceu pequeno e tomou proporções inimagináveis. Nem nos teus momentos de total insanidade, você poderia sonhar com a TCC como nos dias de hoje. Estou lá desde a 2ª etapa, onde andei com a "Joaninha" do Fabiani. Estou no grupo dos pilotos mencionados pelo Larri, mas sinto muito orgulho de fazer parte da MAIOR categoria do automobilismo catarinense. Um sonho de criança que você, Francis, ajudou a concretizar. Valeu TCC! Valeu Francis! Vida longa à TCC. Abraços empoeirados.

    ResponderExcluir
  16. Valeu turma, muito agradecido!
    El Lontras serão 22 carros na pista na TCC. Vai ser SHOW DE RODA!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Francis,
    Queria dizer que eu não te conheço pessoalmente, apenas de vista quando chega para conversar com o Finardi lá no box em Curitiba (asfalto), sempre estou de olho no seu blog (muito bom) eu admiro pessoas como você, que tem esse espírito de vontade de querer fazer acontecer, as idéias, vontades, sonhos etc...Muito bom esse trabalho que você tem feito para resgatar os carros que muitas vezes estão parados nas garagens, estão parados porque são de pessoas que realmente adoram automobilismo que já foram participantes no passado ou não tinham oportunidade de participar de um campeonato ou de uma prova.
    Parabéns pela iniciativa !!
    Hoje estou tenho oportunidade de participar do campeonato metropolitano de velocidade no asfalto - Copa Bana Pneus com o gol 95 turismo carburados da equipe Finardi Competições, agradeço ao Finardi e equipe também por tudo!!
    Abraços
    Rodrigo Kostin

    ResponderExcluir
  18. Parabens francis é uma categoria onde o publico torce muito e aplaude de pé,..... e quanto a muitos te chamarem de louco ou darem risadas da tua ideia (TCC), sei muito bem o que é isso, quanto tive a brilhante ideia de inventar as 100 milhas em São Bento do Sul e SC, nem regulamento tinha, fiz tudo no peito, mas fui muito criticado por muitos, inclusive federação, e,hj a prova e o regulamento ja estão sendo usados por outros clubes aqui em SC.... Por causa de nossas ideias loucas Francis, somos motivos de muitos carros construidos que estao nas pistas e cada vez mais aumentando. São bento hj por causa da TCC e das 100 milhas ja tem uns 15 carros prontos.

    Grande abraço
    Marcelo Schreiner

    ResponderExcluir
  19. Você sabe meu amigo o quanto torci e torço por sua realização, que hoje já é uma realidade, uma bela realidade!
    Foi através de sua iniciativa que conheci o Fabiani, Ike, Marcelo e a cada corrida vejo o sucesso de vcs aumentar. Torço por vcs e um dia vou acelerar uma barata dessas...se cuidem!!!

    Parabéns e um forte abraço à todos.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pelas palavras Kostin, e numa próxima vamos bater um papo.

    Marcelo, é isso aí! Acho que os loucos é fazem a diferença...

    Rui, sem palavras, você sabe a posição que ocupa que no meu coração.
    Obrigado à todos!

    ResponderExcluir

Comentários anônimos e sem a assinatura de quem o fez serão sumariamente excluídos, independentemente do seu conteúdo.
Obrigado por seu comentário!