domingo, 12 de outubro de 2014

No Estoril

No último domingo tive a honra de conhecer o Autódromo do Estoril, palco da primeira vitória do Senna na Fórmula 1, palco de tantas corridas épicas na F-1, MotoGP e outras tantas categorias. É um lugar mágico, cheio de histórias, glórias e que tem alma, tal qual Tarumã.
Já estava de olho nesta data desde quando ainda estava no Brasil, pois uma vez por ano acontece o "Estoril Racing Weekend", onde quase todas as categorias que disputam os certames nacionais de Portugal encontram-se para um verdadeiro festival da velocidade.
Dias antes da corrida enviei um email para a FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) com o intuito de tirar algumas dúvidas e tentar me inteirar melhor de como funcionaria o evento, e recebi todas as instruções, programação e demais informações pertinentes a prova através do Pedro Couto, um dos organizadores, a quem agradeço pela atenção.
Antes mesmo de pisar no solo sagrado do Estoril minha alegria era grande, pois deu pra sentir o tamanho do profissionalismo e da organização.
Chegando ao autódromo as pernas começaram a tremer, pois aquelas cenas que durante anos habitaram minhas lembranças de corridas que vi pela TV naquele momento tomavam forma diante dos meus olhos. Mais um sonho realizado na vida!
Assim que cheguei ouvi o narrador chamando a "CNC + CNC 1300" (Campeonato Nacional de Clássicos + Campeonato Nacional de Clássicos abaixo de 1300cc) para alinhar no grid. Porsche, Uno, Alfa, Saab, Mini, etc. Adrenalina a mil, era a "TCC" portuguesa!
Foi uma corrida espetacular com quase 30 carros e muitas disputas, com vitória "Air Cooled" de um 911. Em uma única bateria já havia ganhado o dia todo, podia ir embora...
Ao mesmo tempo que o relógio corria depressa, parecia também que ele estava parado, e nessa balada de ficar completamente anestesiado e perdido no tempo curti um domingo de muita velocidade e matei um pouco as saudades do barulho dos motores.
É bastante complicado querer comparar um campeonato destes com a nossa 'terrinha', mas ainda assim arrisco fazer tal comparação e apontar 2 itens fundamentais que temos no Catarinense que são infinitamente melhores: calor humano e interação entre pilotos/equipes/famílias e presença de público.
Tal qual acontece com alguns campeonatos de velocidade no asfalto no Brasil, o "Estoril Racing Weekend" tinha portões abertos (entrada franca), mas as arquibancadas estavam completamente vazias.
Abaixo algumas imagens.
As obras de arte do genial Tito Tilp foram ao Estoril e representaram a TCC e o Catarinense de Terra no "templo sagrado".
Grid de largada do Campeonato Nacional de Clássicos + Campeonato Nacional de Clássicos abaixo de 1300cc.
A estrutura das equipes é impressionante!
Réplica do Fórmula Ford do Ayrton Senna...
... e um moto com a pintura igual ao capacete do Senna.
Jaguar da categoria "Classic Super Stock".
Escort.
Alfa Romeo, um belíssimo exemplar de competição.
Grid da "Classic Super Stock".
Porsche e Ferrari, lendas das pistas lado a lado. Impossível não ir as lágrimas estando frente a frente com essas máquinas!
Alfa Romeo com pintura Marlboro. Na década de 1980 esse carro estava em todas as revistas do mundo.
Categoria "Super 7 by Kia" na pista e as arquibancadas lamentavelmente vazias...

Se Deus quiser em outubro do ano que vem volto para mais uma edição do "Estoril Racing Weekend".

Imagens: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl

10 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Parabéns Alica, ainda vou te ver andando aí!
O titulo do post está errado deveria se "Alica no Estoril"...
Meu carinho e um abraçalhão à família toda!!!

Francis Henrique Trennepohl disse...

hahaha valeu "Alica-Mestre"!
Seria mais um sonho realizado, mas esse é tão difícil quanto ganhar na Euro Loteria! huahuahua
Putabração

Ingo Hofmann disse...

Parabéns meu amigo Francis, já colocando os pés no automobilismo português. Tenho certeza de que isto é apenas o primeiro passo de uma triunfal caminhada...
Abraço.

Ingo Hofmann

Francis Henrique Trennepohl disse...

Grande Ingo, obrigado pelas palavras, mas algumas "loucuras" devemos fazer apenas uma vez na vida...
Abraço empoeirado e saudoso

Ike Nodari#41 disse...

Boa noite alemão/portuga. Sensacional o seu relato. Já tinha conhecimento dessa sua aventura, pois, felizmente continuamos a manter nossa estreita amizade em dia. Que sabe a gente vai ao próximo evento juntos. Abraços empoeirados

Francis Henrique Trennepohl disse...

Valeu Ike, obrigado!
Quando a amizade é verdadeira a distância é mero detalhe. Você sabe bem o quanto seria honroso tê-lo aqui. Estamos esperando vocês!!!
Abração

vitorio soder disse...

Muito legal francis um baita passeio,belas fotos se falta calor humano sobra qualidade....o calor humano 1 pq somos brasileiros 2 só quem corre na terra seja de carro ou de moto como foi meu caso se prepara fica ancioso pra chegar o fim de semana de corrida pra td mundo ficar junto fazer o gosta e sentir a familia que é a velocidade na terra..abraço e manda mais noticias da terra dos portuga...Vitório soder

Francis Henrique Trennepohl disse...

Valeu Vitório, obrigado!
É exatamente isso mesmo.
Grande abraço

Marcelo Pacheco #49 disse...

Show heim... senti a mesma coisa qdo fui a Monza com a bandeira da TCC em 2011. Estar num templo sagrado. Acho que por que estava vazia, tinha apenas um treino de moto gp local, pude sentir a grandiosidade do santuário. Em Ímola não foi tanto, apesar de Senna ter morrido lá, talvez pelo fato da pista ser num parque, não conseguimos senti-la por inteiro. Le Mans tinha muita gente, muita coisa, não dava nem pra parar pra sentir o local, como foi em MOnza, achoque me entendes rsrs.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Valeu Carcamano!!!