segunda-feira, 25 de julho de 2011

FELIZ, FELIZ, FELIZ! QUERO MAIS!!!

Até sexta feira no final da tarde eu não iria correr as "100 Milhas de São Bento do Sul". Nada do que eu fazia estava dando certo, era um problema atrás do outro que impedia minha ida pra lá, mas 'o vento virou' e às 11 horas da noite a mala estava quase pronta.
No sábado pela manhã um monte de 'pepino' pra resolver antes de carregar o carro e pegar a estrada. Saí de Floripa depois das 10 da manhã, e poucos quilômetros após entrar na BR 101, tudo parado. Os caras praticamente fecharam a rodovia pra fazer reparos, e a fila era quilométrica.
Eu olhava pro relógio, olhava pro tamanho da fila (que não andava!) e o desespero tomando conta. "Não vai dar tempo", dizia uma voz lá na cabeça.
Após quase 1 hora, andamos 3 ou 4 quilômetros e a 'tranqueira' ficou pra trás.
Chegamos na pista já era passado das 3 da tarde e estava na metade do último treino livre. Restava só o classificatório.
Entrei na pista e o carro falhando, falhando... Parei nos boxes e o Frantz (Luís Carlos Frantz, um dos gênios do volante aqui na terra) me deu uma mãozinha olhando o motor e disse que havia muito ar nas mangueiras de combustível.
Semana passada, em Ascurra, já tinha sentido um forte cheiro de combustível no carro, mas procuramos e nada foi encontrado.
Voltei pra pista pra tentar memorizar o traçado, já que nunca tinha andado lá, e mesmo com o carro falhando deu pra pegar algumas referências e gravar na 'caixola' pra qual lado tinha que virar o volante.
Voltando aos boxes, hora de descobrir o que estava incomodando.
Assim que soltei os parafusos que prendem o tanque de combustível e mexi nele já veio um 'esguicho' de álcool. A mangueira de cobre estava quebrada.
Desmontei tudo, serrei, consegui uma mangueira com o Juliano "Cabeção" Marcon, da GP Motorsports, e 1 hora depois o "Pinico" já andava nos boxes testando se tudo tinha certo. 
A mangueira quebrada. 
Chegou o domingo. Após a corrida dos Fuscas Cross e Gaiolas, foi feito um desfile com os carros e pilotos pela pista.
Aliás, aqui vale abrir um parêntesis: a ideia do desfile não é nova, mas é uma "receita de bolo" antiga e que sempre funcionou. Nota 10 pro São Bento Motor Clube!
Não tinha ninguém pra levar o "Pinico", aí vi o Marcelo "Fusquero" Wotroba e 'intimei' pra que ele fosse na boléia. Nunca mais vou esquecer da tua cara, Marcelão! O brilho nos olhos e o sorriso na boca eram iguais aos de uma criança que acabara de ganhar a primeira bicicleta. 
Marcelão feliz da vida! 
O público aplaudindo, tirando fotos, foi tudo muito legal!
Depois foi a hora do warm up. Mal saí dos boxes e o "Pinico" apagou. Percebi que era alguma coisa elétrica, mas não consegui achar o quê.
Depois descobri que era só o plugue da chave do botão de partida que havia caído.
Hora de ir pra corrida. Alinhei em último, mas aí apareceu o Fusca do Anderson "Andróide" Reiper pra fechar a última fila, já que ele não havia participado do Classificatório.
A largada foi 'show de roda'!
Passei o Jonas Waselowski (ex-companheiro da TCC) e me meti num bolo de carros na primeira curva, cada um buscando o seu espaço, e não sei quantos eu passei ou quantos me passaram, sei que foi demais!
Desde a largada até cerca de 40 minutos de prova fiz um 'pega' da mais alta qualidade (não no sentido técnico, mas sim de lisura e desportividade) com o Dagoberto Moraes (Chevette 18) e com o Jonas Waselowski (Gol 31).
Eu e o Jonas trocamos de posições algumas vezes, mas o 'Dago' eu não consegui ultrapassar.
Até coloquei do lado algumas vezes, mas faz falta aquela caixa de câmbio que ainda não tenho!
Nessa brincadeira de 'passa-não-passa' o meu párabrisas virou um depósito de lama, e o pouco que eu enxergava era deitando a cabeça na janela e olhando principalmente pelo chão da pista e me guiando na luz de freio do Dagoberto, até que não deu mais certo.
Vi a luz de freio do Chevette, "alicatei" o Fusca, contei até 2 e virei o volante achando que já estava na curva, mas ainda não era, aí fiquei atolado num lamaçal por umas 2 ou 3 voltas.
Com a ajuda do pessoal do resgate do São Bento Motor Clube voltei pra prova, e fui direto para os boxes fazer o abastecimento e limpar o párabrisas.
De volta pra corrida, minha briga com a caixa de câmbio continuava, e já durava desde a largada.
Principalmente a 3ª marcha insiste em desengatar sempre, e fiz praticamente a corrida toda só com uma mão no volante, e a esta altura, depois do reabastecimento, a 2ª marcha não estava mais entrando, e quando entrava também queria 'pular fora'.
Mais alguns minutos de prova e o carro apagou. Logo imaginei que fosse outra pane elétrica, mas desta vez a bateria se soltou e arrancou o cabo.
O Ney (Sidney Andrade, parceirão de todas as horas e ex-companheiro da TCC) deu uma força gigante arrumando tudo, enquanto eu era avisado de uma vazamento grande de combustível na frente do carro.
Com a vibração a barra de direção acabou furando o tanque. Com uma marreta emprestada do Nivaldo Ávila (Ávila Racing), amassei o tanque e o Ney preparou um 'curativo' de Durepoxi. 
O conserto no tanque de combustível.
De volta à corrida, a 2ª e a 3ª estavam me massacrando. O braço direito não suportava mais as dores, e o esquerdo idem, brigando sozinho com o volante.
Num determinado momento a 3 'pulou fora' no meio da primeira curva, me deixando em ponto morto numa das curvas mais rápidas da pista.
A traseira foi embora e a frente do "Pinico" apontou pro barranco. Por instinto, chamei nos alicates e deixei o carro rodar.
Assim que parou engatei a ré e vi crescendo na minha direção o Gol 12 do Dirceu Rausis/Thomas Schwartz. Que cagaço!!!
Mais algumas voltas e vejo a placa de última volta. Uma mescla de alívio e "já?!?! Quero mais!".
Não tenho a menor dúvida que foi a melhor corrida da minha vida. Deu pra curtir, chorar, sorrir, me diverti muito e realizei um dos meus sonhos que era correr em São Bento, a "Indianápolis" da terra. 
Alguns 'machucados' no "Pinico Atômico".

Aproveito aqui para alguns agradecimentos especiais para pessoas que contribuiram muito para que tudo desse certo neste final de semana:
- Aglaís, Gabriel e João Henrique, minha família e meus "secretários" na parte mecânica
- Bruno Rossa (BRUNO RACING), que mesmo não podendo estar em São Bento me passou tudo que eu tinha que fazer e deu tudo certo, além de ter feito um trabalho espetacular no carro
- Adolf Schartner
- Aladir Amorim
- Alan Schwartz
- Alencar Hoinoski
- Alter Torcatto
- Amauri "Juca" Lisboa Junior
- Ararê Novaes
- Arildo Frankenberger e FF Racing
- Armando Dargham
- Carlos Henrique Berg
- Charles Oliveira
- Assir De Lucca
- Cesar "Pancho" Gritti
- Davi Dal Pizzol
- Diogo Locatelli
- Elke Zalasik
- Eni e Rogenes Santana
- Felipe Tozzo
- Flavio Gomes
- Juliano Dutra
- Juliano "Cabeção" Marcon
- Jómerson Silva
- Ike Nodari
- Ingo Hofmann
- Ivo Edison Dose
- James Ramos
- José Bornemann
- José Ramos
- Jimmi Torres
- Junior Baifus
- Leomar Fendrich Júnior
- Leonardo Fortunato
- Leonel Junior Pavan
- Levi Bini Junior
- Luís Carlos Frantz
- Marcelo Pacheco
- Marcelo Schreiner
- Marcelo Wotroba
- Mario Diego Broering
- Maurício Morais
- Mestre Joca
- Ney Andrade
- Nivaldo Ávila
- Orlando Belmonte Junior
- Paulo Trevisan
- Pedro Garrafa
- Renni Schoenberger
- Roberto Pruner
- Rogerio Eineck
- Rui Amaral Lemos Junior
- Ruslan Carta Filho
- Tito Morestoni
Muito obrigado!!!

Ao pessoal do São Bento Motor Clube, PARABÉNS, PARABÉNS e PARABÉNS!
Na parte de organização, horários, receptividade, atenção e agilidade na solução de todos os problemas que iam surgindo, foram nota 10 em tudo!
Parabéns também à FAUESC por abraçar a ideia desta corrida.
Espero que essa corrida vire tradição e se repita por muitas e muitas vezes.
O resultado das baterias está abaixo:
- Fórmula Tubular/Fusca Cross/Gaiolas
- Marcas

A galeria de fotos do Jimmi Torres, do Barulho de Motor está aqui (sábado) e aqui (domingo).

Fotos: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl

17 comentários:

flavio turatti disse...

parabens garoto
esse que é o legal de prova de longa duração
pq o fim de semana não termina em qualquer probleminha besta
vc praticamente teve uma aventura no fim de semana parabens

Marcelo Wotroba disse...

Fim de semana inesquecível. Esse convite do Francis para desfilar com o fusca me pegou de surpresa, mas não tinha como negar. O sonho de andar com um fusca de corrida já foi realizado. Mesmo que seja em primeira marcha na pista toda, foi show demais. Valeu Francis. E a corrida... impagável. Espero que venham mais edições. abraços.

Marcelo Schreiner disse...

Parabens Francis, obrigado a vc e todos os pilotos que acreditaram no projeto 100 milhas de São Bento do Sul, graças a DEUS deu tudo certo, o regulamento que fui Eu que fiz deu certo, com total segurança, foi uma prova pra ficar na memoria de todos......OBRIGADO A TODOS VCS QUE DERAM UM SHOW NA PISTA....

Anônimo disse...

Ai francis que pega fizemos nen na tcc tem pegas assim gostei muito da pista apesar de o carro não estar 100% mais andei bem depois de 40 minutos na pista entreguei o carro para o meu irmão em 9 mais por uma quebra no tranbulador tivemos que parar mais o ney engatou a terceira marcha e foi até o final nela ....
por min poderia ter uma prova dessa todos os dias ..
O evento tbm esta de parabens ... que venha outros.

Dagoberto chevette #18

Paulo Campigotto disse...

Parabems Francis!Bela Tocada!
Andei com o carro 03 em dupla e tambem a corrida toda praticamente so em 3ª marcha pois quebrou a caixa!
Esperamos em breve andar de volta!
Valeu e ate a proxima!

Paulo #03!

Adolf Schartner disse...

Que corridassa.
Foi bonito de ver a briga do teu Fusca com o Chevette do Irmãos Morais. Parabéns.
Parabéns também Para o Cris Borneman, que foi absoluto. Aliás tive o imenso prazer de conhecer os irmãos Borneman e relembrar algumas peripécias do passado, do seu Zé, as quais eu fui testemunha ocular.
Valeu a pena ter ido à São Bento esse final de semana.
Parabéns também a organisação do evento. Foi show.

Adolf

Adolf

Roberto Caillot disse...

Muuuuuiiiito jóia!!!!!
Que inveja santa!!!!
quem sabe na próxima nós vamos....
um grande abraço

Anônimo disse...

Francis, acompanho seu blog a tempo, e fiquei mto feliz com tua receptividade e atencao la nos box.
Mesmo com os problema no teu carro vc foi atensioso e me tratou bem.
Pra nos de SBS eh mto bom ver o autodromo funcionando de novo.
Parabens aos organizador, federacao e os piloto.
o teu fuca era o carro mais bonito da corrida, e na minha opiniao um dos mais bonito que ja andou em SBS.
E parabens pela tua corrida, tem mto piloto fera que deveria aprender contigo o espirito de corrida, vc nao atrapalho ninguen e fez um pega loco de bao com o chevete e o gol 31.
parabens pra todos

Charles#66 disse...

Grande Francis nao pude ir,estava cheio de compromissos,fico feliz em saber que apesar de tudo o que voce falou,ainda valeu a pena ter participado,parece eu quando comecei andar na motovelocidade,acontecia cada coisa,quando todos estavao alinhados eu ainda estava nos boxes procurando peças.Grande abraço

Francis Henrique Trennepohl disse...

Flavio, obrigado! Realmente foi uma aventura, mas extremamente prazerosa.

Marcelão, quem sabe agora você começa a pensar em botar os ferros dentro do seu Fusca... hahahaha

Marcelo, obrigado por tudo!
Foi um final de semana espetacular!!!

Dago, o Ney foi um "anjo dos boxes" e ajudou um monte de gente!
O nosso pega foi maravilhoso, e o mais bacana de tudo, com muito respeito e desportividade.
Parabéns pela corrida!

Paulo, muito obrigado!
Parabéns à vocês também pela corrida!

Adolf, show de roda a tua presença lá! Obrigado pela força e por vir lá de Palmeira prestigiar o evento com os filhos.

Roberto, obrigado!
Na próxima você traz o 4 pra andar!

"Anônimo", obrigado pelas palavras. Fico lisonjeado!
Como teve bastante gente indo lá nos boxes pra conversar, não consegui identeficar pelo comentário quem é você, mas agradeço pela presença e pelas palavras!

Charles, obrigado pela força!
Parece que às vezes tem que ser sofrido pra ser mais legal... hehehe
Abraços

Ingo Hofmann disse...

Parabéns Francis.
Não existe preço para um sonho realizado. Você conseguiu.

Angelo Gomes Pontaracing disse...

É, agora vcs tão descobrindo o que nós aqui já sabemos a tempos... corridas de longa duração são as melhores... como o Flávio falou, num é por um problema besta que vc perde o fds, vira uma guerra pra pelo menso receber a bandeirada. E em um fds tem historia pra dois meses de conversa!! ahuhauha

Francis, ranca fora essas mangueiras de cobre, só presta pra encher o saco. Troca por mangueira de borracha de injeção eletronica que é a melhor que tem.

Belo relato!!

Ike Nodari #41 disse...

Francis, grande Francis. Foi muito legal poder estar e ver uma grande disputa. Você vem demonstrando, cada vez mais, o seu espírito de desportista. Protagonizou um grande pega com o chevette 18 dos irmãos Moraes e mesmo com alguns problemas levou o "Pinico Atômico" até o fim. Poder ser testemunha dessa conquista me deixa muito orgulhoso. Quem sabe ano que vem possamos "duelar" lá em SBS? Um forte abraço meu novo velho amigo.

chris bornemann-343 disse...

Primeiramente,gostaria de dizer que a cada evento,admiro mais e mais vc Francis,pelo empenho,coragem e dedicaçao para com este esporte que tanto amamos.Ao pessoal responsavel pelo autodromo de sbs,um grande abraço,fomos muito bem acolhidos,mais uma vez pelos catarinas.Show o nosso desfile de pilotos,o empenho em recuperar a pista,o respeito para com todos.Aos pilotos,so posso dizer que todos saimos vencedores desta prova.(resistencia mesmo).para Aqueles que tanto tem me direcionado palavras de motivaçao,positivismo,incentivo....so posso agradecer mesmo,pelo respeito para comigo e pelos membros de minha familia e equipe(estou me sentindo cada dia mais em casa).A FAUESC,parabens pela nova fase de apoio,escuta,e sonhos compartilhados. chris bornemann-marcas 343

Marcelo Pacheco #49 disse...

Parabéns a todos os envolvidos, desde o Marcelo Schreiner até o publico, passando pelos pilotos. Parabéns ao Bornemann pela vitória e a vc Francis pela teimosia. Fiquei feliz em estar presente e de alguma forma podermos ter ajudado, eu o Ike e o Ney... Senti uma equipe ali, seja entregando uma cheve ou a postos com o extintor durante o reabastecimento (o ike ficou com o baldinho d'agua hahaha). Teu filho é muito esperto ali qdo trocavamos informação e combinavamos a estratégia.
Chegar ao final de uma prova dessas é a primeira vítória de todas.
Abraços empoeirados (ou lameados)
Marcelo Pacheco
Scuderia #49

Eduardo Matos disse...

Cara soh de ler o teu relato de como foi ja fico com vontade de tar ai em SC fico imaginando tudo o q aconteceu as quebras e os concertos tudo no improviso heheh sei bem como eh i eu com o 147 parado aqui no RS sonhando com um campeonato bem organizdo como o de vcs ai de SC
ainda vou ir ate ai pra correr com vcs nem que seja apenas uma prova

Eduardo Matos #147

Francis Henrique Trennepohl disse...

Ingo, obrigado!
Só faltou você lá...

Angelo, assino embaixo.
Sobre a mangueira, infelizmente o regulamento obriga o uso dessa de cobre.

Ike, obrigado pelas palavras e pela força que você deu lá. Valeu mesmo!!!

Chris, sem palavras, obrigado e obrigado!
Parabéns pela brilhante corrida e pela vitória. Foi show de roda!!!

Marcelão, obrigado pelas palavras e pela força que você deu lá, juntamente com o Ike. Esse pessoal da TCC é parceiro pra canário!
Valeu!!!

Eduardo, obrigado! Venha pra cá andar conosco. Será muito bem vindo e tenho certeza que irá se divertir muito!
Abraços