Autódromo "Cavalo de Aço", Joaçaba, 1991.
Wilson Andrade (Passat 11), José Carlos "Juca" Fuganti (Gol 17) e Paulo Roberto Santana (Voyage 13).
Foto: Acervo Alex "Xerife" Fernandes
quarta-feira, 31 de maio de 2023
terça-feira, 30 de maio de 2023
segunda-feira, 29 de maio de 2023
domingo, 28 de maio de 2023
sábado, 27 de maio de 2023
Imagem do Dia
Autódromo "Arthur Breithaupt", Jaraguá do Sul, 1985.
Foto: Acervo Alex "Xerife" Fernandes
sexta-feira, 26 de maio de 2023
quinta-feira, 25 de maio de 2023
Sobre São Bento do "Show"
Mais um sonho realizado: venci na “Indianápolis” da terra!!!
Que final de semana de fortes emoções em São Bento do Sul, tanto boas quanto ‘amargas’, mas certamente se sobressaem as boas!
Da parte da felicidade, a maior foi chegar no “Lourenço Schreiner” e ver toda a transformação realizada por lá. O trabalho que o pessoal do São Bento Motor Clube fez é simplesmente incrível, ESPETACULINDO!!!! Nota 1.000 pra união, competência e dedicação de todos os membros do São Bento Motor Clube (e a turma de trabalho é grande), das empresas parceiras que acreditaram no projeto, e também do poder público municipal.
Destaque também para o tratamento ímpar dado aos pilotos, equipes e público. Parabéns ao SBMC e obrigado pela receptividade. Vocês são TOP!!!
No sábado consegui uma pole (no Sul Brasileiro) e herdei outra (na Turismo Tração Dianteira), e recebi o pano quadriculado na 1ª posição na 1ª bateria do Sul Brasileiro. Desnecessário dizer o tamanho da emoção. O coração tava pra explodir!!!
Mas como “Murphy” as vezes se faz presente, indo pro alinhamento da Turismo Tração Dianteira o eixo do carburador quebrou e, depois de sentir o gostinho de alinhar na ponta do grid, voltei rebocado pro box antes mesmo da largada.
Graças ao Anderson “Andróide” Rieper, trocamos o carburador e voltei pra prova, já perto do fim, mas assim que saí do box percebi que o carro estava completamente sem freio, e em função disso tentei apenas pontuar na bateria, o que não aconteceu.
No sábado a noite o Cristiano, o Vithor e o Pipo (Colodel Racing) deram uma geral no carro e voltamos a ter freio e o carburador “titular” pra domingo, quando largamos logo no início da manhã, e como a pista ainda estava úmida em função do orvalho, acabei fazendo cagada e rodei na 2ª ou 3ª volta, caindo lá pro fundão, mas mantendo a liderança na divisão “Light” do Sul Brasileiro e consegui mais uma vez receber o pano na 1ª posição. Quase enfartei de tanta alegria, parecia que tava vivendo um sonho!!!!
Na 3ª bateria quem assumiu o ‘guidão’ do carro foi o meu amigo-irmão Rodrigo Pupo, que fazia sua estreia com tração dianteira, e andou muito bem, sem fazer bobagem e com muita inteligência, terminando na 2ª posição. Com os resultados estamos (eu e o Pupo) na liderança do Sul Brasileiro na “Light”, com 73 pontos. Por força de Regulamento Desportivo, que prevê pódio pelo resultado da 3ª bateria, recebemos o troféu da 2ª posição.
Ainda restava a bateria final da Turismo Tração Dianteira, onde larguei em “péssimo” alguma coisa e no fim consegui finalizar em 3º na geral e em 2º na minha divisão, fechando em 3º na somatória das baterias.
Que final de semana de fortes emoções em São Bento do Sul, tanto boas quanto ‘amargas’, mas certamente se sobressaem as boas!
Da parte da felicidade, a maior foi chegar no “Lourenço Schreiner” e ver toda a transformação realizada por lá. O trabalho que o pessoal do São Bento Motor Clube fez é simplesmente incrível, ESPETACULINDO!!!! Nota 1.000 pra união, competência e dedicação de todos os membros do São Bento Motor Clube (e a turma de trabalho é grande), das empresas parceiras que acreditaram no projeto, e também do poder público municipal.
Destaque também para o tratamento ímpar dado aos pilotos, equipes e público. Parabéns ao SBMC e obrigado pela receptividade. Vocês são TOP!!!
No sábado consegui uma pole (no Sul Brasileiro) e herdei outra (na Turismo Tração Dianteira), e recebi o pano quadriculado na 1ª posição na 1ª bateria do Sul Brasileiro. Desnecessário dizer o tamanho da emoção. O coração tava pra explodir!!!
Mas como “Murphy” as vezes se faz presente, indo pro alinhamento da Turismo Tração Dianteira o eixo do carburador quebrou e, depois de sentir o gostinho de alinhar na ponta do grid, voltei rebocado pro box antes mesmo da largada.
Graças ao Anderson “Andróide” Rieper, trocamos o carburador e voltei pra prova, já perto do fim, mas assim que saí do box percebi que o carro estava completamente sem freio, e em função disso tentei apenas pontuar na bateria, o que não aconteceu.
No sábado a noite o Cristiano, o Vithor e o Pipo (Colodel Racing) deram uma geral no carro e voltamos a ter freio e o carburador “titular” pra domingo, quando largamos logo no início da manhã, e como a pista ainda estava úmida em função do orvalho, acabei fazendo cagada e rodei na 2ª ou 3ª volta, caindo lá pro fundão, mas mantendo a liderança na divisão “Light” do Sul Brasileiro e consegui mais uma vez receber o pano na 1ª posição. Quase enfartei de tanta alegria, parecia que tava vivendo um sonho!!!!
Na 3ª bateria quem assumiu o ‘guidão’ do carro foi o meu amigo-irmão Rodrigo Pupo, que fazia sua estreia com tração dianteira, e andou muito bem, sem fazer bobagem e com muita inteligência, terminando na 2ª posição. Com os resultados estamos (eu e o Pupo) na liderança do Sul Brasileiro na “Light”, com 73 pontos. Por força de Regulamento Desportivo, que prevê pódio pelo resultado da 3ª bateria, recebemos o troféu da 2ª posição.
Ainda restava a bateria final da Turismo Tração Dianteira, onde larguei em “péssimo” alguma coisa e no fim consegui finalizar em 3º na geral e em 2º na minha divisão, fechando em 3º na somatória das baterias.
Não posso deixar de citar o quanto foi especial a homenagem feita ao Assírio Ramthum. Emocionante demais!!!!
Agradecimento pra lá de especial aos pilotos da TCC (Turismo Clássico Catarinense) e da Old Chev pela força em ajudar a formar o grid pra prova em homenagem ao Assírio. Muito obrigado!!!!
E o que dizer do público?!?! SENSACIONAL!!! Casa cheia! Chegava gente de todos os lados.
Agradeço a minha família (Aglaís, Gabriel e João Henrique) ao Cris, Vithinho e Pipo (Colodel Racing), aos “AMIGOSTROCINADORES”, ao Deivicris pela carona pro carro, ao Rodrigo Pupo pela hospedagem e parceria (dentro e fora da pista!), ao Jean (Jean Competições) e aos Laércio’s (LAF Motores) por disponibilizar um carburador, ao Leomar "Zé" Fendrich Jr. pelo "coach raiz" na beira da pista e a todos que torceram e mandaram mensagem de apoio, incentivo e carinho. Vocês são do car&$%!!!!!!!
Muito, mas muito mais importante que o resultado, foram as novas amizades, rever velhos amigos e, sobretudo, SER FELIZ! A vida é tão simples que se resume a apenas isso, SER FELIZ!
Vocês fazem parte da realização deste sonho!!! Obrigado do fundo do coração!
E o que dizer do público?!?! SENSACIONAL!!! Casa cheia! Chegava gente de todos os lados.
Agradeço a minha família (Aglaís, Gabriel e João Henrique) ao Cris, Vithinho e Pipo (Colodel Racing), aos “AMIGOSTROCINADORES”, ao Deivicris pela carona pro carro, ao Rodrigo Pupo pela hospedagem e parceria (dentro e fora da pista!), ao Jean (Jean Competições) e aos Laércio’s (LAF Motores) por disponibilizar um carburador, ao Leomar "Zé" Fendrich Jr. pelo "coach raiz" na beira da pista e a todos que torceram e mandaram mensagem de apoio, incentivo e carinho. Vocês são do car&$%!!!!!!!
Muito, mas muito mais importante que o resultado, foram as novas amizades, rever velhos amigos e, sobretudo, SER FELIZ! A vida é tão simples que se resume a apenas isso, SER FELIZ!
Vocês fazem parte da realização deste sonho!!! Obrigado do fundo do coração!
Vista aérea do "Lourenço Schreiner" no último domingo. ESPETACULAR!!!!
Em nome da TCC (Turismo Clássico Catarinense) e da Old Chev, prestamos uma homenagem ao Dr. Ricardo Smanioto, o "Ricardinho", nosso parceiro de pista, pelo pronto atendimento ao Assírio.
Pódio da "Turismo Tração Dianteira": Fabiano Fleischmann (5º), eu (3º), Jefferson Foitte (vencedor), Marcelo Wiese (2º) e Rodrigo Pupo (4º - representando a dupla André "Deco" Habowsky e Douglas Roesler).
Transmissão de sábado
Transmissão de domingo
Minha cagada na bateria de domingo de manhã
Fotos: Jimmi Torres - Barulho de Motor / Victor Lara / Acervo pessoal Blenda Ramthum
quarta-feira, 24 de maio de 2023
O tempo passa, o tempo voa...
Lá se vão 26 anos daquele 24 de maio de 1997, quando fiz minha estreia no Campeonato Catarinense de Automobilismo.
Fui com o carro rodando de casa até o autódromo, mesmo sem ter a carteira de habilitação (outros tempos!!!), para participar da 4ª etapa do certame daquele ano.
Me inscrevi na Marcas "N" (na época, além da "N", existia a Marcas "A" e a Stock Car), e foi uma agradável surpresa ver que éramos em 27 inscritos na categoria, um grid fantástico pra Chapecó (naquela temporada era comum mais de 40 carros inscritos na "N" nas provas de São Bento do Sul e Lontras, com baterias de repescagem).
Infelizmente já na estreia senti o amargo gosto de ter o motor estourado, mas foi legal enquanto durou!
Infelizmente já na estreia senti o amargo gosto de ter o motor estourado, mas foi legal enquanto durou!
Foto: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl
terça-feira, 23 de maio de 2023
segunda-feira, 22 de maio de 2023
Imagem do Dia
Autódromo "Cavalo de Aço", Joaçaba, 1985.
Pedro Lecheta (Opala 113), Vitalino / Vilmar Gargioni (Opala 86), Marcos Brollo (Opala 12), Edson Gil Marchetti (Opala 112) e João "Edu" Krinschel ('Dojão' 10).
Foto: Acervo Alex "Xerife" Fernandes
Pedro Lecheta (Opala 113), Vitalino / Vilmar Gargioni (Opala 86), Marcos Brollo (Opala 12), Edson Gil Marchetti (Opala 112) e João "Edu" Krinschel ('Dojão' 10).
Foto: Acervo Alex "Xerife" Fernandes
quinta-feira, 18 de maio de 2023
O 2 vai pra São Bento!
Está CONFIRMADA a 1ª Etapa do SUL BRASILEIRO de Velocidade na Terra para este próximo final de semana, em São Bento do Sul. Entre a tarde de sexta e o domingo a velocidade e a adrenalina tomarão conta do Autódromo "Lourenço Schreiner".
Junto com o Sul Brasileiro será realizada uma prova festiva de Clássicos em homenagem ao Assírio Ramthum, e essa eu não poderia faltar por nada!
Junto com o Sul Brasileiro será realizada uma prova festiva de Clássicos em homenagem ao Assírio Ramthum, e essa eu não poderia faltar por nada!
Ainda tô tentando fechar o orçamento necessário para esta prova, então quem puder (e quiser!) dar uma mãozinha, a ajuda será muito bem vinda!
Cada cota tem o valor simbólico de R$ 80,00 (oitenta reais) e tem a medida de 15 (quinze) por 25 (vinte e cinco) centímetros (375 centímetros quadrados), que serão alocados aleatoriamente no carro. Quem quiser pode comprar mais cotas e aumentar a visibilidade do seu espaço no carro.
Os dados para depósito são:
Banco CEF (Caixa Econômica Federal)
Agência: 1875
Operação: 013 (Poupança)
Conta Poupança: 816423528-6
Titular: Francis Henrique Trennepohl
O depósito também pode ser feito em agências lotéricas.
PIX: 030.132.309-75
Cada cota tem o valor simbólico de R$ 80,00 (oitenta reais) e tem a medida de 15 (quinze) por 25 (vinte e cinco) centímetros (375 centímetros quadrados), que serão alocados aleatoriamente no carro. Quem quiser pode comprar mais cotas e aumentar a visibilidade do seu espaço no carro.
Os dados para depósito são:
Banco CEF (Caixa Econômica Federal)
Agência: 1875
Operação: 013 (Poupança)
Conta Poupança: 816423528-6
Titular: Francis Henrique Trennepohl
O depósito também pode ser feito em agências lotéricas.
PIX: 030.132.309-75
Agradeço imensamente a quem puder ajudar, e fica o convite para que prestigiem a corrida em São Bento, nossa "Indianápolis" da terra!
Todos os caminhos levam ao Autódromo "Lourenço Schreiner" neste próximo final de semana!
Foto: Vitor Lara
Foto: Vitor Lara
quarta-feira, 17 de maio de 2023
Imagem do Dia
Autódromo "Lourenço Schreiner", São Bento do Sul, 2004.
Vilson "Bilú" Volkmann (Gol 45), Eduardo Berlanda (Gol 17), Arlei Dallabona (Gol 77) e Richard Heidrich (Gol 42).
Foto: Acervo Alex "Xerife" Fernandes
terça-feira, 16 de maio de 2023
segunda-feira, 15 de maio de 2023
Imagem do Dia
Autódromo "Aldo Sabatke", Palmeira, 1988.
Luiz Carlos Paludzyszyn (Chevette 42), Edison Graczyk (Passat 43), Edo Bartoski (Fusca 59) e Tancredo Rocha Faria (Chevette 33).
Foto: Acervo Alex "Xerife" Fernandes
domingo, 14 de maio de 2023
PARABÉNS, MAMÃES!!!
Hoje é dia de reverenciar aquela que nos deu a vida! No meu caso, também de sentir ainda mais saudade (quase 16 anos já...), mas ainda assim agradecer pela vida e pelos anos de convivência.
PARABÉNS À TODAS AS MAMÃES, em especial à minha pequena-grande mulher Aglaís, mãe dos meus filhos, e à minha avó Ieta!
Imagem do Dia
Autódromo "Moacir Piovesan", São José dos Pinhais, 1989.
Foto: Acervo Alex "Xerife" Fernandes
sábado, 13 de maio de 2023
Imagem do Dia
Autódromo "Cavalo de Aço", Joaçaba, 1990.
José "Tri Dog" Feliciano (Opala 13) e Douglas "Pantera" Zappelini (Opala 88).
Foto: Acervo Alex "Xerife" Fernandes
José "Tri Dog" Feliciano (Opala 13) e Douglas "Pantera" Zappelini (Opala 88).
Foto: Acervo Alex "Xerife" Fernandes
sexta-feira, 12 de maio de 2023
quinta-feira, 11 de maio de 2023
Imagem do Dia
Autódromo "Luiz Bernardo Olsen", Rio Negrinho, 1983.
Foto: Acervo Alex "Xerife" Fernandes
quarta-feira, 10 de maio de 2023
Imagem do Dia
Autódromo "Aldo Leal Tramontini", Santa Cecília, 1991.
Foto: Acervo Alex "Xerife" Fernandes
terça-feira, 9 de maio de 2023
Paciente, Ricardo Basso vence na última volta
Releases de Pilotos/Equipes/Eventos - O baiano Ricardo Basso garantiu sua primeira vitória na temporada 2023 do VNT Brasil. Na Prova 2, disputada na tarde deste domingo, ele teve paciência até a última volta para assumir a ponta depois de um toque entre os dois primeiros colocados.
“Foi uma corrida muito disputada. O Emerson (Reck) e o Edgar (Griebeller) estavam com um ritmo muito forte e eu não tinha como disputar com eles. No final, os dois se enroscaram e eu garanti a vitória”, comentou o piloto de Luis Eduardo Magalhães (BA).
Emerson Reck foi o maior pontuador, vencendo três dos quatro estágios, e fez um duelo espetacular com Edgar Griebeller durante mais de 20 voltas. No final, os dois se tocaram e ficaram fora do pódio final.
A corrida também foi marcada pela capotada de Valdir Jacobowski, durante a segunda volta do estágio 3. Durante a tentativa de uma ultrapassagem por fora na "Curva da Rodoviária", os carros se tocaram lateralmente e "Jacó" levou a pior ao tocar a barreira de pneus e dar duas rodadas no ar. Comprovando a segurança das "F1 da Terra" o piloto nada sofreu.
“Foi uma corrida muito disputada. O Emerson (Reck) e o Edgar (Griebeller) estavam com um ritmo muito forte e eu não tinha como disputar com eles. No final, os dois se enroscaram e eu garanti a vitória”, comentou o piloto de Luis Eduardo Magalhães (BA).
Emerson Reck foi o maior pontuador, vencendo três dos quatro estágios, e fez um duelo espetacular com Edgar Griebeller durante mais de 20 voltas. No final, os dois se tocaram e ficaram fora do pódio final.
A corrida também foi marcada pela capotada de Valdir Jacobowski, durante a segunda volta do estágio 3. Durante a tentativa de uma ultrapassagem por fora na "Curva da Rodoviária", os carros se tocaram lateralmente e "Jacó" levou a pior ao tocar a barreira de pneus e dar duas rodadas no ar. Comprovando a segurança das "F1 da Terra" o piloto nada sofreu.
Sênior
O veterano Vanderlei Reck dominou os estágios da categoria Sênior, conquistando pontos suficientes para disparar na liderança do campeonato. O piloto da casa, Sergio Introvini, foi o vencedor do primeiro estágio e confirmou a segunda colocação geral.
A próxima etapa do VNT Brasil vai acontecer em Luis Eduardo Magalhães, nos dias 29 e 30 de julho.
O VNT Brasil é organizado pelo grupo SR e a Associação Nacional de Velocidade na Terra, com apoio e supervisão técnica e desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo e Federações de Automobilismo nos estados onde será realizado. O time de patrocinadores conta com UPL, FG Empreendimento, Inpasa Energia, Petronas, RZK Rental e TMG Genética.
Todos os eventos têm transmissão pelo site www.vntbrasil.com.br e canais no YouTube/VNT Brasil e High Speed Brazil. Acompanhem as novidades e bastidores pelas páginas oficiais no Instagram e Facebook @vntbrasil.
Resultado Prova 2
1º - Ricardo Basso
2º - Gilliard Scheffer
3º - Alexandre Garcia
4º - Emerson Reck
5º - Wellington Antunes
6º - Rafael Bortoli,
7º - João Scheffer
8º - Vanderlei Reck (S)
9º - Sergio Introvini (S)
10º - Marcelo Balan
11º - Edilson Piaia (S)
12º - Fernando Scheffer (S)
13º - Marquinhos Beck
14º - Edgar Griebeller
Não Completaram
Rick Fragnani
Reck Junior
Valdir Jacobowski
Ricardo Minozzo
Marlon Fedrizzi
João Lazarotto (S)
Luciano Berté
Ricardo Fragnani
Marcel Leão
DQ
Adroaldo Weisheimer
Ricardo Basso conquista a primeira vitória na temporada.
Emerson Reck e Edgar Griebeler protagonizaram bons pegas pela liderança.
Pódio da prova 2 em Campo Novo do Parecis.
Vanderlei Reck lidera na categoria Sênior.
Próxima etapa do VNT Brasil será em Luis Eduardo Magalhães.
Texto: Osires Junior - JR Assessoria de Imprensa
Fotos: Vitor Lara/VNTBrasil
Texto: Osires Junior - JR Assessoria de Imprensa
Fotos: Vitor Lara/VNTBrasil
segunda-feira, 8 de maio de 2023
domingo, 7 de maio de 2023
sábado, 6 de maio de 2023
LUTO
Faleceu ontem o ex-piloto Jorge Caseca dos Santos, apaixonado pela velocidade e nome importante do empreendedorismo em Santa Catarina.
Meus sentimentos aos amigos e familiares.
Descanse em paz, Jorge!
Fotos: Acervo pessoal Jorge Caseca / Acervo Alex "Xerife" Fernandes